Cada vez mais empresas de diferentes ramos da economia estão apostando no marketplace como a melhor forma de se obter mais retornos financeiros e otimizar processos. As empresas que adotam os native marketplaces estão tendo os melhores resultados, pois a plataforma já é especializada nesse formato.
Neste conteúdo, vamos falar sobre native marketplaces ou marketplace nativo. Vamos comparar esse modelo com outros disponíveis e dar dicas sobre como você pode aproveitar as oportunidades que uma plataforma dessa natureza pode trazer ao seu negócio.
Sumário
1- O que é native marketplace ou marketplace nativo?
2- Plataformas comuns X Plataforma de marketplace nativo
3- Principais formas de lançar um marketplace
4- Vantagens de uma plataforma native marketplace
5- Quais empresas podem lançar um marketplace?
6- Conclusão
O que é native marketplace ou marketplace nativo?
No universo da tecnologia, a palavra nativa se refere a uma solução que opera, desde o seu desenvolvimento, em uma determinada condição. Isto é, sem precisar receber qualquer adaptação ou modificação para operar dessa forma. Dessa forma, um marketplace nativo é uma plataforma que já “nasceu” totalmente especializada nesse formato.
Isso é particularmente importante, porque existem no mercado diversas plataformas focadas em outros formatos de negócio, como o e-commerce, por exemplo, que são adaptadas ao uso em marketplaces e isso gera uma série de limitações. O marketplace nativo é desenvolvido pensando nas características desse modelo de negócio.
Plataformas comuns X plataforma de marketplace nativo
Um plataforma nativa, como o Ideia no Ar, tem em sua estrutura serviços pensados e desenvolvidos, desde o início, com foco total no modelo de marketplace, sendo esse o core business da empresa.
Outras plataformas geralmente começaram com o e-commerce e fizeram apenas uma adaptação para atender empresas que desejavam abrir marketplaces. O native marketplace é especialista em atender marketplaces, desenvolver funcionalidades direcionadas para o nível de complexidade desse modelo de negócio. Inclusive, com diversificadas funcionalidades para B2B, B2C e necessidades de diferentes segmentos diferentes ramos.
Uma plataforma comum, portanto, precisa ser adaptada, dependendo do tipo de serviço que se espera dela. Algo que pode tomar tempo, ter custos adicionais e reduzir o grau de eficácia da plataforma em operar de maneira satisfatória.
Principais formas de lançar um marketplace
Quando se vai lançar um marketplace, existem principalmente quatro maneiras de começar, do ponto de vista do software. Veja os prós e contras de cada uma:
Desenvolver do zero
Uma empresa pode contratar sua própria equipe de programadores e desenvolvedores, de forma a criar uma plataforma totalmente do zero. Dessa forma, tudo na solução pode ser desenvolvida de acordo com o interesse da empresa, com limitações que se impõem de acordo com os talentos da equipe.
Mas, em contrapartida, essa é a forma mais cara de se criar uma plataforma. Os salários dos membros da equipe podem representar um custo considerável para o orçamento, especialmente agora em que profissionais do TI têm uma alta média salarial. Além disso, é preciso ter um esforço de contratação de manutenção desses talentos que, muitas vezes, não fazem parte do core business da empresa.
Usar uma plataforma open source
Plataformas open source estão disponíveis e podem ser utilizadas por quaisquer pessoas ou empresas. Como o nome sugere, o código fonte dessas plataformas é aberto e pode-se utilizá-las da maneira que bem entender, não deixe de ler a licença, no entanto. Algumas plataformas não podem ser usadas para fins lucrativos.
E além desse possível empecilho da licença, uma plataforma open source tende a ser bastante limitada tecnicamente, prejudicando os resultados do seu negócio. Além disso, sendo uma plataforma de código aberto, a sua empresa e muitas outras estarão usando o mesmo código fonte, o que pode ser um risco do ponto de vista da segurança da informação.
Contratar uma plataforma comum
Uma empresa também pode contratar uma plataforma de e-commerce ou uma plataforma de marketplace que foi adaptada do e-commerce. Essas plataformas podem ser encontradas com valores relativamente acessíveis e diversas opções, mas elas têm limitações técnicas se a empresa deseja efetivamente operar um marketplace.
Por terem sido adaptadas e não nativas, essas plataformas podem apresentar erros, não operar da maneira desejada diante de sellers, compradores e gestores do negócio, ter falhas em configurações e dados, entre outras limitações relatadas no mercado.
Buscar uma plataforma especializada em marketplace
Para quem deseja abrir um marketplace, não há forma melhor de se investir com o maior retorno do que utilizar uma plataforma especializada nesse formato, que tenha sido desenvolvida totalmente do zero com essa finalidade, desde o início. Ela promove custos reduzidos, mas sem perder nada no que diz respeito às necessidades da sua organização.
O Ideia no Ar é uma empresa que desenvolve plataformas especializadas em marketplace e tem expertise totalmente voltada para esse modelo de negócio. Com isso, a experiência com clientes anteriores e o trabalho de profissionais especializados, pode-se criar uma plataforma que atende exatamente às particularidades da operação de um marketplace com alto volume de vendas.
Sem a necessidade de adaptações profundas no código fonte e sem arcar com os altos custos de contratar uma equipe própria, uma plataforma especializada oferece o melhor retorno com mais segurança, agilidade e alta capacidade de customização para que toda a operação da empresa seja contemplada.
Vantagens de uma plataforma native marketplace
De forma mais específica, usar uma plataforma de marketplace nativa tem uma série de vantagens em relação às outras opções que mencionamos anteriormente:
- Localização aprimorada: ela ajuda a garantir que sua plataforma seja personalizada para o mercado e a cultura dos clientes, o que pode ajudar a aumentar o envolvimento do usuário e os downloads. Uma plataforma de marketplace nativa pode fornecer uma experiência personalizada para os usuários em uma região específica.
- Maior desempenho: as plataformas native marketplace oferecem um desempenho mais consistente e confiável, em comparação com outras plataformas. Isso pode resultar em uma melhor experiência do usuário, o que pode levar a mais compras, maior satisfação do cliente e mais receita.
- Segurança e privacidade: as plataformas native marketplace oferecem melhor segurança e privacidade em comparação com outras opções. Isso significa que os usuários podem confiar que seus dados estão seguros e sua privacidade está protegida, melhorando a confiança na marca.
- Acesso a APIs: plataformas nativas de marketplace fornecem acesso a APIs, que podem ser usadas para integração com outros softwares (ERPs, CRMs, mediadores de pagamento, entre outros) e criação de recursos personalizados. Isso pode ajudar a melhorar a experiência do usuário e criar uma experiência mais perfeita para os usuários.
- Economia de custos: as plataformas de marketplace nativas oferecem economia de custos em comparação com outras plataformas, pois geralmente são mais baratas de desenvolver e manter. Isso pode resultar em maiores lucros e melhor ROI.
Quais empresas podem lançar um marketplace?
Empresas e consumidores se acostumaram com marketplaces convencionais, que unem compradores e vendedores ao estilo de Amazon, Shopee, Mercado Livre e outros. Mas uma infinidade de modelos de negócios podem lançar seus próprios marketplaces. Veja só:
Indústrias
Indústrias podem fazer uso de uma plataforma de marketplace para agilizar seu processo de produção, otimizar suas operações e aumentar suas vendas. A plataforma pode ajudar as fábricas a listarem seus produtos, gerenciarem seus estoques e receberem pedidos de clientes.
A plataforma também pode incluir recursos como processamento de pagamentos, análises e atendimento ao cliente. Além disso, uma plataforma de marketplace pode permitir que as fábricas alcancem uma base de clientes muito maior e se conectem com potenciais compradores de todo o mundo, além de retirar intermediários da cadeia comercial. Isso pode levar ao aumento das vendas, maior eficiência e maiores lucros.
Distribuidores atacadistas
Um atacadista pode fazer uso de uma plataforma de marketplace para atingir um público maior de compradores em potencial fora de sua área geográfica de atuação, reduzir os custos associados ao marketing e publicidade tradicionais e automatizar as tarefas de atendimento ao cliente.
Além disso, a plataforma pode ser usada para listar e promover produtos e serviços, facilitar pagamentos e rastrear a atividade do cliente. A plataforma também pode ser usada para fornecer aos clientes ofertas e descontos especiais, bem como recomendações personalizadas. Por fim, a plataforma pode ser usada para analisar os dados do cliente e obter informações sobre o comportamento e as preferências do comprador.
Outra possibilidade é, além de oferecer seus produtos próprios, também abrir a plataforma para que outros vendedores também possam negociar, intermediando as vendas com receita sobre as operações.
Varejistas
Varejistas podem usar as plataformas de maneira similar a um atacadista. Em geral, eles ampliam a sua capacidade de público graças ao marketplace operar pela internet, utilizam os recursos tecnológicos da plataforma e podem lucrar em cima de vendas feitas por terceiros.
Franquias
Franquias podem usar as plataformas de marketplace, principalmente, de duas formas: voltada ao franqueado e voltada ao cliente final. Para o franqueado, a franquia abre o marketplace de forma que franqueados tenham mais facilidade em adquirir insumos, estoques e outros materiais que a empresa precisa da detentora da franquia para funcionar.
Enquanto que para o cliente, a franquia pode abrir o marketplace de forma a negociar diretamente com consumidores finais ou facilitar a integração entre esse consumidor final e o franqueado mais próximo ou mais vantajoso para o consumidor.
Shoppings
Shoppings encontraram nas plataformas de marketplace uma forma de expandir as suas operações e ganharem mais oportunidades de venda. A rigor, o shopping antes estava limitado aos clientes que o frequentam.
Ao abrir um marketplace, o shopping center pode vender seus próprios produtos e serviços, oferecer as mercadorias de suas lojas físicas e também oferecer produtos vendidos por quaisquer outros terceiros. O setor, naturalmente, também se beneficia das demais funcionalidades que o marketplace proporciona. Alguns dos maiores grupos desse setor no país já investem pesado em marketplaces.
Compras em grupo
Empresas de compras em grupo podem ter grande vantagem de um marketplace. Aqui, clientes com interesses similares podem se reunir de forma muito mais simples, por meio de poucos cliques na plataforma e, assim, fechar negócio mais rapidamente e de maneira segura.
Dica: Quer saber como criar o seu próprio marketplace nos modelos de negócio citados acima? Confira este e-book!
Conclusão
Uma plataforma nativa de marketplace é sem dúvida a melhor opção para o seu negócio entrar nesse universo. Evite plataformas adaptadas ou opções que prejudicam a sua performance ou o seu orçamento. Na relação entre custo e benefício, bem como no retorno sobre o investimento, native marketplace é a melhor opção para você.
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