Um dos maiores desafios que os empreendedores do e-commerce enfrentam em suas rotinas, diferentemente do que pensa muita gente, não é vender, mas sim, entregar os produtos em prazo ágil e com qualidade. Neste sentido, a estratégia de cross docking pode funcionar muito bem para garantir satisfação aos clientes e bons resultados ao seu negócio.
Neste conteúdo, iremos falar sobre o que é cross docking, como essa estratégia funciona, de que formas a sua empresa pode implementá-lo e explicar um pouco melhor as vantagens que este tipo de logística entrega para o seu negócio. Temos certeza que este material será muito útil a você. Por isso, recomendamos a leitura até o final.
O que é cross docking?
Cross docking é um tipo de logística na qual o seu produto passa por um processo agilizado de entrega. No momento em que o cliente realiza uma compra em seu site, o produto já é despachado para um centro de distribuição que se responsabiliza pelo restante do processo de entrega. Assim, há menos mediadores no despacho e a entrega para o seu cliente se torna mais rápida.
Além de agilizar a entrega dos produtos para o seu cliente, esse tipo de estratégia também reduz a sua necessidade em se preocupar com estoque físico, garantindo maior grau de satisfação para os compradores ao mesmo tempo em que reduz custos e otimiza a gestão do seu negócio.
Características do cross docking
Nesse tipo de logística, o envio do produto ao consumidor é imediato. Como a empresa envia a mercadoria para um depósito ou armazém especializado, o despacho para o comprador final é feito de forma muitas vezes instantânea por meio de parceiros logísticos previamente contratados ou no máximo em um período de 24 horas – não há previsão de armazenamento permanente nos centros de distribuição.
A tradução para “cross docking”, literalmente, significa docas cruzadas. Ou seja, é como se a doca de entrega do fornecedor se cruzasse diretamente com a doca do transportador, reduzindo o número de mediadores no processo e tornando toda a entrega muito mais otimizada.
Vantagens do cross docking
O cross docking apresenta uma série de vantagens para os empreendedores que decidem por essa estratégia. Vamos destacar algumas delas:
- Corta custos com a gestão de estoque: muita gente que trabalha com e-commerce e marketplaces não possui espaço para estoque físico. Muitas dessas pessoas trabalham de casa. O cross docking vem a calhar, pois elimina a necessidade de um estoque físico completamente.
- Agilidade na entrega: como o cross docking é baseado em metodologias ágeis de transporte e entrega de produtos, a sua mercadoria será entregue ao cliente de forma muito mais agilizada.
- Satisfação do comprador: menos tempo em armazenamento e entrega rápida significam cliente mais satisfeito e mais vendas para o seu negócio. É o modelo adotado por boa parte dos marketplaces no Brasil e no mundo.
- Demanda atende à oferta: o modelo de cross docking permite maior previsibilidade ao comprador, que tira o produto do fornecedor apenas quando ele é efetivamente vendido para o comprador final, gerando maior integração entre parceiros.
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Desafios do cross docking
Contudo, como tudo no universo do empreendedorismo, o cross docking também possui desafios. É importante levá-los em conta antes de adotar essa estratégia com todos os seus recursos. Veja só:
- Coordenar compras e vendas: quando se negocia por cross docking, o seu negócio precisa coordenar as compras com o fornecedor para que não sobrem e nem faltem produtos. Embora este seja um desafio significativo, utilizar um bom ERP já soluciona este problema.
- Encontrar um distribuidor de qualidade: se o seu negócio ainda está em estágio inicial, pode ser necessário pesquisar por distribuidores que estejam de acordo com a sua demanda e o seu modelo de negócio. Reserve um tempo para planejar estas parcerias.
- Fornecedores de confiança: da mesma forma que é preciso cuidado para conseguir bons distribuidores e parceiros logísticos, é bom ter um cuidado refinado com os seus fornecedores, a fim de evitar limitações ou excessos de estoque.
Em quais casos o cross docking é indicado?
O cross docking pode ser indicado para a maioria dos casos de e-commerces e marketplaces nos quais o negócio ainda está em estágio inicial ou consolidando as suas operações. Nesse tipo de negócio, normalmente o espaço físico é bastante restrito, mas a circulação de produtos já dificulta uma estocagem doméstica.
Além disso, esse tipo de estratégia de entrega também é bastante útil para empresas que desejam reduzir o número de mediadores em sua relação com o cliente, terceirizando tanto a estocagem como o transporte das mercadorias para o comprador final.
No entanto, se a sua empresa tem vazão suficiente ou acha estratégico gerenciar todo o processo logístico, desde a armazenagem até a entrega para o consumidor final dos produtos, pode ser mais interessante internalizar estes procedimentos e não adotar a técnica de cross docking.
Diferença entre cross docking e distribuição tradicional
Quando pensamos em cross docking e distribuição tradicional, estamos comparando diferentes quantidades de mediadores. Para simples comparação, veja o seguinte esquema:
Distribuição tradicional:
Fabricante > transportador > armazenagem > distribuidor/atacadista > transportador 2 > estoque do revendedor (você) > transportador 3 > comprador final.
Cross docking:
Fabricante/fornecedor > transportador > armazenagem > transportador 2 > consumidor final.
Só nesse esquema simples tiramos 3 mediadores da cadeia de suprimentos. Isso proporciona significativa redução de custos (casos podem conter exceções).
Diferença entre cross docking e dropshipping
Se você acompanhou nosso conteúdo aqui e já possui algum conhecimento na área da logística de vendas, provavelmente, deve estar encontrando semelhanças entre cross docking e dropshipping. Mas qual é a diferença entre esses dois tipos de modelo de operação?
Entretanto, há diferenças. A principal delas é que no cross docking você, vendedor, possui um acordo com o seu fornecedor. Você sabe quantas unidades ainda estão disponíveis e, dado o bom relacionamento, é possível pedir a reserva de uma certa quantidade de itens (muitas vezes, mediante pagamento parcial prévio). Isso garante que você terá a oferta necessária e também assegura a qualidade dos produtos entregues. Há maior controle da sua parte.
No dropshipping, muitas vezes, não há qualquer relação formal entre você, vendedor, e o fornecedor dos produtos. A sua venda está diretamente atrelada ao estoque do fornecedor. Embora isso possa reduzir custos, há o risco de o fornecedor ficar sem estoque entre a compra do cliente e a entrega do produto, ou ainda, a baixa qualidade da entrega, especialmente, se o fornecedor for estrangeiro.
Tipos de cross docking
Dentro do cross docking há algumas possibilidades de operação que podem trazer grandes benefícios para o seu marketplace. Veja alguns deles:
Movimentação contínua
O cross docking de movimentação contínua representa o tipo mais simples dessa operação. Aqui, há pouquíssima interferência ou intervenção dos colaboradores empregados no processo de armazenagem e transporte. A doca se restringe a receber e já despachar os produtos no menor tempo possível sem a necessidade de adaptações ao cliente final.
Movimentação consolidada
Nesse tipo de cross docking, já é necessário o manuseio dos produtos que chegam até o distribuidor, de forma a acomodá-los de acordo com as necessidades dos pedidos realizados pelos clientes. Ou seja, dividir os produtos em porções menores ou acomodar conjuntos de mercadorias em paletes para entrega.
Cross docking híbrido
Esse tipo de cross docking é um pouco mais complexo porque ele reúne dois tipos de mercadorias: as mercadorias oriundas do fornecedor e os produtos manuseados no ponto de distribuição. Não há muito segredo, mas o transporte precisa ser feito de forma segmentada para os respectivos destinos com um maior gerenciamento a fim de evitar erros.
Fluxo do terminal de cross docking
Em um fluxo de distribuição de cross docking, diversas ações e estágios podem ser operacionalizados. Para você entender melhor como isso acontece, acompanhe os próximos tópicos.
Stages
Apesar do nome estrangeiro, o conceito de “stages” no cross docking é bastante simples. Basicamente, ele define a quantidade de vezes que a mercadoria é tocada até a respectiva entrega ao cliente. Em uma operação cross docking bem feita, quanto menos stages, melhor.
Padrão de chegada
A chegada dos produtos ao terminal de distribuição de uma operação cross docking é extremamente importante, especialmente em distribuidores com operação híbrida, que demanda um manuseio maior das mercadorias para o respectivo transporte. O padrão de chegada, a partir da coleta nos distribuidores, pode agilizar muito a operação da entrega.
Horário de partida
Considerando que o cross docking se baseia em um tipo de distribuição que demanda pouca ou nenhuma armazenagem física, é muito importante que fornecedores, distribuidores e transportadores se atentem fielmente ao horário de partida definido pela entrega. Atrasos ou desencontros nessa etapa podem levar a uma total desregulação dos despachos e da entrega dos produtos em lotes corretos.
Prazo cross docking
Como dissemos, o cross docking é uma estratégia baseada em agilidade. O ideal é que, nesse tipo de operação, as mercadorias não fiquem paradas no ponto de distribuição por mais de 24 horas. Contudo, nas operações mais estruturadas, é comum que o prazo de envio por parte da doca seja ainda menor, como 12 ou até 8 horas.
Como aplicar o cross docking na prática?
Considerando todos estes aspectos técnicos, você pode estar se perguntando: como eu farei meu marketplace vender por cross docking? Na verdade, não é tão complexo quanto parece.
O primeiro passo é contar com um bom ERP. Assim, você pode gerenciar entradas e saídas, não apenas de dinheiro, mas também de mercadorias no seu negócio – integrado com a plataforma de vendas e o gateway de pagamentos.
Depois, é necessário firmar as parcerias que irão facilitar o seu processo de armazenagem e transporte aos clientes finais. É necessário, entretanto, compreender o tipo de venda que você faz e analisar se o seu tipo de venda demanda esta operação sofisticada. Às vezes, o simples despacho pelos correios pode ser uma opção mais viável.
Depois, tire um tempo para pesquisar distribuidores e transportadoras que realizam esse tipo de serviço. Eles possuem diferentes condições de operação e cláusulas de contrato. Aqui vai a sua estratégia em firmar uma parceria com um player adequado às suas necessidades.
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Exemplos de empresas que usam o cross docking
Várias grandes empresas do e-commerce no Brasil e no mundo realizam operações de cross docking. Entenda mais suas operações:
Walmart
O Walmart é um dos maiores marketplaces dos Estados Unidos. Tanto lá, como aqui, eles operam em uma estrutura de cross docking. Ou seja, muitos vendedores que comercializam seus produtos, ao fechar uma venda, encaminha imediatamente seus produtos para centros de distribuição com transportes que são responsabilidade do Walmart. Assim, reduzem-se custos e a entrega fica mais assertiva.
Roche Diagnostics
A Roche é um dos maiores laboratórios farmacêuticos do mundo. Ela, apesar de não ser um e-commerce, também opera com um formato cross docking. A diferença é que ela internaliza parte da operação e também conta com distribuidores parceiros para garantir que as amostras e produtos de diagnósticos clínicos sejam transportados e armazenados com a máxima eficiência.
Eroski
A Eroski é uma rede de supermercados espanhola com grande operação em toda a Península Ibérica. No entanto, um de seus maiores diferenciais está nos bastidores: uma sofisticada rede de cross docking criada entre a rede e seus fornecedores, muitos deles agricultores, que conseguem movimentar mercadorias em tempo recorde e oferecer produtos de grande qualidade aos clientes.
Conclusão
O cross docking é uma boa opção para o seu marketplace operar com altos níveis de eficiência. Ainda que exija algum planejamento técnico e conhecimentos em logística, por meio dessa estratégia você pode atingir níveis inéditos de eficácia e satisfação do cliente. Não deixe de pesquisar as opções mais interessantes para o seu negócio!
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