Introdução
O dropshipping é uma forma de vender online que se popularizou nos últimos anos. Esse crescimento aconteceu porque essa é uma maneira de empreender sem se preocupar com estoque ou meios de pagamento.
Neste artigo, vamos mostrar o que é dropshipping, como funciona essa estratégia e qual é a diferença dessa modalidade em relação aos marketplaces ou lojas virtuais. Vamos lá?
Sumário
1- O que é Dropshipping?
2- Diferenças entre Dropshipping, Marketplace e E-commerce
3- Vantagens do Dropshipping
4- Desvantagens do Dropshipping
5- Exemplos de Dropshipping
6- Como trabalhar com Dropshipping?
7- Conclusão
O que é Dropshipping?
O termo dropshipping vem da palavra drop, que significa “largar” e shipping, que significa remessa. Esse modelo se refere a uma forma de vender online sem precisar de um estoque próprio. Isso é, o(a) empreendedor(a) utiliza o estoque de terceiros no processo.
Nessa modalidade, você usa o seu site como uma espécie de vitrine online, que expõe produtos de fornecedores, nacionais ou internacionais. Portanto, a sua função é intermediar a relação entre fornecedor e cliente. A logística e custos da entrega dos itens ficam a cargo do fornecedor.
Basicamente, o dropshipping funciona assim: o(a) cliente faz um pedido na sua loja, você tira a sua comissão da venda e avisa do pedido ao fornecedor. Por fim, o fornecedor faz o envio do produto ao consumidor.
Ou seja, não é necessário ter um estoque, pois você só solicita o produto após o(a) cliente já ter feito a compra. Assim, não há o risco de ficar com diversos itens estocados sem gerar lucro.
Diferenças entre Dropshipping, Marketplace e E-commerce
Muitas pessoas confundem o dropshipping com outros modelos de negócios digitais.
O dropshipping nada mais é do que uma maneira de vender online sem se preocupar com estoque ou meios de pagamento. O fornecedor entrega os produtos direto para os clientes, e assim o(a) empreendedor(a) não precisa lidar com a logística. Nesse caso, é preciso ter um site ou loja virtual. Porém, o(a) fornecedor(a) não aparece para o cliente final no momento da compra.
Já o e-commerce ou loja virtual envolve a necessidade de um estoque próprio. É necessário desenvolver um site e cadastrar todos os seus produtos, além de precisar lidar com os processos da logística de entrega. A operação é bem parecida com uma loja física, porém no ambiente virtual.
Por fim, o marketplace é como um shopping virtual. Nele, são reunidos diversos fornecedores diferentes. Você, enquanto empreendedor(a), pode vender seus próprios produtos em marketplaces já existentes no mercado. Ou, pode criar o seu próprio marketplace, que é um negócio altamente escalável.
Ao criar um marketplace, você também não precisa lidar com estoque ou logística. Seu papel é apenas intermediar os negócios, atrair clientes e fornecedores para a plataforma. Isso permite uma rentabilidade elevada no longo prazo e uma grande escalabilidade. Isso significa que não é necessário aumentar os custos do negócio para ampliar o número de clientes.
Resumindo, no dropshipping, toda a responsabilidade de entrega do produto, qualidade, etc. continua sendo do empreendedor. Já no marketplace, o(a) administrador(a) da plataforma é apenas um(a) intermediador(a), sendo tais responsabilidades diretamente do vendedor/anunciante.
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Vantagens do Dropshipping
Agora que você já sabe o que é e como funciona o dropshipping, vamos te mostrar quais são as maiores vantagens desse modelo de negócios.
Primeiramente, essa modalidade permite empreender de forma simples e prática no ambiente digital. Afinal, não é preciso se preocupar com a logística de entrega dos produtos, nem com o gerenciamento de um estoque. Por exemplo, trocas e devoluções são responsabilidades do(a) fornecedor(a).
Por não ter a presença de um estoque, o dropshipping é uma maneira de começar a empreender com pouco investimento. O modelo é acessível, porque você só paga pela aquisição de um item após ter certeza da compra pelo cliente.
Além disso, a estrutura necessária para começar um negócio de dropshipping não é tão complexa. Em termos práticos, você não precisa de uma equipe, apenas de um site ou pode usar até mesmo as redes sociais. E, é claro, o contato com fornecedores de qualidade e habilidades de marketing digital para divulgar os produtos.
Desvantagens do Dropshipping
Apesar dos benefícios, o dropshipping também apresenta diversos riscos e desvantagens.
A primeira desvantagem é a baixa rentabilidade desse modelo. Normalmente, há uma grande concorrência no dropshipping. Isso é, há muitas lojas vendendo itens dos mesmos fornecedores que você. Assim, a sua margem de lucro será pequena, já que você trabalhará com comissões sobre cada produto vendido. Então, seria necessário vender uma quantidade muito grande para atingir um lucro relevante.
Outra dificuldade é a falta de controle e rastreamento com relação ao envio das mercadorias. Isso porque no dropshipping você tem um negócio totalmente dependente de terceiros. Se as entregas não ocorrerem conforme o esperado, a culpa pode recair sobre a sua marca. Por isso, é indispensável escolher bons fornecedores.
Além disso, é possível haver erros com relação às quantidades em estoque. Você precisa estar muito atento(a) para não manter produtos esgotados sendo divulgados na sua loja.
Exemplos de Dropshipping
Para você entender ainda melhor o que é o dropshipping, separamos exemplos de negócios de sucesso que aplicam esse modelo:
MadeiraMadeira
Sediada em Curitiba-PR, a MadeiraMadeira é uma das lojas pioneiras da modalidade de dropshipping, atuando com produtos para a casa. A empresa conecta diretamente sua plataforma de tecnologia proprietária ao ERP de cada fabricante, o que permite eficiência para ambas as partes.
LeoGary.com
Outro exemplo de sucesso no dropshipping é a LeoGary.com, uma loja de roupas masculinas, que conta com fornecedores internacionais, com foco na curadoria e qualidade dos itens. O e-commerce já chegou a faturar mais de 800 mil dólares em vendas.
Thalles Felipe
O Thalles Felipe também é um empreendedor de sucesso no meio do dropshipping. Ele possui diversas lojas nesse modelo e já faturou mais de R$3 milhões em vendas. Thalles trabalhava na área de empréstimos em um banco, depois empreendeu por 5 anos em um negócio físico e, então, migrou para o digital.
Como trabalhar com Dropshipping?
Se você pensar em trabalhar com o modelo de dropshipping, pode seguir alguns passos que irão te ajudar a ter sucesso nesse empreendimento:
1. Defina o nicho de mercado
O primeiro passo é definir bem um nicho de mercado. Qualquer negócio digital hoje precisa ter um público-alvo bem delimitado
Vender produtos de categorias muito variadas pode parecer uma boa ideia em um primeiro momento. Mas já existem grandes marketplaces consolidados, como Mercado Livre, Amazon e Magalu, que realizam esse serviço. Por isso, a melhor estratégia é identificar um nicho que ainda não está sendo bem atendido e realizar um atendimento personalizado focado nesse segmento.
2. Escolha bons fornecedores
Em seguida, é fundamental escolher fornecedores de qualidade para atuar no mercado de dropshipping. Busque recomendações de empreendedores que já trabalham com tais marcas e avalie a confiabilidade da empresa. Ainda é importante analisar o tempo de entrega, a qualidade dos itens/embalagens e o modo de operação logística.
Alguns exemplos de fornecedores de dropshipping nacional são: Oberlo Brasil, Hayamax, DSlite, MixBarato e Xtreme Atacado.
3. Crie um site
Para poder realizar o dropshipping, outro passo fundamental é criar uma loja virtual. Se você tiver conhecimento em programação, pode desenvolver o próprio site. Ou pode contratar programadores para essa atividade. Além disso, existem plataformas prontas e algumas ferramentas gratuitas, como o Wix, para você lançar um MVP.
4. Adicione os produtos e realize as vendas
Na sequência, é hora de começar de fato a vender. Primeiro, é preciso cadastrar todos os produtos cuidadosamente na sua loja virtual. Alguns fornecedores de dropshipping oferecem soluções automatizadas para esse processo.
Depois, você deve investir em divulgação e marketing digital. Afinal, não adianta criar o e-commerce e pensar que os clientes irão aparecer espontaneamente. Você deve definir uma estratégia de marketing assertiva e direcionada para o seu público-alvo, por meio de canais como Google Ads, redes sociais, blog, etc.
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5. Trabalhe o pós-venda
Finalmente, é essencial trabalhar o seu pós-venda. O processo de compra não termina quando o seu cliente faz o pagamento. Após essa etapa, é necessário acompanhar as entregas, verificar se a operação está acontecendo corretamente, se o produto atendeu às expectativas e qual é a sua qualidade. Por mais que o(a) fornecedor(a) seja responsável pela entrega, a culpa de qualquer problema pode recair sobre a imagem da sua loja.
Conclusão
O dropshipping é uma nova forma de fazer negócios online, que não exige grandes investimentos, nem estoque. Assim como qualquer modelo, ele apresenta vantagens e desvantagens. A modalidade de criar um marketplace, por exemplo, oferece mais rentabilidade e segurança para o empreendedor.
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