Smartphones, tablets e dispositivos móveis fazem parte da realidade e do cotidiano da maioria das pessoas. Muitas delas utilizam estes aparelhos para fazer compras em um aplicativo marketplace. São várias opções e os aplicativos são uma possibilidade de fazer uma compra com praticidade, segurança e rapidez.
Mas os aplicativos não são a única maneira de levar o seu marketplace para dentro dos dispositivos móveis do cliente. Neste material vamos falar sobre aplicativo marketplace e opções similares que também podem ser de grande valia para que você venda melhor. Convidamos você a nos acompanhar!
O que é um aplicativo Marketplace
Um aplicativo marketplace é um app feito para os sistemas operacionais Android e iOS. Eles são disponibilizados nas respectivas lojas de aplicativos dos sistemas e por meio desses apps os clientes podem fazer compras, acessar o suporte, contratar serviços, gerenciar seus pedidos, entre outras ações. Basicamente, pode fazer tudo o que faria utilizando o site do marketplace. Em alguns casos, as empresas até dão descontos especiais para quem compra com o app.
Todo marketplace é um aplicativo?
Não! Alguns marketplaces são nativos para uso em aplicativo. É o caso do iFood, Uber, 99 e outros similares. Eles até oferecem uma interface para que o usuário utilize alguns recursos em navegadores de computador. Mas eles foram designados especificamente para uso em apps de smartphones e tablets.
É diferente, por exemplo, de marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu e outros marketplaces de venda de produtos. Nesse caso, todas estas marcas possuem uma interface nativa para computadores e um app nativo para dispositivos móveis. São recursos totalmente diferentes.
Se o usuário não quiser baixar o aplicativo em seu dispositivo, ele também tem a opção de abrir o site do marketplace em seu navegador portátil e usar a versão web app do marketplace. É como se fosse um aplicativo, mas que roda nativo no navegador.
Diferença entre marketplace e e-commerce
Caso você ainda não entenda a diferença entre e-commerce e marketplace, na verdade é bastante simples. Um e-commerce é como se fosse uma loja virtual. Uma loja que vende diretamente para um determinado número de clientes. Um marketplace é como se fosse um shopping virtual: são várias lojas que atendem o mercado consumidor em um único ambiente digital.
Mercado de marketplaces no Brasil e no mundo
O mercado de marketplaces passa por um contexto de bastante crescimento e aquecimento, tanto no Brasil, como no exterior. Parte disso se deve à pandemia, que fez com que as pessoas migrassem das compras presenciais para compras pela internet. Mas esse não é o único fator: esse mercado já vinha em altas taxas de crescimento há, pelo menos, 10 anos.
Hoje, os marketplaces são responsáveis por aproximadamente 80% de toda a receita gerada pela venda pela internet no Brasil. Segundo levantamento da consultoria Neotrust, a receita do marketplace foi de aproximadamente R$ 128 bilhões em 2021. A nível de mundo, os números também são impressionantes. Para se ter uma ideia, a Amazon, que é o maior marketplace do planeta, tem valor de mercado de R$ 8,3 trilhões.
Vantagens de um aplicativo marketplace
Ter um aplicativo marketplace tem diversas vantagens que a sua empresa pode explorar de forma bastante estratégica. Veja alguns benefícios que o seu marketplace tem ao manter um aplicativo para os clientes:
- Sua marca sempre às mãos do cliente: ter o app no dispositivo do cliente é como se ele tivesse acesso ao seu marketplace em qualquer tempo. Mais chances de compra;
- Notificações: o seu aplicativo pode gerar notificações no dispositivo do cliente que o incentivam a fazer negócio. Estratégia pode gerar ótimos resultados;
- Auxilia em uma estratégia multicanal: a maioria dos marketplaces mais bem sucedidos atua em diferentes canais de venda para proporcionar uma experiência mais assertiva ao cliente;
- Mais agilidade no contato: por meio de um aplicativo de marketplace a sua empresa pode ter um contato muito mais efetivo com o cliente. Seja para solucionar dúvidas ou para prestar assistência;
- Praticidade para vendedores: não são apenas os clientes que ganham com o aplicativo marketplace. Vendedores também têm muito mais facilidade para fazer a gestão de seus negócios com o seu app.
Tipos de aplicativo marketplace
Veja os diferentes tipos de marketplace aos quais o seu aplicativo podem servir muito bem:
Marketplace de produtos
Marketplaces de produtos são ótimos modelos para ter um aplicativo. Aqui, seu cliente compra produtos e os apps já permitem a integração com gateways de pagamento. Dessa forma, o cliente pode fazer até mesmo o checkout das compras diretamente pelo dispositivo móvel.
Nesse caso, os vendedores que oferecem produtos em seu marketplace pagam uma comissão e, se for estratégico para seu marketplace, taxas fixas. Em geral, a maioria dos marketplaces de produtos cobram entre 5% a 20% de comissão sobre o valor do produto.
Marketplace de serviços
Marketplaces de serviços, como mencionamos, podem ter grandes vantagens em utilizar aplicativos. Pense em um aplicativo de transporte, por exemplo. É fundamental que ele use um app. Afinal, o sistema precisa registrar em tempo real a localização tanto de motoristas como passageiros.
Esse é apenas um modelo possível de negócio. As possibilidades de oferta de serviços são ilimitadas. O modelo de cobrança mais recorrente nesse tipo de negócio também é a comissão. Mas também pode-se cobrar por cada anúncio feito ou por venda de oportunidades.
Marketplace de agendamento
Marketplaces de agendamentos também funcionam muito bem com aplicativos, uma vez que é a forma mais prática de realizar agendamentos de serviços ou procedimentos. Na verdade, marketplaces de agendamento também são um tipo de marketplace de serviços: prestadores de serviço disponibilizam sua agenda para que os clientes reservem seus horários.
Pode-se cobrar do prestador de serviço uma comissão por agendamento, uma taxa por anúncio ou até mesmo os dois!
Exemplos de marketplace
Veja alguns dos marketplaces mais bem sucedidos do Brasil e do mundo. Temos certeza que você já conhece estas empresas! Mas nem todo mundo desconfia que elas sejam todas marketplaces!
Amazon
Essa grande corporação dispensa apresentações. Estamos falando do maior marketplace do mundo! Contudo, a Amazon não nasceu como marketplace, mas sim como um e-commerce de livros e artigos eletrônicos no fim dos anos 90. Hoje, a Amazon possui um aplicativo para o seu marketplace com milhões de produtos! A empresa também tem o aplicativo Kindle, para vender e-books.
Mercado Livre
O Mercado Livre é o maior marketplace do Brasil. Diferentemente da Amazon, ele já nasceu marketplace, com um caráter C2C. Desde meados de 2010, a empresa tem um app que hoje é responsável por grande parte das negociações realizadas na plataforma.
Americanas
A Americanas também é um marketplace de produtos de grande volume no Brasil. Parte do grupo B2W, a Americanas tem uma abordagem bastante interessante para seu aplicativo: ofertas especiais e descontos para quem usa o app. Além disso, o app pode ser usado para gerir o programa de fidelidade da marca, chamado AME.
Magalu
A Magazine Luiza também dispensa apresentações. A rede varejista entrou com tudo no mercado dos marketplaces e também possui um aplicativo bastante sofisticado para seus clientes. Um aspecto bem interessante do app Magalu é que por meio das compras feitas nele o cliente tem direito a cashback.
Airbnb
O Airbnb, por sua vez, é um marketplace de serviços. Você encontra as mesmas funcionalidades tanto na versão web, como no app. No entanto, o app é mais fácil de usar e pode oferecer mais praticidade quando se deseja alugar uma hospedagem com rapidez. Esse é o maior marketplace de hospedagens do mundo!
IFood
O iFood é um marketplace de serviços cuja versão nativa está nos apps. É utilizada tanto por clientes, bem como por restaurantes e também entregadores. Hoje, o iFood é a maior empresa de delivery de alimentos do país e seu principal concorrente, Uber Eats, encerrou suas operações no Brasil.
Uber
A Uber, como mencionamos, também é uma empresa de marketplace de serviços prestados pelo app. Quem utiliza o Uber pelo PC pode acessar detalhes de sua conta e até mesmo consegue solicitar uma viagem, mas a experiência é prejudicada pela falta de mobilidade ao se utilizar um computador.
Como criar um aplicativo marketplace
Veja algumas dicas sobre como você pode abrir o seu próprio marketplace!
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Escolha um nicho de mercado
Definir um nicho de mercado é uma boa escolha para aumentar as suas chances de faturar. Pode parecer contraditório, mas segmentar o seu público reduz o volume da sua concorrência e também permite que você faça campanhas de marketing e vendas mais direcionadas a um público com real potencial de compra.
Defina as personas
Definir as personas também é fundamental no processo de elaborar campanhas comerciais. A persona é o seu cliente ideal fictício, ou seja, a pessoa com o maior potencial de comprar mais, com mais frequência e em um maior período de tempo. A definição da persona exige detalhes como idade, sexo, profissão, renda, hábitos de consumo, predileções culturais, anseios e ambições, consumo de mídia e etc.
Construa o modelo de negócios
Como você viu anteriormente, é possível no mundo do marketplace optar por diversos modelos de negócio. Além dos modelos de faturamento, que já mencionamos, você também pode segmentar seu marketplace a partir de quem compra e quem vende:
- B2C: empresas para consumidores;
- B2B: empresas para empresas;
- C2C: consumidores para consumidores.
Contrate uma plataforma pronta
Quando se trata de detalhes técnicos e tecnologias, também há bastantes opções. Mas sem dúvida a mais rentável para você é optar por uma plataforma pronta especializada na operação de marketplaces, como o Ideia no Ar.
Outra vantagem da Ideia no Ar é que, ao contratá-la, você também já oferece aos seus clientes um webapp, ou seja, um aplicativo aberto diretamente pelo navegador.
Atraia vendedores e compradores
Quem opera um marketplace não pode prospectar apenas compradores, mas também precisa se preocupar com a qualidade dos vendedores que oferecem produtos e serviços na plataforma.
Por isso, além de campanhas de venda, desenhe um processo efetivo para avaliar, selecionar e ativar vendedores que tenham qualidade, pontualidade, precisão e lucratividade nos serviços.
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Monitore e ajuste
Sempre esteja atento aos dados que o seu marketplace gera. Eles dão indícios claros sobre os sucessos e insucessos de suas ações e estratégias. Sempre que algum aspecto mereça ser corrigido ou possa ser melhorado, convém fazer os ajustes com rapidez. É uma filosofia muito praticada por startups e que você deve implementar!
Veja alguns indicadores interessantes para ficar de olho:
Usuários Ativos no Mês
Esse é um dado essencial para o seu aplicativo. Ele pode medir principalmente duas variáveis: a quantidade total de clientes e a adesão dos seus clientes ao aplicativo. Com esse dado você pode tentar entender, por exemplo, se há algo errado com o aplicativo em uma situação na qual o número total de clientes cresça, mas o uso do app diminua. Então, é o momento de incrementar o app.
GMV
O GMV é um indicador que mede o valor total vendido ao longo de determinado período dentro do seu marketplace. Note que ele não leva em conta diretamente a quantidade de clientes, mas o valor negociado. Isso é importante porque se relaciona diretamente com o ticket médio de suas vendas, outro indicador que merece atenção essencial o tempo todo.
CAC
CAC é a sigla para Custo de Aquisição de Cliente. Ela relaciona vendas e marketing à medida que tenta entender quanto a empresa gastou para fazer as vendas de cada novo lead. Muitas empresas tem bom volume de venda, mas gastam uma fortuna em marketing e esforços de venda para converter clientes. Isso limita a sua lucratividade.
ROI
Falando em lucratividade, este indicador ajuda a mensurá-la: o Retorno Sobre Investimento (ROI). O ROI é normalmente mensurado em porcentagem baseada em algum período de tempo. Se você investiu R$ 1000 em seu marketplace e, ao final de um mês, teve lucro líquido de R$ 1000, você teve um ROI de 100%.
LTV
LTV é a sigla para Lifetime Value, algo como Valor Vitalício. É um indicador que mede quanto os seus clientes gastam durante todo o período em que permanecem ativos em sua carteira. Se um cliente faz 3 compras por ano, cada uma no valor de R$ 200, e é cliente por 3 anos, o LTV desse cliente é de R$ 1800.
Conclusão
Hoje, é muito indicado que os marketplaces tenham aplicativos para facilitar e otimizar suas relações com os clientes. Agora, você já tem informações mais estruturadas, para tomar decisões sobre a abertura do seu novo negócio e como é possível também introduzi-lo no universo dos dispositivos móveis.
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