Marketplaces são negócios escaláveis e com um mercado em grande crescimento. Contratar um programador de marketplace pode ser uma opção para colocar o seu negócio em execução e começar a faturar. Porém, esta não é a única opção possível. Neste conteúdo, iremos falar sobre esta e outras formas de colocar a sua ideia no ar.
Vamos falar sobre como contratar um programador de marketplace, bem como as vantagens e desvantagens desta ação. Falaremos também sobre outras opções possíveis para que você consiga operacionalizar o negócio e escalar o seu marketplace. Está interessado no assunto? Acompanhe conosco!
O que é uma plataforma marketplace?
A plataforma marketplace é o sistema que sustenta e operacionaliza este tipo de e-commerce. É uma plataforma que contém os dados de clientes e vendedores, além de elementos visuais e todos os outros arquivos necessários para permitir a negociação entre sellers e clientes.
Naturalmente, para fornecer uma boa experiência a todos os usuários, a plataforma de marketplace precisa funcionar bem. Isso exige que ela seja segura, rápida, bem estruturada e que não apresente erros. Bugs ou falhas podem representar prejuízos e muita dor de cabeça para o empreendedor.
Por isso, no início da operação do marketplace, é fundamental que a equipe dedique tempo e recursos à correta programação da plataforma. Neste sentido emerge a questão: vale a pena contratar um programador de marketplace?
Como funciona uma plataforma Marketplace?
Marketplaces são plataformas que mediam negócios entre compradores e vendedores/prestadores de serviços. Logo, são empresas que não possuem estoque próprio, mas que possibilitam uma negociação justa e segura entre terceiros.
Este serviço é prestado mediante a cobrança de comissão por venda e/ou taxas fixas. Pode-se ainda cobrar mensalidades dos usuários. Na maioria dos casos, a plataforma de marketplace também realiza a mediação dos pagamentos por meio de um gateway contratado separadamente.
Como criar um marketplace
Para criar o seu marketplace existem alguns passos importantes, desde a concepção do negócio até o início da operação em si.
- Escolha um nicho de mercado: o mercado de marketplaces está em bastante crescimento, mas já possui players bem consolidados – especialmente em vendas mais abrangentes. Por isso é interessante entender os nichos e selecionar um para atacar com seu novo negócio;
- Defina a sua persona: a persona é o seu cliente ideal fictício. Ela servirá como público-alvo de referência para campanhas de marketing e definição dos formatos de comunicação com o cliente.
- Cuide dos trâmites burocráticos: apesar de nada agradável, é importantíssimo cuidar de tudo o que diz respeito à burocracia com muita atenção e seriedade. Assim você assegura que o seu negócio poderá operar de maneira totalmente regular.
- Criação da plataforma: diz respeito ao tema deste artigo. Aqui é preciso decidir se você irá contratar um programador de marketplace ou escolher uma plataforma pronta.
- Obtenção de vendedores: um dos maiores ativos de um marketplace é a qualidade dos sellers. Interessante ter um sistema de reputação para incentivar os vendedores a manterem sempre a qualidade.
- Campanhas de marketing: coloque em prática campanhas de marketing para conquistar mais clientes e incentivar a retenção de leads.
Contratar um Programador de Marketplace
Contratar uma empresa ou programador de marketplace para criar uma plataforma do zero se passa pela cabeça de muitos empreendedores. Algumas pessoas nem imaginam que existem outras possibilidades, como utilizar uma plataforma de marketplace pronta.
A intenção geralmente é contratar um programador de marketplace para que ele faça o serviço rápido e sem falhas. No entanto, esse modelo de plataforma é uma construção complexa, que demanda muito tempo e testes. Além disso, exige maior investimento e um tempo para gestão do desenvolvimento que muitas vezes o empreendedor não tem. Por isso, as empresas que já oferecem plataformas prontas e testadas são uma opção interessante.
Vantagens
A grande vantagem de criar uma plataforma de marketplace do zero é o alto grau de customização que isso permite. Junto com o programador, você pode construir a ferramenta do jeito que quiser, com todas as funcionalidades que deseja. Para ilustrar melhor, é como se você contratasse um pedreiro para construir sua casa com a arquitetura que você mesmo planejou detalhadamente.
Desvantagens
Apesar do elevado nível de personalização, contratar um programador de marketplace é muito difícil. Primeiro, é difícil encontrar um programador realmente bom no mercado que esteja com agenda disponível e cobre um valor acessível. Além disso, durante a execução do projeto, podem surgir desafios, e com frequência o programador desiste no meio do caminho, te obrigando a buscar outro desenvolvedor.
Outra desvantagem é o tempo de desenvolvimento de uma plataforma, que é enorme, sem contar o período de testes, a correção de bugs, etc. Para que o seu marketplace comece rodando perfeitamente, é preciso entre 6 meses até 1 ano.
A demora para a entrega do projeto é um risco, pois pode fazer com que o timing do lançamento da ideia seja perdido. Assim, outros negócios podem oferecer uma boa solução ao mercado e conquistar o público pretendido mais rápido que você.
Além disso, por ser algo trabalhoso, o orçamento desse tipo de trabalho pode ser mais caro do que o esperado. Se a empresa ou freelancer for realmente profissional, o investimento pode variar entre R$50 mil e R$100 mil reais. Este valor pode ficar ainda maior se você quiser criar um aplicativo para o seu negócio.
Para contratar uma plataforma de marketplace pronta você deve procurar empresas especializadas em oferecer esse tipo de software. Esses fornecedores possuem conhecimento técnico para que a plataforma funcione sem erros, pois ela já opera com outros clientes no mesmo modelo.
Além disso, tais empresas estão acostumadas a trabalhar com marketplace, já testaram diferentes funcionalidades e possuem o código totalmente pronto. O único trabalho do empreendedor é deixar claro como funciona seu modelo de negócios e quais itens são fundamentais na sua plataforma.
Vantagens
Em outras palavras, ao contratar uma plataforma pronta, você não vai ter preocupações com a parte técnica. Assim, é possível focar naquilo que é realmente importante para o seu negócio: como conquistar e reter clientes e vendedores.
Ao contrário, construir um marketplace do zero com um programador de marketplace, é muito mais trabalhoso. Essa opção requer muito tempo do empreendedor, que poderia estar direcionando esforços para o crescimento e operação do marketplace. Afinal, de nada adianta ter um software extremamente personalizado se o negócio não for financeiramente viável e não atrair clientes para o marketplace.
Outro benefício é o tempo mais rápido para implantar a tecnologia, que pode levar somente 30 dias, incluindo testes e início da operação. Além disso, esse método tem um investimento muito mais acessível em comparação com desenvolver uma plataforma de marketplace do zero.
Desvantagens
A única desvantagem é que o grau de customização normalmente não é tão grande. Mas, com a plataforma do Ideia no Ar, você pode tanto alugar, quanto até mesmo comprar o acesso ao código fonte. Dessa maneira, você tem total liberdade para fazer modificações com uma equipe própria, ou ter acesso ao serviço de suporte técnico e melhorias constantes do Ideia no Ar, conseguindo manter o foco no crescimento do seu negócio.
Critérios para escolher entre desenvolver do zero ou usar uma plataforma de marketplace
Para facilitar a sua decisão, nós separamos alguns critérios para avaliar qual é a melhor forma de criar um marketplace.
Você tem Conhecimento Técnico?
Se o empreendedor possui conhecimento avançado em programação, ele mesmo pode criar o software, e ainda economizar dinheiro. Contudo, isso pode levar muito tempo, que poderia ser investido na gestão e crescimento do negócio. Lembre-se que tempo é o recurso mais escasso da vida, e o único que você não recupera.
Se o conhecimento em desenvolvimento de sistemas não é o seu forte, o melhor é contratar uma plataforma pronta. Afinal, para contratar um programador de marketplace, também é essencial ter conhecimentos sobre o tema. Isso porque você vai precisar gerenciar, acompanhar e aprovar o trabalho dele.
Você já contratou Desenvolvedores de Software antes?
Se você já trabalhou com programadores antes, a sua experiência ajuda a facilitar uma nova contratação.
Mas, encontrar pela primeira vez desenvolvedores de qualidade, com quem você se sente à vontade para trabalhar, pode ser um desafio. Esse processo fica ainda mais complicado se você não tiver conhecimento de TI para avaliar e acompanhar os candidatos.
Qual seu orçamento disponível?
Um negócio envolve diversos tipos de gastos, e a construção da plataforma é um deles. É necessário que o empreendedor considere quanto pode gastar em cada área, como marketing, operação e contabilidade. Existem alternativas caras, como construir o marketplace do zero com um programador.
Mas, também existem alternativas acessíveis, como optar por uma empresa que forneça a plataforma pronta. Com isso, você economiza recursos para investir em marketing e operação, que são igualmente importantes para fazer o seu negócio dar certo.
Em quanto tempo você espera lançar a Plataforma?
O prazo para o lançamento do seu negócio também é um fator importante. Se sua ideia ainda é recente e você pretende lançar só daqui a algum tempo, contratar um programador de marketplace é uma solução possível. Mas, se você quer começar logo, o melhor é contratar uma plataforma pronta, que pode ser ajustada e implementada em até um mês.
Você pode perder o Timing e ter possíveis concorrentes?
O empreendedor deve avaliar se o timing de lançamento do marketplace é algo estratégico para o sucesso do negócio. Você deve pensar nos riscos e na possibilidade dos seus concorrentes ganharem espaço no mercado. Ficar atento para isso é importante para decidir se você precisa de uma plataforma que seja criada de forma prática e rápida, ou se a construção dela pode ser mais demorada.
Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar um marketplace de sucesso.
Como escolher a plataforma de marketplace ideal
No geral, é mais interessante contratar uma plataforma pronta do que contratar um programador de marketplace. Mas como você pode escolher a sua plataforma de marketplace ideal? Veja algumas dicas:
Suporte e implantação
Contratar uma plataforma pronta de marketplace não significa ficar sem suporte. Muito pelo contrário. Uma boa plataforma oferece total apoio na implantação para que você tenha a melhor experiência desde o dia zero. Suporte constante também assegura o sucesso do seu marketplace e correção de erros a qualquer momento.
Apoio estratégico
E não basta suporte. Uma boa plataforma de marketplace também prestará ao seu negócio todo o apoio estratégico necessário para um crescimento sustentável. Esse apoio, além de permitir o melhor aproveitamento da plataforma, também permitirá à empresa um posicionamento de negócio mais estratégico, reduzindo riscos e ampliando oportunidades de negócio.
Investimento
Um fator primordial é o investimento necessário. Contratar a melhor plataforma de marketplace não significa ter que pagar absurdamente caro pelo produto. O Ideia no Ar proporciona ao seu empreendimento o melhor custo/benefício, ainda mantendo uma plataforma completa!
Tempo de lançamento
Um dos pontos negativos de se contratar um programador de marketplace é o tempo que ele levará para criar o site, até que seja possível lançar a plataforma. Com a plataforma Ideia no Ar, a implementação é extremamente ágil e o seu marketplace pode começar a vender em poucos dias!
Funcionalidades
A melhor plataforma de marketplace é aquela que oferece diversas funcionalidades para clientes, vendedores e empreendedores para além do básico. Logo, geração de indicadores, dashboards e outras funcionalidades deixam a plataforma ainda mais interessante e rentável para seu negócio.
Gateway de pagamento
Vale a pena levar em consideração a questão do gateway de pagamento na hora de contratar a sua plataforma. Prefira uma plataforma com gateway integrado, ou que permita a integração com qualquer gateway de forma nativa, via API. Assim, torna-se mais fácil contratar o gateway de sua preferência.
Dica: assista já ao webinar exclusivo sobre meios de pagamento para marketplace.
Conclusão
Colocar a sua plataforma de marketplace em operação é uma das etapas mais cruciais para o sucesso do seu negócio. E este passo precisa ser dado com muito planejamento. Por isso, leve em conta os prós e contras de cada opção e contrate um parceiro que faça sentido para o seu negócio e para o seu orçamento.
Quer lançar o seu marketplace? Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.