O que é um marketplace
O marketplace é um modelo de negócios que inovou o mercado do e-commerce. Empresas como Uber, Airbnb e Mercado Livre são exemplos de sucesso dessa estratégia. Neste artigo, vamos te contar o que é um marketplace e porque você deve ficar de olho nesse modelo de empreendimento digital.
Um marketplace é como um shopping virtual. Ou seja, trata-se de uma plataforma online que reúne vários vendedores ou prestadores de serviços em um só lugar. Nela, os clientes podem comparar os profissionais e escolher qual se adequa melhor às suas necessidades.
Em outras palavras, o marketplace conecta oferta e demanda. Por isso, tal tipo de negócio tem dois níveis de acesso: um no qual os vendedores oferecem seus produtos ou serviços, e outro no qual os clientes podem visualizar as ofertas.
Além disso, geralmente esse modelo de negócios foca em um nicho de mercado específico. Ou seja, existem marketplaces de diversos segmentos, como vestuário, alimentação, saúde, imóveis, carros, entre outros. Assim, fica mais fácil atingir o público-alvo e fidelizar clientes.
Agora que você já sabe o que é um marketplace, vamos te mostrar alguns exemplos dessa forma de empreender online.
Exemplos de Marketplace
Enjoei
O Enjoei é um marketplace de produtos, especializado em roupas femininas usadas. A ideia resolve o problema de mulheres que têm peças de roupa as quais não usam mais.
Com a plataforma, as usuárias podem vender suas roupas usadas para pessoas que têm interesse em comprá-las por um preço acessível.
Doctoralia
O Doctoralia é um marketplace de serviços, que conecta pacientes com os melhores profissionais de saúde da sua região. Em vez de pedir indicações para seus conhecidos, os usuários encontram as informações de vários médicos em um só lugar. Ainda é possível checar avaliações, especialidades e orçamento na plataforma online.
NetSuprimentos
A NetSuprimentos é um marketplace de produtos B2B, que centraliza a busca e compra de produtos para empresas. Um negócio B2B, ou Bussiness to Bussiness, é aquele no qual a venda ocorre de empresa para empresa, sem envolver o consumidor final.
Dessa forma, é como se a NetSuprimentos fosse um grande shopping para empresas. Nele são oferecidos materiais de limpeza, equipamentos, e artigos para escritório.
Assim, o funcionário responsável pelo setor de compras de um negócio tem a praticidade de comprar online. Logo, a agilidade é muito maior, pois não é preciso pedir cotações por e-mail ou telefone, por exemplo.
Qual é o papel de um empreendedor de marketplace?
A função principal de um empreendedor ou administrador de marketplace é conseguir fornecedores e conquistar clientes para a sua plataforma. Ele deve encontrar bons vendedores ou prestadores de serviço na sua área de atuação, e convidá-los para participarem do seu shopping virtual.
Então, quando o marketplace tiver um número mínimo de ofertas, o administrador deve investir em marketing digital para atrair clientes. Tais consumidores irão comprar produtos e contratar serviços dos fornecedores que o empreendedor prospectou para sua plataforma.
Diferenças entre E-commerce e Marketplace
Em alguns casos, o cliente não nota diferença entre comprar em um e-commerce ou em um marketplace. Isso acontece porque, visualmente, as duas plataformas são bastante parecidas. Além disso, a forma de efetuar a compra é semelhante. Você possivelmente já comprou algo de um marketplace e nem percebeu.
Porém, a grande diferença é a grande oferta oferecida pelo marketplace. Ou seja, por ter vários vendedores ou prestadores de serviço, a plataforma proporciona várias opções aos clientes. Isso com certeza agrega mais valor e rentabilidade ao negócio.
Do ponto de vista do administrador, as vantagens são ainda maiores. Em um e-commerce convencional, o(a) empreendedor(a) precisa gerir tudo, desde o estoque até a logística de entrega e devolução.
Já no markeplace, toda a logística é responsabilidade do fornecedor. Dessa maneira, o(a) empreendedor(a) de marketplace não tem gastos com armazenamento ou entrega do produto. Porém, deve focar seus esforços em captar os melhores fornecedores para sua plataforma, bem como gerenciá-los. Além disso, quem é dono de um marketplace precisa executar estratégias de marketing a fim de atrair clientes.
E se você ainda tem alguma dúvida sobre como funciona um marketplace e quais são suas vantagens e desvantagens, confira o vídeo abaixo:
Como começar um marketplace?
Se você já entendeu o que é um marketplace e ficou interessado em começar um negócio desse tipo, temos algumas dicas para você.
Existem alguns passos que devem ser seguidos para ter sucesso nesse mercado. Por isso, nós listamos as estratégias que têm funcionado nos marketplaces que nós já lançamos.
1. Escolha um nicho de mercado
Escolha um nicho de mercado que realmente tenha demanda. Isto é, não adianta você lançar um negócio cuja quantidade de clientes seja muito baixa.
Para te auxiliar a decidir qual nicho é o mais adequado, utilize ferramentas como o Google Trends e Planejador de Palavras-Chave do Google Adwords, a fim de analisar o volume de buscas de determinados termos na internet. Isso te ajuda a identificar tendências, e medir o número de pessoas interessadas no seu mercado.
2. Escolha uma plataforma para hospedar o seu marketplace
Desenvolver uma plataforma própria para o seu marketplace pode ser inviável, devido ao tempo e elevado custo de desenvolvimento. A melhor solução é buscar uma plataforma pronta de marketplace, nas quais você precisa apenas customizar detalhes.
Assim, você empreendedor(a) pode focar na gestão do negócio e na atração de fornecedores e clientes. Ou seja, não é necessário se preocupar com programadores ou questões específicas de tecnologia.
O Ideia no Ar oferece uma plataforma pronta completa para esse tipo de negócio, com funcionalidades que garantem segurança e praticidade a vendedores e clientes. Você pode solicitar uma demonstração gratuita clicando aqui.
3. Procure por fornecedores
Não importa se o seu marketplace for de produtos ou serviços, você precisa ter um número mínimo de fornecedores para começar a atrair clientes. Por isso, é fundamental prospectar de forma assertiva profissionais para participarem da sua plataforma.
Ou seja, procure por fornecedores dentro do seu nicho de mercado e explique a sua ideia. Pode ser que no início eles tenham alguma resistência em pagar um valor sem ter retorno imediato.
Porém, nesses casos, você pode oferecer um mês de teste sem custo. Outra opção é cobrar uma comissão somente sobre as vendas que forem de fato realizadas pelo vendedor.
Muitos prestadores de serviço e vendedores não possuem nenhuma presença digital. Então, uma dica é expor esse benefício para eles: o marketplace é um canal de vendas e divulgação online para os seus parceiros.
4. Consiga clientes para os seus fornecedores
Assim como em um shopping convencional, depois de conseguir os lojistas, é necessário atrair clientes. Diante disso, o seu foco deve ser o marketing digital ou a prospecção ativa, caso seu cliente final seja uma empresa.
Alguns exemplos de ações online são investir em campanhas patrocinadas no Google ou Facebook Ads, aplicar técnicas de SEO, e realizar parcerias com sites e blogs. Já para uma prospecção mais offline, uma sugestão é buscar empresas em bases de dados de CNPJ.
Conclusão sobre “o que é um marketplace”
Neste artigo você entendeu o que é um marketplace e conheceu alguns exemplos desse modelo que revolucionou o e-commerce tradicional. Além disso, citamos diferentes tipos de marketplace, desde os focados em produtos, passando pelos de serviços, até aqueles que são B2B (business to business).
E, para empreender o seu próprio marketplace, os primeiros passos são escolher um nicho de mercado e uma plataforma pronta, além de atrair clientes e fornecedores.
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