Presentes de natal, dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados. Diversas datas no ano chamam as pessoas para comprar mais. São as datas comemorativas ou datas comerciais. Basicamente, o mercado inteiro se vale dessas datas para fazer mais vendas e ampliar seus lucros. Mas como usar as melhores estratégias?
Neste texto, vamos falar sobre datas comemorativas, o que são elas, seus resultados, além de uma lista com as principais datas comerciais por mês que você pode aproveitar. Este conteúdo foi feito para você, por isso, acompanhe com a gente.
Sumário
1- O que são datas comemorativas ou datas comerciais?
2- Resultados das datas comemorativas no e-commerce
3- Principais datas comemorativas do ano
4- Como usar as datas comemorativas para vender mais?
5- Conclusão
O que são datas comemorativas ou datas comerciais?
Datas comemorativas são eventos sazonais que acontecem, ou não, todos os anos. Essas datas celebram determinadas conquistas ou servem para homenagear pessoas importantes, além, é claro, de servir como tempo de união e confraternização.
Dado o caráter positivo, que leva a interações entre as pessoas, as datas comemorativas também são muito exploradas pelas empresas, especialmente, as que vendem no varejo. Algumas datas comemorativas não são celebradas todos os anos.
É o caso de datas diretamente ligadas a eventos realizados a cada quatro anos, como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas. Embora essas duas não sejam datas comemorativas, por si só, elas movimentam a economia de maneira sazonal.
Resultados das datas comemorativas no e-commerce
As datas comemorativas movimentam bilhões todos os anos. Os exemplos são extremamente significativos: só o Natal de 2021 movimentou R$ 34,3 bilhões em comércio, majoritariamente pela internet. No mesmo ano, o Dia das Mães movimentou cerca de R$ 15 bilhões. Os dados são da Câmara Nacional do Comércio.
Quais são as datas que mais geram vendas?
Diante dos dois exemplos mencionados no item anterior, pode-se perceber que algumas datas vendem mais do que outras. Sem dúvida, o Natal é a data que mais gera vendas para o e-commerce e para o comércio como um todo.
Isso acontece por vários motivos: o hábito de quase todas as pessoas em dar presentes, a proximidade com a virada do ano, o que leva a mais festas, as férias escolares e universitárias, entre outros motivos. É importante lembrar que essa época movimenta não só a venda de produtos, mas como marketplaces de serviços em viagens, hospedagens e afins.
Na sequência, temos a Páscoa, em que as vendas são mais focadas em chocolates e presentes correlatos. Se o seu negócio não vende esse tipo de mercadoria, seus resultados podem não ser tão impactados assim.
Os dias das mães, dos pais e dos namorados também são datas excelentes para se aproveitar as oportunidades de vendas. Afinal, quase todo mundo tem alguém para presentear. Basta aproveitar a oportunidade.
Também não podemos nos esquecer, é claro, da Black Friday. Essa data de vendas já está consolidada no mercado nacional e internacional como a última sexta-feira de novembro, em que grandes descontos asseguram vendas para e-commerces e marketplaces.
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Principais datas comemorativas do ano
Para você se planejar melhor em relação ao calendário de datas comerciais, reunimos os principais momentos para você aproveitar ao longo do ano. Também tem algumas datas que atendem a nichos mais específicos. Veja só:
Janeiro
Janeiro não tem datas comemorativas específicas. Mas ele pode ser aproveitado desde o dia 1º com as festas de ano novo. Faça ações para captar o máximo de vendas relacionadas às festividades ou já pense na volta às aulas.
De qualquer forma, no dia 30 de janeiro é celebrado o dia da saudade. Embora nem todo mundo conheça essa data, ela pode ser aproveitada por campanhas da sua marca.
Fevereiro
Fevereiro é mês de carnaval. Quase sempre, ele acontece da segunda semana em diante. Em 2023, o feriado do carnaval acontece no dia 21. Vendas de produtos e serviços relacionados a viagens e festas tem grande ganho de demanda nessa época.
Março
No dia 8 de março temos o Dia Internacional da Mulher. Embora esse dia seja mais lembrado como um dia de luta do que como uma época comemorativa, é muito comum também presentear mulheres nessa época. Há oportunidades para se aproveitar nesse momento.
Abril
Em abril é a época da Páscoa. Esse momento é importantíssimo para quem vende chocolates e afins, bem como os empreendedores cujos negócios se relacionam com o turismo ou com a religião.
Maio
No primeiro domingo do mês acontece uma das principais datas comerciais do ano: o Dia das Mães. Essa data movimenta milhões e você também pode aproveitar. No dia 25 de maio também acontece o Dia do Orgulho Nerd. Essa data também não é tão conhecida, mas ela é muito popular no nicho geek, com grandes oportunidades para o e-commerce de produtos eletrônicos, nerds, animes e afins.
Junho
Em junho o amor está no ar. No dia 12 acontece uma das principais datas comemorativas do ano: o Dia dos Namorados. Nessa data se vende quase todo tipo de produto, desde que possa ser dado como presente à pessoa amada.
Julho
Julho tem duas datas não tão populares, mas que também trazem oportunidades. Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. É o momento para fazer promoções e captar esse público apaixonado pela música. Já no dia 26, é celebrado o dia dos avós, em que muitos netos investem em um presente para suas vovós e vovôs.
Agosto
Em agosto, também tem outra das principais datas comerciais do ano: o Dia dos Pais, sempre celebrado no segundo domingo do mês. Faça promoções em produtos para homens e venda muito.
Setembro
O 7 de setembro, dia da independência, tem sido uma data comemorativa importante para venda de produtos relacionados ao Brasil, bem como turismo e serviços, uma vez que a data é feriado nacional. Já no dia 15 de setembro, é comemorado o dia do cliente. Muitas empresas fazem promoções especiais para essa data, com descontos, cupons, cashback e outras vantagens.
Outubro
No mês de outubro, celebramos o dia das crianças no dia 12. Essa é uma data interessante para se comercializar produtos infantis em condições especiais. Além disso, para quem é católico, o dia 12 também é o dia de Nossa Senhora Aparecida, em que vendedores de produtos religiosos também têm oportunidades.
No finalzinho de outubro, tem Halloween. Muitas pessoas no Brasil têm celebrado e feito eventos nessa época, por isso, produtos relacionados a fantasias ou festas podem ser muito buscados em promoções.
Novembro
Novembro está sendo marcado comercialmente pela Black Friday. Sempre na última sexta-feira do mês, logo após o dia de Ação de Graças nos EUA, milhões de lojas fazem descontos para atrair o consumidor e vender mais. No Brasil, tem sido comum fazer a Cyber Monday, na segunda-feira depois da Black Friday, em muitas lojas. A ideia é limpar os estoques de eletrônicos não vendidos na sexta-feira.
Dezembro
Dezembro é Natal, festas de fim de ano, verão (no Brasil), clima de férias e tudo de bom. Quando chega o último mês do ano, as pessoas já estão pensando nos presentes, nas festas e nas ceias. Sabendo disso, você pode fazer promoções imperdíveis.
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Como usar as datas comemorativas para vender mais?
Depende da data e das características dos seus clientes. Mas veja algumas ações que você pode realizar. Quase sempre, promoções com desconto funcionam muito bem para todas as datas. Mas elas não são a única forma de se aproveitar as oportunidades.
Aproveite datas de interação, como o Dia dos Namorados, por exemplo, para fazer promoções de indicação e captar novos clientes. Ou usar o dia das mães e dos pais para promover posts virais com a sua marca. Quanto mais criatividade, melhor!
Conclusão
Datas comemorativas fazem parte da vida e da rotina das pessoas. Elas já estão acostumadas a se programar para realizar determinadas compras ao longo do ano. Por isso, se você prepara a sua marca para se posicionar corretamente e aproveitar as oportunidades, não há como dar errado. Claro, é preciso se planejar e utilizar as estratégias adequadas para cada público. Mas vendas sazonais sempre são uma boa escolha.
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