Distribuidoras atacadistas são uma parte importante de diversas cadeias de suprimentos, agindo como um importante aliado não apenas logístico, mas também comercial que ajuda a fazer com que as suas mercadorias cheguem a mais clientes. A sua atuação é cheia de especificidades.
Neste conteúdo, vamos falar sobre as distribuidoras atacadistas, suas características, desafios, atuação e como marketplaces podem ser de grande ajuda também para esse modelo de negócio. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que são distribuidoras atacadistas?
2- Diferença entre atacadista e distribuidor
3- Cenário do mercado atacadista
4- Distribuidoras atacadistas online
5- Quais são os desafios dos distribuidores atacadistas?
6- Exemplos de distribuidoras atacadistas
7- Marketplace para distribuidoras atacadistas
8- Conclusão
O que são distribuidoras atacadistas?
São empresas que compram produtos a granel ou em grandes quantidades de fabricantes e os revendem em quantidades menores a varejistas, outras empresas ou diretamente aos consumidores.
O principal objetivo de um distribuidor atacadista é fornecer uma cadeia de suprimentos confiável e eficiente para empresas que precisam comprar mercadorias em grandes quantidades de maneira recorrente, em situações de demanda inesperada ou sempre que necessário.
Diferença entre atacadista e distribuidor
Quando falamos em negócios, cadeias de vendas e cadeia de suprimentos, é comum que os termos “atacadista” e “distribuidor” sejam frequentemente usados como sinônimos, mas há uma diferença sutil entre os dois:
Um atacadista, normalmente, compra mercadorias de um fabricante e depois as vende para outras empresas. Enquanto um distribuidor, assume um papel mais ativo na cadeia de suprimentos, armazenando e transportando mercadorias para varejistas ou diretamente para os consumidores.
O distribuidor, em muitos casos, é parte da empresa fabricante ou sua empresa faz parte do mesmo grupo empresarial que os produtos das mercadorias. Os atacadistas, por sua vez, na imensa maioria das vezes, atuam de maneira independente.
Cenário do mercado atacadista
O mercado atacadista é sempre diretamente impactado pelo varejo, uma vez que depende da mesma cadeia de consumo. Oscilações na cadeia produtiva, o elo anterior dessa relação, também podem ter um impacto direto sobre os resultados do mercado atacadista.
O mercado atacadista passa por um período no qual é necessário se adaptar e manter sua solidez. Segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), o mercado tinha R$ 304,8 bilhões em faturamento no ano de 2022, um número positivo e que representa um crescimento anual médio de 10 pontos percentuais, aproximadamente.
No entanto, a pandemia e a acentuação das vendas pela internet fizeram com que esse mercado também aprimorasse as suas operações online, como você verá no próximo tópico. Tendências digitais, como Omnichannel, uso de Inteligência Artificial e Internet das Coisas, Big Data e automação mostram como o setor tem se preparado para o futuro.
Distribuidoras atacadistas online
Um distribuidor atacadista online opera da mesma forma que um atacadista ou distribuidor tradicional, mas com a conveniência adicional de poder comprar e vender mercadorias online.
Um distribuidor atacadista online pode oferecer uma ampla gama de produtos de diferentes fabricantes e vendê-los por meio de uma plataforma online, como um marketplace, um site e-commerce ou aplicativo móvel. Eles também podem fornecer serviços como dropshipping, em que o distribuidor atacadista envia produtos diretamente ao consumidor em nome do varejista.
É possível, inclusive, operar nos dois canais ao mesmo tempo: a empresa mantém uma operação física como uma loja ou um “mercado”, ao passo que deixa no ar à disposição dos clientes um marketplace integrado.
Quais são os desafios dos distribuidores atacadistas?
Atuar no ramo das distribuidoras atacadistas possui diversos desafios. Alguns dos maiores desafios enfrentados pelos distribuidores atacadistas incluem:
- Gerenciamento de estoque: como o estoque é composto de uma infinidade de produtos diferentes, sempre em grandes quantidades, é necessário gerenciar o estoque com precisão para evitar desperdícios, perder produtos e sofrer prejuízos.
- Manutenção de preços competitivos: o setor atacadista é um mercado concorrido e os clientes estão sempre à procura dos melhores preços e condições. Por isso, é fundamental ficar de olho na concorrência.
- Lidar com interrupções na cadeia de suprimentos: por diversos motivos, podem faltar mercadorias por parte do fabricante. Isso prejudicará suas vendas e exigirá cuidado redobrado.
- Manter atualizados com as últimas tendências e tecnologias: mesmo sendo um ramo tradicional do mercado, a distribuição atacadista está cada vez mais conectada com a tecnologia. Sua empresa não pode ficar para trás.
- Agregar valor aos seus clientes: é necessário agregar valor aos seus clientes, não apenas por meio do preço. Tenha os produtos necessários sempre à disposição, ofereça boas condições de pagamento, negocie e fique à frente da concorrência.
Além disso, como as compras on-line continuam a crescer em popularidade, atacadistas e distribuidores devem encontrar maneiras de se adaptar e competir no mercado on-line.
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Exemplos de distribuidoras atacadistas
Existem diversos distribuidores atacadistas no Brasil e no exterior. Veja três exemplos de grandes empresas deste tipo:
- Atacadão: segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Autosserviço (Abaas), o Atacadão é o maior distribuidor atacadista do Brasil. Operando no modelo “atacarejo”, em que a loja vende tanto no varejo como no atacado, o Atacadão possui cerca de 300 lojas espalhadas pelo Brasil e também em outros países.
- Costco: a Costco Wholesale é um dos maiores grupos atacadistas dos Estados Unidos. Suas lojas são conhecidas e populares por oferecer preços justos e ter uma variedade praticamente infinita de produtos incluindo alimentos, roupas, eletrônicos, produtos para casa, entre outros.
- Martins: o Martins Atacadista também é um dos maiores players do segmento das distribuidoras atacadistas no Brasil. Diferentemente do Atacadão, que possui uma larga operação de varejo, o Martins é realmente mais focado no atacado, com venda em grandes volumes.
Marketplace para distribuidoras atacadistas
O setor das distribuidoras atacadistas nasceu para o presencial, mas hoje consegue potencializar a sua operação por meio da internet.
Marketplaces para distribuidoras atacadistas são uma realidade crescente no Brasil e no exterior. As três marcas que mencionamos no item anterior, por exemplo, possuem marketplaces próprios por meio dos quais é possível fazer os pedidos que vão abastecer o seu estoque.
O processo de compra é simples, fácil e seguro, como seria em uma plataforma de e-commerce ou marketplace de varejo. A empresa ainda oferece o apoio logístico para que você receba o seu pedido onde estiver.
Se você é distribuidor atacadista ou atua em algum dos ramos da cadeia de suprimentos, abrir um marketplace próprio pode fazer toda a diferença. No entanto, convém utilizar uma plataforma de marketplace que tenha sido desenvolvida especialmente para esse fim, já adaptado à operação de empresas de todos os portes.
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Conclusão
Distribuidores atacadistas são apenas um dos tantos modelos de negócio que podem se beneficiar com uma plataforma de marketplace própria. Os cases de sucesso no Brasil e no exterior mostram que essa estratégia tem dado grandes frutos, posicionando-se como uma tendência para o futuro que precisa ser implementada já. Coloque a sua empresa em outro patamar com um marketplace próprio.
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