Se eu tivesse tempo para empreender…
Quantas vezes você teve uma boa ideia de negócio digital e, por falta de tempo, deixou de começar?
Imagine se Larry Page (Co-fundador do Google) ou o Bill Gates (Co-fundador da Microsoft) tivessem pensado desse jeito e nunca começado duas das maiores empresas que conhecemos hoje. Talvez sua ideia seja tão boa quanto a deles, mas você precisa começar para descobrir.
Bom, tempo é o recurso mais democrático do mundo, todos temos 24 horas por dia para usar. Meu objetivo é te ajudar a utilizar melhor seu tempo. Quem sabe você faz as pazes com o relógio e para de lamentar que não tem tempo para empreender.
1. Use uma agenda, seu negócio irá agradecer
Se você pensou “Deixe eu parar por aqui, é mais uma daquelas listas chatas sobre ferramentas de produtividade” ou “Ah, mas eu não consigo seguir o que eu coloco na agenda”, fique tranquilo aí e leia a explicação inteira antes de começar a julgar.
Muitas pessoas tem dificuldade de seguir o que colocam na agenda. Se você é uma delas, não se preocupe com isso, a agenda não será para te lembrar o que você deve fazer. Você deve utilizar a agenda para registrar o que você fez e quanto tempo você gastou.
“Mas por que isso?”. A resposta para essa questão é simples: não tem como você começar a usar melhor seu tempo se não souber para quais atividades ele está indo e o quanto demora cada uma delas.
Isso nos leva ao próximo tópico.
2. Pare de fazer coisas que não fazem sentido
Não estou falando para você largar o seu emprego que você não gosta, no final das contas é muito provavelmente que ele pague suas despesas, ou qualquer outro compromisso importante. Sabe aquelas 2 ou 3 horas que você gasta assistindo televisão? Ou ainda, todas as milhões de olhadas que você dá no seu Facebook durante o dia? É delas que estou falando.
Então, agora que você sabe quanto tempo gasta com cada uma das suas atividades é só fazer a conta. Se você gasta 2 horas por dia assistindo TV e cerca de 2 horas olhando seu Facebook, no final de uma semana você deixou de usar pelo menos 28 horas que poderiam ser usadas para atividades do seu novo negócio.
Por exemplo, você poderia utilizar esse tempo para fazer as primeiras pesquisa da sua empresa, entender melhor o mercado no qual quer atuar, desenvolver uma proposta de valor que faça sentido para o seu cliente e, se duvidar, daria tempo até de fazer a primeira venda.
3. Encontre pessoas e ferramentas que possam te ajudar a começar seu negócio
Por mais talentoso que você seja e por menos que você goste de pedir ajuda ou delegar atividades, sem dúvidas você não conseguirá fazer tudo sozinho.
É muito bom que você aprenda a fazer muitas coisas como uma forma de economizar dinheiro no começo do seu negócio. Mas não se esqueça que existem alternativas, você não precisa fazer tudo sozinho. Por exemplo, você pode pedir ajudar para amigos ou parentes. Se a pessoa tem características complementares as suas, ela pode ser um bom candidato a sócio.
Quanto a regra é otimizar tempo, não se acanhe, use o máximo de ferramentas prontas possíveis. Se precisar de ferramentas para te ajudar com o marketing você pode usar o RD Station, Hubspot ou MailChimp. Se precisar controlar processos, pode utilizar o Trello ou Pipefy. Se o problema foram as atividades você pode utilizar o Wunderlist ou o Todoist. Enfim, você entendeu.
O mais interessante é que você pode utilizar ferramentas prontas inclusive no MVP do seu negócio digital. Não é raro o caso de empreendedores que não sabem programar ou não entendem muito do mercado que estão querendo entrar. Nesses casos, utilizar ferramentas prontas e personalizáveis vão gerar economia de tempo e dinheiro enquanto as ideias são validadas.
Se você está querendo começar um negócio digital (conheça as possibilidades nesse webinar) recomendo que conheça nossa solução. Com nossos planos, estamos tornando empreender na internet cada vez mais acessível.
4. Comece, negócios digitais não aparecem do nada!
Vou te lembrar das suas assustadoras aulas de física. Lembra da famosa Lei da Inércia de Isaac Newton? Pode deixar que eu vou te lembrar dela então:
“Todo corpo permanece parado ou em movimento retilíneo uniforme (MRU)
a menos que uma força seja aplicada nele”
Se você não entendeu a ideia, a lógica é a seguinte: Se você não começar, muito provavelmente que você nunca o fará. Já se você começar a empreender a chance de continuar a fazer o que é preciso para que seu negócio saia do papel é igualmente grande.
Mas não cometa o erro de achar que sua empresa vai sair do papel da noite para o dia. Esse é um projeto que deve ser construído com um ritmo constante. Aí a sua agenda irá mostrar sua importância. Descubra quanto tempo você poderá dedicar a sua empresa em uma semana e o use da melhor forma possível. São exemplos de atividades que você fazer para que seu negócio digital sair do papel: conversar com os possíveis usuários finais para entender as necessidades deles e montar o canvas do seu negócio.
No início, procure dividir tudo o que fará em pequenas atividades. Tudo pode ser dividido em pequenas atividade que caibam no tempo que você usará para seu negócio. Se não der para fazer no tempo que destinou divida ela em atividades menores ou peça ajuda a alguém para que a atividade seja concluída no prazo estimado.
5. Foco! Cada atividade te deixará mais próximo do lançamento do seu negócio digital
Um hábito terrível para sua produtividade é não terminar o que começou. Você já começou alguma coisa no seu trabalho e daqui a pouco surge uma ligação importante? Quando você desligou o telefone nem lembrava mais o que estava fazendo estou certo?
Quando você precisa trocar de uma atividade para a outra sem ter terminado a anterior, você terá de entender um contexto diferente, com problemas diferentes e muitas vezes não esquecerá os problemas da atividade que estava fazendo. Isso tudo consome muita energia e tempo! Pense que você terá de voltar para atividade inacabada…
Por isso, vale ressaltar a importância de dividir o que você tem para fazer em atividades pequenas. Isso te ajudará a garantir que conseguirá terminar qualquer atividade em pouco tempo. As interrupções podem aguardar um ou dois minutos até que você termine o que tem para fazer.
Concluindo
Ter tempo para abrir o seu negócio digital nem sempre será missão fácil. Mas não é nada impossível também!
Recapitulando: Você passará a usar uma agenda para saber para onde o seu tempo está indo, depois você começará o seu negócio e fará as atividades relacionadas a ele de maneira constante. Você deixará de fazer atividades que não te ajudam a abrir seu negócio digital e fará o que deve ser feito sem ser interrompido. Por fim, buscará ajuda de amigos, familiares e ferramentas que te ajudem a fazer coisas que você não tem tanta habilidade.
Bom, espero que esse artigo te ajude a usar melhor seu tempo e que começar um negócio digital possa deixar de ser um sonho!
Um abraço e até a próxima.