Loja virtual ou marketplace: dois modelos de negócio com grandes possibilidades de rentabilidade para quem deseja investir. Mas quais são os principais prós e contras destes dois modelos? Eles possuem algumas particularidades que você deveria compreender mais a fundo.
Por isso, neste conteúdo iremos fazer um comparativo para você optar entre Loja virtual ou marketplace. Falaremos de como funciona, de que maneira investir e boas práticas para reduzir seus riscos. Quer saber mais? Então fale conosco!
O que é Loja Virtual?
Loja virtual é um espaço online onde empresas e empreendedores vendem seus produtos e serviços. O conceito é bastante simples: um vendedor oferece suas mercadorias para vários clientes. Os consumidores realizam as compras, pagam e recebem seus produtos e serviços. Os sites de e-commerce oferecem vitrines virtuais onde os clientes podem escolher, pagar e aguardar pelo que compraram.
O que é Marketplace?
Um marketplace pode ser considerado como a evolução da loja virtual. Aqui, muitos vendedores oferecem produtos e serviços para um número possível muito maior de clientes. Vendedores ofertam suas mercadorias por meio da plataforma de marketplace, que realiza a cobrança por meio de comissões/taxas ou mensalidades.
Aqui, quase sempre o dono do marketplace não vende nada. Ele apenas usa a sua plataforma para mediar as negociações entre compradores e vendedores, proporcionando segurança e praticidade para todos os envolvidos.
Vantagens da Loja virtual
Apesar de seus contras, as lojas virtuais também possuem alguns benefícios interessantes. Vamos entendê-los mais a fundo para ter maior clareza na hora de investir.
Grande alcance de consumidores
Lojas virtuais já são um formato bastante consolidado no mercado. Logo, o potencial de consumo deste ramo é muito grande. Contudo, a internet já está bastante saturada de lojas virtuais. Por isso, o seu sucesso irá depender da consolidação da sua marca para conseguir vender em uma quantidade razoável.
Maior possibilidade de personalização
Comparado a quem vende em um marketplace, donos de lojas virtuais possuem bem mais possibilidades de personalização. Afinal, a loja virtual é sua e se faz com ela o que bem entender (dadas as limitações da plataforma usada para sustentar a loja).
Entretanto, quando se compara a quem é dono de marketplace, a história é diferente. O proprietário da plataforma tem muito mais opções de personalização. Tanto em aparência, como em modelo de negócio.
Maior margem de lucro
Novamente, isto se aplica apenas na comparação com quem vende em marketplace, visto que os sellers precisam pagar comissões e taxas às plataformas. Entretanto, quem é dono de marketplace apresenta a melhor lucratividade média entre as três modalidades aqui comparadas.
Menor custo de manutenção
Muitas lojas virtuais possuem um custo de manutenção bastante baixo. Contudo, isso pode ser diferente se a loja tiver muitos acessos e um mix de produtos muito diverso. Os custos de manutenção são bastante similares comparados a quem tem um marketplace, com a diferença que o marketplace tem menos custos operacionais e, por isso, pode dar mais lucro.
Vantagens de vender em Marketplaces
Além de ter a sua própria loja virtual, você pode oferecer seus produtos ou serviços em marketplaces já existentes. Confira os benefícios:
Visibilidade
Um dos grandes destaques do modelo de marketplace é a visibilidade. Para quem é vendedor, isso representa muito mais oportunidades de venda. Mesmo dentro de um marketplace de nicho, os clientes são mais numerosos e também mais qualificados.
Baixo investimento
Comparado ao investimento de uma loja virtual, vender em um marketplace é muito mais barato. Ele não exige investimentos pesados em tecnologia, logística ou pessoal – exceto os custos que você tem para cuidar do seu estoque e entregar os produtos à transportadora.
Aumento das vendas
Ao vender em marketplaces existentes, a tendência é que as suas vendas aumentem. Isso acontece porque o marketplace normalmente já investe em marketing e possui um público estabelecido. Assim, fica mais fácil atrair novos clientes e fechar negócios.
Dica: descubra neste webinar o que é melhor: vender em marketplaces ou criar um marketplace!
Vantagens de criar um Marketplace
Dentre várias opções de empreender online, criar um marketplace é uma das rentáveis. Muitos empreendedores pensam apenas em vender nos marketplaces existentes, mas para quem quer lançar um negócio de impacto, lançar seu próprio shopping virtual é a melhor solução.
Escalabilidade
Lançar um marketplace é um negócio escalável. Ou seja, a quantidade de clientes pode crescer muito mais do que os custos do negócio. Isso porque a estrutura online não exige uma equipe grande. Além disso, você não depende apenas dos seus próprios produtos, mas sim do trabalho de diversos vendedores cadastrados na sua plataforma.
Operação
O(a) empreendedor(a) que cria um marketplace precisa ter um perfil gerencial para comandar a operação do negócio. A vantagem é que você não precisará se preocupar tanto com logística e entregas. Afinal, essas são responsabilidades dos seus vendedores. A sua função é atrair clientes e vendedores para a sua plataforma.
Alto potencial de lucro
Embora seja um negócio mais complexo do que simplesmente criar uma loja virtual, lançar um marketplace apresenta um potencial de lucro muito maior. Isso acontece porque o empreendimento é escalável. Basta observar os exemplos de marketplaces de sucesso como Uber, Airbnb e IFood.
Dica: acesse já o infográfico gratuito com todos os dados do mercado de marketplace!
Como montar uma Loja Virtual?
Quer montar uma loja virtual? Veja alguns detalhes que você precisa levar em conta para aumentar suas chances de sucesso.
1. Pesquise
Todo negócio precisa de uma pesquisa prévia. A partir da pesquisa você poderá entender se ali existe uma oportunidade, se o mercado é grande o suficiente e se você poderá concorrer com outras lojas virtuais de forma a reduzir os seus riscos.
2. Escolha o seu nicho de mercado
Não é muito prudente abrir uma loja virtual genérica. Em nosso mercado, é mais importante hoje atender a nichos específicos. Isso ajuda a segmentar o seu público-alvo e levar clientes mais qualificados à sua empresa.
3. Defina seus parceiros e fornecedores
Parcerias estratégicas são peças-chave para qualquer e-commerce de sucesso. Encontre bons fornecedores, de forma que você consiga um bom preço no estoque e nunca falte abastecimento. Além disso, faça parceiros logísticos e financeiros para conseguir operar sempre em alta eficiência reduzindo custos.
4. Escolha uma boa plataforma
A escolha da sua plataforma de e-commerce também é fundamental. Existem diversas plataformas já prontas para operar a sua loja virtual. Contudo, se você tem mais dinheiro para investir, pode desenvolver um e-commerce do zero.
5. Invista em marketing digital
Outro ponto fundamental é o seu investimento em marketing digital. Campanhas deste tipo serão fundamentais para fazer o seu negócio conhecido e aumentar o número de vendas a curto, médio e longo prazo. Uma combinação de inbound e outbound pode ter ótimos resultados.
Como vender em Marketplaces?
Se você deseja vender em um marketplace, os desafios são um pouco diferentes. Vamos entender:
1. Defina o que será vendido
O que você quer vender? Lembre-se de pesquisar os principais nichos de mercado e as áreas em que vale mais a pena investir. Diversas ferramentas podem ajudar você a compreender melhor estes nichos de mercado.
2. Escolha um canal de vendas
É muito comum que vendedores de marketplaces não operem apenas com este canal de vendas. De acordo com sua estratégia, entenda quais canais podem fazer sentido para você. Com uma estratégia omnichannel você pode ter resultados ainda melhores.
3. Comece a negociação
Estude o modelo de negócios e as taxas praticadas pelo marketplace onde você irá vender. Desta forma, você pode trabalhar a sua precificação de forma a oferecer um preço competitivo aos seus clientes, se destacar diante dos vendedores e conseguir arcar com os custos da plataforma.
4. Integre plataformas
Vende em mais de um marketplace? Físico/digital? Marketplace e e-commerce? É possível integrar estes canais. Existem softwares dedicados especialmente a permitir a gestão simultânea de diversos canais de venda em um só lugar.
5. Invista em marketing digital
Mesmo vendendo em um marketplace, você ainda pode investir em marketing digital. Uma estratégia possível é programar suas campanhas para redirecionar clientes à sua loja oficial no marketplace em que você negocia.
Como criar o seu Marketplace?
Vai criar o seu próprio marketplace? Esta é uma ótima escolha para o seu negócio. Vamos compreender alguns passos importantes a se dar nesses primeiros momentos.
1. Pesquise o seu nicho de mercado
Marketplaces de nicho podem ter resultados muito assertivos. Entenda as tendências do mercado e ataque nichos específicos por tamanho, localidade, faixa etária ou socioeconômica, entre outros critérios de qualificação dos leads.
2. Escolha o seu modelo de negócios
Essa etapa é fundamental. Afinal, ela irá definir de que maneiras o seu marketplace irá obter receita. Por isso, planeje sua estratégia com cuidado. Muitas vezes, pode ser até mesmo interessante sacrificar parte da comissão para permitir aos vendedores realizar promoções ou atrair mais vendedores para o seu marketplace. É o momento de fazer contas.
Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar o seu marketplace de sucesso!
3. Faça a prospecção da oferta de produtos ou serviços
O marketplace tem uma peculiaridade em relação aos demais modelos de negócio. Aqui, não é preciso prospectar apenas clientes, mas também vendedores. Por isso, o seu marketplace precisa ser duplamente atrativo: tanto para quem compra, como para quem vende.
4. Atraia clientes com uma estratégia de marketing
Mais do que nas demais estratégias, aqui o seu marketing digital realmente fará a diferença. Reserve um bom orçamento para investir. Algumas ferramentas podem ser extremamente úteis, tais como:
- SEMRush;
- Google Trends;
- Facebook Ads;
- Google Ads;
- Posts patrocinados e estratégias orgânicas nas demais redes sociais;
- SEO;
- Marketing de conteúdo;
- Entre outros.
5. Escolha a sua plataforma
E, por fim, o mais importante: escolher uma plataforma que realmente jogue a favor do seu marketplace. O ideal é optar por uma plataforma que atenda aos seus custos e que também tenha sido desenvolvida especialmente para operar com marketplaces. Uma ferramenta responsiva, fácil de usar, prática, ágil e segura. Você deveria utilizar a Ideia no Ar.
Conclusão
Loja virtual ou marketplace. Ambos podem trazer grandes lucros quando se tornarem o seu grande negócio. Contudo, os números e o mercado mostram que hoje em dia o marketplace é o modelo de negócio mais lucrativo dentro do universo do e-commerce. Leve isso em consideração na hora de empreender
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.