Introdução
Muitos empreendedores(as) tomam decisões baseadas no achismo. Porém, existem ferramentas de gestão que ajudam a desenvolver um planejamento estratégico consistente e a tomar decisões mais assertivas. Uma dessas ferramentas é a análise SWOT.
Neste artigo, vamos te mostrar o que é análise SWOT, quais são os elementos que a compõem e como aplicar essa estratégia no seu marketplace.
O que é análise SWOT
A análise SWOT, também conhecida como matriz FOFA, é uma ferramenta de gestão e planejamento estratégico bastante útil. Ela foi criada nos anos 1960 por Albert S. Humphrey, consultor de empresas e pesquisador de Stanford.
A análise SWOT permite que quem empreende avalie a situação da sua empresa de maneira completa. Assim, é possível tomar decisões mais assertivas e diminuir riscos. Com a ferramenta, os(as) empreendedores(as) conseguem sintetizar informações sobre o negócio de forma simples e ágil.
O termo SWOT é o acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Quando traduzida para o português, a sigla significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças ou FOFA.
Quais elementos compõem a análise SWOT?
Conforme falamos acima, a análise SWOT é composta de quatro elementos. Vamos conhecer melhor cada um deles abaixo:
S (strengths ou forças)
As forças da empresa dizem respeito aos seus aspectos positivos internos. Isto é, quais são os seus diferenciais e vantagens em comparação com a concorrência.
Por exemplo, se você está há muitos anos no mercado, a experiência é uma força. Ou, se os seus produtos ou serviços tem uma ótima qualidade, isso também deve ser considerado.
Além de refletir sobre os pontos positivos do seu produto, pense nas forças da sua equipe ou dos processos internos.
Para te ajudar nesta etapa, você pode tentar responder a perguntas como: qual é o maior diferencial do meu negócio? Qual é a maior qualidade reconhecida pelos clientes? O que nós oferecemos de melhor na empresa? Qual é o nosso melhor processo?
W (weaknesses ou fraquezas)
O segundo elemento da análise SWOT são as fraquezas. Aqui, ainda tratamos de aspectos internos da sua empresa. Porém, agora é preciso pensar nos pontos negativos do negócio.
Por exemplo, o custo elevado com algum fornecedor ou a falta de organização dos processos são casos de fraquezas possíveis.
Para descobrir as características negativas da sua empresa, você pode se fazer perguntas como: A minha equipe é qualificada? Os produtos são de qualidade? Os processos estão bem delimitados? O que precisa melhorar no empreendimento?
O (opportunities ou oportunidades)
As oportunidades são referentes a aspectos externos do seu negócio. Ou seja, é a hora de pensar sobre o cenário do mercado em que o seu negócio se insere.
Identifique quais são os acontecimentos que influenciam positivamente a sua empresa. É muito importante se atentar a isso a fim de aproveitar e se preparar para determinadas oportunidades.
Nesse caso, você pode se perguntar: Há fatores econômicos que podem beneficiar o meu empreendimento? Existem mudanças no mercado que podem favorecer os meus clientes? Estão sendo feitos eventos que podem alavancar os negócios?
T (threats ou ameaças)
O último elemento da análise SWOT são as ameaças. Aqui, é preciso pensar nas situações externas que são desfavoráveis ao seu negócio. Algumas ameaças podem ser evitadas ou minimizadas, por meio de um bom gerenciamento de crise, por exemplo.
Mudanças nas leis e nos impostos, situações inesperadas como uma pandemia ou uma crise econômica podem ser casos de ameaças para empresas.
Para te ajudar a identificar esse tipo de situação, você pode utilizar perguntas como: Quais são as situações externas desfavoráveis ao meu negócio? Houve alguma mudança nas leis ou nas taxas relacionadas à minha empresa?
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Vantagens da análise SWOT
Agora que você já conhece quais são os elementos da análise SWOT, vamos te mostrar porque essa estratégia é tão vantajosa para a sua empresa.
Melhora a tomada de decisão
O maior benefício da análise SWOT é a segurança que ela proporciona para a tomada de decisão. Afinal, essa ferramenta permite realizar um diagnóstico da sua empresa, e conhecer melhor quais os seus pontos positivos e negativos.
Conhecendo bem as características do negócio e o cenário do mercado ao seu redor, fica mais fácil de realizar as decisões mais adequadas e que vão gerar os melhores resultados.
É útil para qualquer negócio
Outra vantagem da análise SWOT é a sua facilidade de aplicação. A ferramenta é bastante simples, e você pode baixar um modelo e preenchê-lo a mão ou no computador.
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Então, o processo é basicamente o mesmo, seja em um pequeno negócio ou em uma grande corporação. Mas, apesar de simples, a matriz FOFA pode gerar ótimos insights de melhoria e servir como a base para o seu planejamento estratégico.
Facilita a priorização das ações
A análise SWOT também ajuda muito o(a) empreendedor(a) a enxergar quais são as questões mais urgentes e relevantes do negócio.
Com isso, é possível fazer uma boa priorização e gestão de tempo, e até mesmo montar o plano de ação para as áreas da sua empresa.
Como aplicar a análise SWOT a um marketplace?
A realização da análise SWOT é um processo relativamente simples. Mas, além de preencher a sua matriz com as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, também é preciso seguir alguns outros passos e aplicar novas estratégias. Vamos lá?
Faça um brainstorming
O primeiro passo para o preenchimento da matriz é realizar um brainstorming com a sua equipe. Afinal, é importante ter a opinião de diversos colaboradores. Isso porque cada profissional pode ter ideias específicas sobre a situação do negócio.
Por isso, faça uma reunião de brainstorming. Ou seja, crie um momento onde todas as pessoas da organização se sintam livres para falar a sua opinião. Depois, você pode filtrar aquilo que faz sentido e inserir na matriz SWOT.
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Identifique as forças e fraquezas internas
Após a reunião com a equipe, é preciso sistematizar e anotar os principais aspectos internos do seu empreendimento: as forças e as fraquezas. Reflita atentamente sobre esses dois elementos e, então, anote de maneira clara na sua matriz FOFA.
Avalie as oportunidades e ameaças do mercado
Depois de identificar quais são as forças e as fraquezas, é preciso entender o cenário externo. Isto é, as oportunidades e as ameaças relacionadas ao seu negócio ou nicho de mercado.
Defina a estratégia
Por fim, o conteúdo da análise SWOT não pode simplesmente ficar anotado e esquecido na gaveta. É preciso utilizar a estratégia para desenvolver um planejamento estratégico consistente e um plano de ação viável.
Portanto, pense em soluções para as fraquezas e ameaças da sua empresa. Também tente usar estratégias que potencializem as oportunidades e as forças. Já no plano de ação, você deve definir atitudes e projetos concretos que irá realizar para alcançar os objetivos definidos.
Conclusão
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão extremamente útil para fazer um diagnóstico completo de um empreendimento. Essa avaliação é muito importante para o(a) empreendedor(a) entender quais são as qualidades da empresa e o que ainda precisa melhorar.
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