As Americanas hoje são um dos maiores marketplaces do Brasil. Um dos principais players do e-commerce no país, essa é uma empresa de grande história e com diversos cases de sucesso em todos os segmentos que têm operado. Provavelmente, você conhece a marca Americanas. Mas será que você conhece essa empresa a fundo?
Neste conteúdo, falaremos sobre a história, alguns dos principais acertos, as características e particularidades das Americanas. Essa história pode ajudá-lo a se inspirar com o seu próprio negócio. Por isso, convidamos você a nos acompanhar!
O que é o Americanas Marketplace?
A Americanas hoje opera no modelo de negócio de marketplace. Ou seja, uma plataforma que media os negócios entre compradores e vendedores. Hoje, a Americanas Marketplace conta com cerca de 90 mil vendedores ativos em todo o Brasil. A empresa tem uma base de clientes ativos mensais de cerca de 16 milhões de compradores e apenas de 2020 para 2021 o grupo cresceu mais de 200% em vendas.
Hoje, a empresa pertence ao grupo Americanas SA, uma das maiores corporações de e-commerce no Brasil, que também inclui as marcas Submarino e Shoptime.
Origem e história da Americanas
As Lojas Americanas tem uma história bastante antiga, embora nem todo mundo saiba disso. A marca nasceu como uma empresa de varejo tradicional, no final da década de 1920. Foi fundada pelo empresário austríaco Max Landesmann em parceria com os sócios estadunidenses John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, tendo como sua primeira sede a cidade de Niterói.
A empresa foi expandindo suas operações e crescendo para outros estados, tornando-se uma grande rede de varejo a nível nacional. Hoje a empresa tem mais de 1.700 lojas e cerca de 19 mil funcionários em todo o Brasil. No início dos anos 2000, as Lojas Americanas abriram um site para e-commerce próprio e, no início da década de 2010, começou a operar no modelo de marketplace.
Com a junção ao Shoptime e ao Submarino em 2005, as Americanas passaram a integrar o grupo B2W, do qual ela representa a maior empresa. Contudo, agora as três corporações passaram a compartilhar estrutura, logística, estoques e colaboradores.
Americanas e a inovação
Uma das marcas da Americanas sempre foi a inovação em seus processos e em seus modelos de negócios. Dentre os grandes players de seu segmento, a Americanas foi uma das primeiras a investir no modelo de e-commerce. Posteriormente, foi uma das primeiras a criar modelos híbridos entre o marketplace e as lojas físicas, com primeiras tentativas de um comércio omnichannel.
A Americanas também foi uma das primeiras corporações do e-commerce (nativas do varejo tradicional) a apostar no modelo marketplace, introduzindo também políticas de fidelidade e cashback pouco comuns no segmento.
Como funciona o Marketplace Americanas?
As Americanas operam em um formato bastante convencional de marketplace de produtos. A plataforma permite que vendedores se associem à empresa e vendam suas próprias mercadorias. Os vendedores, portanto, pagam comissões e taxas às Americanas, mas seus produtos ficam muito mais em evidência para uma rede com mais de 49 milhões de clientes ao ano.
A logística das Americanas é integrada. Quando o vendedor realiza uma venda, ele segue padrões da plataforma para realizar a embalagem e despachar o produto. Dessa forma, é possível que o cliente compre uma mercadoria de você e faça a retirada do produto em uma loja física. São comodidades para o cliente, mas que facilitam a sua venda.
Como vender no Americanas Marketplace?
Vender na Americanas Marketplace é um processo bastante simples, embora existam algumas exigências. Mas o passo a passo é bastante simples.
- Primeiro, é preciso preencher alguns formulários com dados pessoais e dados do negócio (é preciso ter CNPJ);
- Depois, o vendedor já pode configurar sua loja diretamente pela plataforma da Americanas para vendedores;
- Por fim, é só vender, acompanhar as vendas e realizar as ações de envio e renovação de estoque.
A loja realiza pagamentos quinzenais aos vendedores. O pagamento é feito integralmente aos vendedores, mesmo que os clientes tenham parcelado a compra na plataforma.
Vale a pena vender no Marketplace Americanas?
As Americanas são uma plataforma bastante popular entre os clientes, com preços competitivos. Como a empresa também presta diversos apoios ao vendedor, como suporte logístico, prestação de créditos e outros auxílios, ela pode ser uma boa escolha para quem quer vender com pouca preocupação gerencial.
Além disso, ao entrar para o Marketplace Americanas, seus produtos também serão automaticamente anunciados no Submarino e no Shoptime. A exposição é bastante favorável.
Quanto custa vender na Americanas e quais são as taxas?
No que diz respeito a custos, a plataforma não exige nenhum investimento inicial – uma prática que acontece em alguns marketplaces. Entretanto, o vendedor paga comissões em porcentagens fixas por venda. As porcentagens variam de acordo com o departamento no qual o produto está categorizado. As comissões giram em média em torno de 16%. Pode-se também ser cobrada uma taxa fixa de R$ 5 por venda.
O que é melhor: vender na Americanas ou criar seu próprio marketplace?
A Americanas Marketplace é uma boa opção para quem deseja vender no universo dos marketplaces. Mas será que não vale a pena abrir a sua própria plataforma? Na verdade, isso irá depender de suas pretensões e objetivos enquanto empreendedor. Veja alguns fatores gerais:
Vender em marketplaces é uma experiência com poucos custos e desafios iniciais. Basta comprar estoque e começar a operar. Entretanto, o seu lucro é automaticamente limitado pelas taxas e comissões cobradas pelo marketplace. Isso inibe o seu crescimento e te mantém submetido às exigências da plataforma.
Quando você abre o seu marketplace, você está no comando estratégico da plataforma. Com isso, as suas decisões podem levar a um crescimento muito mais escalável, à medida que seu lucro cresce sem que a estrutura de despesas aumente na mesma proporção. Apesar de ter despesas iniciais com TI e outros custos, a sua empresa concentra muito mais o lucro do que se você for o vendedor (além de não precisar comprar estoque).
Dica de como criar o seu próprio negócio digital, neste e-book!
Como criar seu próprio marketplace
Se você decidir criar a sua própria plataforma de marketplace, seguem abaixo algumas dicas de como colocar o seu projeto em prática e começar a faturar de maneira totalmente independente de outras plataformas.
Faça uma pesquisa de mercado
Um primeiro passo, de fundamental importância, é entender o seu mercado. Isso é: quem são os possíveis clientes, os principais concorrentes, quais produtos e serviços são os mais procurados por segmentos de público, entre outros. Lembre-se que mais da metade das empresas no Brasil fecham as portas antes de dois anos de operação e muito disso se deve à falta de planejamento.
Defina um nicho específico
Uma dica que damos aqui, mas que parece contraditória é: defina um nicho específico de mercado para atacar. As Americanas, como mencionada aqui, é um marketplace genérico. O cliente encontra tudo lá. Contudo, se você também abrir um marketplace genérico, a Americanas será sua concorrente direta. Será muito difícil bater suas condições com um negócio inicial.
Ao fazer sua pesquisa de mercado e definir um nicho de mercado mais específico, a sua empresa pode atingir públicos ainda pouco explorados, mas com grande potencial de faturamento. Lembre-se disso!
Defina as personas
A persona é o seu cliente ideal fictício. Personas são utilizadas para servir de norte e alvo para as campanhas de publicidade e esforços comerciais. A definição da persona envolve características como:
- Idade;
- Gênero;
- Classe socioeconômica;
- Grau de escolaridade;
- Objetivos de vida;
- Profissão;
- Hábitos de compra e consumo de mídia;
- Entre outros.
Ao abrir um marketplace, além de uma persona para comprador, também será necessário ter uma para vendedores, haja vista que seu negócio precisa atrair bons sellers.
Monte o modelo de negócios
A definição do modelo de negócios – e dos modelos de receita – também é de fundamental importância para criar o seu marketplace.
Como modelos de negócios temos, principalmente:
B2C: de vendedores empresa para consumidores finais
B2B: de empresas para empresas
C2C: negócios entre consumidores mediados pela plataforma.
Quanto aos modelos de negócio, pode-se cobrar pelas seguintes maneiras:
Comissão por venda: prática mais comum. O vendedor paga uma comissão a cada venda realizada;
Por anúncio: o vendedor paga para ter seu anúncio veiculado na plataforma;
Por agendamento: modelo comum em marketing de serviços, a plataforma recebe sempre que um prestador agendar um serviço com um cliente.
Crie as estratégias de marketing
As estratégias de marketing, especialmente para um empreendimento em fase inicial, são fundamentais para fazer a marca conhecida, trazer credibilidade, fidelizar clientes, atrair vendedores e converter leads. Reserve um orçamento considerável para isso e utilize de maneira estratégica.
Dica: saiba como criar suas estratégias de marketing, neste e-book!
Contrate uma plataforma de marketplace
Outra escolha de fundamental importância para o sucesso do seu marketplace. Contrate uma plataforma que jogue a favor do seu negócio e que não custe uma fortuna para implementar e manter. Recomendamos que você utilize uma plataforma especializada no modelo de marketplaces, mas que já está pronta e pode ser totalmente customizada às suas necessidades, como a Ideia no Ar.
Avalie e ajuste
Monitore constantemente os indicadores e dados que a sua plataforma gera durante a operação. Entenda as necessidades e dificuldades de seus clientes e seus vendedores. Realize avaliações periódicas de resultados para compreender gargalos e oportunidades de aprimoramento.
Após discutir com sua equipe de gestão, realize os ajustes necessários para que a operação do seu marketplace seja muito mais assertiva.
Conclusão
As Lojas Americanas são um case de sucesso. Tanto no varejo e no e-commerce, como no marketplace. Conhecer a história, os erros e os acertos de empresas como essas podem trazer insights e inspirações muito úteis à gestão e ao planejamento estratégico do negócio que você está iniciando. Lembre-se sempre de estudar e conhecer o seu mercado!
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