Ilustração de uma loja pequena, média e grande ao lado de uma seta para cima

Como expandir minha empresa usando Marketplace

Por: Luis Ribeiro . Publicado em: 17 de abril de 2018

Você é empresário e está incomodado com o ritmo de crescimento da sua empresa? Ao invés de crescer apesar 10% ao ano, gostaria de crescer 100% anualmente?
Para crescer e expandir a sua empresa normalmente você precisa contratar mais pessoas para atender cada vez mais clientes, correto? E se você tiver um negócio de varejo, provavelmente terá que alugar uma nova loja, em algum ponto bem localizado, pagar caro e aumentar seus custos fixos, sem garantia de que as vendas virão na proporção que está planejando.
Ao invés de expandir o seu negócio da maneira tradicional, contratando mais pessoas ou alugando novas lojas, ou até mesmo franqueando a sua marca, existe uma forma de expandir sua empresa de forma escalável pela internet, com custos fixos extremamente baixos. E essa estratégia de expansão se chama Marketplace.
Você pode criar seu próprio Marketplace no seu nicho de mercado que você já tem experiência, e crescer o faturamento do seu negócio de forma exponencial, sem que os custos cresçam na mesma proporção, ou seja, aumentando sua margem de lucro.
Ficou interessado em como uma estratégia de lançar seu próprio Marketplace de Nicho pode ser lucrativa no médio/longo prazo? Então acompanhe abaixo como funciona.

Seus Concorrentes se tornam seus Clientes

Diferente de um Ecommerce, que vende apenas o produto que você mesmo produz ou comercializa, o Marketplace é uma rede de diversos vendedores, fornecedores, ou até mesmo prestadores de serviços que atendem um mesmo perfil de cliente, em um nicho de mercado. Se você ainda não sabe como funciona um Marketplace, clique aqui.
Dessa forma, vamos supor que você tenha uma loja de materiais elétricos, e queira expandir a sua empresa. Ao invés de alugar uma nova loja, e contratar mais funcionários, você pode criar o seu próprio Marketplace, e convidar outros concorrentes (diretos ou indiretos) para anunciar junto com você dentro desse Marketplace, que será um novo canal de vendas para todos os vendedores/fornecedores desse segmento de Materiais Elétricos.
É como se você estivesse criando o Mercado Livre dos Materiais Elétricos, ou seja, um Marketplace de Produtos. E o mais interessante desse modelo é que você pode replicar para outras cidades, sem depender de uma estrutura física, pois toda a intermediação dos negócios acontece pela internet, já que o Marketplace é um negócio digital.
Para criar o seu próprio Marketplace de nicho e convidar empresas similares à sua para fazer parte desse shopping virtual que você está montando, basta criar uma nova marca (para não confundir com a sua empresa atual), mapear os fornecedores/vendedores que conhece, e apresentar uma proposta para eles cadastrarem seus produtos na sua plataforma. Veja como prospectar os primeiros vendedores.
Vamos para outro exemplo, em que você é um empresário do segmento de serviços, dono de uma clínica de fisioterapia. E você, melhor que ninguém, sabe que seus clientes chegam até você através de recomendação que os seus fisioterapeutas recebem, mas também sabe que essa indicação boca-boca poderia ser online, através de uma plataforma que reunisse os profissionais de clínicas de fisioterapia mais próximas do paciente, e tivesse todas as informações do profissional/clínica e as avaliações dos usuários. É como se fosse o Uber da Fisioterapia.
Nesse caso, você poderia criar um Marketplace de Serviços, reunindo todos os profissionais/clínicas de forma organizada na sua plataforma de Marketplace, e cobrar os anunciantes para divulgar seu perfil online e adquirir novos clientes, ou até mesmo cobrar por consulta agendada.
E o melhor de tudo isso, é que você já tem o quê precisa para começar o seu próprio Marketplace: experiência no mercado.

Você já sabe como Atrair Clientes

Um empresário que já tem seu negócio “tradicional” consolidado há alguns anos, sabe como atrair novos clientes.
Pode ser que a sua estratégia principal não seja online ainda, pois você recebe novos clientes mais através de indicação, marketing offline ou prospecção ativa, por exemplo. Mas mesmo que você não conheça de marketing digital, você tem o mais importante para começar qualquer Marketplace de Nicho, que é o conhecimento sobre quem é o seu cliente, porquê ele compra de você, e porquê ele volta à comprar.
Se você sabe como atrair novos clientes para o seu negócio tradicional, fica muito mais fácil montar uma estratégia de marketing digital para atrair clientes para a sua plataforma. Inclusive, veja essas dicas de marketing para Marketplace.

Como começar o seu Marketplace

Se você é um empresário buscando expandir o seu negócio e viu o Marketplace como a melhor estratégia de fazer isso com menor custo, você está certo. É mesmo. Com a Plataforma do Ideia no Ar, você começa seu próprio Marketplace com investimento acessível.
Agora, você só precisa saber quais são os passos para começar a aplicar essa estratégia no seu negócio:
1. Modele o seu Negócio: Você precisa entender os pontos-chave do seu Modelo de Negócio, para definir a estratégia de quem serão seus vendedores, quem serão seus compradores, e o principal: como você irá cobrar no seu Marketplace. Use a nossa ferramenta Marketplace Canvas para fazer isso.
2. Faça a prospecção de fornecedores/vendedores/prestadores de serviços: Busque outras empresas que trabalham no seu segmento de mercado, de uma cidade/região específica, e apresente para eles a oportunidade de fazer parte de um Marketplace
3. Elabore a Estratégia de Aquisição de Clientes: Com base na sua experiência de mercado, planeje quais os canais de aquisição mais apropriados para você conseguir clientes finais para o Marketplace
4. Contrate uma Plataforma de Marketplace: Agora que você já sabe como seu negócio irá operar, tem vendedores dispostos à participar, e sabe como atrair seus clientes, agora é o momento de começar a operação, e por isso, contratar uma Plataforma pronta de Marketplace, que permite lançar seu negócio mais rápido e barato, é a melhor opção.
Você pode contar com o Ideia no Ar para te ajudar a elaborar toda a estratégia listada acima, para lançar o seu Marketplace, e também com a nossa plataforma pronta para começar a sua operação.


Conclusão

Expandir uma empresa pode ser mais barato do que você imagina, e você, sendo empresário com experiência no seu mercado, pode aumentar ainda mais as chances de um Marketplace Digital dar certo.
Você não precisa contratar mais pessoas, ter custos fixos altos, e nem se preocupar com estruturas físicas. Você só tem que usar o networking que possui para atrair os primeiros vendedores e o seu conhecimento de mercado para atrair compradores para o seu próprio Marketplace, e dessa forma criar um negócio exponencial.
Ficou interessado e quer entender ainda mais sobre como essa estratégia de Marketplace pode ser aplicada no seu segmento de mercado? Solicite uma consultoria gratuita com um especialista em Marketplaces do Ideia no Ar.

Luis Ribeiro
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