Introdução
A proposta de valor é essencial para criar um negócio. Afinal, é ela que nos mostra se as pessoas terão ou não interesse em comprar seus produtos ou adquirir seus serviços. Ou seja, elaborar a proposta de valor do seu empreendimento é fundamental para o sucesso. Mas, muitos empreendedores não sabem como fazer isso. Por isso, existe o Canvas Proposta de Valor, que pode te ajudar nessa tarefa.
Neste artigo, vamos te explicar o que é um Canvas Proposta de Valor e porque você deve usá-lo. Você também vai entender melhor como essa ferramenta funciona e como colocá-la em prática na sua Startup.
O que é Canvas Proposta de Valor?
O Canvas Proposta de Valor é uma ferramenta que surgiu para auxiliar na criação e posicionamento de produtos ou serviços em torno do que o cliente deseja e precisa. Ou seja, ele é uma ferramenta de organização que ajuda empreendedores a criarem soluções, levando em consideração a demanda de seus clientes. Aliás, essa metodologia é muito útil para validar negócios de Empreendedorismo Digital.
O Canvas Proposta de Valor é uma ferramenta complementar ao Business Model Canvas, que apesar de ter vários benefícios, não é tão completo. Ele não permite mapear, refletir e testar a proposta de valor de uma empresa em relação às necessidades do público. Por isso, Alexander Osterwalder inventou o Canvas Proposta de Valor.
Basicamente, o Canvas Proposta de Valor é um aprofundamento de duas partes do Bussines Model Canvas, que são o bloco de segmentos de clientes e a proposta de valor. Assim, ele pode ser usado quando é necessário otimizar um produto ou serviço existente, ou quando uma nova oferta é criada do zero.
Fonte: Tudo Sobre Startups
Confira neste vídeo o passo a passo de como criar um Canvas de Proposta de valor!
Por que usar um Canvas Proposta de Valor?
A proposta de valor é um conjunto de benefícios que um produto ou serviço oferece a determinado nicho de mercado. Ela mostra qual é o diferencial de um negócio quando comparado aos seus concorrentes. Ou seja, é a partir da proposta de valor que o consumidor decide onde ele vai comprar determinado produto ou contratar um serviço.
Por isso, criar um Canvas Proposta de Valor é essencial, já que ele organiza as características do seu produto ou serviço e expõe os seus diferenciais. Assim, o cliente consegue perceber que o seu negócio oferece algo ideal para ele, que supre suas necessidades e atende seus desejos.
Dessa forma, ao utilizar essa ferramenta você irá economizar tempo, dinheiro e recursos. Além disso, será possível entender quais são as falhas existentes no seu negócio, para que sejam corrigidas no futuro.
Vale destacar que esse Canvas funciona para qualquer tipo de empresa, independente do porte. Aliás, ele é extremamente útil para qualquer empreendedor(a), principalmente para os que querem criar propostas de valor inovadoras, como os gestores de Startups.
Ainda, o Canvas também ajuda empresas que desejam criar spin-offs para ampliar o faturamento. Esse tipo de iniciativa está alinhada a uma verdadeira transformação digital. Ou seja, o Canvas Proposta de Valor não precisa ser aplicado só por Startups!
Como funciona o Canvas Proposta de Valor?
Agora que você já entende a importância de criar o Canvas Proposta de Valor ao criar uma Startup, vamos te explicar melhor como essa ferramenta funciona.
O Canvas Proposta de Valor é dividido em duas partes principais, o perfil do cliente e o mapa de valor. Abaixo, vamos te explicar cada uma dessas partes de forma mais detalhada:
1. Perfil do cliente
O perfil do cliente é dividido em três partes: tarefas, dores e ganhos.
Tarefas do cliente
As tarefas do cliente devem elencar o que seus clientes realizam no trabalho e na vida em geral. Essas tarefas podem ser o que seus clientes querem realizar, problemas que eles querem resolver, etc.
Para facilitar essa etapa do Canvas Proposta de Valor, você pode utilizar o conceito de persona. Ter sua persona definida, auxilia na compreensão do seu público e, consequentemente, te ajuda a definir as tarefas do cliente. Você pode baixar o modelo de personas do Ideia no Ar clicando aqui.
Além disso, recomenda-se que você divida as tarefas do cliente em três tipos:
- Tarefas funcionais: quando seus clientes tentam solucionar determinado problema.
- Tarefas sociais: quando seus clientes desejam status, momentos agradáveis com pessoas próximas, ou demonstrar eficiência para alguém.
- Tarefas pessoais ou emocionais: quando seus clientes desejam determinado estado emocional, como se sentir feliz, sentir-se seguro, etc.
Dores do cliente
As dores do cliente servem para elencar os riscos e possíveis resultados negativos que podem ocorrer por um mau desempenho nas tarefas do cliente.
Assim como nas tarefas, podemos descrever três tipos de dores do cliente:
- Resultados indesejados: são as dores funcionais, emoções negativas.
- Obstáculos: são os empecilhos, aquilo que impede seu cliente de iniciar uma tarefa.
- Riscos: é o que pode dar errado ou ter consequências ruins.
Ganhos do cliente
Os ganhos do cliente servem para definir os resultados e benefícios que seu cliente espera. Ou seja, é aquilo que seu cliente deseja, os resultados que ele quer alcançar.
Esses ganhos não são apenas o lucro e a redução de custos, mas também as emoções positivas, as contribuições sociais, etc.
2. Mapa de valor
Agora vamos falar sobre a outra parte do seu Canvas Proposta de Valor, o mapa de valor. Ele é dividido em produtos e serviços, aliviadores de dor e criadores de ganhos.
Produtos e serviços
Nessa etapa, descreva quais produtos e serviços seus podem ajudar os clientes a realizar suas respectivas tarefas. Ou seja, liste aquilo que você tem para oferecer, como se estivesse organizando uma vitrine para os consumidores.
Lembre-se de colocar no Canvas Proposta de Valor todos os produtos ou serviços que você oferece, separando-os de acordo com a importância que você acha que eles têm para os clientes.
Aliviadores de dor
Essa etapa é muito importante, porque você irá descrever como seus produtos ou serviços geram valor. Analise como a sua proposta alivia as dores dos clientes de acordo com a intensidade que aquela dor causa a eles.
Criadores de ganhos
Por último, descreva como seus produtos e serviços criam ganhos para os consumidores. Como sua ideia gera benefícios ao clientes, se os consumidores têm o que desejam com sua proposta, se eles serão surpreendidos positivamente, etc.
Assim como você fez com os aliviadores de dor, elenque os criadores de ganhos de acordo com a relevância que cada um deles têm para seus clientes.
Se você quiser criar um marketplace, temos um canvas marketplace, específico para esse modelo de negócio.
Como criar o Canvas Proposta de Valor da sua Startup?
Agora você já entende como um Canvas Proposta de Valor funciona. Além disso, o Canvas complementa o processo de Lean Startup e do MVP. Mas, como aplicar essa ferramenta em sua Startup de sucesso? Abaixo, separamos algumas dicas para você usar essa ferramenta da melhor forma possível:
Use um Canvas para cada proposta de valor
Para manter as ideias organizadas é importante que você não utilize um único Canvas Proposta de Valor para tudo. Foque em apenas uma proposta de valor para um segmento de cliente específico. Se uma nova proposta de valor ou um novo segmento de clientes surgir, crie um novo Canvas.
Mantenha as prioridades
Não tente resolver tudo de uma vez e mantenhas prioridades. Por isso, não procure aliviar todas as dores dos clientes e focar em todos os ganhos. Isso faz seu Canvas Proposta de Valor perder o foco e, então, perder qualidade.
Ou seja, vale mais ter uma proposta de valor poderosa do que várias medianas. Afinal, muitas Startups acabam fracassando por não entenderem bem em quais tarefas e dores focar.
Utilize uma ferramenta pronta
Existem várias maneiras de criar seu Canvas, mas usar uma ferramenta pronta pode ser uma boa ideia. Assim, você agiliza o processo e fica bem mais fácil de organizar suas ideias. Existem vários tipos e opções, uma delas é o Canvanizer. Você pode até separar por cores cada um dos blocos do Canvas para facilitar a visualização.
Faça as perguntas corretas
Não adianta entender como o Canvas Proposta de Valor funciona se você não fizer as perguntas corretas. Por exemplo, quando estiver elencando as dores dos clientes, algumas perguntas são fundamentais. Comoo que faz seu cliente se sentir mal, como as soluções atuais estão deixando de satisfazê-lo, quais riscos seu cliente teme, etc.
A mesma lógica se aplica para o segmento de ganhos, questionamentos como: “o que o seus clientes estão procurando?”, “com o que seus clientes sonham?” “o que faria a vida do seu cliente mais fácil?” são exemplos de perguntas que você deve se fazer para criar um bom Canvas.
Conclusão
Criar um Canvas Proposta de Valor é essencial para qualquer empreendedor(a), já que ter uma proposta de valor bem estruturada é a chave para criar uma Startup de sucesso. Lembre-se de fazer as perguntas certas para que os segmentos do seu Canva sejam bem elaborados. Também é necessário ter em mente que qualidade é melhor do que quantidade. Ou seja, vale mais ter uma proposta de valor bem estruturada do que várias propostas irrelevantes.
E você, já elaborou o Canvas Proposta de Valor do seu Marketplace? Se você quer lançar a sua Startup e conhecer melhor o modelo de Marketplace, agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.