O mercado, as pessoas, os produtos e os serviços estão em constante transformação. Ou seja, as empresas também estão sujeitas a várias mudanças. Por isso, todo negócio deve estar aberto a inovar sempre que possível, a fim de crescer e garantir competitividade. E, uma consultoria empresarial pode te ajudar nessa evolução!
Neste artigo, vamos explicar o que é a consultoria empresarial de inovação e porque ela é importante para o seu negócio. Além disso, vamos mostrar as melhores dicas para você colocar a cultura inovadora em prática.
O que é consultoria empresarial de inovação e transformação digital?
A consultoria empresarial de inovação é o processo no qual consultores/as fazem um diagnóstico da organização. Assim, é possível identificar problemas e propor soluções inovadoras.
Já a transformação digital é o uso da tecnologia pelas empresas, para gerar melhores resultados. Mas, nessa estratégia é fundamental utilizar ferramentas que de fato aceleram o alcance dos objetivos. Afinal, a transformação digital vai muito além de simplesmente ter tecnologias pontuais, como algum aplicativo ou a nuvem.
Hoje, a consultoria empresarial de inovação e a transformação digital estão bastante relacionadas. Até porque, em um mundo conectado, a inovação empresarial pode ser facilitada pelas tecnologias.
Qual é a importância da consultoria empresarial de inovação para o seu negócio?
A inovação nas empresas não é mais um diferencial competitivo, e sim um pré-requisito para manter o negócio. Isto é, trata-se de uma estratégia de sobrevivência no mercado. Inclusive, não adianta inovar apenas nos produtos. É preciso que a transformação digital e a inovação envolva todas as áreas da empresa.
Diante disso, o foco da consultoria empresarial é incentivar uma verdadeira cultura de inovação e não só alguma mudança pontual. Nessa lógica, algumas soluções podem ser a criação de uma spin-off, o uso de marketplaces, a aplicação da Economia Compartilhada e a automatização dos processos internos, por exemplo.
Tais opções permitem que o seu negócio se torne mais escalável. Ou seja, ele pode crescer sem aumentar os custos na mesma proporção. Todos esses aspectos podem contribuir muito para os objetivos da empresa, inclusive ampliando o número de clientes e aumentando a sua rentabilidade.
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Quais são os melhores métodos para inovar sua empresa?
Uma consultoria empresarial pode usar diversos métodos e estratégias para aprimorar o seu negócio. Aliás, muitos deles já são utilizados por empresas de sucesso. Veja abaixo os principais exemplos:
1. Método Agile
O Manifesto Ágil foi lançado por um grupo de programadores, ao verificarem as dificuldades da comunidade de desenvolvimento de sistemas. Porém, apesar da metodologia ter surgido na programação, hoje ela é usada em muitas outras áreas.
Um exemplo de metodologia ágil é o Scrum. Nele, os projetos são divididos em ciclos, geralmente mensais, chamados de Sprints. A cada dia a equipe faz uma breve reunião, normalmente de manhã, chamada de Daily Scrum. O objetivo é informar o que foi feito no dia anterior. Assim, é possível identificar problemas e priorizar o trabalho do novo dia.
Além disso, outro método semelhante é o Lean Startup, que pode ser traduzido como “enxuto”. O foco é identificar e eliminar os desperdícios de uma organização ou projeto.
Vale lembrar que o método agile serve para equipes de todos os tamanhos. E, ele pode pode contribuir muito para inovar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade.
2. Design Thinking
O Design Thinking busca solucionar problemas de forma coletiva e colaborativa. Essa metodologia coloca as pessoas no centro de desenvolvimento de uma solução. Também é comum que os trabalhos sejam realizados em equipes multidisciplinares.
Assim como o método agile, o Design Thinking pode ser usado por qualquer empresa. Inclusive, ele tem sido cada vez mais usado em pequenos e médios empreendimentos. Isso porque essa perspectiva colaborativa, prática e multidisciplinar é muito eficiente para solucionar problemas.
Além disso, o MVP é outra forma bastante eficiente para testar a sua solução de problemas na prática. O Mínimo Produto Viável possibilita a economia de recursos e seve para verificar se as suas hipóteses e o seu planejamento de negócio funciona no mercado.
3. Spin-off
Uma spin-off é a criação de uma nova empresa ou produto, a partir do seu negócio já existente. Esse processo pode ampliar as oportunidades e o faturamento de uma empresa, usando o conhecimento e a estrutura que ela já possui.
Existem diversos casos de sucesso em que o método spin-off foi aplicado. No Brasil, podemos citar alguns empreendimentos do mercado financeiro, como a startup Youse, derivada da Caixa Seguradora.
Além disso, há casos de Marketplaces, como a WebMotors, investida pelo Santander e o pelo iCarros, relacionado ao Itaú.
Criar uma spin-off tem várias vantagens. É possível atender um novo nicho de mercado, expandir a marca e empreender de forma acessível.
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Como inovar uma empresa?
Você já sabe a importância e os métodos para inovar a sua empresa. Agora, vamos te mostrar um passo a passo para ajudar nesse processo.
1. Inovação como prioridade
Se você realmente quer evoluir o negócio, a inovação deve ser encarada como prioridade. Por isso, é preciso que ela esteja presente no seu planejamento estratégico e nos objetivos da organização.
Também é essencial contar com o apoio da sua equipe, estimulando um cultura de inovação entre os colaboradores.
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2. Ambiente favorável à inovação
A inovação nasce da criatividade. Então, é fundamental fornecer aos colaboradores um ambiente favorável ao pensamento criativo. Assim, sua equipe se sentirá estimulada a participar da geração de ideias.
Crie momentos de interação, mantenha o ambiente agradável e, se possível, estimule um olhar multidisciplinar.
3. Aproxime-se de quem inova
Outra dica importante é se aproximar de sistemas de inovação, como as startups. Você pode participar de eventos nesse ecossistema ou até promover eventos, como Hackathons, na sua empresa.
Por exemplo, grandes organizações como o Itaú e o Bradesco se aproximaram de organizações inovadoras e aplicaram o método spin-off para criarem startups. O Itaú foi responsável pelo surgimento da Cubo e o Bradesco criou a inovaBra.
4. Olhar externo
Para gerar inovação, é importante identificar quais são as principais limitações e problemas da sua empresa. Para isso, é crucial que além de um diagnóstico interno, seja feita uma análise de alguém externo à empresa.
Diante disso, o papel da consultoria empresarial é muito grande. Por meio dela, você encontrará novas formas de solucionar as questões encontradas. Pense que muitas dessas soluções provavelmente não seriam consideradas sem esse olhar externo.
Ainda, alguns dos métodos citados anteriormente podem ser indicados pelo/a consultor/a, que irá recomendar os mais adequados para a sua empresa.
5. Estabeleça metas e monitore resultados
Implantar a inovação na sua empresa é muito importante, mas a tarefa não acaba por aí. Você deve monitorar os resultados e compará-los com o desempenho anterior. Dessa forma, será possível mensurar o impacto que a inovação está gerando no seu empreendimento.
Para estabelecer metas e objetivos, você pode criar um planejamento estratégico. Já para acompanhar e avaliar resultados, é vantajoso utilizar KPIs (Key Performance Indicators).
Conclusão
Não há dúvida que o mercado está em constante transformação. Hoje, acompanhar essas mudanças é essencial para qualquer empresa.
Isso quer dizer que, se você tiver a inovação como prioridade no seu negócio, ele pode se manter sempre competitivo e em constante evolução.
Para isso, a consultoria de inovação e de transformação digital é bastante útil, pois traz um olhar externo que auxilia a implantar soluções.
A criação de spin-offs e de marketplaces são alguns exemplos de ações realmente inovadoras, que permitem escalar a sua empresa.
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