Nem todo mundo dá a devida importância, mas meros detalhes no processo de checkout podem ser responsáveis pela desistência da compra. Por isso, uma das técnicas mais efetivas para reduzir o abandono de carrinho é o chamado checkout transparente. Essas práticas podem proporcionar resultados bem interessantes para seu marketplace.
Neste conteúdo, traremos mais detalhes sobre o checkout transparente. O que é, como pode ser aplicado e quais passos a sua empresa pode seguir para adotá-lo e também passar a ter melhores resultados no fechamento das vendas. Temos certeza que esse conteúdo será útil para você. Acompanhe conosco!
O que é checkout transparente?
O momento final da venda no e-commerce é o checkout, ou seja, a etapa em que o cliente verifica as informações da compra, seleciona sua forma de pagamento e efetiva a compra. Ali também acontece a interação da sua plataforma de marketplace com o gateway de pagamento que irá operacionalizar a transação.
Entretanto, muitas plataformas de venda levam o cliente para outra página quando chega o momento de acessar o checkout. Ou seja, o site muda e até a URL é alterada. Isso pode parecer um detalhe muito pequeno, mas prejudica a experiência do cliente e interfere na taxa de abandono do carrinho.
O checkout transparente é um processo no qual a página de checkout aparece no mesmo ambiente virtual em que o cliente já está. Ou seja, ele não precisa mudar de site e o processo de checkout acontece de forma mais rápida, lógica e assertiva. Com menos etapas para percorrer, o cliente acaba fechando a compra em uma porcentagem muito maior de vezes.
Checkout padrão versus checkout transparente
Vamos fazer uma comparação mais específica sobre os dois tipos de checkouts dos quais estamos tratando.
A diferença mais óbvia, como dissemos, é o fato de o checkout transparente ser realizado na mesma página enquanto o checkout convencional abre uma nova página para sua consolidação. No entanto, esta não é a única diferença entre as duas modalidades.
Com esse recurso, o cliente também pode eventualmente adicionar novos produtos ao carrinho, mesmo com o checkout pronto para consolidar a compra. Caso ele o faça, já pode concluir o pagamento de todo o pedido sem sair da página.
Embora o checkout tradicional não seja menos seguro que o checkout transparente, a permanência do cliente na mesma página passa uma maior sensação de segurança. Especialmente para clientes que compram com o cartão de crédito e precisam inserir seus dados pessoais na plataforma.
Como o checkout transparente ajuda o seu negócio
Veja alguns dos principais benefícios de utilizar o checkout transparente no seu negócio e como ele melhora a experiência de compras dos seus clientes.
Melhora a experiência de compra
No geral, a experiência de compra do cliente se torna melhor com o checkout transparente. O cliente realiza compras de forma mais rápida, em uma plataforma esteticamente mais agradável, utilizando menos cliques e com menor poluição visual.
Reduz o abandono de carrinho
Com o uso de checkout transparente, já ficou comprovado que os clientes abandonam menos os seus carrinhos. Plataformas têm experimentado reduções de até 30% no abandono de carrinhos a partir do uso de uma ferramenta de checkout transparente.
Aumenta a taxa de conversão
A taxa de conversão, ou seja, a porcentagem de clientes que fecham negócio dentro do seu total de usuários, também apresenta uma importante melhoria em plataformas que utilizam o checkout transparente. Isso é causado pela facilidade e pela impressão de segurança que a ferramenta oferece ao cliente.
Aumenta a confiança dos clientes no negócio
O checkout transparente passa ao cliente uma ideia de maior profissionalismo, segurança e seriedade aos clientes. Com isso, o cliente sente mais confiança e credibilidade para comprar em maior volume e também com mais frequência. Além do bom resultado hoje, isso também cria maior fidelidade para os seus compradores.
Como aplicar o checkout transparente
Agora que já entendemos como funciona o checkout transparente e qual a sua importância, veja algumas dicas de como você pode implantar o checkout transparente no seu marketplace!
Verifique as opções da sua plataforma
O primeiro ponto é entender quais soluções de pagamento podem ser utilizadas em combinação com o seu marketplace, a fim de intermediar e operacionalizar o pagamento. Veja algumas opções a seguir:
Iugu
A Iugu é uma solução completa que reúne os principais meios de pagamento para marketplaces (boleto, cartão de crédito e Pix) e ferramentas para automatizar o comissionamento dos sellers e parceiros de negócios.
Pagar.me
A Pagar.me é um gateway de pagamentos bastante procurado por empreendedores digitais. A empresa, que pertence ao grupo Stone, oferece a possibilidade de integração via API com o seu marketplace. Eles oferecem pagamento automático e possibilidade de customizar o split dos valores.
Moip
A Moip também é uma empresa bem interessante que oferece soluções de gateway de pagamento. Um aspecto bacana é que eles possuem soluções específicas tanto para e-commerce, como para marketplace, levando em conta as especificidades de cada modelo de negócio.
Pagseguro
A Pagseguro hoje é uma gigante do mercado dos pagamentos, que já adquiriu outras empresas do setor (incluindo a Moip, que acabamos de mencionar). É uma empresa com diversas soluções que podem ser muito úteis para o seu marketplace, com condições de pagamento bastante favoráveis.
Mercado Pago
O Mercado Pago também é outro player gigante do mercado de pagamentos. É o gateway do Mercado Livre, isso certamente mostra que a ferramenta é eficiente e pode suportar grande carga de operação. Conheça as opções específicas para marketplaces.
Ebanx
A Ebanx é uma das principais mediadoras de pagamento do país. Em seu portfólio de clientes estão as operações brasileiras de algumas gigantes asiáticas, como Shopee e Ali Express. Contudo, a empresa também atende a operações de menor volume.
Configure o gateway de pagamento
Depois de escolher qual opção faz mais sentido para o seu empreendimento, é hora de integrar a solução com a sua plataforma e configurar o gateway de pagamento para operar de forma assertiva junto ao seu negócio.
Dica: Acesse já o guia completo sobre gateways de pagamento para marketplace!
Qual é o melhor checkout transparente?
É impossível dizer uma única resposta para esta pergunta. Na verdade, o ideal é entender qual checkout transparente é o que mais atende às necessidades do seu negócio. E como fazer isso?
Ao pesquisar nos gateways de pagamento, abra a documentação técnica oferecida por cada solução. Entenda a partir dos detalhes fornecidos como o gateway atende ou não às necessidades da sua plataforma. Leve em conta detalhes como grau de compatibilidade, valores, facilidade de integração e outros.
Mais estratégias para evitar o abandono de carrinho
Além do checkout transparente, existem outras boas práticas que podem ser utilizadas para se reduzir o abandono de carrinho no seu marketplace, uma das principais dores deste tipo de negócio.
- Clareza e exatidão: informações claras e precisas sobre as condições de compra e pagamento são fundamentais para redução do abandono de carrinho. O cliente tende a se sentir mais seguro na compra se souber exatamente o negócio que está fazendo.
- Política de trocas e devoluções: problemas acontecem. Por isso, é preciso ter uma política eficiente de trocas e devoluções que deixem os clientes mais seguros da satisfação na hora de comprar.
- Promoções: realizar promoções beneficia o marketplace como um tudo. Contudo, uma promoção por tempo limitado reduz as chances do cliente abandonar o carrinho. Afinal, ele sabe que aquele produto estará barato apenas por pouco tempo.
- Assegure o processo de pagamento: o que acontecerá se, por algum motivo, o produto não chegar ao cliente ou não satisfazê-lo? Garanta que o cliente não seja lesado e explique como isso vai acontecer.
- Permita edições no carrinho: um carrinho facilmente editável ajuda o cliente a comprar mais e abandonar menos.
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Conclusão
O checkout transparente é uma das formas pelas quais o seu marketplace pode ser mais rentável e ter menos problemas com abandonos de carrinho. Entretanto, é sempre necessário conhecer as soluções a fundo para tomar as decisões corretas. Por isso, conheça os gateways e escolha uma plataforma de marketplace que facilite a aplicação do checkout transparente, como a Ideia no Ar!
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