Introdução
Muitas pessoas pensam em criar loja virtual, afinal, este é um dos modelos de negócio mais comuns da internet. Além disso, as vendas digitais cresceram muito nos últimos, principalmente em um outro modelo que também vamos comentar: o marketplace.
Você quer entender melhor como empreender no e-commerce? Está tentando entender como criar uma loja virtual? Acompanhe conosco até o fim!
O que é uma loja virtual?
Loja virtual é um conceito bastante amplo: é um espaço na internet onde você pode vender, seja produtos ou serviços. Também chamamos as lojas virtuais de e-commerce, um verdadeiro guarda-chuva que contempla diversos modelos de negócio.
Entretanto, quando se fala de lojas virtuais, estamos tratando, de fato, de um endereço online onde empresas oferecem seus produtos e serviços diretamente a seus clientes. Hoje, grandes empreendimentos do varejo e do atacado têm lojas virtuais para oferecer suas mercadorias também na internet.
Uma loja virtual é um negócio bastante simples: empresas (e até mesmo MEI), com estoque próprio, abrem um site onde as pessoas podem adquirir os produtos e serviços diretamente pela internet. Assim, o pagamento pode ser mediado (em cartão ou boleto), feito por transferência ou até mesmo pessoalmente, quando há proximidade entre quem compra e quem vende.
Marketplace: a evolução da loja virtual
Mas, existe um modelo dentro do universo do e-commerce que está em franco crescimento: o marketplace. Então, podemos considerar que o marketplace é uma evolução das lojas virtuais “puras”.
Isso porque o marketplace é como se fosse um shopping dentro da internet: muitos vendedores negociam com muitos compradores em um só lugar. Ou seja, a função da empresa do marketplace, em si, é mediar estas negociações e obter receita a partir disso.
Mas qual a diferença entre vender em um marketplace e abrir o seu próprio neǵocio?
Para quem vende, o marketplace é como uma loja virtual. A empresa tem estoque próprio (no caso de produtos) e lucra com as vendas. Por isso, a vantagem aqui é que o marketplace tem uma vasta base de clientes e traz muitas oportunidades de venda. Porém, o negócio é pouco escalável e o vendedor paga comissão ao marketplace.
Se você cria seu próprio marketplace, os custos operacionais são extremamente baixos, uma vez que sua empresa não faz vendas, mas apenas mediar negociações. Por outro lado, com as comissões e outras taxas, é possível ter grande faturamento praticamente sem a necessidade de mais pessoal ou custos de infraestrutura.
Isto significa que criar um marketplace é uma estratégia extremamente escalável. Isto é, se seu negócio tiver sucesso, a sua receita pode crescer 10 vezes ao passo que as suas despesas aumentam apenas 2 ou 3 vezes. Portanto, se você usar as tecnologias corretas para abrir seu negócio, o lucro pode ser ainda maior.
Prova de que este modelo é extremamente rentável: grandes redes do varejo, como Magalu, Casas Bahia, Americanas e outras empresas que atuavam no e-commerce tradicional também decidiram abrir marketplaces para si.
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Cenário do mercado de lojas virtuais
Para quem quer criar loja virtual, é importante saber que o modelo de negócio não é novo, mas está se reinventando constantemente. As primeiras lojas virtuais do Brasil surgiram no fim dos anos 1990. Por exemplo, a Magalu abriu em 1999. O Mercado Livre começou a operar no Brasil no mesmo ano – um dos primeiros (senão o primeiro) marketplace do país.
Nestes 20 anos, as empresas cresceram e se estruturaram. Os maiores marketplaces do país e do mundo abriram negociação de ações na bolsa e/ou captaram investimentos. Os players do setor ampliaram seus negócios para os ramos de fintech (ex: Mercado Pago), logística (B2W Fulfillment) e tecnologia (Amazon Web Services), entre outros.
Com a pandemia, os números do e-commerce dispararam devido às medidas de isolamento. Muito mais gente buscou criar loja virtual. O faturamento do comércio virtual em 2020 chegou a R$ 87 milhões, segundo a e-bit/Nielsen. Boa parte desse dinheiro veio do marketplace: 78%. Ou seja: de cada R$ 10 gastos na internet, R$ 7,80 vieram do marketplace. Um aumento de 56% em relação a 2019.
Com a vacinação e a redução das medidas de isolamento, o comércio presencial volta a ganhar força. Mas isso não fará com que os marketplaces percam mercado. Afinal, este modelo passou a fazer parte da vida das pessoas, isoladas ou não: pedir um Uber, comprar comida pelo iFood ou fazer compras baratas na Shopee se tornou parte da rotina. É o que apontam especialistas do setor.
Como criar loja virtual?
Agora, vamos ao que interessa: dicas para você criar loja virtual!
1 Pesquise o mercado
O primeiro passo é pesquisar e entender o seu mercado. Com isso, você pode tomar decisões mais assertivas, conhecer o público, antecipar tendências, evitar riscos e aproveitar as oportunidades no momento em que elas aparecem.
Então, a sua pesquisa pode ser:
- Exploratória: sua empresa busca conhecer um mercado novo e entender suas características. Exemplo: pesquisa para saber o tamanho do mercado de cervejas artesanais no sul do país.
- Descritiva: coletar e descrever insights para que seja possível elaborar melhores estratégias. Exemplo: pesquisa que descreve os principais concorrentes de um marketplace de serviços domésticos.
- Causal: uma pesquisa que relaciona acontecimentos a possíveis causas. Por exemplo: um levantamento que busque entender se a pandemia impactou no aumento do delivery.
2 Defina o nicho de mercado
Criar loja virtual tem mais chances de sucesso se a sua empresa atacar um nicho de mercado lucrativo. Mas o que faz um nicho se tornar atrativo para investir? Dica: nem sempre é a quantidade bruta de possíveis clientes.
Nichos podem ser atrativos por diferentes motivos:
- Especificidade: produtos e serviços muito específicos costumam ter clientes fiéis, recorrentes e com alto ticket alto;
- Mercado recente: quando um nicho ainda está nascendo no seu mercado, ser pioneira pode ajudar sua empresa a chegar mais longe;
- Público em expansão: se cada vez mais pessoas compram determinado produto ou serviço, você também pode surfar na onda de crescimento;
- Mercado ineficiente: a burocracia e a ineficiência dos bancos tradicionais criaram fintechs como o Nubank. Explore nichos com clientes insatisfeitos.
- Entre outros.
3 Entenda a persona
Além disso, entender e definir uma persona assertiva é fundamental para que as suas estratégias de marketing tenham um resultado positivo. A persona é o seu cliente fictício ideal. Você a utiliza para direcionar suas estratégias de marketing e vendas, tornando-as mais lucrativas.
Uma persona precisa ter, pelo menos:
- Gênero;
- Idade;
- Profissão;
- Classe socioeconômica;
- Hábitos de consumo;
- Hábitos midiáticos;
- Quanto mais informações, melhor.
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4 Analise a concorrência
Uma análise de concorrência é de fundamental importância para negócios que pretendem crescer. Neste caso, não se trata exatamente de uma pesquisa de mercado: você não quer saber quem são seus concorrentes, mas sim, o que eles fazem de certo e errado. Em suma, um benchmarking.
Entenda preços, promoções e condições de pagamento dos seus concorrentes. Saiba quem são suas pessoas-chave e como elas atuam dentro da empresa. Analise as estratégias de marketing e as abordagens publicitárias dos concorrentes. Ainda, estude métricas e compare com as do seu negócio.
No fim do dia, analisar a concorrência significa replicar (ou melhorar) o que deu certo, bem como evitar o que deu errado.
5 Escolha parceiros e fornecedores
Nenhuma empresa está isolada no mercado. O seu marketplace está inserido dentro de um ecossistema formado por diferentes agentes. Por isso, ter os aliados certos do seu lado é fundamental. Estamos falando de parceiros, fornecedores e investidores.
Enquanto empreendedor (a), construa continuamente o seu networking e crie alianças com relação ganha-ganha. Analise seus fornecedores e vendedores para ter certeza de que eles não irão desfalcar seu negócio.
6 Contrate a plataforma para criar loja virtual
Você irá precisar de uma plataforma para criar loja virtual. As opções são:
- Plataforma open source – grátis;
- Plataforma paga;
- Desenvolvimento próprio;
As plataformas gratuitas podem servir como Mínimo Produto Viável, mas não mais do que isso. Plataformas pagas são mais eficientes. O desenvolvimento próprio é totalmente customizável, mas custa caro e leva tempo.
7 Configure a loja virtual
Antes de colocar seu negócio no ar, veja algumas dicas para configurar a sua loja digital:
Customização
Crie um negócio que se identifique com você e com seu público. Convém dar muita atenção ao conteúdo institucional (Sobre) e caprichar no design.
Mas não é só isso: faça descrições completas de seus produtos e serviços e leve em conta o SEO de cada página. Isto é, a otimização daquele site nas ferramentas de busca.
Meio de pagamento
Sua empresa vai precisar de um gateway de pagamento. Leia o contrato destas empresas com atenção. Tenha a certeza de que você entendeu os termos de prestação de serviços e as taxas cobradas para cada tipo de transação. Hoje em dia, é possível contratar uma plataforma de pagamento sem anuidade, com taxas super atrativas.
Logística
Se você criar loja virtual, a logística precisa ser uma preocupação primordial. Faça o gerenciamento do estoque, do armazenamento e do transporte. Tenha bons parceiros logísticos.
E, se você criar um marketplace, em vez de uma loja virtual, a logística deixa de ser um problema para você.
Políticas
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o Código de Defesa do Consumidor (CPC), tem regulações bastante claras sobre as medidas que sua empresa deve tomar em relação aos dados e as transações com os clientes.
Ou seja, defina, com clareza:
- Termos de uso;
- De privacidade;
- De troca;
- Outras regulações específicas.
8 Ofereça suporte
Seu negócio só terá sucesso se você prestar um atendimento de qualidade aos clientes. Eles precisam ter sucesso a cada operação. Por isso, ofereça uma central de ajuda com FAQ, chat e outros canais de contato para o seu cliente. Prefira investir nos canais mais frequentados pelo seu público.
9 Invista em Marketing
Loja virtual e marketing digital tem tudo a ver. Algumas estratégias têm baixo custo e um ROI totalmente atrativo para sua empresa. Então, faça uma combinação entre inbound e outbound marketing para atrair mais leads, fechar mais negócios e fidelizar clientes!
Conclusão
Viu só? É possível criar sua loja virtual com sucesso. Esperamos que nossas dicas tenham sido úteis!
E, se, em vez de uma loja virtual, você deseja lançar o seu marketplace, conte com a gente. O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Além da tecnologia, oferecemos consultoria estratégica para a sua plataforma alcançar os melhores resultados. Agende já uma reunião gratuita com a nossa equipe.