As dark stores são um exemplo cada vez mais comum e otimizado de como o comércio online, e-commerces, marketplaces e outros modelos de negócio estão adaptando as suas operações para tornar a vida do cliente cada vez mais fácil. E você, já ouviu falar sobre este tipo de negócio?
Neste conteúdo vamos falar sobre as dark stores. O que são, como funcionam, quais suas vantagens e desafios, além de dicas sobre como montar uma estrutura como esta. Acompanhe conosco!
Sumário
O que é dark store?
Como funciona uma dark store?
Principais dados de dark store no Brasil
Vantagens da dark store
Desafios desse modelo
Quais ramos podem usar uma dark store?
Como montar uma dark store?
Exemplos de dark store
Dark store e logística em um marketplace
Por que criar um marketplace para sua empresa?
Conclusão
O que é dark store?
Uma dark store, também conhecida como loja fantasma, é um espaço de varejo ou um centro de atendimento fechado ao público e projetado para atender pedidos online. Essas lojas geralmente estão localizadas em áreas urbanas e são otimizadas para eficiência, com foco no atendimento rápido e preciso dos pedidos.
O termo “loja escura” vem do fato de que essas instalações não são abertas ao público e muitas vezes têm suas janelas escurecidas. Eles são semelhantes às lojas de varejo tradicionais em termos de layout e organização, com corredores e prateleiras abastecidas com mercadorias. No entanto, em vez de os clientes comprarem pessoalmente, o estoque da loja é separado e embalado por funcionários que atendem aos pedidos online.
Este tipo de instalação se tornou cada vez mais popular nos últimos anos, especialmente na pandemia, porque mais consumidores passaram a fazer compras online. As dark stores permitem que os varejistas atendam pedidos on-line com eficiência, ao mesmo tempo em que atendem à demanda por opções de retirada na loja.
Como funciona uma dark store?
Uma dark store é um tipo de centro de atendimento ou armazém projetado especificamente para atender pedidos online para entrega ou retirada, em vez de atender os clientes diretamente na loja. Veja como ela normalmente funciona:
- Pedidos: os clientes fazem seus pedidos on-line, geralmente por meio de um e-commerce e marketplace.
- Picking e Packing (preparo do pedido): uma vez que o pedido é recebido, os funcionários da dark store coletam e embalam os itens, como em uma loja normal. No entanto, ao contrário de uma loja convencional, os funcionários da dark store usam smartphones e tablets para orientá-los no processo de retirada de itens das prateleiras.
- Entrega ao cliente: depois que os itens são separados e embalados, eles são enviados para a casa do cliente ou disponibilizados para retirada em um local designado, como um balcão ou uma área de coleta na calçada.
As dark stores são normalmente projetadas para serem mais eficientes do que as lojas tradicionais, com um layout otimizado para coleta e embalagem rápidas de itens, muitas vezes de forma automatizada.
Elas geralmente estão localizadas em áreas urbanas ou perto de grandes centros metropolitanos, permitindo prazos de entrega mais rápidos. Alguns varejistas também usam dark stores como forma de expandir suas opções de compras de supermercado, farmácia ou bens de entrega rápida online, oferecendo uma alternativa conveniente às compras na loja.
Principais dados de dark store no Brasil
No Brasil, estima-se que pelo menos metade da população já comprou mantimentos, remédios ou outros bens “de supermercado” pela internet, de acordo com estudo feito pelo PayPal. Isso abre uma oportunidade muito grande para empresas que atuam neste formato. Há, inclusive, apps no país que operam apenas vendendo produtos armazenados em dark stores.
Marketplaces também integram boa parte das empresas que operam dark stores. Sendo este modelo responsável hoje por mais de 80% da receita gerada pela internet, os marketplaces também têm grande contribuição no desenvolvimento deste modelo de negócio no país.
As maiores empresas de vendas digitais do Brasil hoje, somadas, têm cerca de 300 dark stores, concentradas principalmente nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Particularmente na pandemia, este modelo expandiu-se consideravelmente, mas mantém uma boa presença e continua crescendo mesmo após o arrefecimento da Covid.
Dica: quer otimizar a sua logística? Assista ao webinar gratuito sobre logística para marketplace.
Vantagens da dark store
Utilizar dark stores na sua operação comercial pode trazer diversos benefícios, tais como:
- Maior Eficiência: as operações das dark stores podem ser até 10 vezes mais rápidas que as do varejo tradicional, devido aos seus processos automatizados sem a presença direta do cliente. Isso permite um atendimento de pedidos mais eficiente e que leva a uma maior satisfação para o comprador.
- Menores custos de mão-de-obra: dark stores exigem menos funcionários, já que a maioria das tarefas é automatizada. Isso resulta em economia significativa de custos com pessoal.
- Espaço reduzido: Ao utilizar dark stores que apenas recebem os produtos, mas não precisam cativar clientes presenciais, os varejistas podem reduzir gastos com instalações e custos associados, como aluguel e serviços de atendimento ao público.
- Escalabilidade: dark stores podem ser facilmente ampliadas ou reduzidas, dependendo da demanda de produtos. Essa flexibilidade, especialmente para expansão, facilita decisões estratégicas e aumenta o ROI do negócio.
- Margens de lucro maiores: ao reduzir o custo de instalação e operação de uma loja física, as dark stores resultam em margens de lucro mais altas e crescentes.
Desafios desse modelo
Quem investe neste tipo de operação também precisa estar ciente de que existem desafios a superar. Veja os principais obstáculos das dark stores a seguir:
- Falta de interação pessoal: sem a oportunidade de se envolver com os clientes face a face, as operações da dark store não conseguem uma construção de relacionamentos com os clientes da mesma forma que um negócio presencial. Por isso, é importantíssimo que o serviço de retirada, quando houver, seja feito com excelência.
- Risco de falta de estoque: Como a maioria das dark stores são automatizadas, existe o risco de falta de estoque devido a falhas de gerenciamento. Isso pode levar a pedidos atrasados e clientes insatisfeitos se as tecnologias aplicadas na loja não operarem corretamente.
- Instalação cara: o investimento inicial para se implementar uma dark store pode ser caro devido à necessidade de equipamentos especializados e automação.
- Preocupações com a segurança: dark stores podem ser vulneráveis a ataques cibernéticos devido à sua dependência da tecnologia ou, a depender do local, de ataques físicos para furtos ou roubos.
Quais ramos podem usar uma dark store?
Hoje, as dark stores podem ser usadas por diversos tipos de negócios, incluindo:
- Supermercados;
- Franquias;
- Indústrias;
- Restaurantes;
- Lojas de conveniência;
- Drogarias;
- Varejistas de eletrônicos e outros produtos;
- Lojas de roupas;
- Atender pedidos on-line de e-commerces e marketplaces;
- Armazenar estoque excedente;
- Fornecer entrega no mesmo dia;
- Entrega de produtos de assinatura;
- Entre outros.
Como montar uma dark store?
Alguns passos, reflexões e planejamentos devem ser executados para que uma empresa possa montar a sua dark store de maneira adequada.
O primeiro passo é identificar seu mercado-alvo, determinar os produtos e serviços que oferecerão e criar um plano de negócios delineando suas operações. Se a sua empresa já opera em determinado ramo de mercado, é necessário adaptar a dark store às necessidades dos seus clientes.
A partir daí, as empresas devem garantir um local adequado, obter as autorizações e licenças necessárias e adquirir os equipamentos necessários para automatizar suas operações. Além disso, é preciso também contratar pessoal especializado para operar as tecnologias e tocar o negócio.
Por fim, as empresas devem criar e implementar campanhas de marketing para promover suas dark stores direta ou indiretamente. Por exemplo: anunciando aos clientes uma nova possibilidade de retirada de produtos em mãos ou entrega ágil de e-commerces e marketplaces no mesmo dia.
Exemplos de dark store
Veja três exemplos de grandes corporações que estão investindo em dark stores:
Amazon
A Amazon abriu sua primeira ‘loja escura’ em 2018 em Seattle, Washington. A dark store é usada para atender pedidos AmazonFresh e Prime Now. A loja é automatizada, com braços robóticos usados para retirar itens das prateleiras. A Amazon também possui várias outras dark stores nos Estados Unidos e na Europa, com planos de abrir mais no futuro.
Carrefour
A rede francesa de supermercados abriu sua primeira dark store em 2019 em Paris. A loja é totalmente automatizada, sem a presença de funcionários. Os clientes podem fazer pedidos online e retirá-los na loja usando um código designado. Já atuando no ramo do varejo presencial, o Carrefour diversifica seus investimentos com as dark stores.
Ambev
A Ambev, maior empresa de bebidas da América Latina, inaugurou sua primeira dark store no Brasil em 2019. A loja é usada para atender pedidos de entrega em domicílio e retirada. O mercado de bebidas se reinventa a cada vez mais no Brasil e na América Latina, especialmente com o crescimento significativo da presença de Heineken e outras cervejarias. As dark stores da Ambev incorporam esta estratégia.
Dark store e logística em um marketplace
Os marketplaces podem usar dark stores para atender aos pedidos de sua plataforma com mais eficiência e agilidade. Ao configurar o espaço, os marketplaces reduzem o tempo necessário para atender aos pedidos e melhorar a experiência do cliente, dando um pontapé inicial mais rápido na cadeia logística da entrega das mercadorias.
As dark stores também podem ser usadas para armazenar produtos para os marketplaces, reduzindo a necessidade de serviços de atendimento de terceiros. Por fim, os marketplaces também usam este tipo de estrutura para criar uma experiência de compra mais personalizada, com os clientes podendo retirar os pedidos diretamente na loja ou receber o produto no mesmo dia.
É o que acontece, por exemplo, em muitas entregas de Mercado Livre e Amazon para os grandes centros urbanos brasileiros que têm dark stores destas empresas: horas depois de finalizar o pagamento, o cliente já recebe sua mercadoria em casa.
Por que criar um marketplace para sua empresa?
Cada vez mais empresas têm apostado em criar um marketplace para melhorar resultados comerciais e operacionais.
Com foco em vendas, muitas empresas como indústrias, franquias, varejistas, atacadistas, shoppings e lojas presenciais podem investir em marketplaces de forma a ampliar suas oportunidades de negócio, quebrando barreiras geográficas e acessando um mercado muito mais numeroso.
Diferentemente do e-commerce convencional, em que essas empresas vendem apenas seus próprios produtos, no marketplace, a sua empresa pode abrir espaço para que terceiros também vendam e o seu negócio tire receita intermediando esses negócios.
Do ponto de vista gerencial, uma empresa de grande porte pode usar um marketplace de forma reversa, utilizando esta plataforma para centralizar seus fornecedores e sempre conseguir as melhores condições na hora de comprar seus insumos e estoques.
Marketplaces são modelos de negócio de relevância já comprovada. São escaláveis e de grande familiaridade com o público. Por isso, o seu negócio, independentemente do porte, pode aproveitar as oportunidades que os marketplaces trazem.
Dica: saiba o passo a passo para transformar o seu e-commerce em um marketplace neste checklist completo!
Conclusão
No Brasil, dark stores ainda são um modelo de operação incipiente, sendo resguardado até o momento para grandes corporações. Mas é um tipo de negócio com grande potencial e que agrega grande valor para as empresas que nele investem. O seu negócio pode combinar um marketplace a uma dark store para ter resultados ainda melhores e mais escaláveis!
Escale seu negócio com o Ideia no Ar
Ajudamos empresas a lançar o próprio marketplace de forma simples, rápida e escalável.
Permitimos a escala das vendas por meio de soluções em marketplace, conectando grandes e pequenos players no mercado online.
Descubra como lançar seu marketplace e escalar os resultados da sua empresa. Agende já uma conversa com a nossa equipe.