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Como fazer a integração de serviços financeiros para marketplaces e quais as vantagens

Por: Carol Kuviatkoski . Publicado em: 14 de maio de 2021

Você já parou para pensar qual o impacto dos serviços financeiros para marketplaces?

Entre os maiores desafios do comércio eletrônico estão: aprimorar os processos de logística, diminuir as taxas de abandono de carrinho, melhorar o relacionamento com os clientes e se destacar dos concorrentes.

Analisando mais de perto esses pontos, todos levam a uma mesma questão, que é encontrar meios de facilitar o recebimento de pagamentos em marketplaces e e-commerces e a movimentação desses valores entre os envolvidos na venda.

Por exemplo, a logística de entrega dos produtos só será melhorada se o processo de pagamento for otimizado e o seller tiver rapidamente a confirmação dessa etapa. 

O mesmo princípio vale quando se busca aprimorar o relacionamento com o cliente e reduzir o número de carrinhos abandonados. Qualquer estratégia voltada para esses dois objetivos só terão efeito se o consumidor conseguir finalizar o pagamento de maneira rápida e segura.

Ou seja, os meios de pagamento, produtos e serviços financeiros oferecidos têm grande peso no sucesso das vendas online

Na prática, de que forma os serviços financeiros para marketplaces podem resolver esse, que é um dos maiores desafios do setor? Boas plataformas de pagamento online são a solução!

Como os serviços financeiros para marketplace ajudam a resolver os desafios desse setor?

Pesquisas do MCC-ENET apontam que o comércio eletrônico no Brasil cresceu mais de 73% em 2020, e já não é segredo para ninguém que a pandemia foi a maior responsável por esse número.

Negócios que antes não atuavam no mercado digital precisaram se adequar às vendas online para continuar ativos, e os que já trabalhavam dessa forma tiveram que aprimorar os seus serviços.

Com isso, diversos desafios do e-commerce precisaram, e ainda precisam, ser superados, especialmente considerando a necessidade de as empresas encontrarem um diferencial competitivo para se destacarem do grande volume de concorrentes existentes no momento.

Assim como foi dito no início deste artigo, a maior parte desses desafios do segmento esbarram em um mesmo ponto: o pagamento da compra.

Processos demorados, complexos, ou que geram insegurança para o cliente, interferem na sua experiência de compra e podem colaborar para que esse desista da aquisição naquele momento e em compras futuras.

Para os sellers, soluções de pagamento que não são otimizadas e integradas comprometem o recebimento e o gerenciamento dos valores, refletindo no fluxo de caixa e no faturamento do negócio.

Uma boa plataforma de pagamentos online, que aprimore os serviços financeiros para marketplace, é uma das melhores opções para resolver todas essas questões

Além de permitir uma oferta maior de meios de pagamentos aos clientes, esse tipo de solução facilita a conciliação bancária, o split de pagamento e o comissionamento de vendas.

Vantagens de uma plataforma de pagamentos online

Uma plataforma de pagamento para marketplace e/ou e-commerce gera vantagens para os três pontos envolvidos nesse mercado: quem oferece a plataforma de comércio eletrônico, os vendedores e os clientes finais.

O consumidor, por exemplo, tem acesso a checkouts mais rápidos, seguros e que podem incluir os seus meios de pagamento preferidos.

As plataformas de marketplace conseguem fazer uma gestão financeira muito mais precisa e com bem menos falhas. Neste ponto é fundamental destacar que o split de pagamento é uma das etapas mais importantes para quem fornece esse tipo de serviço.

Calcular e fazer a divisão correta dos valores entre os vendedores é primordial para que eles continuem usando a sua solução para vender pela internet

Problemas nessa fase levam à insatisfação dos seus parceiros de negócio, contribuindo, inclusive, para que busquem outras plataformas, comprometendo o seu faturamento.

Por outro lado, a divisão de valores de vendas e de comissionamentos feitos corretamente e disponibilizados rapidamente elevam a satisfação dos vendedores e contribui para a sua fidelização.

Critérios de uma boa plataforma de pagamentos para comércio eletrônico

Mas para conquistar todas essas vantagens e realmente oferecer serviços financeiros para marketplace que ajudem a superar os grandes obstáculos do segmento, é bem importante escolher a plataforma de pagamentos certa.

Entre os critérios que você deve avaliar antes de fazer a sua escolha estão:

  • considere os custos para utilizar a solução, visto que podem impactar no valor dos seus serviços e no preço final dos produtos comercializados;
  • atente-se para a segurança oferecida, por exemplo, é fundamental que a plataforma conte com certificados SSL e PCI DSS;
  • verifique as formas de pagamento disponibilizadas, pois quanto maior o leque de opções, menores as chances de o cliente desistir da compra;
  • confira como a plataforma pode realmente melhorar a experiência do seu cliente, considerando que a ideia é mantê-lo sempre no centro da sua estratégia;
  • questione a facilidade de integração com o seu sistema, bem como a possibilidade de escalabilidade conforme o seu volume de vendas aumentar;
  • analise as soluções integradas, tais como sistema antifraude, possibilidade de trabalhar com antecipação de recebíveis, de gerar cobranças recorrentes etc;
  • verifique como funciona o sistema de suporte da empresa e qual a disponibilidade, caso você precise de apoio após a contratação.

Por que integrar serviços financeiros para marketplace é tão importante?

Um dos motivos pelo qual é tão importante melhorar a oferta de serviços financeiros para marketplace, e tudo o que vem atrelado a essa solução, é que essa estratégia contribui para otimizar a gestão financeira dos envolvidos nas vendas.

Com esse processo realizado de maneira mais precisa e facilitada, é possível verificar quais pontos estão contribuindo para aumentar o volume de vendas, assim como identificar o que precisa ser melhorado.

Em soluções de marketplace, todo o fluxo financeiro dos vendedores é de responsabilidade da plataforma de vendas. Qualquer problema relacionado a essa gestão impacta na lucratividade do parceiro de negócio.

Isso leva a outras questões, a exemplo do comprometimento do relacionamento com esse seller, bem como na imagem do marketplace.

Além disso, é importante ressaltar que o crescimento do comércio eletrônico também está mudando a expectativa dos clientes desse setor.

Hoje, o público busca por processos de compra mais convenientes, oferta de diferentes meios de pagamento, checkout facilitado, entre outros pontos.

Por isso, o futuro do e-commerce deve incluir soluções de pagamento que atendam a essas necessidades e que, ao mesmo tempo, facilitem a atuação das empresas para suprir essa nova demanda.

A integração de plataformas de pagamentos online às soluções já utilizadas é o melhor caminho para aprimorar a oferta de serviços financeiros para marketplaces, e satisfazer de forma completa todos os envolvidos em uma venda digital.

Este artigo foi escrito por Rafael Lavezzo, Chief Revenue Officer da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

Carol Kuviatkoski
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Carol Kuviatkoski