Quando começamos o quarto trimestre do ano e o mês de novembro se aproxima, já se tornou prática comum no mercado se movimentar e anunciar as propostas de Black Friday, uma data criada no e-commerce para a realização de promoções imperdíveis e grande demanda pelos compradores.
Neste texto, vamos falar sobre a Black Friday. Como ela surgiu, alguns dados e dicas de como o seu negócio pode fazer boas promoções nessa data, conquistar clientes, aumentar o nível de exposição da sua marca e criar incríveis oportunidades de venda. Acompanhe com a gente!
Sumário
1- O que é a Black Friday?
2- Quando é a Black Friday?
3- Dados da Black Friday no Brasil e no mundo
4- 10 passos para vender mais na Black Friday
5- Principais canais de venda para Black Friday
6- Estratégias de marketing para a Black Friday
7- Principais erros na Black Friday
8- Conclusão
O que é a Black Friday?
A Black Friday é uma data comemorativa comercial criada para que as empresas façam promoções arrasadoras e batam recordes de vendas. Ela foi criada nos Estados Unidos há mais de cinquenta anos, mas seu uso atual, como promoção generalizada em lojas físicas e digitais, surgiu no fim dos anos 90.
Hoje, a Black Friday também é realizada no Brasil e em dezenas de outros países em todo o mundo, na mesma época. Assim, quando chega o fim de novembro, o público já está engajado para comprar.
Quando é a Black Friday?
A Black Friday costuma ser realizada na última sexta-feira do mês de novembro. A data foi definida para acontecer logo após o dia de Ação de Graças (Thanksgiving), que acontece sempre na última quinta-feira de novembro. Assim, o apelo comercial que o Thanksgiving já possui é potencializado pela liquidação do dia seguinte, que termina com o estoque das lojas.
O Brasil segue a mesma data da Black Friday. Porém, aqui a gente deu um jeito de estender para frente e para trás. Por isso, é comum promoções de pré e pós Black Friday ou campanhas de Black Week e Black November.
Dados da Black Friday no Brasil e no mundo
O Brasil não comemora o Dia de Ação de Graças americano. Ainda assim, a Black Friday faz muito sucesso por aqui. Em 2021, por exemplo, foram mais de R$ 4,2 bilhões em vendas apenas na sexta-feira, um aumento de 5% em relação ao ano anterior, segundo relatório eBit | Nielsen. E isso apenas no e-commerce. Lojas de comércio físico também realizam promoções com bons resultados.
Nos EUA, a Black Friday do mesmo ano movimentou cerca de US$ 11,5 bilhões, segundo o mesmo relatório. E vale lembrar que esses resultados aconteceram em tempo de pandemia. A partir de 2022, com um mercado mais aquecido, a expectativa para o ano e para os seguintes é de crescimento.
10 passos para vender mais na Black Friday
Veja 10 boas práticas para que você consiga vender mais e melhor na Black Friday:
1. Organize seu estoque
É preciso fazer uma triagem do seu estoque e entender quais produtos podem e quais não devem ser oferecidos nas promoções de Black Friday. A prática mais comum é oferecer produtos travados no estoque ou com baixa rotatividade. Vendê-los barato é melhor do que perder o valor investido na compra.
Pode-se também pensar no contrário: produtos com alta rotatividade, com margem razoável. Para essa data, a redução do preço pode levar a ainda mais vendas e potencializar o lucro pelo volume de transações.
2. Defina a precificação e as ofertas
Black Friday se trata principalmente de preços. Mas ela também pode ser aproveitada nas condições de compra e pagamento.
Descontos
Descontos em produtos específicos são uma das práticas mais recorrentes da Black Friday. É um tipo de promoção fácil de implementar e bastante atrativa. Pode se preparar para o aumento das vendas.
Cupons
Com cupons, você pode aplicar a mesma promoção a uma série de produtos. O bacana aqui é que a porcentagem se aplica sobre o cupom. Basta escolher os produtos aplicáveis e o cliente realiza a compra normalmente, utilizando o desconto na hora do checkout.
É bacana porque os cupons podem ser facilmente compartilháveis, atraindo mais clientes para a loja, além de também serem fáceis de implementar.
Combos e kits
Combos e kits também são uma ótima maneira de vender mais e até mesmo se livrar de itens com baixa rotatividade do seu estoque utilizando uma venda casada. Mas atenção à precificação: o(a) cliente só vai comprar o combo se perceber que o valor dos produtos combinados é menor do que o preço somado dos produtos. Não engane o(a) cliente.
Brindes
Compre determinados produtos e leve brindes! Mesmo um brinde de baixo valor agregado, como um mouse pad, um chaveiro, um fone de ouvido ou coisa do tipo, pode ser um atrativo a mais para um(a) cliente realizar uma compra. O(a) consumidor(a) gosta de se sentir “mimado(a)” pela marca, e brindes ajudam muito nisso. Você também pode mandar brindes surpresa. Assim, o(a) cliente pode se sentir mais interessado em voltar a fazer negócio com você.
3. Defina o frete
Se você está prevendo um aumento de busca em sua loja devido à Black Friday, é importante também se preparar com a logística. Consulte seus parceiros logísticos e entenda se será necessário alterar termos de contrato, valores pagos ou cobranças de frete para os clientes.
Dica: Quer saber como montar um sistema logístico eficiente? Temos um webinar que pode te ajudar!
4. Verifique a capacidade da sua plataforma
Essa mesma preocupação se aplica para a tecnologia que você utiliza, seja a sua loja virtual ou o seu marketplace. Se a sua loja receber mais pedidos e mais visitas durante a Black Friday, é necessário entender se a sua plataforma e seu servidor suportam a demanda.
A sobrecarga pode levar à lentidão ou erros e bugs que prejudicam a experiência do usuário. Na pior das hipóteses, o site pode cair ou as informações das compras se perderem por falta de capacidade da plataforma.
5. Faça as comunicações no seu site
Para haver o interesse sobre a sua Black Friday, é preciso que as pessoas saibam que ela está acontecendo. Por isso, anuncie! Coloque no header da sua página, nos anúncios dos produtos elegíveis, nos cupons de venda, nas redes sociais e em todo tipo de comunicação que a sua marca fizer.
6. Planeje e execute as estratégias de marketing
O marketing, como você viu no item anterior, faz a diferença para que a sua Black Friday seja bem sucedida. Invista em estratégias orgânicas e pagas, a fim de atingir o máximo de usuários possíveis e conseguir ter bons resultados nas suas vendas.
7. Cuide do atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é fundamental para a Black Friday. Especialmente, porque, já adiantamos, esse é um tempo no qual também costumam haver problemas com o(a) cliente. Promoções que são canceladas, vendas mal configuradas, problemas de pagamento e afins. Os clientes vêm com pouca paciência. É seu papel cuidar disso.
8. Revise a política de troca
Não necessariamente é preciso fazer alterações. Mas se você vai fazer campanhas de Black Friday, convém revisar a política de troca para ver se algum item deverá ser alterado especialmente para esse período.
9. Faça a logística reversa
Caso seja necessário realizar a troca ou a devolução de produtos, a logística reversa do seu negócio será acionada. Por isso, é bom também definir como ela deverá acontecer para cada caso e quais os parceiros logísticos presentes em cada etapa. E que tudo isso seja devidamente documentado para o(a) consumidor(a).
10. Analise os resultados
Aplicadas todas as ações, encerrada a Black Friday, é hora de avaliar os seus resultados e entender se as estratégias tiveram o retorno esperado. Analise o máximo de dados que puder para ter um retrato preciso sobre o seu desempenho.
Principais canais de venda para Black Friday
Olha alguns canais de venda que você pode utilizar no marketing e na divulgação da sua Black Friday sucesso de vendas!
Google e Social Ads
Anúncios no Google são uma das formas mais onipresentes de se chegar ao público. Esses anúncios estão basicamente em todo lugar, nas pesquisas, nos sites, nos blogs e em outros lugares. Só cuide para investir corretamente, utilizando palavras-chave estratégicas que realmente vão levar os clientes para o seu site.
Redes sociais
As redes sociais são um ótimo espaço para fazer a sua Black Friday mais conhecida e popular. Elas também têm a vantagem de permitir a criação de conteúdo gratuito. Ou seja, você pode ter um bom alcance das postagens sem gastar um centavo do orçamento. Contudo, convém também patrocinar postagens, se for possível, para otimizar os resultados.
Google Shopping
O Google Shopping não é necessariamente um espaço específico para a Black Friday, mas você pode aumentar o alcance dos seus anúncios vinculando os links ao Google Shopping. Assim, clientes podem ter acesso aos seus produtos apenas com uma busca simples.
Vender em marketplaces
Vender em marketplaces é uma forma simples e fácil de chegar aos clientes. Você utiliza a base de compradores já consolidada de um marketplace pronto, podendo fechar ótimos negócios. Apenas lembre-se que marketplaces cobram comissões e isso pode interferir no seu resultado.
Criar seu próprio marketplace
Você pode também criar o seu marketplace e não pagar comissões, mas sim receber. Tenha o controle estratégico do seu negócio, monte campanhas e ofereça condições especiais para vendedores e para compradores. A Black Friday é a oportunidade perfeita para ampliar a sua carteira, fidelizar clientes e otimizar as vendas futuras.
Estratégias de marketing para a Black Friday
Além dos canais de venda, você também pode pensar em estratégias interessantes para atingir seus clientes e atraí-los para a sua Black Friday. Veja só:
Envie e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das formas mais antigas e tradicionais de se realizar marketing digital. Ainda assim, ele é bastante efetivo e possui custos praticamente desconsiderados. Faça um disparo imperdível, no qual as ofertas já vão explícitas no assunto do e-mail. Conquiste o seu cliente pelos olhos e não perca a venda.
Dispare mensagens via WhatsApp
O WhatsApp também se tornou um parceiro indispensável para quem deseja vender bem na Black Friday. Com o WhatsApp Business e soluções acessórias, você consegue realizar disparos numerosos de mensagens para grupos e diversos contatos, tendo a possibilidade de atendê-los com atenção e agilidade em caso de resposta.
Crie posts para redes sociais
Conteúdo conquista pessoas. Use as suas redes sociais não apenas para atrair clientes interessados em vendas, mas também para criar conteúdo relevante, de utilidade para o(a) cliente. Assim, ele ou ela passa a atribuir credibilidade à sua marca, ficando mais propenso a comprar de você.
Faça parcerias com empresas
Parcerias são sempre bem vindas, quando estratégicas. Você pode utilizar parcerias para diversos fins: vendas cruzadas, guest posts (posts com participação de outras empresas em seus conteúdos), parcerias logísticas, comerciais ou de tecnologia, entre outras. Parceiros-chave são um atalho para qualquer empresa que busque ter sucesso em suas vendas, dentro ou fora da Black Friday.
Contrate influencers
O marketing de influencers ganhou muita força e ele pode ser aproveitado por você. Investir no post ou no conteúdo de um(a) influenciador(a) otimiza o seu alcance e cria interesse do público na sua marca. Apenas atente-se para contratar o(a) influenciador(a) certo(a), que realmente dialogue com a sua persona.
Faça anúncios pagos no Google
Como dissemos, os anúncios pagos no Google são versáteis, têm baixo custo e podem ter um grande alcance. Lembre-se entretanto que ele funciona no modelo “leilão de palavras”, e é preciso investir nas palavras-chave corretas para que os seus links sejam exibidos aos usuários corretos, obtendo o resultado desejado.
Invista em Social Ads
Anúncios em redes sociais. Principalmente, Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter, podem trazer grandes resultados. Atente-se para o fato de que cada rede tem um comportamento e uma linguagem diferente. Ao investir, também considere que tipo de usuário utiliza cada rede e de que maneira a sua mensagem deve ser disposta nas diferentes redes.
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Principais erros na Black Friday
Veja alguns dos erros mais recorrentes em empresas que fazem campanhas de Black Friday:
- Enganar o(a) cliente: muita divulgação, pouca promoção. Lojas engajam os clientes fazendo descontos inexistentes. A maioria dos clientes percebe isso e não fecha a compra. Em uma pior hipótese, podem até mesmo sair por aí falando mal de sua marca.
- Não pensar na margem: o fim de toda campanha de vendas é o lucro, quando muito, evitar o prejuízo. É comum que empresas não pensem bem na precificação, realizando grande volume de vendas, praticamente pagando para vender. É preciso delimitar a campanha de forma e melhorar os resultados sempre.
- Banalizar a Black Friday: no Brasil tem sido muito comum fazer semanas de promoções de Black Friday. Os clientes têm percebido que essas promoções não passam de papo furado. Idealmente, faça a Black Friday realmente na sexta. Deixe seus clientes loucos de curiosidade e arrase nas vendas.
Conclusão
A Black Friday já se consolidou no calendário comercial brasileiro como uma grande oportunidade para compradores e vendedores. Mas para que ela faça sentido para o seu negócio, é importante delimitar bem cada ação realizada e cada produto vendido. Coloque a inteligência de negócio em prática e faça boas vendas na última sexta de novembro!
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