Introdução
Amazon Marketplace. Um nome e uma empresa que dispensam apresentações. Hoje, esta empresa pode ser considerada o maior marketplace do mundo. Seu valor de mercado é de R$ 8,3 trilhões, mais do que o PIB do Brasil e da maioria dos países do globo. Mas o que fez uma empresa como essa ficar tão absurdamente grande?
Neste texto vamos falar sobre o case do maior marketplace do mundo. Como e porque a empresa cresceu, quais as fórmulas de sucesso aplicadas e como você também pode dar alguns destes mesmos passos para impulsionar o seu negócio digital. Venha conhecer a história da Amazon!
Quem é Jeff Bezos
É impossível falar de Amazon sem mencionar o seu fundador, acionista majoritário e ex-CEO, Jeff Bezos. Nascido no Novo México, EUA, o empresário se formou em informática e engenharia elétrica. No começo dos anos 1990 até a fundação da Amazon, Jeff trabalhou em diversas empresas de Wall Street, o maior centro financeiro do mundo, em Nova Iorque.
Sempre muito interessado por ciência e tecnologia, Bezos fundou a Amazon como uma loja virtual de livros e depois diversificou o seu portfólio de empresas. Em 2021, ele deixou o comando da Amazon para se dedicar a outros de seus projetos. Ele apontou Andy Jassy para assumir o comando da empresa.
Com seu principal negócio já consolidado, o empresário adquiriu o jornal The Washington Post e fundou a empresa aeroespacial Blue Origin. Com esta iniciativa, Bezos começou a pesquisar e desenvolver naves para explorar o espaço no futuro.
Bezos já foi o homem mais rico do mundo. Sua fortuna já chegou a alcançar 200 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes. Embora ele já tenha sido ultrapassado, sua fortuna ainda gira em torno dos 185 bilhões.
Como nasceu a Amazon Marketplace?
A Amazon, como a maioria das empresas, nasceu tímida. De sua experiência em outras empresas de Wall Street no meio dos anos 1990, Bezos percebeu que havia muitas oportunidades de negócio para o futuro no mercado da internet. Foi aí que ele decidiu criar uma loja virtual.
A empresa foi aberta em 1994 com o nome de Cadabra, e vendia livros. Em 1995, o nome mudou para Amazon e o e-commerce começou a vender diversos outros produtos. Jogos, filmes, CDs, eletrônicos e outros.
Foi em 2000 que a Amazon deu outro passo à frente e criou o Amazon Marketplace nos Estados Unidos. Isso permitiu que vendedores também utilizassem a estrutura da empresa para realizar suas vendas mediante o pagamento de uma comissão. Era um modelo totalmente pioneiro no mundo.
Deste momento em diante, o modelo foi muito bem aceito no mercado americano e exportado para centenas de outros países. Hoje a empresa tem mais de 30 subsidiárias e versões locais de seu site em pelo menos 20 outros países.
Dados da Amazon Marketplace
Um dos maiores diferenciais da Amazon é o fato de a empresa ser totalmente tech-based. A Amazon Marketplace não é apenas um grande negócio digital, mas também, uma imensa rede logística com desenvolvimento contínuo de tecnologia para otimizar os negócios feitos na plataforma.
Desta forma, a Amazon nos Estados Unidos é capaz de entregar as encomendas no mesmo dia em que foram pedidas, pelo menos nas cidades grandes. As entregas são feitas por drones e os produtos são distribuídos de maneira automatizada, agilizando todo o processo logístico.
Além disso, a Amazon foi uma das empresas pioneiras a praticar preços dinâmicos em muitos de seus produtos. Assim, a empresa potencializou os seus lucros e ao mesmo tempo ofereceu valores competitivos aos clientes na hora certa.
Outro diferencial da empresa é o seu modelo Amazon Prime. Disponibilizado em 2005 nos EUA e em 2018 no Brasil, o prime é um plano de fidelidade. Por R$ 10 mensais, os clientes têm frete grátis em milhares de produtos, além de ter acesso a serviços de conteúdo como música, filmes, séries e livros.
Nos bastidores, a Amazon trabalha para oferecer a melhor experiência possível aos vendedores do seu marketplace. Atuando com clareza, transparência, pontualidade nos pagamentos e uma plataforma user-friendly, a marca é apontada por vendedores como um dos melhores marketplaces para se vender.
Amazon Marketplace: transformação digital contínua
Como já mencionado aqui, a Amazon Marketplace sempre buscou estar um passo à frente da concorrência investindo em tecnologia. Isso ficou claro em diversos momentos desde que a empresa começou suas atividades.
A Amazon já nasceu digital. Como uma das empresas pioneiras nativas da internet, ela já se reinventou algumas vezes desde sua fundação há quase 30 anos. Uma dessas reinvenções foi a abertura do marketplace, mas esta não foi a única.
A empresa abriu uma subsidiária chamada Amazon Web Services (AWS), o braço B2B da companhia que presta serviços de internet para outras empresas. São serviços como hospedagem em nuvem, plataformas digitais e outras facilidades.
Além disso, a Amazon já desenvolveu diversos produtos internamente. Alguns deles você deve conhecer bem: o e-reader Kindle, o Amazon Fire TV Stick e toda a linha de alto-falantes inteligentes Alexa. Produtos que são vendidos no Amazon Marketplace e em centenas de outras lojas.
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Amazon Marketplace e a grande jogada do marketplace
A Amazon surfou em uma onda de crescimento dos negócios digitais que nasceram nos Estados Unidos no fim dos anos 1990. A empresa crescia a uma taxa razoável e os resultados eram otimistas. Mas a grande jogada que definiu o destino da companhia, sem dúvida, foi criar um Marketplace.
Foi esta estratégia, na época pioneira, que se mostrou totalmente escalável. A Amazon conseguiu expandir o seu negócio por todo o país e depois por todo o mundo, mas sem precisar estar nestes locais fisicamente. Os vendedores independentes traziam lucro com baixos custos e a gestão do negócio foi simplificada.
Quando se notou todo o potencial do Marketplace, a Amazon decidiu investir em sua infraestrutura, unindo o útil ao agradável. Ela usou o Marketplace para impulsionar seus negócios internos, mas também usou o investimento em tecnologia para turbinar o marketplace. Com isso, ela passou a oferecer uma experiência única nos dois modelos.
Marketplace: um modelo bom para todos os envolvidos
A história da Amazon Marketplace mostra que este modelo traz vantagens para quem compra, para quem vende e para quem opera um marketplace.
Para os compradores, as principais vantagens do marketplace são a grande variedade de produtos e serviços, o preço acessível, a facilidade de negociação e a possibilidade de encontrar diversos nichos de negócio.
Para quem é vendedor, a vantagem é o grande volume de clientes concentrados em um só site, as facilidades de gestão de pagamentos e de vendas, a padronização técnica para operar em um e-commerce e a clareza nas relações de negócio.
Já para quem quer abrir um marketplace, as vantagens são o baixo custo operacional, as grandes possibilidades de investimento, o momento extremamente favorável, a escalabilidade do negócio e a enorme variedade de setores em que se pode apostar. Assim, você pode ser único ou pioneiro, mesmo operando um modelo já consolidado.
Por que criar um marketplace?
Você pode vender em um marketplace ou criar o seu próprio negócio. Venha entender porque a segunda é a melhor opção.
- Mais independência gerencial: escolha seu nicho, pratique sua precificação e crie suas próprias estratégias de venda e crescimento;
- Escalabilidade: o faturamento se multiplica por 10. Os custos operacionais se multiplicam por 2.
- Mercado em expansão: ainda há muito espaço para investir em marketplaces. Em 2020, cerca de 78% de toda a receita do e-commerce veio deste modelo.
- Confiança crescente dos clientes: hoje mais pessoas procuram marketplaces para adquirir produtos e serviços. Diferentes grupos de clientes mais tradicionais também passaram a confiar nas empresas deste ramo, especialmente após a pandemia.
- Baixo custo com pessoal: o seu marketplace inicialmente pode ter apenas você como dono e funcionário e mesmo assim dar lucro!
- Facilidades tecnológicas: plataformas prontas para colocar o seu negócio no ar.
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Como criar o seu marketplace de sucesso
Definir o seu nicho de mercado
O primeiro passo é entender que tipos de produtos e serviços podem ser mais interessantes para o seu negócio. Nichos de mercado podem ser interessantes por muitos motivos: tendência de crescimento, alto volume de clientes, alto ticket médio, baixo volume de concorrência, entre outros.
Defina as personas do seu negócio
Já tem definida a sua persona? Ela é o cliente ideal fictício do seu negócio, um conceito que será utilizado nas suas campanhas de marketing, de comunicação e de vendas que aconteceram na empresa. Por isso, a definição precisa ser estrategicamente planejada.
Escolha o modelo de negócio mais rentável
Marketplaces podem ter diferentes formas de faturar. Você pode escolher o modelo de negócio por venda no atacado ou no varejo, venda de produto e/ou serviço ou até mesmo marketplace de aluguel. É muito importante definir a forma pela qual a sua empresa vai obter receita: cobrança de comissões, cobrança de mensalidades ou ainda um formato híbrido.
Escolha uma plataforma
Existe uma plataforma especializada na operação de Marketplaces. Ao utilizar uma plataforma como esta, você torna o seu trabalho ainda mais simplificado, pois não precisará contratar serviços de TI para desenvolver seu sistema – além disso, você economiza no orçamento. Estamos falando do Ideia no Ar!
Atraia compradores e vendedores
É preciso prospectar tanto compradores como vendedores para o marketplace. Coloque as ações de marketing em ação e teste a aceitação do seu marketplace com estes dois públicos. Avalie seus resultados e faça as mudanças necessárias.
Conclusão
A Amazon foi o primeiro marketplace do mundo e este pioneirismo deixou muitas lições para a empresa. O seu marketplace pode seguir alguns destes passos e se aproveitar do conhecimento de mercado já consolidado no setor. A sua trajetória pode ser extremamente promissora.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.