Empresas que vendem para outras empresas, ou que desejam entrar nesse mercado, estão encontrando na plataforma B2B uma boa forma de operar, ampliar seus canais de venda, gerir oportunidades de negócio e melhorar resultados financeiros. Falamos principalmente de plataformas de marketplace e de e-commerce.
Neste texto, vamos falar sobre plataforma B2B: o que é, quais as suas características, vantagens, funcionalidades, além de dicas para você contratar e implementar a melhor plataforma B2B possível para o seu negócio. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é uma plataforma B2B?
2- Cenário do e-commerce e marketplace B2B
3- Vantagens usar uma plataforma B2B
4- Quais empresas se beneficiam de uma plataforma B2B?
5- Como escolher a melhor plataforma de e-commerce B2B?
6- Funcionalidades de uma plataforma B2B
7- Conclusão
O que é uma plataforma B2B?
Uma plataforma B2B, em boa parte das vezes, é um marketplace ou uma plataforma de e-commerce que facilita e intermedia transações business-to-business entre empresas. Ela fornece um local centralizado para que as empresas comprem e vendam produtos e serviços, conectem-se com possíveis parceiros, fornecedores, gerenciem suas transações e relacionamentos.
As plataformas B2B estão presentes de diferentes maneiras e podem oferecer uma variedade de recursos, como gerenciamento de estoque, processamento de pagamentos e análises para ajudar as empresas a simplificar suas operações, otimizar a tomada de decisões e aumentar a eficiência do negócio.
Uma plataforma B2B pode ser operada por quem está iniciando um negócio, começando uma nova área dentro de uma empresa já existente ou migrando suas operações comerciais para o modal digital.
Cenário do e-commerce e marketplace B2B
O cenário do mercado B2B hoje no Brasil e também no mundo é ideal para que empresas invistam em uma plataforma de marketplace sem perder tempo.
96% dos consumidores empresariais (clientes pessoa jurídica) compraram online durante a pandemia e continuam comprando mesmo após o arrefecimento da Covid-19 e seus efeitos sobre o mercado. Além disso, esse mercado está em crescimento. No Brasil, 2% das transações entre empresas acontecem pela internet, mas elas podem se expandir e multiplicar. Nos EUA, por exemplo, esse número já chegou a 15%.
A sua empresa, ao investir em um marketplace B2B, estará ingressando em um mercado ainda pouco explorado, mas que já tem grandes nomes investindo pesado. Por isso, convém não se atrasar em relação à concorrência. Amazon, Mercado Livre, AliExpress e outras já possuem parte de sua operação exclusivamente voltada ao B2B. Grandes indústrias como Ambev, Heineken, Unilever e Nestlé também apostam no marketplace B2B e B2C.
Dica: Conheça o cenário do mercado de marketplaces e aprenda como criar o seu neste e-book!
Vantagens usar uma plataforma B2B
Existem várias vantagens de usar uma plataforma B2B em seu negócio, dentre as quais, destacamos:
Ter um novo canal de vendas
Empresas que abrem uma plataforma B2B obtém um novo canal de vendas, que potencialmente amplia o público e gera mais oportunidades de negócio de uma forma simplificada, com custos reduzidos em relação à operação física.
Além disso, as plataformas B2B permitem que as empresas se conectem com um grupo maior de potenciais parceiros e fornecedores, o que pode aumentar suas opções e melhorar suas chances de encontrar o ajuste certo.
Aumentar o faturamento
As plataformas B2B agilizam o processo de aquisição, tornando-o mais rápido e eficiente. Além disso, as empresas geralmente podem negociar melhores preços e condições por meio da plataforma, resultando em economia de custos.
Esse ganho de eficiência, combinado com as maiores e mais numerosas oportunidades de negócio proporcionadas pela plataforma, se convertem em mais faturamento para seu negócio.
Crescer de forma escalável
As plataformas B2B são conhecidas por serem um modelo de negócio escalável, ou seja, um empreendimento cujo potencial de faturamento se expande em uma proporção muito maior do que a estrutura de custos. Não precisar contratar mais representantes de vendas para vender mais, por exemplo, é uma das principais razões pelas quais esse negócio escala.
Ampliar o market share
O market share pode ser ampliado dentro do seu segmento ao utilizar uma plataforma B2B. A sua empresa vende mais e pulveriza as oportunidades de negócio para um número maior de pessoas e locais. Com isso, vender mais que concorrentes torna-se um desafio um pouco menor. Grandes indústrias já perceberam este potencial, investindo severamente em plataformas B2B.
Integrar os sistemas de gestão
As plataformas B2B geralmente fornecem às empresas dados e análises sobre suas transações, o que pode ajudá-las a tomar melhores decisões e otimizar suas operações. Além disso, plataformas e-commerce e marketplace B2B podem ser integradas a sistemas de gestão, como CRM, ERP, WMS e outros.
Melhorar a experiência do cliente
Plataformas B2B permitem um atendimento diferenciado para os clientes, processo completo de negociação, entrega otimizada, acompanhamento pós-venda e suporte completo de maneira pouco custosa, ágil e simplificada. Tudo isso melhora a experiência do cliente B2B, notoriamente mais exigente que clientes B2C, em geral.
Economizar tempo e recursos
Ao contratar uma plataforma B2B já pronta, você economiza tempo, recursos e já começa a fazer negócio. É melhor contratar uma plataforma do que desenvolver do zero. A tecnologia é desenvolvida por especialistas e a empresa pode focar na parte estratégica do core business.
Quais empresas se beneficiam de uma plataforma B2B?
As plataformas B2B podem beneficiar uma ampla gama de empresas, incluindo:
Indústrias
As indústrias podem usar plataformas B2B para se conectar com fornecedores e compradores, gerenciar sua cadeia de suprimentos, acessar novos mercados e eliminar intermediários do processo comercial. Essas empresas também podem usar plataformas B2B para agilizar seus processos de aquisição, reduzir custos e melhorar sua eficiência logística e operacional.
Distribuidores
Os distribuidores podem usar plataformas B2B para gerenciar seus estoques e se conectar com fornecedores e compradores, o que pode ajudá-los a melhorar suas operações e aumentar as vendas. A nível comercial, também podem usar marketplaces para vender diretamente a clientes finais ou vender de forma mais lógica para varejistas.
Franquias
Franquias também são empresas que podem obter grandes benefícios das plataformas B2B. Elas podem usar esses sistemas, por exemplo, para ter um relacionamento mais direto, otimizado e eficaz com seus franqueados, vendendo insumos e estoques de forma agilizada e com menos custos.
Diversas franquias já possuem marketplaces B2B próprios a fim de aproximar seu relacionamento com franqueados. Além disso, as franquias também podem ter plataformas híbridas B2B/B2C, vendendo também para o público final.
Compras em grupo
Empresas que oferecem compras em grupo podem usar marketplaces e plataformas B2B para acumular os pedidos, de forma que as empresas clientes tenham muito mais facilidade e uma experiência mais proveitosa ao fazer suas compras, reduzindo tempos de espera e custos de venda.
No geral, qualquer empresa que se envolve em transações com outra empresa pode se beneficiar do uso de uma plataforma B2B para otimizar suas operações, reduzir custos e acessar novas oportunidades.
Como escolher a melhor plataforma de e-commerce B2B?
Escolher a melhor plataforma B2B para o seu negócio pode ser uma tarefa desafiadora, mas também muito recompensadora. Aqui estão alguns fatores importantes que você pode levar em conta:
- Recursos e funcionalidades: procure uma plataforma B2B que ofereça os recursos e funcionalidades que sua empresa precisa para gerenciar suas operações, como gerenciamento de estoque, processamento de pedidos, processamento de pagamentos e análises data driven.
- Experiência do usuário: escolha uma plataforma amigável, fácil de navegar e que ofereça uma experiência perfeita para compradores e vendedores.
- Integração com outros sistemas: garanta que a plataforma B2B possa se integrar aos seus sistemas existentes, como seu ERP ou CRM, para evitar retrabalho e agilizar suas operações.
- Segurança e conformidade: procure uma plataforma que tenha protocolos de segurança robustos e esteja em conformidade com os regulamentos relevantes, como GDPR e PCI-DSS. Assim, você protege os dados da sua empresa e também dos seus clientes.
- Suporte ao cliente: escolha uma plataforma que oferece excelente suporte ao cliente, com representantes responsivos e experientes que podem ajudá-lo a solucionar problemas, além de maximizar os recursos da plataforma. Uma lançadora de marketplace, como a Ideia no Ar, não só oferece suporte, mas uma consultoria completa para sua corporação ter uma plataforma B2B própria.
- Preço: avalie o modelo de cobrança da plataforma B2B e certifique-se de que ele esteja alinhado com o orçamento da corporação e o formato do negócio.
- Reputação e avaliações: pesquise a reputação da plataforma e leia as avaliações de outras empresas para garantir que ela tenha um bom histórico de confiabilidade e satisfação do cliente.
Funcionalidades de uma plataforma B2B
Como mencionamos no item anterior, as funcionalidades e recursos de uma plataforma B2B podem e devem ser um fator decisivo para a sua decisão de contratação. Veja algumas funcionalidades que você não pode deixar de ter na sua solução:
Precificação por grupo
O seller pode definir regras de desconto para grupos específicos, com base em critérios como: volume de compra, frequência de compra e ticket médio. No mercado B2B, que é tão impactado por fatores sazonais, essa funcionalidade pode fazer a diferença. Além disso, essa é uma boa maneira de criar relacionamentos duradouros e lucrativos com diferentes grupos de empresas clientes.
Preço por estado/país
O custo de venda para São Paulo pode ser diferente do custo para Manaus, que pode ser diferente para o custo da Cidade do México. Por isso, personalize o preço de acordo com a localização do comprador, além da opção de cobrar impostos e taxas alfandegárias conforme a região.
Boleto parcelado
Mesmo no mercado B2B, clientes empresariais podem querer ter a praticidade e facilidade de realizar compras parceladas usando o boleto bancário. Prefira uma plataforma que permita ao comprador poder parcelar no boleto, conforme regras de parcelamento definidas pelo administrador.
Faturamento multiloja
Em uma única compra, o comprador empresarial pode definir para quais lojas os produtos devem ser enviados e dividir a fatura/nota fiscal em lojas distintas. Especialmente, para vender no atacado, em que um cliente pode pedir milhares de produtos diferentes no mesmo pedido, essa funcionalidade faz a diferença.
Compra recorrente
O mercado B2B realiza um imenso volume de compras recorrentes, em especial se o cliente estiver adquirindo estoques ou insumos. O comprador pode repetir uma compra que já realizou anteriormente de forma simples e ágil, sem a necessidade de refazer o pedido.
Níveis de permissão por perfil de comprador
Empresas têm suas pessoas específicas responsáveis pela aquisição, sendo da área de compras ou gestores de área. Permita que o comprador cadastre colaboradores da sua empresa e estabeleça níveis de permissão, além de limite de orçamento de compras.
Conclusão
Uma plataforma B2B pode ser um atalho para a sua organização ter melhores resultados ou até mesmo representar uma guinada total no modelo de negócio. Independentemente do caso, você pode tirar melhor proveito da sua plataforma B2B se escolher contratar a solução correta. A Ideia no Ar, como marketplace B2B, é hoje a melhor opção que você encontrará sob qualquer perspectiva.
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