Muitas pessoas que nos procuram no Ideia no Ar são profissionais bem colocados no mercado, com experiência e que estão buscando empreender um negócio. Estão em um momento cheio de dúvidas: Será que eu empreendo? Será que esse é o momento? Vamos dividir com vocês nesse texto uma das ferramentas que usamos na nossa metodologia de desenvolvimento de negócios: o Business Model You.
Se você já tem contato com o mundo do empreendedorismo, já deve conhecer o Business Model Canvas, pois bem, o Business Model You é uma ferramenta de autoconhecimento, super útil para encontrar propósito e fazer um redesign da sua carreira.
Business Model You e os pilares de um negócio digital
Aqui no Ideia no Ar acreditamos que uma startup de sucesso é composta por três pilares: O empreendedor, o modelo de negócio e o produto. Geralmente quem está pensando em empreender analisa com muito cuidado o modelo de negócio (com o Business Model Canvas) e se preocupa com testar seu produto através do MVP.
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Poucas pessoas lembram de olhar o ponto que sustenta os outros dois: o empreendedor. É dele que o Business Model You (BMY), se ocupa. A proposta do BMY, explicada pelo Tim Clark no prefácio do livro, é que o empreendedor veja a si como uma empresa e através do autoconhecimento faça um planejamento mais seguro e, conhecendo suas habilidades, traçar um plano de vida e carreira mais eficaz – que pode sim unir a carreira corporativa ao empreendedorismo.
Você como empresa: está na hora de se reposicionar?
Empreender sem pensar, sem olhar para si mesmo, suas habilidades, seus propósitos e sua história de vida é como querer andar em um carro sem gasolina.
Pessoas que tem sucesso em uma carreira corporativa não precisam abandonar seu passado para empreender, pelo contrário: devem olhar com atenção como toda a sua experiência pode acrescentar a um novo negócio. Buscar uma conexão entre o que realmente as motiva na vida, suas competências, ideias e experiências vai dar clareza e segurança para iniciar um empreendimento.
Pensar na sua proposta de valor como pessoa também vai ajudar na construção do seu modelo de negócio. Já lançamos pelo Ideia no Ar mais de 100 startups e vemos que os negócios que dão certo são aqueles onde o empreendedor tem clareza de quem ele é, do que gosta e quais as suas habilidades.
Um ótimo exemplo é o Fábio da Docway, ele tem no DNA a coisa de resolver problemas de saúde então fica claro na proposta de valor dele e do negócio. E aí porque não investir tempo energia e todos os outros recursos em algo que faz parte de você?
Partindo para ação: Como usar o Business Model You
Assim como o Business Model Canvas, o Business Model You é divido em nove blocos, idênticos ao do Canvas, só que as perguntas norteadoras são pouco diferentes. Vamos conhecer cada um dos blocos e também sugerir algumas ferramentas que vão te ajudar na hora de preencher o seu!
Recursos Chave: Você!!
As perguntas norteadoras desse bloco são:
Quem é você?
Quais são os seus talentos?
Quais são as suas habilidades?
Apesar de ser um bloco pequeno no template do Business Model You é o mais importante, porque nos leva ao autoconhecimento. E como já falamos acima, o empreendedor é um dos pilares de um empreendimento de sucesso.
Algumas ferramentas de autoconhecimento podem te ajudar a responder a essas perguntas. Uma delas é o Feedback de Percepção. Ele consiste em anotar algumas características, positivas e negativas, que você acha que tem e pedir para pessoas próximas comentarem se concordam ou discordam das suas afirmações. Essas pessoas podem ser colegas de trabalho, clientes, amigos. Essa ferramenta pode te surpreender, afinal as pessoas podem falar de características das quais você não havia se dado conta.
Clientes
Quem você ajuda? Mais do que pensar em um público alvo ou um nicho, aqui você deve pensar sobre que tipo de pessoas você atender com as suas habilidades e propósitos. Muitos empreendedores começam seus negócios para atender necessidades que são dele, o que por um lado é bom – ele conhece bem as dores e vai ter uma boa comunicação com o cliente, mas pode ser uma armadilha….não se pode criar uma startup pensando em agradar a si mesmo, é preciso que exista mesmo um público com essas necessidades.
Atividades Chave
No que você é bom? Quais são as atividades que gosta de fazer? Faça uma lista dos seus interesses e inclua até habilidades que você gostaria de desenvolver. Reconheça seus talentos e não esqueça: você não precisa ser bom em tudo. Para isso estão os seus parceiros de vida!
Proposta de Valor
Depois que você listou nas Atividades Chave suas habilidades, transforme -as em proposta de valor. Como você pode ajudar as pessoas? Quais benefícios você oferece? Como gostaria de ser reconhecido?
Canais
O que você entrega? Esse bloco é complementar ao de Recursos Chave. O que você faz com suas habilidades? Você é capaz de fazer coisas que estão fora da sua lista de habilidades ou que não te dão tanto prazer? Essas respostas também são importantes para o bloco “Parceiros Chave” do Business Model You, já que a partir dessas respostas você vai saber de forma clara quais são as habilidades complementares às suas.
Relacionamento com o cliente
Esse é momento de pensar em como você se relaciona com as pessoas. Você tem facilidade em se relacionar? Como pode melhorar sua capacidade de relacionamento interpessoal? Como você pode expandir sua rede de contatos?
Parceiros Chave
Com quais pessoas você pode contar para te apoiar? Nesse bloco entram familiares, amigos e até parceiros da vida profissional e esse apoio pode ser emocional, financeiro ou em questões práticas. Como essas pessoas complementam suas habilidades? Quem são as pessoas que você gostaria de ter apoiando?
Custos
Quais serão os custos de se tornar um empreendedor? Quais recursos você vai gastar para entrar nessa nova empreitada? É importante considerar outros custos além dos financeiros; tempo, lazer e até questões emocionais devem ser analisadas.
Receitas
Você deve analisar além dos ganhos financeiros. Lembre-se o Business Model You é focado nos seus propósitos como pessoa. A satisfação em realizar um projeto, poder ajudar as pessoas com suas habilidades, se tornar uma referência, ter poder de decisão e flexibilidade. Liste aqui todos os motivos que te fazem pensar em empreender.
A Roda da Vida: uma ferramenta de apoio ao Business Model You
A Roda da Vida traz a possibilidade de um olhar amplo sobre vários aspectos da sua vida. Pode ser dividida em várias “fatias” com os principais aspectos da sua vida: carreira, família, amor, saúde, espiritualidade, dinheiro.
É uma ferramenta que vai te ajudar a perceber quais as suas prioridades.
Você vai preencher o quanto está satisfeito com aquele aspecto da sua vida naquele momento. Quanto mais perto do centro, menos satisfeito e quanto mais perto da borda maior a sua satisfação.
Depois disso, pense: quais desses aspectos são os três mais importante para você? Tente perceber se empreender seu tempo, energia e outros recursos em um negócio próprio vai aumentar sua satisfação nessas áreas.
Onde falta clareza falta também iniciativa! Que tal aplicar essas ferramentas e quem sabe perceber se está na hora de dar seu sprint empreendedor?
Lembretes Importantes:
1 – Fazer coisas totalmente diferentes dos que você já fez não tem problema nenhum, desde que isso se encaixe na sua vida e nos seus propósitos.
2- Você não precisa ser perfeito em tudo, pode desenvolver habilidades, contar com parceiros ou mesmo terceirizar algumas tarefas e funções.