Introdução
O empreendedorismo na pandemia foi uma saída pela qual milhares de brasileiros encontraram uma alternativa à crise econômica. Embora seja um grande desafio, empreender também pode ser extremamente recompensador. Alguns ramos, em específico, apresentaram um ótimo desempenho mesmo durante a pandemia.
Por isso, neste conteúdo vamos falar sobre o empreendedorismo na pandemia. Quem cresceu e quem mais sofreu com a crise. Alguns modelos de negócio que se destacaram e muito mais. Acompanhe conosco!
Cenário do empreendedorismo na pandemia
Todo mundo sentiu que a pandemia deixou severos efeitos na economia. Mas você tem real dimensão de quais foram realmente os impactos que o Covid-19 teve sobre os setores do mercado? Vamos trazer alguns números para dar dimensão disso.
Em primeiro lugar, segundo dados do CNI com base em infos da Organização Mundial do Comércio (OMC), o setor de comércio e serviço teve queda de 26% ao longo de 2020, comercializando cerca de 75 bilhões de dólares. As exportações e importações de serviços também tiveram quedas de 17% e 31% respectivamente.
Além disso, segundo o IBGE, mais de 715 mil empresas fecharam suas portas em decorrência dos impactos da pandemia. A taxa de desemprego do Brasil chegou a 14,7% da população economicamente ativa, um cenário bastante desanimador.
Por outro lado, 2,3 milhões de empresas abriram no Brasil também durante a pandemia. Este é um dado que, por si só, mostra que o brasileiro encontrou no empreendedorismo uma saída para a crise. Com muita resiliência, diversos mercados buscaram se adaptar a este “novo normal”.
Por isso, quando falamos nos negócios digitais, os números são ainda mais impressionantes. O e-commerce bateu o seu recorde de faturamento em 2020, chegando a mais de R$ 87 bilhões em faturamento: um crescimento de 41% em relação ao ano anterior. Os dados são de um levantamento feito pela Ebit/Nielsen.
Assim, dentro deste tanto, o setor dos marketplaces foi responsável por quase 80% de todas as movimentações, sendo o maior destaque no setor. As mesmas informações mostram que o delivery de comida aumentou em 27% no ano em relação a 2019.
Quer alguns exemplos de Marketplace? Olha só: Magalu, Americanas, Casas Bahia, MercadoLivre, Uber, 99, AirBnb, Booking.com, Trivago e outros.
Vale a pena empreender na pandemia?
Não só vale a pena, mas pode ser a melhor opção para milhares de profissionais. Durante esta pandemia da Covid-19, muitas pessoas que tinham empregos estáveis e rentáveis acabaram sendo demitidas devido à falta de faturamento do mercado. Muitas destas profissões eram exatamente dos setores mais afetados pela crise sanitária.
Logo, a recolocação no mercado por meios convencionais seria bastante improvável, pelo menos rapidamente. Diante deste cenário, o empreendedorismo é a melhor saída, uma vez que o profissional pode recuperar a sua renda, ter independência profissional e até mesmo ganhar mais do que na época em que trabalhava como funcionário.
Por fim, os números que mostramos no tópico anterior não deixam dúvidas: o melhor setor para se empreender hoje são os negócios digitais. Você pode encontrar boas oportunidades de venda em diversos ramos e em vários modelos de negócio, que iremos mencionar no item a seguir.
Via de regra, os negócios digitais estão em crescimento. E, além disso, também costumam ter custos operacionais muito reduzidos em relação a empreendimentos físicos.
Modelos de negócios de empreendedorismo na pandemia
Olha só alguns dos modelos de negócio que estão apresentando o maior aquecimento durante a pandemia da Covid-19:
Marketplace
Hoje, o carro-chefe do comércio virtual é o marketplace. Responsável por ⅘ de todas as vendas feitas pela internet em 2020, este modelo se apresenta como uma alternativa extremamente viável, de baixo custo, escalável e de simples operação nos estágios iniciais.
Além disso, o legal do marketplace é que você pode empreender de duas formas: vendendo ou operando seu próprio marketplace. Ao vender, você tem a sua loja virtual dentro do marketplace e paga uma comissão para cada venda realizada. Você se aproveita da carteira numerosa de clientes do empreendimento.
Na outra ponta, você também pode operar o seu próprio marketplace, encontrando o seu nicho de mercado. Você tem a oportunidade de abrir um negócio totalmente escalável, que cresce em faturamento com custos reduzidos. O melhor de tudo é que você nem precisa vender nada. Basta mediar os negócios entre compradores e vendedores. É a maneira mais atrativa de empreender atualmente.
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Loja virtual
Em primeiro lugar, você também tem a opção de abrir uma loja virtual. Embora as lojas virtuais não sejam tão atrativas quanto o marketplace, elas também podem ser uma opção rentável para quem busca ter o próprio negócio digital. Este modelo não é tão escalável, porém pode lhe proporcionar uma sólida renda mensal.
SaaS
SaaS é a sigla para Software as a Service – Software como Serviço. No modelo de negócio, softwares são oferecidos a consumidores e empresas mediante um pagamento de assinatura mensal. Você provavelmente já utilizou algum SaaS em seu dia a dia. Por exemplo: a Netflix é um SaaS muito utilizado por pessoas comuns.
Ademais, dentro do mercado B2B, existe uma infinidade de SaaS com diferentes finalidades e características. Um dos modelos mais comuns são os SaaS softwares de gestão.
Os SaaS podem ser pagos por mensalidade, ou o usuário pode ter que consumir publicidade para conseguir utilizar o software. Esta também é uma forma pela qual as empresas desenvolvedoras obtêm receita.
Infoproduto
Se você escreve, desenha, pinta, faz locução, desenvolve apps ou cria outros serviços digitais, você pode produzir e vender seus próprios infoprodutos. Hoje existem no mercado alguns marketplaces de serviços que conectam contratantes e produtores deste tipo de infoproduto. Alguns deles são: 99Freelas, Workana e outros.
Consultoria
Por outro lado, se você é um expert em algum assunto, a sua oportunidade pode estar no universo da consultoria. Hoje, consultores podem ter clientes em todo o país graças às possibilidades proporcionadas pelas videoconferências. Isso significa que você pode abrir um negócio a custo quase zero.
Os principais ramos de consultoria hoje são: financeira, tributária, judicial, marketing e setores de coaching.
Nichos de mercado para empreendedorismo na pandemia
Em suma, os nichos de empreendedorismo na pandemia que vamos abordar na sequência sempre possuem relevância e uma alta demanda de público. Mesmo durante a pandemia, oportunidades continuaram surgindo. Veja:
- Saúde e bem-estar: lojas virtuais de produtos naturais; consultorias para exercícios físicos, SaaS voltados ao emagrecimento são alguns exemplos de negócios digitais neste ramo.
- Alimentação: Marketplaces de delivery de comida são, sem dúvida, o maior exemplo neste ramo. Mas também existem marketplaces de supermercado e até mesmo infoprodutos de gastronomia que fazem muito sucesso.
- Pets: o setor dos marketplaces também reuniu petshops, com produtos específicos para este nicho. Inclusive, SaaS e infoprodutos sobre cuidados com animais também são tendência.
- Educação: o EAD chegou para ficar. Infoprodutos e SaaS na área da educação (seja ela livre ou institucional) tiveram grande aumento de demanda desde o início da pandemia.
- Games: marketplace de produtos para games, apps de jogos pagos e/ou que funcionam com propagandas tem feito a alegria do público ainda mais durante a pandemia.
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Como entrar para o empreendedorismo na pandemia?
É legal entender bem o seu nicho de mercado para escolher o modelo mais interessante. Muitas vezes, um marketplace de nicho pode ser sua melhor escolha. Porém, dependendo das suas habilidades, você pode se tornar um grande consultor. É preciso entender quais são suas potencialidades e que dores o seu negócio pode atacar.
Depois, é necessário planejamento estratégico para que sua empresa consiga, de fato, sair do papel. É preciso pensar em financiamento, operação, vendas, gestão financeira, gestão tributária, marketing e outros aspectos inerentes à gestão do negócio.
Além do mais, é preciso também entender os feedbacks que o seu público te devolve. Assim, você pode aprimorar as operações do seu negócio e conquistar mais oportunidades de venda.
Além disso, se você sentir que seu negócio digital é escalável, inovador e tem potencial de crescimento, você pode começar a negociar com investidores para obter um aporte externo e fazer o negócio crescer ainda mais!
Conclusão
Em suma, não são raros no Brasil exemplos de negócios digitais que nasceram e cresceram mesmo com a pandemia. Você também pode fazer parte deste universo tomando as decisões corretas. Além disso, seu negócio também sai ganhando se você contratar as plataformas adequadas para colocar o seu negócio em funcionamento.
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