Quem acompanha o mercado de e-commerce no Brasil certamente conhece a Dafiti Marketplace. A marca é uma das maiores corporações do setor no país, e atende a nichos mais jovens e arrojados de vestuário e calçados, com uma história de crescimento e decisões estratégicas acertadas.
Neste texto iremos falar sobre a Dafiti Marketplace, sua origem e história, algumas de suas características, como você pode fazer para vender nesta plataforma – ou abrir o seu próprio marketplace. Convidamos você a acompanhar conosco!
O que é a Dafiti marketplace?
A Dafiti é uma das maiores plataformas de Marketplace no Brasil. Ela oferece produtos próprios, produzidos por fábricas parceiras, mas também oferece produtos vendidos por sellers independentes nos segmentos de moda, calçados e lifestyle, nicho na qual a Dafiti é líder em toda a América Latina, com receita anual superior a R$ 1,5 bi.
Origem e história da Dafiti
A Dafiti é uma empresa com uma história de bastante sucesso, porém, uma história relativamente recente. A empresa foi fundada em 2011 pelos empresários Malte Horeyseck e Malte Huffmann (alemães), Thibaud Lecuyer (francês) e Philipp Povel (Brasileiro). A Dafiti foi uma das primeiras lojas de calçados 100% online do Brasil.
A empresa obteve rápido crescimento, também por se aproveitar da expansão do e-commerce em todo o país. Muitos dos clientes da Dafiti estavam realizando suas primeiras compras na internet no período inicial de atuação da empresa. Em 2014, já com um valor exponencial de mercado, a Dafiti foi adquirida pelo Global Fashion Group, integrando um dos maiores conglomerados de moda do mundo.
Em 2015, a Dafiti tomou um passo extremamente importante dentro da sua história e abriu a sua plataforma como marketplace, criando espaços para vendedores independentes. Desta forma, a empresa conseguiu ampliar ainda mais sua receita e expandir suas operações de maneira significativa.
A empresa hoje já possui mais de 2 mil funcionários, além de contar com diversos armazéns e parceiros logísticos em todo o território nacional, além de operações no Chile, Argentina e Colômbia. Ela também é dona das lojas Kanui e Tricae.
Como funciona o marketplace Dafiti?
A Dafiti é um e-commerce híbrido. Ou seja, ela oferece produtos próprios e também comercializa mercadorias de parceiros. Junto às outras duas lojas digitais adquiridas pela marca. Para os vendedores independentes, eles são responsáveis por realizar a precificação, descrever, fornecer fotografias e realizar o despacho das mercadorias vendidas.
À Dafiti cabe, portanto, disponibilizar os anúncios, mediar as vendas e os pagamentos, fazer a intermediação de eventuais contatos entre clientes e vendedores, além de prestar suporte técnico na venda sempre que necessário. A Dafiti também oferece opções de apoio de frete e padronizando documentação, prazos e acordos com transportadoras.
Como vender na Dafiti?
Para começar a vender na Dafiti é fácil. O vendedor interessado em vender para os milhões de clientes da Dafiti pode preencher seus dados no formulário previsto no site. Dentre as perguntas, o vendedor precisa declarar dados pessoais e empresariais, faturamento mensal e a origem das mercadorias que comercializa (revendedor, fornecedor ou fabricante).
Depois disso, a Dafiti fará uma avaliação do seu perfil para entender se faz sentido que o seu negócio seja filiado à plataforma de vendas. Com este processo aceito, você já passa a vender por meio da Dafiti.
Dica: descubra o que é melhor: vender em marketplaces ou criar um marketplace!
Quanto a Dafiti cobra? Quais são as taxas?
A Dafiti cobra comissões de 25% a 30% do valor das vendas. A porcentagem exata varia de acordo com o volume de vendas e com o tipo de produto oferecido pelo seller. Os vendedores têm ciclo de recebimento que vão do dia 10 do mês presente ao dia 9 do mês seguinte.
Vale a pena vender na Dafiti?
Depende das ambições e dos objetivos de cada empreendedor. Como dissemos, a Dafiti cobra uma comissão considerável das vendas dos sellers. Por outro lado, a plataforma conta com uma base regular de mais de 7,7 milhões de clientes ativos, o que amplia exponencialmente a sua capacidade de fazer boas vendas.
Entretanto, dadas as comissões pagas à plataforma, um vendedor da Dafiti ou de qualquer outro marketplace não pode contar com um negócio escalável. Ou seja, as despesas crescem no mesmo patamar em que a receita. Você terá lucro, mas sempre restrito pelos custos com a plataforma.
Por que criar o seu próprio marketplace
Criar o seu próprio marketplace pode ser a decisão mais assertiva para os seus resultados e também para o crescimento a médio e longo prazo. Ter o seu próprio marketplace
possui algumas vantagens, tais como:
- Negócio escalável: a escalabilidade de um marketplace é o que permite a este tipo de negócio crescer 10 vezes em faturamento ao mesmo tempo que cresce duas vezes em despesas. A lucratividade e a rentabilidade são muito superiores.
- Menos custos operacionais: quem tem um marketplace não precisa de estoque próprio, armazéns e funcionários contratados para gerenciar estas mercadorias. A gestão é facilitada e os custos operacionais são menores.
- Liberdade de decisões: o seu marketplace é o seu negócio. Você gerencia, toma as decisões, define estratégias e projeta seus lucros. Quem vende em um marketplace não possui muito poder de escolha dentro da plataforma.
Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar o seu próprio marketplace de sucesso!
Como criar um marketplace de sucesso
Veja agora um passo a passo sobre como você pode criar o seu marketplace de sucesso de maneira estruturada:
Faça uma pesquisa de mercado
O primeiro passo é pesquisar e entender o seu mercado. Assim, você pode tomar decisões mais assertivas, conhecer o público, antecipar tendências, evitar riscos e aproveitar as oportunidades no momento em que elas aparecem.
Defina o seu nicho de mercado
Criar um marketplace tem mais chances de sucesso se a sua empresa atacar um nicho de mercado lucrativo. Mas o que faz um nicho se tornar atrativo para investir? Nem sempre é a quantidade bruta de possíveis clientes, apenas.
Nichos podem ser atrativos por vários motivos:
- Especificidade: produtos e serviços muito específicos costumam ter clientes fiéis, recorrentes e com alto ticket alto;
- Mercado recente: quando um nicho ainda é novo no seu mercado, ser pioneira pode ajudar sua empresa a chegar mais longe;
- Público em expansão: se cada vez mais pessoas compram determinado produto ou serviço, seu marketplace também pode surfar na onda de crescimento;
- Mercado ineficiente: a burocracia e a ineficiência dos bancos tradicionais criaram fintechs como o Nubank. Explore nichos com clientes insatisfeitos.
- Entre outros.
Crie e defina uma ou mais personas
Entender e definir uma persona assertiva é fundamental para que as suas estratégias de marketing tenham um resultado positivo. A persona é o seu cliente fictício ideal. Você a utiliza para direcionar suas estratégias de marketing e vendas, tornando-as mais lucrativas.
Uma persona precisa ter, pelo menos:
- Gênero;
- Idade;
- Profissão;
- Classe socioeconômica;
- Hábitos de consumo;
- Hábitos midiáticos;
- Entre outros.
Contrate plataforma para marketplace
Você irá precisar de uma plataforma para criar o seu marketplace. As opções são:
- Plataforma open source – grátis;
- Plataforma paga;
- Desenvolvimento próprio;
O ideal é que você contrate uma plataforma pronta, desenvolvida especialmente para operação com marketplaces. As opções que apresentam melhor custo benefício são plataformas prontas, mas com grande capacidade de customização, tal como o Ideia no Ar.
Invista em Marketing
Marketplaces e marketing digital são ótimos aliados. Algumas estratégias têm baixo custo e um ROI totalmente atrativo para sua empresa. Faça uma combinação entre inbound e outbound marketing para atrair mais leads, fechar mais negócios e fidelizar clientes!
Monitore métricas e faça alterações
Uma vez que o seu negócio já esteja em funcionamento, é fundamental manter um monitoramento constante das métricas e dos resultados que a empresa apresenta. Assim, você se antecipa a crises e pode aproveitar melhor momentos positivos. Realize as alterações necessárias à sua operação sempre que algum indicador sugerir falha ou defasagem.
Conclusão
A Dafiti é um dos vários casos de sucesso que mostram todo o potencial dos marketplaces para gerar receita e lucro. Em dez anos, a empresa já se tornou uma das principais players do país e teve expansão internacional. Você também pode começar um negócio como este! Se planeje, execute e faça bons negócios!
Lance seu shopping virtual: simples, prático e rápido
Quer lançar seu próprio marketplace e ainda ter uma consultoria estratégica? Agende já uma conversa gratuita com a nossa equipe!