Ilustração de homem usando uma blusa com logotipo do Ideia no Ar

Como manter o foco e disciplina na sua Startup, mesmo em situações difíceis

Por: Letícia Siqueira . Publicado em: 26 de outubro de 2017

Você já começou a empreender um novo projeto e parou no meio do caminho?

Era uma ótima oportunidade de mercado, mas mesmo assim você desistiu? Porquê? Faltou dinheiro? Faltou equipe pra te ajudar? Esses são os motivos que usamos como justificativa para nós mesmos, mas sabemos que quem realmente quer algo, vai lá e faz.

Te adianto que você parou esse projeto por dois motivos: Falta de Tempo e Desmotivação com a Ideia. Mas como assim desmotivação se era uma ótima oportunidade de negócio?

Vou te explicar nesse post porque você se desmotiva sem saber com a sua própria ideia de negócio. Além de como resolver sua falta de tempo sendo mais comprometido e organizado. Basicamente você precisa de duas coisas: foco e disciplina, que você pode manter mesmo em situações difíceis se você estiver empreendendo pelos motivos certos.

 

Porque estou empreendendo essa startup?

Antes de começar a empreender qualquer projeto, empresa tradicional, startup, seja o que for, você precisa fazer uma reflexão e se perguntar: Porque essa ideia e não outra?

É uma pergunta mais profunda, e você encontrando a resposta, saberá se está nesse negócio pelos motivos certos. Porque se a resposta for algo na linha de “porque vou ganhar muito dinheiro” ou “porque vou ser reconhecido pelo mundo” ou “porque quero trabalhar menos e me livrar do meu chefe”, provavelmente esses motivos irão desmoronar quando você menos imaginar, pois não são sustentáveis à longo prazo.

O mais importante que você precisa saber, é que a mídia faz você pensar que empreender é algo fácil e de retorno rápido, mas a verdade é bem diferente. Na maior parte dos casos, você não vai ganhar dinheiro por um bom tempo (ou talvez nunca), ninguém vai saber que você existe, e terá que trabalhar o dobro do seu serviço em horário comercial como CLT, e terá chefes muito piores: seus clientes, seus sócios, seus investidores.

É claro que empreender é sensacional. Não estou dizendo para não fazer. Porém, não comece um negócio pelos motivos errados. Imagine o pior cenário na sua cabeça, em que tudo está dando errado e o seu planejamento inicial não está se concretizando, e se pergunte: Porque ainda estou (e vou continuar) empreendendo esse negócio?

A resposta mais profunda tem a ver com Propósito.

Qual o seu propósito com essa ideia, projeto, ou startup?

Analisando casos de negócios de sucesso, os fundadores que conseguiram resistir e persistir mesmo em situações difíceis, eram aqueles com grande senso de propósito, e muito mais apaixonados pelo problema/necessidade que estão resolvendo do que pela solução (se é aplicativo, website ou uma loja física não importa como é a solução, o importante é que resolva o problema do cliente).

Então é essa a reflexão que na minha humilde opinião vale a pena você fazer. Porque todos nós queremos sim ganhar dinheiro com o quê fazemos, e não tem problema nisso, porém, o dinheiro, reconhecimento, ou liberdade do seu chefe, não pode ser o fim, e sim, uma conseqüência, depois que você já atingiu o seu propósito real. Isso é o que fazem as empresas que realmente duram de verdade no longo prazo, então acredito que vale a pena você refletir sobre isso desde o início.

Tá, mas o que isso tem a ver com foco?

TUDO. Focar em uma única coisa, significa dizer NÃO para todas as outras. E quando você está apenas buscando dinheiro, reconhecimento ou liberdade, e não está conseguindo alcançar isso de imediato, você tenta fazer várias coisas ao mesmo tempo para ter um resultado de curto prazo e com isso perde o FOCO e DISCIPLINA.

Quem já passou pela situação de se envolver em vários projetos ao mesmo tempo? Ou de ter várias ideias e tentar empreender todas juntas, para ver qual dava dinheiro antes? E quando o dinheiro não veio, quem desistiu aos poucos do projeto? Ou antes mesmo de começar a ideia, colocou obstáculos como falta de sócio-desenvolvedor, falta de investimento-anjo, entre outras justificativas por medo de correr riscos e não alcançar suas expectativas de curto prazo?

Empreender é um negócio de longo prazo, e a motivação nasce de dentro de você. Então você conseguirá manter o foco e disciplina se estiver empreendendo pelos motivos certos. Faz sentido?

 

Como manter a Disciplina?

Agora se você já tem o foco, sabe o porquê quer fazer algo, e esse porquê está ligado ao seu propósito, então está na hora de construir sua disciplina para fazer as coisas acontecerem de verdade, pois não é da noite para o dia que você vai lançar sua startup.

Como a maior parte dos empreendedores em fase inicial tem outras atividades como um emprego, ou uma empresa tradicional, ou trabalha como profissional liberal mas tem a agenda complicada, sugiro a seguinte organização do seu tempo para você criar sua disciplina ao empreender a sua nova ideia.

  1. Faça uma Lista de Tarefas. Coloque atividades específicas que você acredita que precisam ser feitas para empreender a sua ideia. Se você não sabe por onde começar, sugiro esse material sobre como tirar suas ideias do papel.

Alguns exemplos de atividades específicas são: Marcar reunião com 3 Profissionais da Área; Fazer um Canvas do Negócio; Marcar 5 Entrevistas para Validar com Potenciais Clientes, etc.

  1. Organize sua agenda para realizar uma atividade por dia. No começo não queira fazer mais do que uma, porque pode se desmotivar se não conseguir atingir tudo o quê planeja, e muita coisa vai mudar do seu planejamento inicial, então à cada tarefa realizada, analise e rearticule as próximas atividades se for necessária alguma mudança conforme os aprendizados.

Seja específico, e coloque a tarefa com um horário de início e fim na sua agenda. Use o Google Calendar para isso. E seja realista. Se você tem um compromisso naquela noite em que está planejando trabalhar no seu projeto, e esse compromisso não tem horário certo para acabar, não coloque tarefas naquele dia.

  1. Revise todos os aprendizados no final da semana, e planeje a próxima semana, com mais uma Lista de Tarefas, e atividades específicas já planejadas nos dias e horários que você tem disponibilidade.
  2.  Comece dedicando uma média de 1hr dia, mais ou menos 5hrs na semana e verá que o resultado já começa a aparecer. Depois vá aumentando conforme sua disponibilidade. Mas não pare de seguir esse ritmo por pelo menos 30 dias seguidos. Após esse período verá que a disciplina terá sido construída é aquele esforço inicial que você teve, agora parece leve e fácil de fazer, pois as coisas parecem rodar no automático na sua rotina de trabalho.
botao-demonstracao-min

Conclusão

Sabendo o quê realmente te motiva, que é o porquê de você estar empreendendo esse novo projeto, e organizando seu tempo para ter disciplina, e foco no objetivo final que quer alcançar, empreender a sua ideia será uma jornada mais duradoura, e as desculpas de falta de dinheiro, ou falta de tempo, ou falta de sócios, serão eliminadas.

Quem realmente quer fazer, vai lá e faz. Vamos fazer acontecer?

Publicado por:

Letícia Siqueira