Fraudes são responsáveis por bilhões de dólares em prejuízo todos os anos para empresas privadas, pessoas e administração pública. Nesse sentido, diversas medidas antifraude são tomadas por organizações para extinguir ou, pelo menos, mitigar os efeitos das fraudes para os cofres.
Neste texto, vamos falar de medidas antifraude. Também vamos falar sobre os diferentes tipos de fraude que as empresas sofrem todos os dias e de que maneiras elas podem ser evitadas. Veja conosco:
Sumário
1- O que é o sistema antifraude?
2- Quais os tipos de fraude?
3- Qual a importância do sistema antifraude?
4- Como funciona um sistema antifraude?
5- Quais são os tipos de sistema antifraude?
6- Exemplos de soluções antifraude
7- Como implementar um antifraude no seu marketplace?
8- Como escolher a melhor solução de antifraude?
9- Conclusão
O que é o sistema antifraude?
Ações antifraude são medidas tomadas para prevenir ou detectar atividades fraudulentas, como fraudes financeiras, roubo de identidade, roubo de dados, estelionatos e diversas outras formas de fraude. Isso pode incluir muitas medidas, como verificação de antecedentes, protocolos de segurança, monitoramento de transações financeiras e outras.
Medidas antifraude precisam ser tomadas pelas organizações de maneira recorrente. Isso porque quando uma fraude é combatida em um determinado setor, outras ações fraudulentas já podem estar ocorrendo já na sequência.
Quais os tipos de fraude?
No cenário do e-commerce ou do marketplace, existem principalmente três tipos de fraudes mais comuns que precisam ser combatidas:
Fraude amigável
Fraude amigável, também conhecida como “fraude de estorno”, ocorre quando um cliente faz uma compra online e, logo depois, entra em contato com a empresa do cartão para contestar a compra, alegando que não foi autorizada, mesmo que ela tenha sido feita pelo próprio dono do cartão.
É chamada de “amigável” porque o autor não é um invasor externo ou um bandido, propriamente dito, mas alguém familiar à loja ou ao marketplace, um cliente como qualquer outro. Esse tipo de fraude é feita em grande volume e pode ser um problema significativo para as empresas de vendas digitais, uma vez que elas podem causar grande prejuízo de receita em estorno e suas respectivas taxas.
Fraude deliberada
Uma fraude deliberada é um golpe intencional feito para ganho pessoal ou para causar prejuízos a uma empresa ou uma pessoa. Essa ação pode ser feita de diversas maneiras, como peculato, phishing, falsidade ideológica e outros. Uma fraude é considerada deliberada quando o autor sabe que suas ações enganam ou prejudicam terceiros.
Phishing
O phishing, que mencionamos no item anterior, é um tipo de fraude online em que um golpista tenta induzir clientes a fornecer informações pessoais confidenciais, como senhas ou números de cartão de crédito, disfarçando-se como alguém de confiança em um e-mail, SMS, nas redes sociais ou em algum site.
No phishing, o golpista solicita que a vítima clique em um link ou forneça informações que a direciona para um site que parece verdadeiro, mas na verdade é controlado pelo ladrão. O objetivo do golpista é roubar informações pessoais para usá-las para seu ganho próprio.
Autofraude
A autofraude acontece quando alguém se “frauda” intencionalmente para justificar seu próprio comportamento. Algumas formas de fazer isso podem justificar um comportamento antiético ou ilegal ou afirmar que o fraudador tem direito a algo que sabe que não tem direito. Pode ser uma forma de evitar a responsabilidade pelas próprias ações ou evitar culpabilidade.
Qual a importância do sistema antifraude?
Um ou mais sistemas antifraude podem ajudar as empresas a se proteger de uma série de ações fraudulentas que podem causar milhões de prejuízos anualmente. Veja porque um sistema antifraude é importante para o seu marketplace ou e-commerce:
Diminuir a taxa de chargeback
O chargeback acontece quando o marketplace ou o gateway de pagamento precisa estornar o dinheiro de volta para o cliente. Muitas ações fraudulentas, mesmo antes de chegarem ao caixa da sua empresa, já resultam em chargeback. Um sistema antifraude pode reduzir o efeito dessas ações.
Trazer maior segurança na transação
Fraudes podem acabar com a confiança do cliente em uma organização. Um sistema antifraude pode ajudar a construir e manter essa credibilidade, demonstrando que a organização está tomando medidas para proteger as informações do cliente e evitar atividades fraudulentas, trazendo segurança para as transações e solidez ao negócio.
Reduz os prejuízos das lojas
As fraudes podem resultar em perdas financeiras significativas para a sua loja ou e-commerce. Um sistema antifraude pode ajudar a detectar e evitar essas perdas, identificando e interrompendo as ações fraudulentas antes que elas ocorram.
Como funciona um sistema antifraude?
Um sistema antifraude usa uma série de técnicas para detectar e prevenir atividades fraudulentas. Essas medidas podem incluir análise de dados de transação em busca de padrões incomuns, o uso de algoritmos de machine learning para identificar transações de alto risco, a implementação de regras de detecção e o monitoramento do comportamento de clientes, entre outras ações.
Além disso, os sistemas antifraude também podem incorporar outras formas de segurança, como criptografia e outras tecnologias para proteção contra acessos estranhos a informações confidenciais.
Um sistema antifraude sempre pode ter ação tanto preventiva, como reparatória, Ou seja, tanto para adiantar fraudes ainda não realizadas, como para eliminar ou reduzir os efeitos de fraudes que já aconteceram.
Quais são os tipos de sistema antifraude?
Algumas tecnologias e diferentes sistemas podem ser utilizados de forma isolada ou combinada para prevenir e corrigir ações de fraudes. Veja algumas das mais utilizadas no universo digital:
Geolocalização
Ao acessar um site ou um app, é cada vez mais comum que o sistema peça a você a autorização para verificar a sua localização em tempo real. Isso, muitas vezes, tem fins comerciais, ou seja, oferecer ofertas adaptadas ao local onde você se encontra. Mas isso também pode ser utilizado para combater fraudes e evitar que o cliente minta sobre sua própria localização.
Verificação do endereço
Essa é uma forma simples, mas relativamente eficaz de se evitar muitos golpes: o cliente vai fazer login em uma conta ou fechar uma compra? O sistema pergunta para ele qual endereço está registrado na conta. Se o endereço não bater, a ação não é permitida. Isso é utilizado não só com endereço, mas com diversos outros dados pessoais.
Registros em bancos de dados
Quase toda ação que uma pessoa realiza na internet deixa uma marca, algum tipo de registro em um banco de dados. Muitas empresas cruzam esses registros para assegurar a legitimidade e a integridade das operações. Isso acontece com a tecnologia blockchain na transação dos diversos ativos negociados por esta tecnologia.
Definição de grau de risco do produto
Alguns produtos e serviços são mais propensos a serem objeto de fraude do que outros. Muitas empresas têm atribuído graus de risco dos produtos para tornar seu monitoramento antifraude mais eficiente e baseado em probabilidades de prejuízo.
Solicitação do código de segurança
Essa é outra medida também já muito antiga, mas que funciona bem para atribuir segurança às compras: solicitação de códigos de segurança quando o cliente loga em um novo dispositivo. Ou, ainda, do código de segurança do cartão quando ele vai realizar uma nova compra.
Exemplos de soluções antifraude
Veja alguns exemplos de soluções antifraude que são muito utilizadas no mercado que também podem ajudar a sua empresa a ter melhores resultados e não sofrer prejuízos:
Clearsale
A Clearsale fornece serviços de prevenção de fraudes e proteção contra chargebacks para e-commerces e marketplaces.
Suas soluções usam uma combinação de IA, machine learning e uma equipe de especialistas humanos para analisar transações online em tempo real e identificar transações de alto risco ou que podem ser fraudulentas. A plataforma também usa biometria e análise comportamental para detectar e sinalizar padrões incomuns nas compras do usuário.
Meios de pagamento com antifraude
Meios de pagamento têm tido esforços cada vez maiores para prevenir e reduzir a incidência de fraudes. Alguns gateways, como o paypal e o pagar.me, fazem verificações de segurança com os clientes e com a empresa que emite a compra para garantir que o negócio é real. Também existem melhorias nos sistemas de disputa para evitar a incidência de compras não legítimas e fraudes amigáveis.
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Konduto
Assim como a Clearsale, a Konduto também oferece soluções antifraude para e-commerces e marketplaces. A plataforma usa dados de várias fontes, como mídias sociais, para criar um perfil completo dos clientes e identificar padrões que possam indicar compra ou atividade fraudulenta.
O serviço também inclui um sistema de score que atribui uma pontuação de risco a cada transação de acordo com o cliente e o produto, permitindo que as empresas definam seu próprio limite para aceitar ou rejeitar as transações. A Konduto também oferece um serviço de garantia de chargeback, que cobre as empresas por devoluções ocorridas em decorrência de fraudes não detectadas pela plataforma.
Como implementar um antifraude no seu marketplace?
Se você pretende – e deve – implementar um sistema antifraude em seu marketplace, é importante tomar alguns passos de segurança no processo de iniciação do serviço. Veja:
- Identifique os tipos de fraude mais comuns no seu marketplace:esse diagnóstico ajudará a determinar quais tipos de medidas antifraude serão mais eficazes para a sua plataforma.
- Determine regras de detecção de fraude: algoritmos e padrões predefinidos podem sinalizar transações potencialmente fraudulentas. Machine learning e IA são úteis para identificar padrões que possam indicar atividade fraudulenta.
- Monitore o comportamento dos clientes: acessos de dispositivos e locais diferentes, padrões de uso do mouse, produtos fora do comum para o histórico do cliente. Fique atento ao comportamento dos seus compradores.
- Monitore a rede: fique de olho no tráfego de rede e procure ações suspeitas de serem fraudes, como tentativas repetidas de login, uso de servidores proxy ou VPNs.
- Contrate, monitore e atualize seu sistema antifraude: as técnicas e ações de fraude mudam com o tempo porque os fraudadores aprendem a burlar novos sistemas. Por isso, é muito importante monitorar e atualizar continuamente seu sistema antifraude para se adaptar a novos tipos de crimes.
- Comunique-se com os seus clientes e sellers: fale com os stakeholders do seu marketplace sobre suas políticas e procedimentos antifraude, para que eles possam entender como você os está protegendo e seus dados e negócios.
Como escolher a melhor solução de antifraude
Agora que você está convencido sobre a relevância e a necessidade de um sistema antifraude, você poderá escolher uma boa opção de provedor para os seus sistemas. Veja:
Integrações
Além do sistema antifraude, seu negócio provavelmente também utiliza diversos outros sistemas: plataforma de vendas, ERP, CRM, WMS e outros. É fundamental que o sistema antifraude faça uma integração seamless com o sistema, preferencialmente via API.
Flexibilidade
Diferentes empresas têm diferentes necessidades e a sua também. Por isso, veja dentre as opções possíveis as opções de flexibilidade e customização disponíveis para atender ao seu negócio conforme o orçamento e os desafios presentes na sua operação.
Reputação da empresa
Como em qualquer área do mundo corporativo, a reputação tem um grande peso em uma escolha. As marcas que citamos aqui são duas empresas com boa reputação sobre serviços antifraude. Naturalmente, a reputação também tem um custo. Por isso, avalie caso a caso.
Verificar as necessidades do negócio
A solução antifraude do seu negócio precisa corresponder às suas características e necessidades. Não pode ser menor ou maior em volume e soluções oferecidas, sob o risco de não ser eficaz e não proteger a sua operação. Leve isso em conta analisando as opções disponíveis.
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Conclusão
Um sistema antifraude pode ser um grande aliado para que a sua empresa tenha bons resultados, reduza ou até mesmo elimine os prejuízos causados por pessoas mal intencionadas, que podem ser tanto compradores, como vendedores. Monitore e observe a rotina do seu negócio para implementar não só soluções, mas como melhorias contínuas de processos nas suas ações antifraude.
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