Introdução
A inovação é uma necessidade, mas precisa vir acompanhada de muito estudo e planejamento, se a empresa quiser aumentar suas chances de sucesso. Para isso, o plano de negócios é a ferramenta ideal. Ele permite reconhecer o mercado e os players com os quais a organização terá de lidar, de uma forma que combina análises detalhadas e uma visualização simples.
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento fundamental para quem deseja começar, expandir ou inovar num empreendimento. Ele consiste em um projeto visual, onde grandes quantidades de informação podem ser estruturadas num local de rápida visualização.
Quando bem feito, ele permite que o empreendedor tenha uma visão clara sobre o mercado: consumidores, fornecedores, competidores em potencial, etc.
Por seu formato visual, o plano de negócios também ajudará a consolidar em um único espaço todas as ideias do empreendedor – e de sua equipe – sobre as funções do produto ou serviço, processos internos, modelo de distribuição, e assim por diante.
Essas características fazem do plano de negócios a ferramenta ideal para identificar possíveis riscos, desafios e oportunidades, dentro e fora da organização.
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Qual a importância de criar um plano de negócios?
Lançar um novo produto, serviço ou fazer incrementos na organização sem um plano de negócios é como navegar em um barco sem direção. Você até pode encontrar algum tesouro por sorte, mas as chances de acabar perdido são muito maiores.
Com um plano de negócios é possível:
- Reduzir os riscos e pontos cegos do negócio;
- Organizar e avaliar o potencial de cada ideia;
- Planejar uma expansão sem prejudicar os negócios já existente na empresa;
- Ter uma base para a comunicação entre os diversos setores da organização, parceiros, sócios, fornecedores, etc.
- Apresentar uma ideia de rápido entendimento a possíveis investidores.
Por que inovar na criação do plano de negócios?
Como as tecnologias, processos e necessidades do consumidor estão em constante transformação, o plano de negócios, que é usado para “ler” o mercado, também precisa evoluir.
Se você está preso a um modelo que teve sucesso há 5 ou 10 anos, e não considera outras opções, existe uma grande possibilidade de que organizações mais dinâmicas desestabilizem as suas operações num futuro próximo.
É preciso implementar uma cultura de inovação no seu negócio desde o planejamento, assim, sua empresa estará sempre à frente no mercado.
Ferramentas para inovar na construção do seu plano de negócios
Com todas essas informações em mente, resta apenas encontrar o modelo ideal para o seu plano de negócios. As opções abaixo estão entre as mais eficientes da atualidade. Você pode experimentar uma delas, pesquisar algumas outras, ou até criar o seu próprio modelo.
Business Model Canvas
O Business Model Canvas (BMC) é a ferramenta mais popular para criar um plano de negócios, e permite que todas as informações relevantes sejam vistas em apenas uma página.
O BMC possui uma estrutura de nove tópicos, que se dividem em duas partes.
De um lado, é traçado um panorama geral do negócio: os perfis de clientes, a proposta de valor, os canais de distribuição, o relacionamento com os clientes e as fontes de receita. Do outro, estará o que é necessário para viabilizar esse negócio: as principais atividades, os recursos-chave, as parcerias e a estrutura de custos.
Uma vantagem do Canvas é permitir que, conforme um tópico é preenchido, ideias para os outros vão surgindo, o que cria um planejamento sólido e detalhado.
Ao final, você terá um plano de negócios que contempla todas as principais áreas da empresa, e pode servir como documento central para que cada área possa utilizar em suas atividades.
Você pode conhecer essa ferramenta em detalhes no artigo O Business Model Canvas para Inovar em Modelos de Negócios.
Spin-off
O termo spin-off é muito usado em obras audiovisuais, quando parte de um filme ou série ganha destaque e dá origem a uma nova produção.
A mesma lógica se aplica a empresas que encontram uma nova oportunidade de negócios e precisam de um plano para explorá-la com sucesso.
Exemplo disso é o marketplace Amazon, que identificou a necessidade por leitores digitais e adquiriu a startup cuja tecnologia de displays com tinta que se move daria vida ao Kindle.
A vantagem do plano de negócios spin-off é aproveitar a estrutura da organização, e utilizar seus recursos para iniciar um projeto, reduzindo custos e riscos. Em muitos casos, o sucesso é tão grande que o novo negócio se torna a atividade central da empresa.
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Canvas de proposta de valor
O Canvas de Proposta de Valor é uma adaptação do BMC. Ele foca nos tópicos diretamente associados à proposta de valor oferecida pela empresa – o segmento de clientes e a proposta em si.
Essa atenção permite que tais áreas possam ser analisadas em detalhes, e é fundamental quando a empresa deseja lançar um produto que atenda perfeitamente uma necessidade do mercado, ou adaptar um produto já existente para alcançar esse objetivo.
Se preocupar mais com os dois tópicos, no entanto, não exclui a importância de avaliar os demais, e o Canvas de Proposta de Valor não substitui o BMC. Ao invés disso, os dois podem ser usados de forma complementar, como perspectivas diferentes sobre uma mesma questão, uma considerando-a de modo isolado, e outra dentro de um cenário maior.
Conclusão
O plano de negócios pode ser um documento em constante transformação, melhorando conforme novas ideias são geradas. Para que essa dinâmica tenha o máximo de eficiência, é importante agrupar diversos pontos de vista, e uma organização de médio ou grande porte precisará de uma estrutura adequada. A nossa sugestão é o Programa de Ideias, que possibilita a colaboração entre todos os agentes da empresa e facilita o processo de inovação.