Quando vemos um marketplace de sucesso, devemos saber que por trás dele tem toda uma estratégia de marketing digital bem estruturada que garante esses resultados.
Afinal, para que os números de vendas sejam positivos é preciso, antes de mais nada, atrair visitantes de forma contínua e exponencial. São eles que possivelmente se tornarão clientes e gerarão valor para o seu negócio.
Da mesma forma que funciona um shopping físico, o marketplace – ou shopping virtual -, precisa de tráfego de gente para que possam existir compradores e, assim, faturamento.
Diante disso, fica clara a importância do marketing digital para a estratégia do seu marketplace. Com ele, é possível escalar as vendas, mensurar resultados e controlar o ROI (retorno sobre o investimento) do negócio.
Mas, para que as estratégias sejam mais efetivas e otimizadas é importante implementar a automação de marketing digital.
Neste artigo, vamos te mostrar o que é marketplace e porque a automação de marketing é tão interessante para o seu sucesso.
O que é marketplace?
O conceito de marketplace traz consigo uma ideia de espaço livre para compra e venda de mercadorias no mundo virtual. Fazendo um paralelo com o mundo offline, é como se fosse um shopping.
Esse modelo de negócio oferece vantagens para todos os envolvidos.
Os clientes, que podem comparar avaliações e orçamentos de diversos profissionais.
Os vendedores, que podem utilizar dessa “vitrine virtual” para promover seu serviço e conquistar mais clientes.
O dono do marketplace, que ao intermediar os negócios, lucra em cima dessas conexões. Além de não precisar se preocupar com estoque, envios ou fabricação, já que fica tudo por conta dos fornecedores.
A principal função do empreendedor de marketplace é de gerenciar e atrair fornecedores e clientes para a plataforma. E, para fazer isso da maneira mais assertiva possível, é necessário utilizar as técnicas de marketing digital.
E é justamente por todas essas características que o marketplace revolucionou o e-commerce, facilitando as compras online e tornando o processo mais prático para clientes e fornecedores.
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O que é automação de marketing digital?
A automação de marketing é um meio usado para automatizar a execução de diversas tarefas. Seu principal objetivo é promover uma boa comunicação entre o cliente e a marca.
Ou seja, a automação de marketing nada mais é do que o uso de ferramentas que possibilitam a automatização de processos de prospecção, nutrição e qualificação de leads. O que, consequentemente, torna o seu marketplace mais eficiente e escalável.
Para que o processo de automação de marketing digital ocorra é preciso a implementação de um software especializado, como, por exemplo, o da LAHAR.
Com esse tipo de software, é possível, por exemplo, criar uma automação de email marketing para disparar um e-mail toda vez que um lead montar um carrinho dentro do marketplace e não concluir a compra. O objetivo é trazê-lo de volta até o site para que finalize a transação.
O principal ponto disso é que não é preciso a intervenção de uma pessoa para que essa ação ocorra, já que a atividade é pré-programa dentro de uma plataforma de automação de marketing.
E não são só os e-mails que podem ser automatizados. Há diversos outros processos que serão otimizado com a automatização de marketing, como, por exemplo:
- geração de leads,
- rastreamento de leads
- segmentação e personalização das mensagens,
- envio de SMS,
- publicações nas redes sociais, dentre outras.
O impacto disso? A automação amplia drasticamente a produtividade da sua equipe, melhora a taxa de conversão do marketplace e aumenta seu ROI.
Automação de marketing: por que é importante para o seu marketplace e quais suas principais estratégias?
Se você chegou a sua leitura até aqui, já sabe o que é automação de marketing e já deve estar um pouco por dentro de sua importância para o sucesso de um marketplace. Mas que tal nos aprofundarmos nessas vantagens?
A automação de marketing é um dos instrumentos mais importantes dentro do universo do marketing digital, pois é capaz de auxiliar o negócio, aqui no caso, o marketplace, a otimizar seu tempo e entregar melhores resultados.
Muitas são as estratégias de automação de marketing digital com grande impacto positivo para os marketplace, e muitos são os canais em que essas estratégias podem ser aplicadas, dentre elas, destacam-se:
- Marketing de Conteúdo;
- Redes Sociais;
- Anúncios Pagos;
Um canal de marketing digital é um meio utilizado para a divulgação da sua marca, com o intuito de atrair clientes e possíveis clientes. Mas ele é apenas um dos aspectos da sua estratégia, a definição do investimento, da linguagem e do retorno esperado também são fundamentais.
Além disso, é importante estar atento às especificidades de cada canal. A sua campanha precisa ser diferente no email e nas redes sociais, por exemplo. Você precisa saber usar cada meio de comunicação com o público da melhor forma, para extrair os melhores resultados disso.
Ou seja, são muitas as possibilidades de estratégias de automação de marketing digital para o seu marketplace. A seguir, confira as mais utilizadas pelos marketplaces de sucesso.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma ótima opção de canal de marketing digital para marketplace, por ser simples e acessível. Para dar início a essa estratégia, você pode criar um blog com artigos, guias, infográficos, ebooks, tutoriais e etc. Ou até mesmo criar um canal no Youtube.
É possível alimentar esse canal com conteúdos produzidos por você mesmo, mas lembre-se: o conteúdo deve sempre ter alguma relação com o seu modelo de negócio. Tem um marketplace de produtos digitais? Então não faz sentido criar conteúdo sobre alimentação saudável.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia pensada para converter visitantes em leads. Para isso, você pode pedir aos visitantes que cadastrem seus dados pessoais e de contato em seu site ou landing page. Normalmente, isso é feito em troca de algum conteúdo rico como ebook ou newsletter.
Com esses dados em mãos, a automação de marketing entra em cena. Agora você já tem um lead e ele precisa entrar no seu fluxo de automação para que receba seus e-mails até se tornar um cliente de fato.
Redes sociais
Outro canal bastante conhecido em estratégias de marketing digital são as redes sociais. Mas é importante conhecer as especificidades de cada uma delas, para estar presente nas que fazem mais sentido para o seu marketplace.
Outro ponto de atenção é a frequência mínima de postagens, não basta estar presente na rede se não alimentá-la com conteúdos relevantes. Aqui, os resultados virão de médio ou longo prazo até que seu visitante se transforme em um cliente.
Vale ressaltar que nesse canal também é possível usar a automação de marketing para programar seus conteúdos.
Anúncios pagos
As redes sociais de forma orgânica, como já dito, trazem resultados a médio e longo prazo. No entanto, você pode acelerar isso usando uma outra estratégia de marketing para marketplace que são os anúncios pagos.
Os anúncios podem ser criados no Google Ads ou diretamente nas redes sociais. E você pode anunciar tanto a página de algum produto quanto algum conteúdo do seu site ou blog.
Esse canal te permite segmentar os usuários, ou seja, você pode criar anúncios
direcionados para cada perfil de público. As segmentações podem se basear em região, idade, interesses, etc.
Fique de olho: nesse canal, é de extrema importância acompanhar a quantidade de cliques e clientes gerados. Além disso, é recomendado monitorar o seu CAC – custo de aquisição de clientes.
Como montar um bom processo de automação de marketing para o seu marketplace?
Como já foi dito neste artigo, para que o processo de automação de marketing digital funcione de maneira efetiva, você precisa de uma ferramenta que te permita automatizar uma série de ações.
Um bom software de automação de marketing como o da LAHAR, ajuda seu marketplace a gerar relacionamentos, conquistar clientes e crescer. Com ele, é possível realizar a nutrição de leads, automação de e-mails e SMS, criação de landing pages e, é claro, geração de vendas.
No entanto, nem só de software é feita a automação de marketing. Pelo contrário, é necessário muita estratégia e planejamento para que ela funcione de maneira efetiva.
Diante disso, pode bater aquela dúvida: como planejar a automação de marketing do meu marketplace? A seguir, damos algumas dicas sobre o processo.
Conheça bem a sua persona
Não tem como fazer automação de marketing sem saber quem são os cliente ideais do seu marketplace.
Compreendendo quem é a persona da empresa, você vai saber como interagir com ela – a melhor maneira de falar e o que falar.
Entenda as reais necessidades dos seus clientes em potencial e crie conteúdos direcionados para eles. Além, é claro, de distribuir esses conteúdos nos canais em que eles estão presentes.
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Conheça todas as etapas da jornada do consumidor
Ao conhecer toda a jornada de compra do seu consumidor, é possível criar conteúdos personalizados para cada uma de suas fases, o que torna sua estratégia muito mais assertiva.
Outro ponto importante de conhecer a jornada é que isso te ajuda com a previsibilidade do comportamento do consumidor, antevendo o caminho que ele irá percorrer até se tornar de fato um cliente.
Use essas informações para criar ações que poderão ser programadas dentro da sua ferramenta de automação de marketing.
Segmente a sua comunicação
É importante sempre ficar atento à segmentação das mensagens de acordo com o perfil do cliente e a sua etapa na jornada de compra. O conteúdo que o usuário irá receber vai depender desses dois fatores.
Desenhe a régua de comunicação baseada nessas informações, dessa maneira você consegue ter certeza se seu conteúdo está realmente alinhado e ir ajustando conforme necessário.
Conclusão
Os marketplaces são ótimos modelos de negócio, com potencial de crescimento bastante elevado. Atualmente, grande parte do dinheiro que circula no e-commerce é oriundo desse tipo de empreendimento.
Por isso, ao investir em estratégias de automação de marketing digital no seu marketplace, podemos dizer que o sucesso será uma consequência.
Escolha o software que melhor atenda as necessidades da sua marca e boa sorte!