No começo de uma startup, além de conseguir encontrar um público-alvo e um problema real para resolver com uma solução validada e que faça sentido para o público, um dos grandes desafios do empreendedor é encontrar um modelo de negócios sustentável. Ou seja, uma forma de operação da empresa onde a receita seja maior que os custos, com um formato e um valor que façam sentido para o cliente e para os outros stakeholders envolvidos no processo.
Mais do que uma forma de ganhar dinheiro, o modelo de negócios é o sistema que prevê custos, atividades, recursos e parceiros para a operação, além é claro de todos os pontos de contato com o cliente.
Um bom exemplo de como trabalhar para essa busca é a startup O Polen.
Mas o que é O Polen?
O Polen é uma startup que tem como objetivo ajudar ONGs e instituições sociais fazendo com que as pessoas doem sem gastar nada mais com isso.
Desde o início do projeto esse foi o propósito dos empreendedores. O que mudou – e também o grande desafio – foi justamente encontrar a forma de como fazer com que as pessoas doassem sem gastarem mais dinheiro. As hipóteses foram sendo validadas e descobertas durante 1 ano e 6 meses, e como não poderia ser diferente, estão sempre em constante amadurecimento.
A busca por um modelo de negócios
Quando o Polen chegou até o Ideia no Ar no início de 2015, eles já tinham passado por uma aceleração na Start You Up, uma aceleradora de Vitória, e foi lá onde validaram e desenvolveram sua primeira solução: um plugin para o Google Chrome. Aparentemente bem simples, ele serve para direcionar parte da compra em sites de comércio eletrônico (como Americanas.com e Submarino) para instituições sociais.
O problema
Esse modelo, apesar de inovador e disruptivo, não era o suficiente para pagar os salários da equipe no final do mês. Resumindo: a conta não fechava. O desafio então era grande, já que como qualquer outra startup, eles tinham recursos escassos e pouco tempo para manter o negócio funcionando.
Em fevereiro de 2015 começamos o apoio ao Polen. Foi quando surgiu uma nova ideia de modelo de negócios que poderia ser a solução para todos os problemas: um aplicativo que incentivasse as pessoas a fazerem uma boa ação todo o dia. Dito e feito, depois de um processo de validação e desenvolvimento estava lançado o app do Polen. O resultado foi bem satisfatório, tanto é que com esse aplicativo, O Polen conseguiu entrada em mais 2 processos de aceleração, no Startup Chile e na Dotforge, em Shefield, Inglaterra.
E o papel do Ideia no Ar?
Nesse processo nós ajudamos o Polen tanto no desenvolvimento do aplicativo Android quanto com a nossa metodologia de desenvolvimento validado, com ciclos de 1 semana, onde só desenvolvemos aquilo que foi validado através das interações com os usuários.
Lembro que a nossa forma de trabalho e a confiança em nossa equipe foram fatores decisivos para os empreendedores na escolha do Ideia no Ar como parceiro de desenvolvimento. E foi isso que aplicamos durante todo o processo: ajudamos os empreendedores a descobrirem se o que gostariam de desenvolver realmente atendia às necessidades dos usuários.
E depois de muitas interações, questionamentos, reflexões, o aplicativo de boas ações se tornou um aplicativo que ajuda o usuário a doar seu tempo ao invés de dinheiro. Então no fundo ainda é uma boa ação, mas de uma forma totalmente diferente do que o pensado no início.
Validação = mudança na solução
Na primeira ideia, iríamos sugerir que os usuários cumprimentassem o porteiro como um gesto de boa ação, por exemplo. Nessa última versão, o usuário assiste um vídeo, e transforma o tempo que passou assistindo em receita para o Polen, que por sua vez direciona o dinheiro para a causa que o usuário escolheu e fica com parte do recurso. Um pouco diferente da ideia inicial mas ainda com o mesmo propósito. Esse é o espírito da startup.
Para chegar nessa versão, várias hipóteses tiveram que ser testadas. Houve muito aprendizado em cada contato com o cliente. O Fernando, fundador da startup, conversou com pessoas dos mais diversos lugares do mundo, buscando entender se a ideia resolvia uma necessidade global. A Renata, responsável pela operação, visitou eventos e validou presencialmente protótipos de tela, enquanto o Vinicius, designer mobile, pensava em uma experiência que deixasse o fluxo simples para o usuário final.
Vida de startup é assim: aprendizado e adaptacão. E uma extrema corrida contra o tempo, pois o seu fôlego é o quanto ainda resta na sua conta bancária.
Esse ainda não é o modelo final. Durante as validações a equipe do Polen descobriu outro modelo de receita, mais eficiente do que todos os outros, e agora estamos em uma nova fase de validações e desenvolvimento. Esse é o nosso papel, ajudar empreendedores a descobrir como tornar suas startups viáveis e com um modelo de negócios sustentável.