Hoje nós vamos falar sobre onde lançar o seu negócio digital e os fatores que você deve levar em consideração. Você já deve estar a um passo do lançamento, já realizou todas as validações e agora chegou o tão esperado momento. Mas surge a dúvida: qual é o melhor mercado para começar?
Não pense que porque o seu negócio tem um grande número de consumidores em potencial, você deve atirar para todos os lados.
Beachhead Market é um termo em inglês que significa exatamente montar uma estratégia para atingir precisamente um nicho forte no começo do seu negócio, e é isso que vamos explicar a vocês.
O que é Beachhead Market?
Beachhead Market é o primeiro mercado que você escolherá para prosseguir com suas estratégias. A ideia é você escolher apenas um mercado alvo, pois isso facilita na questão financeira e econômica. É como diz o velho ditado: “Melhor um pássaro na mão do que dois voando”. Com apenas uma escolha, você terá tempo de entender e buscar novos mercados quando o seu negócio estiver mais consolidado.
Objetivo:
A maioria dos empreendedores têm poucos recursos, por isso deve focar ao máximo em poucos mercados. Em se tratando de negócio digital em fase inicial, apenas um.
Os maiores desafios encontrados nesse começo são: limitação financeira, de tempo e de capital humano (consequentemente, o seu negócio deverá ter funcionários multi-habilidosos, ágeis e que representem um baixo custo de mão de obra).
Se você resolver aumentar os seus mercados, você deve aumentar tudo proporcionalmente, o que não é viável para a realidade vivida nessa fase inaugural. O objetivo de ter apenas um mercado é dar todo enfoque a ele, para conquistá-lo e começar a movimentar seu negócio com a entrada de dinheiro no caixa. Por isso devemos ter objetivos modestos e exequíveis nesse começo, para não nos perdermos. Após conquistarmos o objetivo principal, está na hora de decolar para novos mercados!
Como construir um Beachhead Market?
Essa é uma questão que faz muitos perderem tempo deliberando, além de criar dúvidas. Não existe uma equação ou receita para a construção, mas temos algumas perguntas que você pode se fazer para a escolha do mercado alvo, que te darão uma luz em relação a sua escolha, vejamos elas:
– O seu consumidor (objetivo) tem dinheiro para pagar pelo seu serviço/produto?
É uma questão que parece óbvia, mas que muitas vezes é esquecida. Pense em qual é o valor monetário do seu produto e veja se o seu público pode pagar por ele. Análise os seus concorrentes e descubra se o seu preço está de acordo com a imagem que quer passar aos consumidores.
– Você tem acesso fácil ao seu cliente?
Não adianta selecionar um público cercado por muitas barreiras para chegar. Lembre-se que não você não pode gastar muito tempo – e muito menos dinheiro -, indo atrás de algo que não se sabe se irá trazer o retorno necessário. A princípio, você precisa focar em mercados mais acessíveis.
– Você apresenta uma proposta de valor forte ao seu possível cliente?
Lembre-se sempre de deixar a sua proposta de valor muita clara. O seu consumidor só vai se interessar pelo seu produto/serviço se for apresentado uma real solução ao problema dele. Muitas vezes, o maior concorrente que você terá será o seu consumidor, caso a proposta de valor não esteja clara.
– A entrega do produto é inteira ou parcial?
A principal análise que você deve fazer é se o seu produto/serviço está ajudando, agilizando os processos na vida do seu consumidor ou se está fazendo gastar mais tempo. Vender meia solução é igual ou pior do que vender uma solução errada. A probabilidade de encontrar outro que supra a necessidade do consumidor de forma completa é grande. Evite que o seu potencial cliente vá atrás de algo a mais.
– Existe alguma forte concorrência que pode dificultar muito a sua entrada no mercado?
Caso a resposta seja positiva, estude melhor se é vantajoso competir agora com esse concorrente. Voltamos aos ponto tempo e verba; você deve ter certeza de que será uma boa escolha inicial, caso negativo, deixe para outro momento.
– Este é um mercado estratégico, que capacitará e te deixará com credibilidade para ganhar outros mercados tão importantes quanto ou ainda mais?
Essa pergunta é crucial, afinal o seu objetivo é atingir um mercado que te deixe apto para novos ambientes. Você precisa construir uma imagem forte, para passar credibilidade, caso contrário será em vão tentar novos mercados.
– O mercado escolhido condiz com os valores, paixões e objetivos do negócio?
Por fim, mas não menos importante, os seus valores devem estar alinhados com o mercado escolhido, caso contrário não surtirá efeito. É muito importante falar a mesma língua que o seu público, você deve se fazer necessário na vida do seus consumidores.
Algumas conclusões
O legal dessa análise é visualizar os prós e contras de cada mercado que você cogitou, ver qual é o ideal para o seu negócio e, com esses questionamentos feitos, as probabilidades de acerto serão maiores.
A partir do momento em que o seu negócio começa a prosperar e você percebe que poderia atingir mais e mais, o ponto de expandir para novos mercados chegou!
A ideia do Beachhead Market é consolidar um mercado seleto e promissor, para depois expandir fortemente e diversificar, conquistando nichos mercadológicos diferentes. Se você seguir todos os nossos conselhos, certamente o seu objetivo será atingido. Parabéns, o seu negócio é um sucesso!
Caso você tenha interesse em saber mais sobre táticas de como alcançar os seus objetivos, você pode dar uma olhada no nosso artigo “OKR: Como alcançar todos os objetivos da sua startup” e descobrir uma nova forma de manter e , com certeza, aumentar o ritmo da empresa!