O processo de Brainstorming é muito importante para qualquer negócio, mas especialmente para empreendimentos digitais em constante inovação. A partir do Brainstorming surgem ideias que podem revolucionar um negócio e melhorar consideravelmente os resultados de uma empresa. Mas o que, afinal, é Brainstorming?
Para ter bons resultados é preciso fazer Brainstorming corretamente. Por isso, neste conteúdo trazemos alguns detalhes e dicas de como você pode implementar esses processos em seu negócio com grande sucesso. Acompanhe conosco!
O que é Brainstorming?
A palavra brainstorming significa tempestade de ideias. Ou seja, é uma técnica que consiste no uso da criatividade e do compartilhamento de diferentes perspectivas. O objetivo é encontrar soluções inovadoras para um ou mais problemas.
O Brainstorming foi criado nos anos 1940 pelo publicitário Alex Osborn e é bastante comum no mundo da Comunicação. Apesar disso, ele pode ser usado em praticamente qualquer situação que envolva a resolução de uma questão na empresa.
Por isso, a técnica surgiu justamente para dar mais espaço à inovação no ambiente corporativo. Isso porque a colaboração e a troca de ideias é muito importante. Afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma, não é?
Para que serve o brainstorming?
O Brainstorm pode ser utilizado em diversas situações – em quase todos os modelos de negócio. Mas quase sempre, ele é utilizado com as seguintes finalidades:
- Solucionar um problema: diante de crises ou de situações que exigem a tomada de uma decisão, é importante fazer um brainstorming para colocar em perspectiva todas as possibilidades de resolução e avaliar – coletivamente – qual a opção mais viável. Ou ainda ter ideias novas que podem não ter sido testadas até o momento.
- Momentos de tomada de decisão: alguns momentos dentro das empresas, de forma programada ou não, exigem mudanças ou tomadas de decisão estratégicas. Uma tomada de decisão para os rumos da empresa também pode receber grandes contribuições de um brainstorming.
- Desenvolvimento e/ou validação de novos produtos e serviços: momentos de inovação sempre funcionam bem com o brainstorming. Neste caso, ele pode ser usado para conceber o novo produto ou serviço, ou para discutir a validade de uma mercadoria que já tenha sido imaginada pela empresa.
Quais são as características do Brainstorming?
Para que um brainstorm seja bem aplicado, é preciso levar em conta alguns pontos.
A primeira coisa é a liberdade. Ou seja, os participantes precisam se sentir à vontade para expressarem suas ideias. Mesmo que alguma opinião pareça sem sentido em um primeiro momento, ela não deve ser julgada. Afinal, com essa postura um bom insight pode ser descartado!
Nessa lógica, também é importante que todos participem de forma mais ou menos igualitária. Por isso, é interessante ter um mediador, que oriente a discussão e estimule os mais quietos a darem suas ideias.
Outro ponto essencial: é preciso ter foco. Não adianta realizar uma reunião de brainstorming para resolver todos os problemas da empresa. Defina um tema específico e trabalhe a partir dele.
Além disso, outro princípio fundamental é a interação. O brainstorming não deve ser uma mera exposição de ideias, e sim um diálogo. Os participantes podem se complementar ou unir e aperfeiçoar soluções entre si. Lembre-se de sempre discutir as ações práticas que poderão ser feitas a partir das ideias.
Quais são as vantagens do Brainstorming?
Sem dúvida, o brainstorming pode trazer várias vantagens para um negócio.
A principal é a inovação que ele permite, por envolver diferentes pessoas, perspectivas, experiências e ideias. Essa diversidade de pensamento é indispensável para estimular a criatividade e soluções que sejam realmente transformadoras.
Além disso, essa técnica fortalece o espírito de equipe, pois valoriza a comunicação entre os colaboradores. Inclusive, isso pode ajudar no engajamento, na motivação e na produtividade da empresa como um todo. Afinal, ter suas ideias ouvidas é algo muito valioso.
Ainda, os brainstormings constantes contribuem para tornar a equipe mais colaborativa e melhorar o clima organizacional. Assim, as pessoas podem ser encorajadas a ter um olhar mais analítico e expor mais as suas ideias para os gestores, até mesmo em momentos que não sejam o brainstorming em si.
Por fim, a rentabilidade da empresa pode ser muito beneficiada por uma técnica como essa. Hoje, uma empresa que não inova, não se mantém lucrativa. As startups ocuparam o lugar de empresas tradicionais que pareciam consolidadas. Tudo isso por causa da inovação disruptiva.
Tipos de Brainstorming
Existem diferentes tipos de brainstorming que você pode aplicar no seu negócio. Vamos ver alguns exemplos?
Equipe
Momentos de Brainstorming podem ser realizados em diferentes circunstâncias. Veja só:
Individual
É possível fazer uma experiência individual de Brainstorm. Neste caso, a experiência pode acontecer entre pares ou entre líder e liderado. Neste 1×1, é comum que uma das pessoas tenha uma ideia inicial, uma proposta ou um desafio. A partir do diálogo com o outro colaborador, desenvolve-se o conceito a partir de denominadores comuns.
Em grupo
Pode-se também realizar o brainstorm em um grupo de colaboradores – de diferentes níveis de senioridade. Estes momentos costumam ser feitos em uma mesa redonda ou em uma videoconferência de forma livre ou orientada. Você conhecerá os formatos de brainstorming nos tópicos a seguir.
Formato
Olha só os diferentes formatos que podem ser aplicados para o Brainstorming. Eles atendem a objetivos distintos. Veja qual pode ser o mais aplicado a cada contexto:
Brainstorming livre
Essa é a maneira mais simples de realizar o brainstorming. As pessoas ficam totalmente livres para falarem e discutirem as suas ideias referentes a um determinado tema. Esse formato pode ser adaptado, tendo um mediador ou um responsável por anotar as ideias em um quadro ou no computador, por exemplo.
Brainstorming escrito
Normalmente, esse tipo de brainstorming é feito distribuindo post-its para os participantes. Depois, é possível delimitar um tempo para as pessoas pensarem e escreverem suas ideias. Caso o grupo seja tímido ou ainda tenha pouco entrosamento, um responsável pode misturar os post-its e ler as ideias para discussão.
Mapa mental
O mapa mental pode ser usado em um brainstorming para organizar as ideias. Dessa forma, você pode definir um tema central de discussão. E, a partir dele, vão sendo anotadas ramificações e ideias relacionadas. Isso ajuda a hierarquizar as ações para posteriormente colocá-las em prática.
Brainstorming oposto
Você vai achar esta técnica muito curiosa, porque ela é baseada em psicologia reversa, utilizada para a resolução de problemas. Aqui, identificamos um problema e pensamos em como piorá-lo. Sim, você não leu errado: coletamos ideias para piorar o problema.
Entretanto, uma vez que boas ideias sejam coletadas, realizamos a reversão das ideias e entendemos como elas podem solucionar os problemas. A ideia aqui é exercitar a criatividade reversa e atacar de fato a causa raiz do problema.
Tangibilidade
O Brainstorming de tangibilidade é definido pela sua finalidade: tangibilizar um serviço ou produto. Mas o que é isso, exatamente?
Acontece muito de, durante o processo de inovação, um produto ou serviço parecer totalmente revolucionário e totalmente interessante. Mas não fica muito claro (tangível) que tipo de valor este bem agrega ao cliente. Tangibilizar é justamente discutir como tornar tangível – e comunicar – para o cliente que este novo produto ou serviço tem valor e deve ser comprado.
E a tangibilidade também demanda que a ideia trabalhada seja tangível de alguma forma para a equipe do brainstorm. Se ela for um produto, é bacana que o produto – fisicamente ou digitalmente – possa ser discutido por pessoas que o estejam vendo em tempo real.
Todos os recursos do mundo
Esta técnica, também chamada de “Recursos Ilimitados” propõe uma reflexão para o brainstorm: o que a empresa faria se tivesse todos os recursos do mundo, ou seja, todo o dinheiro, todo o tempo, todos os insumos, e etc.
Assim, a equipe poderá pensar em uma solução ideal para os problemas. Esta solução serve como pontapé para a definição de ações mais palpáveis, possíveis de se fazer com os recursos limitados dos quais o negócio dispõe.
Mudança de cenário
A mudança de cenário é outra técnica de brainstorming que se vale da criatividade e da capacidade imaginativa dos membros do time para resolver problemas ou criar novos produtos e serviços.
O exercício aqui é bastante simples: imaginar uma situação problema e suas respectivas possíveis soluções. Agora, o exercício é mudar o cenário e avaliar como isso alteraria as soluções. Por exemplo:
Sua empresa quer aprimorar o contato com os clientes via whatsapp. O que teria de ser mudado se, ao invés da empresa estar sediada na sua cidade, estivesse sediada em outro estado?
Importante ressaltar que diversas técnicas de brainstorming podem ser utilizadas em conjunto. Assim, pode-se atingir resultados ainda melhores.
Como fazer um Brainstorming?
Você já entendeu o que é o brainstorming e quais são as suas vantagens. Agora, vamos entender o passo a passo para aplicar essa técnica.
1. Defina o tema
O primeiro passo é delimitar um tema a ser discutido. Pense que o objetivo do brainstorming é resolver um problema específico. Então, não adianta criar temas muito abrangentes. Por exemplo, “vendas” não é uma boa escolha. Mas, “como resolver o problema da queda nas vendas do produto X no período Y” pode ser muito produtivo!
2. Modere a discussão
No momento da reunião de brainstorming em si, é preciso garantir que o ambiente seja agradável e permita a participação de todos. Então, um responsável precisa mediar a conversa de forma equilibrada. Para isso, estimule quem está mais tímido a expor suas opiniões e controle a fala de quem se estende demais.
3. Anote e resuma
Finalmente, é indispensável que alguém anote as ideias que forem surgindo e o diálogo feito. Depois, o próximo passo é resumir e selecionar as ideias mais relevantes. Em seguida, é hora de transformar essas ideias em um plano de ação com metas e prazos.
Principais erros ao fazer um brainstorming
O brainstorm é um processo bastante livre, mas ele não deve ser descoordenado. Por isso, veja alguns erros que devem ser evitados:
- Dispersão das ideias: é importante manter o foco durante um processo de brainstorming. Nenhuma ideia deve ser descartada logo de cara, mas é importante que se mantenha o foco sobre o núcleo do problema abordado pelo brainstorm.
- Registros incompletos: um brainstorming só faz sentido se todas as ideias puderem, de fato, ser aproveitadas. Por isso, não economize no registro do momento do brainstorm. Além das notas escritas, pode ser bem interessante gravar tudo o que foi dito.
- Errar na inclusão dos participantes: fazer brainstorm com as pessoas erradas pode prejudicar a qualidade das suas discussões. Deixar de convidar as pessoas certas, também. Sempre atente-se aos participantes deste momento e como cada um pode contribuir com o debate.
- Falta de assertividade: muitas vezes o tempo limita os debates. Mas o ideal é não encerrar um momento de brainstorming sem que o problema tenha sido resolvido, pelo menos hipoteticamente. Isso otimiza o uso do tempo e pode tornar o debate muito mais assertivo.
Como inovar o modelo de negócios com Brainstorming
O brainstorming também é bastante útil para te ajudar a criar um negócio próprio.
Afinal, às vezes não é nada fácil ter uma ideia de empreendimento, concorda? É preciso muita pesquisa, conhecimento de mercado e, é claro, ousadia.
Mas, poder discutir ideias com outras pessoas, ouvir suas opiniões e trocar experiências pode ajudar muito nesse processo!
Ainda, é possível aplicar o brainstorming para inovar o modelo de negócios da sua empresa já existente. Como assim? Se você já possui um empreendimento, mas quer expandir a sua atuação e aumentar a sua rentabilidade, uma ótima estratégia é criar uma spin-off.
Uma spin-off é a criação de uma empresa ou produto derivado da sua empresa já existente. Assim você consegue aproveitar recursos e melhorar os resultados.
Confira abaixo os principais modelos de negócio inovadores para você criar uma spin-off ou um novo empreendimento:
Marketplace
Esse é um dos modelos que mais cresce na atualidade. O marketplace é como um shopping virtual, que conecta oferta e demanda, seja de produtos ou serviços. Exemplos de empresas de sucesso, como Facebook, Uber, Airbnb e Mercado Livre, utilizam o formato marketplace.
A grande vantagem é que esse modelo é totalmente escalável. Ou seja, o número de clientes pode crescer de maneira exponencial, mas os custos da empresa não precisam crescer na mesma proporção.
Por isso, criar um marketplace é indicado se você já tem certa experiência e uma boa rede de contatos em um nicho de mercado. Assim, você consegue prospectar esses contatos para serem vendedores ou prestadores de serviço na sua plataforma.
Dica: saiba tudo sobre o mundo dos marketplaces no nosso guia completo e gratuito.
SaaS
Mais um modelo de negócio inovador é o Saas ou Software as a Service (SaaS) que significa software como serviço. Esse tipo de empresa oferece um serviço na nuvem de forma autônoma.
O atrativo desses produtos é a facilidade que ele proporciona ao automatizar processos manuais. Por exemplo, Gmail, Trello e Evernote são casos de SaaS de sucesso.
Infoproduto
O infoproduto é a venda de algum produto ou serviço que agregue informação e conhecimento para o cliente.
A opção mais comum nesse caso é oferecer cursos online. Para isso, você pode utilizar algum conhecimento ou experiência que você já tem e transformar isso em uma série de vídeos e materiais, como resumos, ebooks, infográficos ou ferramentas.
Conclusão
O brainstorming é uma técnica muito simples de ser aplicada, e que gera resultados surpreendentes. Ela serve tanto para resolver problemas cotidianos de uma empresa, quanto para inovar totalmente um modelo de negócios.
O importante no brainstorming é garantir a pluralidade de ideias e a colaboração. Assim, fica muito mais fácil gerar soluções criativas e rentáveis.
E você, quer inovar o seu negócio com o modelo de marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.