Introdução
Mais da metade dos brasileiros têm vontade de empreender, segundo um estudo de 2017 da Mind Miners. Porém, ainda é muito difundida a ideia de que empreendedores são pessoas com um dom ou talento nato. Na realidade, empreendedores de sucesso desenvolveram determinadas habilidades ao longo da vida.
É claro que tirar uma ideia do papel não é uma tarefa simples. Existem certas competências que são essenciais para criar um negócio. Sem dúvida, os conhecimentos técnicos são importantes. Mas, eles não valem nada se você não aprimorar algumas características pessoais.
Neste artigo você vai saber as principais habilidades de empreendedores de sucesso e conhecer exemplos para se inspirar.
O que é ser um(a) empreendedor(a) de sucesso?
Antes de mais nada, precisamos falar sobre o que é ser um(a) empreendedor(a) de sucesso. Para começar, empreender não é um dom. Ninguém nasce sabendo criar um negócio. Todas as pessoas têm capacidade e potencial de se tornarem empreendedoras, por meio do desenvolvimento das suas habilidades.
Nesse sentido, é fundamental ter um mindset de crescimento. Além disso, mesmo que você não abra uma empresa, ter um pensamento empreendedor é muito relevante no mercado de trabalho, por exemplo.
Afinal, o que é ter sucesso no empreendedorismo? Isso depende da sua visão sobre sucesso, pois esse conceito pode ser bastante relativo. Para alguns, ele é mensurado a partir do faturamento da empresa. Para outros, ele se refere ao impacto que o negócio gera no mundo. Independente disso, o empreendimento deve ser viável, para permitir o alcance de quaisquer que sejam os objetivos.
Ainda, vale destacar que empreendedores de sucesso não se baseiam nas chamadas “métricas de vaidade”. Isto é, não adianta focar em dados vagos, como o número de curtidas nas redes sociais. É preciso saber se, de fato, esses números trazem resultados para a sua empresa.
Portanto, utilize métricas confiáveis, realize testes e tenha objetivos e estratégias previamente estabelecidos. Até porque, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, não é mesmo?
Habilidades de empreendedores de sucesso
Agora que você já sabe que sucesso é um conceito que pode variar, vamos às habilidades empreendedoras:
Propósito
Em um primeiro momento, o seu objetivo com o negócio pode até ser somente ganhar dinheiro. Porém, se não há um propósito maior por trás disso, é provável que a empresa não dê certo. Inclusive, as chamadas organizações exponenciais têm sempre um propósito transformador massivo. Ou seja, em vez de simplesmente vender, você precisa pensar em resolver um problema ou desejo do seu cliente, além de ter valores estabelecidos para o empreendimento.
Criatividade
Quem tem sucesso no empreendedorismo, com certeza tem uma boa capacidade criativa. Isso porque, no dia a dia de uma empresa, é necessário inovar, experimentar e propor soluções diferentes para os problemas que surgem. Se você é uma pessoa que gosta de fazer as coisas sempre do mesmo jeito, talvez deva tentar ser mais criativo(a) no cotidiano.
Também quero te lembrar que a criatividade também não é um dom. Tal habilidade envolve estudo e repertório. Relacionar-se com diferentes pessoas e não ter medo de errar também são atitudes que podem te ajudar a criar coisas novas.
Atitude
De nada adianta ter boas ideias se você não colocá-las em prática. Por isso, ter atitude é fundamental para quem empreende. Essa habilidade também está relacionada a ter uma postura realista. Ou seja, é preciso avaliar quais meios e recursos você possui à disposição para agir.
Então, mais do que meros sonhadores, os empreendedores são executores. Eles colocam a mão na massa, testam suas ideias e validam hipóteses. Resumindo, é a boa e velha ideia do “vai lá e faz”!
Persistência
Ter coragem para começar e tirar o projeto do papel é uma parte muito importante da trajetória de empreendedores de sucesso. Porém, também é indispensável ser persistente para continuar e encarar os desafios.
Como já falamos, criar um negócio envolve diversos processos de tentativa e erro. Dessa forma, você precisa ser resiliente, estando disposto a rever o modelo de negócios, experimentar outras soluções, ou até mesmo recomeçar tudo.
Aprendizado constante
Em qualquer profissão, é importante estar atualizado(a) e aprender novas técnicas e competências. Para empreendedores de sucesso isso é ainda mais relevante. Afinal, muitas vezes você cria uma empresa completamente sozinho, e precisa ter conhecimentos diversos. Principalmente no começo do projeto, se você não sabe algo, precisa ser autodidata para aprender.
Além disso, o mercado se transforma rapidamente e exige novos saberes de modo constante. Por isso, busque mentores, cursos, livros e outros conteúdos para se aprimorar.
Inquietação
Empreendedores de sucesso são pessoas inquietas e ambiciosas. Elas tem vontade de crescer e criar grandes negócios. Ou seja, no empreendedorismo, você deve ter um posicionamento proativo e estar sempre em busca de evolução. Esta habilidade está associada a não se contentar com a situação atual, buscar aprender mais e fazer acontecer.
Comunicação
A comunicação é outra habilidade crucial para quem empreende. Muitas vezes, é preciso trabalhar em equipe, fazer parcerias e networking. Além disso, é importante ser um bom vendedor, no sentido de saber se expressar bem e “vender” a sua ideia para possíveis parceiros ou investidores.
Flexibilidade
A flexibilidade é uma das habilidades mais úteis no empreendedorismo. Com ela, é possível se adaptar a cenários distintos e acompanhar o ritmo do mercado. Ainda, ela envolve estar aberto(a) a mudanças, bem como desenvolver uma autocrítica e humildade para reconhecer os próprios erros e corrigi-los.
Inteligência Emocional
Outra competência para empreendedores de sucesso é a inteligência emocional. Aliás, esse é um assunto que está em pauta nos últimos tempos. Muitas vezes a jornada de quem empreende pode ser desgastante e repleta de stress. Por isso, é fundamental ter controle emocional e cuidar da saúde mental. Assim, é possível lidar melhor com crises e outras situações de dificuldade no negócio.
Coragem
Finalmente, há a habilidade de ser corajoso(a). Mesmo com toda a qualificação e conhecimentos necessários, no final das contas, empreender é sempre um exercício de coragem. Criar qualquer negócio envolve alguns riscos, pois nunca é uma certeza que a sua ideia dará certo. Mas, empreendedores de sucesso tiveram coragem para se arriscar e dar o primeiro passo.
Exemplos de empreendedores de sucesso
Separamos alguns casos de empreendedores de sucesso e como eles usaram suas habilidades para fazer a empresa dar certo:
Jeff Bezos: Amazon
A Amazon é simplesmente o maior marketplace do mundo. A empresa também oferece servidores, por meio da Amazon Web Services e streaming de filmes, com a Amazon Prime Video. O criador do negócio, Jeff Bezos, teve atitude para lançar a sua solução com os recursos que tinha à disposição.
Assim, a primeira versão da plataforma tinha uma interface extremamente simples e pouco amigável. Mas, sendo persistente para evoluir de forma constante, o empreendedor obteve sucesso.
Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia: Airbnb
Hoje, o Airbnb é um dos maiores Marketplaces de Serviço. Nathan, Brian e Joe eram estudantes de design e começaram o aplicativo a fim de conseguir dinheiro para pagar seu próprio aluguel. Eles tinham poucos recursos para empreender, mas foram inovadores ao conectar viajantes com anfitriões de forma online.
Os empreendedores também fizeram diversas ações criativas para conseguir dinheiro para investir no negócio. Por exemplo, decidiram vender caixas de uma edição especial de cereais. A ideia gerou U$30.000 de faturamento.
Marcos Galperin e Hernán Kazah: Mercado Livre
Hernán e Marcos tinham uma ideia bastante ambiciosa: fundar o “eBay da América Latina”. No início, os dois se reuniam em um escritório improvisado em uma garagem para desenvolver o marketplace. Os empreendedores também contam que são muito focados em seus objetivos, valorizam a execução e buscam a qualidade máxima do seu produto.
Magazine Luiza: Luiza Trajano
Luiza Trajano lidera o marketplace Magalu. Desde jovem, a empreendedora atuou como balconista na pequena loja de presentes da família. Já em 1992 ela teve coragem para inovar e dar início à transformação digital do negócio. Hoje, Luiza é considerada uma das três mulheres mais poderosas do Brasil, segundo a revista Forbes.
Reed Hastings e Marc Randolph: Netflix
A Netflix começou como uma espécie de delivery de DVDs. O usuário entrava no site, escolhia um filme e recebia o DVD pelos correios. Foi só em 2007, que a Netflix adotou o modelo de streaming. Os empreendedores foram flexíveis para realizar a mudança e hoje a Netflix tem um posicionamento de marca forte, criativo e uma linguagem bem alinhada ao seu público.
Conclusão
Muitas pessoas querem empreender, mas acham que não são capazes disso. Afinal, existe o mito de que ser empreendedor(a) é uma espécie de dom. Porém, ter um negócio de sucesso está relacionado a habilidades empreendedoras, que podem ser desenvolvidas ao longo da vida. Tais características estão muito associadas ao mindset de crescimento. Ou seja, ter uma postura de encarar desafios, buscar evolução constante e ser persistente.
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