Introdução
A Uber é uma empresa que cresceu muito rapidamente no mundo todo. Por isso, muitas pessoas gostariam de empreender em um modelo parecido. Mas você sabia que não é preciso criar um app tipo Uber para fazer isso? Na verdade, não é nem preciso criar um app!
O Uber, o AirBnb, o iFood e outros apps muito utilizados por nós são, na verdade, o que nós chamamos de marketplace. E você pode abrir o seu próprio marketplace de forma simples. Neste conteúdo nós vamos mostrar como você pode fazer isso. Acompanhe!
O que é o Uber
O Uber é um marketplace de serviços que revolucionou a forma pela qual as pessoas se locomovem nas médias e grandes cidades. Este conceito é bastante simples: o usuário contrata um carro para levá-la do ponto A ao ponto B. O app que ela utiliza para chamar o carro faz o cálculo do valor do serviço.
Na outra ponta, um motorista, com o seu próprio carro, recebe o chamado, pega o passageiro e realiza o serviço, recebendo parte do pagamento (uma parcela fica para impostos e para comissão do Uber). Portanto, muito parecido com um táxi. A diferença é que o táxi é um veículo regulamentado, de operação onerosa. Em contrapartida, o Uber usa veículos comuns dos motoristas cadastrados no app.
A empresa nasceu em 2009 nos Estados Unidos e desde então a proposta tem sido um grande sucesso, se espalhando pelo mundo todo. Além disso, este marketplace começou a operar no Brasil em 2014, no ano da Copa do Mundo da Fifa, uma oportunidade na qual milhões de turistas viajaram ao país e puderam utilizar os serviços de transporte.
Contudo, a vinda do Uber ao Brasil não aconteceu sem polêmicas. Os taxistas realizaram protestos e lobbies políticos para impedir que o app operasse em diversas cidades brasileiras. Mas, não teve jeito. Por fim, a qualidade do serviço e os valores reduzidos conquistaram o público e o Uber opera hoje sem grandes empecilhos.
Aliás, uma empresa concorrente, que operava apenas com táxis, passou a copiar o modelo de negócio e também contar com veículos particulares de motoristas. É o caso da 99, a principal concorrente do Uber no Brasil.
Confira neste vídeo o passo a passo para criar um app tipo Uber!
Marketplace: o modelo de negócio o Uber
Nem todo mundo sabe, mas o Uber opera no modelo de marketplace. Este modelo de negócio está crescendo em todo o mundo e bateu recorde de expansão em 2020, aumentando o faturamento em aproximadamente 52%, segundo levantamento da Ebit/Nielsen.
Então, vamos conhecer um pouco melhor este formato:
O que é marketplace
O Marketplace é um modelo de negócio cuja principal função é unir a oferta à demanda. Ou seja, criar uma ponte entre compradores e vendedores, literalmente, um shopping na internet.
Logo, o Marketplace é um modelo de negócio que precisa prospectar e conquistar dois tipos de usuários: os vendedores/prestadores e os compradores/tomadores. O Marketplace, em si, é o sistema que intermedia as relações entre estes agentes e permite que eles encontrem uns aos outros e façam negociações justas.
Tipos de marketplace
Ademais, existem dois tipos de Marketplace: o que comercializa produtos e o que comercializa serviços. Nos Marketplaces de produtos, diversas lojas virtuais são reunidas dentro de um único site, o que faz deste um shopping online para varejo ou atacado.
Nos marketplaces de serviços, prestadores de serviços de diferentes naturezas encontram tomadores. Isto é, são contratados serviços de transporte, hospedagem, higiene, construção, reparos elétricos e todo tipo de serviço que você possa imaginar.
Ou seja, se tem alguém para vender e alguém para comprar, o Marketplace pode mediar.
Além disso, marketplaces também podem ser classificados de acordo com quem vende e quem compra. Veja:
- B2C = business to consumer – empresa para consumidor final
- B2B = business to business – empresas para empresas
- C2C = consumer to consumer – consumidores para consumidores
Vantagens de criar um marketplace
O modelo de negócio do Marketplace possui diversas vantagens para quem quer investir.
Primeiramente, é um modelo que cresce e ganha cada vez mais confiança do consumidor. Há 10 anos, você provavelmente pensaria duas vezes antes de fazer uma compra no Mercado Livre. No entanto, hoje eles têm a entrega mais rápida do país.
Em segundo lugar, um modelo de simples operação e baixos custos operacionais. Nos estágios iniciais, o seu Marketplace vai exigir que você tenha apenas um computador para operar o negócio. Afinal, a infraestrutura comercial fica por conta do vendedor.
Ainda, marketplaces são negócios extremamente escaláveis. Um marketplace tem praticamente o mesmo custo operacional se realiza 100 ou se realiza 1000 operações diárias. Isto significa que se o seu empreendimento crescer, o lucro será bem significativo.
Criar um app tipo uber também é mais fácil do que você imagina, porque você pode comprar uma plataforma pronta para operar o seu negócio. Falaremos mais disso no próximo item.
Dica: acesse já o checklist gratuito de como criar um marketplace de sucesso!
Como criar app tipo Uber
Você também pode empreender neste mercado e criar um app tipo Uber. Porém, uma escolha importante que será preciso fazer é: como colocar o seu marketplace para rodar. Você tem algumas opções.
Por exemplo, você pode contratar um desenvolvedor para a sua equipe ou um autônomo para criar o marketplace do zero. Esta é a forma mais cara e mais demorada para colocar o seu app no ar. Será preciso desenvolver toda a estrutura de front e back end, testar, planejar novamente. Tudo isso pagando caro pelo trabalho do desenvolvedor – aprox. R$ 3.500 por mês, em média.
Também existem as fábricas de software, empresas que trabalham com o desenvolvimento de softwares a partir de padrões pré-definidos. Eles conseguem entregar o app mais rapidamente. Mas, o custo de desenvolvimento para uma solução específica para você ainda é bastante custoso – pode variar entre R$ 10 mil e R$ 150 mil.
Por isso, a melhor opção neste caso é contratar uma plataforma pronta, como a Ideia no Ar. O diferencial aqui é que o seu Marketplace já pode ser colocado em total operação em até 30 dias, e o seu custo é consideravelmente menor do que nos outros dois formatos. Como somos especializados em Marketplaces, temos soluções já preparadas para a maioria dos modelos de negócio.
Outra de nossas vantagens é o formato WebApp. Ao invés de criar um aplicativo, o seu Marketplace roda diretamente do navegador, mas com as mesmas funcionalidades. Isso facilita o acesso dos seus usuários. O Web App é compatível com todos os dispositivos. Então, você não precisa desenvolver um app para Android e outro para iOS, além de versão online.
Exemplos de aplicativos de sucesso
Além do Uber, outros apps em um modelo semelhante também fazem muito sucesso. Por exemplo:
- Airbnb: Marketplace de hospedagens. Prático, simples de usar e mais barato que hotéis convencionais.
- IFood: App que reúne clientes a restaurantes. Começou pequeno, apenas com restaurantes independentes. Hoje, as maiores franquias de alimentação também estão no iFood.
- Magalu: começou apenas como loja virtual e se tornou um dos principais marketplaces do país. Hoje, no Magalu, você faz até a compra do supermercado.
Dica: acesse agora o kit completo de marketing digital para marketplace!
Como ter um marketplace de sucesso
Ficou bem claro que empreender em um Marketplace pode ser uma jornada que agregue valor. Crescimento profissional e financeiro para você, mais opções para os seus clientes. Veja algumas dicas agora de como colocar esse plano em prática.
Defina um nicho de mercado
Em primeiro lugar, tente compreender que tipos de produtos podem ser mais interessantes para o seu app tipo Uber negociar. Nichos de mercado podem ser interessantes por diversos motivos: tendência de crescimento, alto volume de clientes, alto ticket médio, baixo volume de concorrência, entre outros.
Defina as personas
Além disso, tenha precisão ao definir as suas personas. Ela é o cliente ideal fictício do seu negócio, um conceito que será utilizado nas suas campanhas de marketing, de comunicação e de vendas que você fizer. Por isso, essa definição precisa ser estrategicamente planejada.
Escolha o modelo de negócios
Em seguida, observe que Marketplaces podem ter diferentes formatos. Você pode escolher o modelo de negócio por venda no atacado ou no varejo, venda de produto e/ou serviço ou até mesmo marketplace de aluguel, como explicamos em itens anteriores.
Ainda sobre modelo de negócios, é importante definir a forma pela qual a sua empresa vai obter receita: cobrança de comissões? Cobrança de mensalidades? Um formato híbrido?
Escolha uma plataforma
Lembre-se que existe uma plataforma especializada para a operação de Marketplaces. Ao escolher uma plataforma como esta, você torna o seu trabalho ainda mais simplificado, pois não precisará contratar serviços de TI para desenvolver o seu sistema – além disso, você economiza no orçamento.
Atraia oferta e demanda
Então, agora é trabalho! É preciso prospectar compradores e vendedores para o seu app tipo Uber. Coloque as ações de marketing em ação e teste a aceitação do seu marketplace com estes dois públicos. Avalie seus resultados e faça as mudanças necessárias.
Conclusão de como criar app tipo Uber
Em resumo, criar um app tipo Uber não precisa ser caro e nem difícil. Como explicamos aqui, você mesmo pode abrir uma empresa de sucesso neste formato. Lembre-se, entretanto, de planejar os seus passos e sempre tomar as ações tendo em vista a estratégia do negócio.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.