Todo negócio precisa dedicar bastante atenção e estratégia aos seus canais de venda. Planejar e definir da maneira correta pode ser decisivo para fazer bons negócios. Por isso, é preciso conhecê-los e entender como eles funcionam.
Para que você possa saber mais sobre os canais de venda, preparamos este conteúdo especial. Por isso, convidamos você a acompanhar conosco até o fim. Vamos lá?
O que são canais de venda?
Canais de venda são todos os meios pelos quais um empreendimento negocia e vende para seus clientes. Contudo, existem diversos canais de vendas. As empresas escolhem para si os canais que mais se encaixam aos hábitos de consumo dos clientes. Além disso, aqueles cuja operação é mais eficiente.
Com o desenvolvimento da internet, novos canais de venda foram desenvolvidos. Outros, que já existiam, foram evoluídos e sofisticados. Mas, via de regra, é comum que as empresas utilizem mais de um canal de venda para atingirem o número máximo de compradores.
Os 10 principais canais de vendas online
Em primeiro lugar, é importante falar sobre os 10 principais canais de venda online. Afinal, é bem provável que você utilize algum deles no seu negócio digital. Olha só:
E-commerce
O e-commerce se refere às lojas virtuais. São empreendimentos que negociam seus próprios produtos e serviços para clientes utilizando a internet. É possível vender e comprar pelo e-commerce tanto utilizando um PC, como também com smartphones e tablets, especialmente se o e-commerce utilizar um site responsivo bem desenvolvido.
O e-commerce possui alguns desafios operacionais e logísticos. Afinal, você terá de cuidar da gestão, da operação e também da logística do negócio. Além disso, é um modelo cujo mercado está relativamente saturado, portanto se destacar diante da concorrência também é um desafio.
Marketplace
O marketplace representa a evolução do e-commerce. Aqui, em uma mesma plataforma, diversos compradores negociam com milhares de vendedores. O formato se assemelha a um shopping virtual. Hoje, este modelo é responsável por 80% de todas as vendas feitas na internet. Um mercado que ultrapassa R$ 70 bi por ano.
Neste caso, o dono do marketplace não precisa se preocupar com o estoque – isso fica por conta dos vendedores. Entretanto, é preciso planejar bem a política de valores e fazer as parcerias certas para oferecer a buyers & sellers uma experiência de maior qualidade. Para quem vai vender na internet hoje, o marketplace é um modelo extremamente rentável e escalável.
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Email marketing
O email marketing é um dos canais de venda mais antigos a serem praticados na internet. Mas, por incrível que possa parecer, este canal de venda ainda traz grandes resultados e não ficou obsoleto.
Obviamente, precisa ser feito com conhecimento e estratégia. Entretanto, seu custo é baixíssimo e ele pode facilmente ser integrado a outros canais de venda. Ferramentas específicas para realizar os disparos trazem automação e deixam o seu funil de marketing muito mais dinâmico.
Programa de Afiliados
Um programa de afiliados basicamente é um serviço de locação de um espaço online. A sua empresa paga para ter um banner ou outro conteúdo em um site de grande acesso. É muito comum que a remuneração do programa seja feita com base na performance do anúncio. Por isso, seu resultado pode ser bastante rentável.
Redes Sociais
O uso das redes sociais para vender se tornou muito mais popular a partir de 2010. Desde então, elas são um dos principais canais de venda para muitos negócios. Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin são as principais plataformas para empreendimentos aproveitarem e venderem.
Em alguns casos, as plataformas possuem marketplaces nativos onde as pessoas podem negociar entre si, ou com empresas. Em outros, o cliente é redirecionado da rede social para o espaço de vendas do empreendimento ou para entrar em contato com um representante comercial.
SEO
O SEO, em si, não é um canal de vendas. Mas ele é um acessório importantíssimo para todo mundo que deseja vender pela internet. Através das técnicas de otimização, as empresas podem melhorar sua relevância nas buscas do Google. Assim, muito mais clientes têm acesso aos sites do empreendimento, aumentando as chances de negócio. Muitas possibilidades também surgem do SEO mobile, quando o usuário realiza uma busca a partir de um dispositivo móvel.
Facebook Ads
O Facebook Ads também é uma ferramenta muito útil para se prospectar clientes na Internet. No Brasil, com dezenas de milhares de usuários, o seu conteúdo pode atingir um alcance muito maior do que as reações orgânicas teriam.
Todo Post patrocinado tem uma chamada de ação. Ela pode levar o usuário até a fanpage da sua empresa. Porém, ela também pode direcionar o cliente à página de fechamento de vendas. É importante definir os filtros do anúncio corretamente para assegurar que o seu Post chegará aos clientes mais qualificados.
Google Ads
O Google Ads também é um instrumento muito estratégico. Aqui, sua empresa pode aparecer nos primeiros resultados patrocinados das buscas. Um local de grande evidência para qualquer negócio. O planejamento de palavras chave aqui faz a diferença para que o seu investimento em marketing seja bem aproveitado.
Google Shopping
Este é o marketplace do Google. Um espaço que reúne as melhores ofertas da Internet, no qual você também pode anunciar. Sempre que um usuário busca por um produto na ferramenta de pesquisa, o Google encontra ofertas em destaque. O usuário é então direcionado para a página do check-out.
Quem nunca pediu comida pelo WhatsApp? Hoje, dificilmente alguém nunca tenha feito um negócio utilizando o app de mensagens mais usado do país. Com a versão Business, o WhatsApp trouxe recursos super interessantes para quem quer vender de forma mais assertiva. A ferramenta funciona super bem para comércio local e a distância.
Os principais canais de venda offline
As vendas fora da internet também possuem canais de venda que utilizamos todos os dias. Vamos conhecer os principais.
Ponto de venda
Um ponto de venda (PDV) nada mais é do que uma loja física. Desde supermercados, lojas de roupas ou conveniência. Você escolhe produtos na prateleira e paga no caixa. Simples assim. Entretanto, também existe ciência para montar o PDV perfeito: chamamos ela de merchandising.
Franquias
Um modelo de negócio também bastante usado no Brasil. Aqui, franqueados compram o direito de vender produtos e serviços das franchises. Hoje há uma infinidade de modelos de franquia: restaurantes, serviços de mecânica e até consultórios médicos são alguns exemplos.
Telemarketing
Odiado por muitos clientes, o Telemarketing também ainda traz grandes resultados. Ele é utilizado para prospecção, negociação, fechamento e até upsell pelas empresas. Também pode ser empregado para a realização de cobranças. Versátil, o modelo é usado por empresas com diferentes modelos de negócio.
Venda direta
O vendedor vai até o local do comprador e faz negócio. Outro modelo muito abrangente, que compreende desde a venda de alimentos, até mesmo maquinário de alto valor (provavelmente mediante diversas visitas ao mesmo cliente).
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Como escolher os melhores canais de venda para o seu negócio?
Será necessário utilizar inteligência de mercado para definir os canais de venda mais adequados ao seu negócio. Mas, via de regra, o carinho é o seguinte:
- Entender qual é o seu público-alvo
- Conhecer a fundo seus hábitos de consumo
- Comparar estes dados com suas possibilidades de investimento
- Utilizar os canais de venda mais rentáveis
- Se necessário, expandir para mais suportes.
Lembre-se sempre que vender também tem custos. É sempre preciso condicionar os seus canais de venda ao seu orçamento.
Quais os melhores indicadores para canais de venda no varejo?
Preste atenção agora em alguns indicadores bastante úteis para averiguar a eficiência dos seus canais de venda. Estes são os indicadores mais aplicados no varejo.
- Custo por venda;
- Custo por lead;
- Lifetime Value (quanto o cliente irá gastar ao longo de toda a sua vida ativa)
- Ticket médio (valor médio das vendas únicas feitas pela empresa)
- Lucro bruto
- Lucro operacional
- Lucratividade
- Taxa de conversão
- Alcance orgânico e alcance pago
- Entre outros
Conclusão
Usar bem os seus canais de vendas faz a diferença para o seu negócio. Por isso, vale a pena estudar e selecionar aqueles que mais se encaixam à sua realidade. Depois de escolher, prepare-se para fazer uma gestão assertiva dos canais e boas vendas!
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