Se você acessa conteúdos de blogs e textos em outros sites da internet, já deve ter notado que é muito comum o uso de hyperlinks em algumas palavras, os quais te levam para outro site. Nós chamamos isso de backlinks e essa é uma prática muito recorrente dentro do marketing digital, que pode ser de grande valia para o seu negócio.
Neste conteúdo, iremos falar sobre os backlinks, para que servem e como funcionam, além de explicar porque ele é fundamental para posicionar o seu site em posições mais estratégicas dentro das ferramentas de pesquisa. Para saber mais, nos acompanhe!
O que são backlinks?
Backlinks são os links utilizados por sites e blogs para redirecionar o usuário para outras páginas. Backlinks são utilizados, normalmente, quando o conteúdo de uma página está fazendo referência a outros sites. Logo, é uma forma de dar créditos ou facilitar ao leitor encontrar outro conteúdo interessante.
Utilizar backlinks é uma boa forma de gerar autoridade para o seu conteúdo, além de aprimorar como um todo a experiência do seu leitor ou do seu usuário.
O que é link building?
Link building é o nome que se dá à estratégia utilizada para construir uma rede de links assertivos internos e externos para os conteúdos da sua página. Ou seja, o link building não pode ser feito de maneira aleatória ou arbitrária, mas com um planejamento por trás, baseado principalmente na relevância das palavras chave utilizadas.
Importância dos backlinks para o SEO
Para o SEO, os backlinks são um dos principais critérios de relevância de um conteúdo dentro do Google. Realizar uma boa construção de backlinks pode ajudar as suas páginas a aparecer nos primeiros resultados orgânicos das pesquisas e, como você sabe, isso aumenta muito o seu tráfego e suas chances de fazer bons negócios.
Para o algoritmo das ferramentas de busca, páginas que possuem backlinks são páginas com maior autoridade e relevância. Isso porque promovem conteúdos diversos e criam uma rede de interações, além de citações entre diferentes domínios, algo que o algoritmo preconiza na hora de indexar links.
Além disso, o algoritmo também enxerga uma boa construção de backlinks como algo que otimiza a legibilidade dos textos, outro fator importante para privilegiar conteúdos com links nos resultados da busca ao invés de artigos sem qualquer linkagem. Um estudo realizado pela Backlinko mostra que, quanto mais backlinks uma página tiver, no geral, melhor o seu posicionamento no Google.
Contudo, vale lembrar, quantidade não é o único fator relevante para a indexação. Não é no “quanto mais melhor”, mas sim, uma construção coerente de backlinks associada a um conteúdo de qualidade que irão levar o seu conteúdo para o topo das pesquisas.
Principais erros ao fazer backlinks
Apesar de ser uma estratégia relativamente simples e sem muitos segredos, também podem acontecer erros na elaboração dos backlinks. Alguns dos principais problemas são:
- Fazer poucos backlinks ou exagerar na quantidade: é preciso ter um certo equilíbrio na hora de realizar backlinks. Poucos backlinks não geram a relevância necessária à página. O excesso de backlinks, por sua vez, pode impactar negativamente na legibilidade do seu conteúdo. O ideal é fazer não mais que dois ou três backlinks a cada 100 palavras.
- Se basear em paǵinas de baixa confiabilidade: um erro muito comum é não ter cuidado na hora de encontrar as referências do link inserido no seu conteúdo. Embora isso não prejudique diretamente a relevância em SEO, o seu leitor tende a reduzir sua confiança sobre o conteúdo.
- Não tomar cuidado com o texto âncora: não é apenas o link de destino que é importante para seus backlinks. O texto âncora, ou seja, a palavra onde está o hiperlink, também precisa de estratégia. Explicaremos melhor nos próximos tópicos.
Tipos de backlinks
Quando tratamos de backlinks, estamos falando de dois tipos de linkagem: follow e nofollow e isso interfere diretamente no ranqueamento de SEO. Entenda a seguir do que exatamente se tratam estas duas classificações.
Follow
Os links follow são a maioria dos links realizados na internet. Basicamente, quando se faz um link follow (ou dofollow, como também é chamado), o mecanismo de pesquisa rastreia o seu site de volta. Ou seja, ele registra as duas pontas da linkagem e leva essa informação em conta para a geração de relevância.
Nofollow
Já os links no follow possuem uma tag html que indicam para as ferramentas de busca que não apontem de volta o site que foi o autor da linkagem. Ou seja, o Google não consegue rastrear no backlink qual é a origem e, portanto, não gera relevância em SEO. Esse tipo de link, que é bastante minoritário, costuma ser usado em propagandas, comunicados de imprensa e conteúdos que a sua página não endossa, mas, que por algum motivo precisou citar.
Tipos de texto-âncora
E sobre qual palavra deve ser feita a linkagem? Bom, o texto-âncora é uma boa estratégia para posicionar os seus backlinks podendo usar palavras-chave, a marca da empresa ou estratégias híbridas. Veja os principais tipos de texto-âncora abaixo:
- Correspondência parcial: essa estratégia usa a palavra-chave, porém, com uma abordagem mais natural, colocando a palavra-chave dentro de uma frase.
- Correspondência exata: aqui, o texto-âncora utiliza a palavra-chave exata para referência do link.
- Marca: tipo de linkagem que utiliza exatamente a marca da empresa para qual faz referência.
- Marca e palavra-chave: estratégia híbrida que utiliza tanto a marca, como palavras-chave do assunto usado como referência.
- Naked link: colocar o endereço URL inteiro da página que se pretende linkar.
- Genérico: como o nome supõe, é um texto genérico. Tal como “clique aqui” ou “leia mais”.
- Imagens: é um link em imagem. Nesse caso, o texto âncora é o alt text.
Posição do link na página
A posição dos links na página também é algo bastante importante para que se consiga obter todo o resultado de SEO desejado. Mas aqui, na verdade, o ideal é distribuir os backlinks por toda a página, por todo o seu conteúdo. Distribuir os backlinks de maneira homogênea é uma das melhores formas de ter relevância e legibilidade.
É muito comum que alguns dos seus backlinks sejam chamados para ação (CTA), que podem, por exemplo, direcionar o usuário para o seu site de vendas. É bacana colocar CTAs no começo, no meio e no fim do seu conteúdo.
Como conseguir backlinks?
Mas, para além de fazer linkagens e direcionar tráfego para outros links, como o seu site também pode receber linkagens de outras fontes? Veja algumas dicas que podem ser bastante úteis:
Tenha um blog
O primeiro passo é ter um blog. É a partir dele que você fará e receberá os backlinks de terceiros. Afinal, é muito improvável que alguém faça uma linkagem gratuita de produtos ou serviços do seu marketplace diretamente. Normalmente as linkagens acontecem a partir de conteúdos relevantes.
Dica: Quer saber tudo sobrecomo funciona um marketplace? Temos um e-book para te ajudar!
Produza conteúdo de qualidade
A qualidade do seu conteúdo terá impacto direto sobre o interesse de outras marcas, sites e blogs em fazer referência do que você publica. Conteúdo de qualidade significa:
- Conteúdo inédito;
- Aprofundado;
- Interessante;
- Em sintonia com o público;
- Com informações precisas e exatas;
- Novidades;
- Entre outros.
Defina seus objetivos
Definir objetivos, metas e métricas é fundamental para o seu site utilizar as estratégias de backlink corretamente e com bons resultados. Lembre-se: nenhuma de suas ferramentas deve ser utilizada de forma instintiva, aleatória ou arbitrária.
Faça backlinks no seu blog
Naturalmente, se você deseja receber backlinks de outros blogs, é preciso que você também faça backlinks para outros sites. Acaba por se tornar uma relação de networking entre diferentes empresas. É bacana também comentar em outros blogs para gerar este contato.
Trabalhe a linkagem interna
Não são apenas backlinks que seu blog deve utilizar. É muito importante também trabalhar uma linkagem interna nos seus conteúdos. Links que direcionam para outros conteúdos do seu blog, bem como links que levem para o ambiente de vendas ou até mesmo para uma inscrição de newsletter, algo assim.
Embora isso não gere tanta relevância em SEO, a linkagem interna é importante para manter os seus leitores por mais tempo em seu site.
Encontre parceiros qualificados
Você pode negociar diretamente com empresas parceiras para realizar um trabalho de backlink em conjunto. Tenha o cuidado, entretanto, de fechar parcerias com empresas qualificadas. Leve em conta principalmente os seguintes fatores:
Entenda o público do blog
O primeiro passo é entender se o público do blog parceiro é o mesmo ou, pelo menos, se relaciona com o seu público de alguma forma. Sem isso, a parceria não faria sentido e poderia até gerar ruídos de comunicação.
Avalie a autoridade do domínio
Mesmo que o seu possível parceiro seja de um segmento correlacionado com o seu, tenha segurança de que esta outra marca de fato possui autoridade do domínio em que está falando. Assim, você associa a sua marca a conteúdos de credibilidade e não corre o risco de “dar um tiro no pé”.
Faça guest posts
Guest posts são posts com convidados. Ou seja, o seu blog terá conteúdos com a participação de pessoas ou de outras marcas, buscando gerar engajamento e relevância para ambas. Essa também é uma estratégia que pode gerar uma relação de benefício mútuo aos envolvidos.
Dica: Quer montar estratégias de marketing eficientes? Acesse já o kit completo de marketing para marketplace!
Ferramentas para a estratégia de backlinks
Veja agora algumas estratégias que você pode utilizar para monitorar e otimizar os resultados dos seus backlinks:
Ahrefs
A Ahrefs é uma ferramenta com diversos instrumentos de otimização de SEO. Uma destas ferramentas é o rastreador de backlinks. Além de verificar o desempenho dos seus backlinks, ele também busca os links de terceiros que estão redirecionando usuários para o seu blog.
Semrush
A Semrush é uma plataforma que dispensa apresentações. É uma ferramenta com diversos recursos para gerenciar SEO e anúncios pagos. Também tem vários módulos úteis para verificar sua estratégia de backlinks.
Google Search Console
O Google Search Console é uma ferramenta que possui diversos recursos para análise e acompanhamento de resultados em tudo o que diz respeito ao tráfego de usuários em seus blogs e sites. Possui também instrumentos para verificação de origem e destino de backlinks.
Google Alerts
O Google Alerts é uma ferramenta simples, mas bastante útil. Ela basicamente envia um e-mail a você sempre que for detectada uma nova menção ou citação à sua página em outros sites da internet. Tal como uma notificação de redes sociais!
Conclusão
Backlinks são uma estratégia relativamente fácil de implementar. Contudo, como tudo dentro do marketing digital, exige planejamento e escolhas corretas. Por isso, utilize as ferramentas que recomendamos e outros recursos para potencializar o tráfego e as vendas do seu marketplace, além de melhorar a posição da sua marca no Google!
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda ter uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!