Empresas podem ajudar a mudar o mundo para melhor? Se depender do empreendedorismo social, sim. Por meio de inovação, visão de mundo e vontade de melhorar a vida das pessoas, as empresas nascem com o propósito de oferecer ao mercado produtos e serviços que ajudem no desenvolvimento da sociedade.
Enquanto cria soluções para resolver ou pelo menos amenizar mazelas da sociedade, o empreendedorismo social também gera emprego e renda para colaboradores e empreendedores. Vamos conhecer mais sobre o empreendedorismo social? Acompanhe conosco!
O que é empreendedorismo social?
O empreendedorismo social é composto por empreendimentos cujo modelo de negócio busca combater problemas sociais e melhorar a vida das pessoas.
Ainda que estas empresas não consigam ocupar o lugar do Estado, muitas soluções oferecidas por empreendimentos sociais trazem maior qualidade de vida a pessoas com pouco acesso a produtos e serviços essenciais, tais como saúde, educação, finanças, transportes, internet, infraestrutura, tecnologia, entre outros.
A ideia é que estes empreendimentos sociais possam gerar transformação e impacto no mercado em que estão situados. No Brasil não faltam problemas sociais. Por isso, pode-se dizer que a demanda por este tipo de negócio em nosso mercado é grande e tem apresentado um crescimento significativo nos últimos anos.
Lucro e empreendedorismo social
Importante ressaltar que empreendedorismo social não é filantropia ou caridade. São empreendimentos que buscam o lucro. A diferença é que o modelo de negócios que sustenta o empreendedorismo social é baseado na resolução das dores da sociedade e na promoção da qualidade de vida das pessoas.
Muitas empresas visam o lucro a qualquer custo, não atribuindo qualquer importância à responsabilidade social. No caso do empreendedorismo social, só faz sentido fazer negócios se os produtos e serviços promoverem uma sociedade mais digna, desenvolvida e justa.
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Cenário do empreendedorismo social
O Brasil tem um cenário bastante fértil e crescente para o empreendedorismo social. Ao passo em que temos muitos problemas sociais praticamente crônicos, o Estado possui uma atuação muito deficitária em diversas instâncias, fazendo com que as pessoas fiquem desamparadas e busquem soluções na iniciativa privada.
Mas, empreendimentos sociais por vezes têm dificuldade em se dissociar da ideia que as pessoas têm do serviço público. Entretanto, esta cultura tem sido alterada gradativamente.
Isto significa que mais pessoas têm desenvolvido projetos de empreendedorismo social. Ao mesmo tempo, mais investidores têm aplicado o seu capital para desenvolver empresas desta natureza. Consequentemente, cada vez mais pessoas se tornam clientes deste tipo de negócio.
Podemos dizer que o cenário é otimista e cases de sucesso estão se multiplicando no Brasil e no exterior, desde que este tipo de negócio começou a se desenvolver em meados da década de 1990. Em 2017, o Sebrae e o PNUD mapearam 800 empreendimentos desta natureza no país. Hoje, a quantidade deve ter se expandido.
Apresentaremos alguns destes empreendimentos em um tópico posterior.
Vantagens do empreendedorismo social
O empreendedorismo social traz uma série de vantagens. Além de beneficiar o público-alvo de suas ações, ele também pode ser bastante lucrativo.
Impacto social
Como já dissemos, a finalidade de um empreendimento social é melhorar a vida das pessoas. Se bem sucedido, este negócio pode causar um relevante impacto social e servir como um dos motores da transformação na área de atuação do negócio.
Supondo que um empreendimento social atue para democratizar o acesso à saúde privada, o impacto social pode ser uma melhoria geral no atendimento às pessoas, evoluindo os indicadores de saúde em determinada região.
Inovação
A inovação costuma ser uma das consequências diretas das dificuldades e da escassez. Para superar os recursos limitados, empreendimentos sociais desenvolvem novas soluções, produtos e serviços para atingir seus objetivos.
Uma solução inovadora pode começar modesta, atendendo a apenas um público determinado. Mas se desenvolvida, esta inovação pode ser escalável e servir a toda a sociedade.
Marketing espontâneo
Empreendimentos sociais tem causas muito justas e dignas. Isso faz com que estas empresas se tornem bem quistas nos diversos círculos sociais os quais ela pode atingir com suas ações.
À medida em que seus produtos e serviços começam a impactar positivamente a vida das pessoas, elas se tornam promotoras do negócio, difundindo a marca para seus familiares, amigos, colegas de trabalho, bem como falando bem da empresa na internet, gerando reputação e marketing espontâneo.
Isso não desobriga a empresa de investir em marketing e outras estratégias de divulgação. Entretanto, o marketing espontâneo não tem custos e pode ter um efeito totalmente positivo para a sua marca.
Facilitação para parcerias
Se a sua empresa comprovar a capacidade de impacto social positivo à população, as chances de obter boas parcerias e investimentos para impulsionar o negócio são muito altas. Marcas e pessoas proeminentes gostam de ter seus nomes associados a empreendimentos sociais. Essa é uma boa oportunidade para expandir operações.
Exemplos de empreendedorismo social
Veja a seguir alguns exemplos a seguir de boas iniciativas do empreendedorismo social:
Benfeitoria
A Benfeitoria é um empreendimento social que auxilia o crescimento de outros empreendimentos sociais. Ela atua como um sistema de crowdfunding que também atua como marketplace. Isso porque além de operacionalizar o financiamento coletivo, ela também reúne os apoiadores interessados em custear o projeto.
O Polen
O Polen também é um empreendimento social que ajuda outros projetos de impacto social. Entretanto, ele atua em outra área: a administrativa. O Polen realiza a intermediação entre pessoas físicas e jurídicas que doam para projetos sociais, auxiliando na transação do dinheiro, na prestação de contas à Receita e na gestão das doações.
Além disso, o Polen ajuda doadores a entender exatamente como o dinheiro doado tem sido investido pelas entidades que o receberam.
Asid
A Ação Social para Igualdade das Diferenças é um empreendimento social que reúne pessoas que precisam de apoio e empresas dispostas a auxiliá-las. A Rede Asid é composta por pessoas com deficiência, colaboradores e suas famílias, que são conectadas pela Asid a empresas que providenciam vagas de trabalho, ações voluntárias e outros serviços.
Organizações que apoiam empreendedores(as) sociais
Empreendedores sociais não estão sozinhos. À medida que se desenvolvem, estas empresas criam uma rede de parcerias e apoiadores que fazem com que seus serviços cheguem mais longe e atinjam mais pessoas.
Artemisia
Com mais de 15 anos de atuação, a Artemisia reúne empreendimentos sociais e atua para desenvolvê-los. Dentre suas ações, a entidade já conseguiu até mesmo a criação de um fundo de apoio a estes empreendedores em tempos de crise, o “Fundo Volta por Cima”.
Instituto Legado
O Instituto Legado também atua diretamente para incubar, acelerar e investir em empreendimentos sociais. A entidade divulga regularmente editais para que empreendimentos sociais possam ser contemplados, custeados e colocados em prática, seguindo todas as obrigações legais.
Como criar um negócio de impacto social?
Quer fazer parte da mudança? Você também pode ser um empreendedor social. Venha entender algumas boas formas de colocar as suas ideias em prática!
Escolha uma causa
Esse é um dos fatores decisivos para o sucesso de um empreendimento social. Escolha uma prática que possa impactar a sociedade positivamente e que possa trazer melhorias à vida das pessoas.
Normalmente, empreendimentos sociais são baseados nas seguintes causas:
- Saúde;
- Educação;
- Mobilidade;
- Infância e juventude;
- Energia;
- Alimentação;
- Mobilidade;
- Finanças;
- Emprego;
- Acessibilidade;
- Entre outras.
Entretanto, é importante ressaltar que nem toda boa causa se transforma em um empreendimento social de sucesso. Não basta boa vontade, é preciso que esse negócio atenda a uma demanda real e possua pessoas interessadas em gastar dinheiro com isso.
Defina a persona
Quem é o cliente ideal do seu empreendimento? Faça uma persona para auxiliar na definição do seu público-alvo e na elaboração das campanhas de marketing. Nos empreendimentos sociais, a divulgação adequada é um diferencial de sucesso.
Em alguns casos, você pode ter mais de uma persona, especialmente se o seu negócio for similar aos exemplos que trouxemos aqui: empreendimentos que unem tomadores a prestadores. Logo, é necessário uma persona para cada tipo de cliente.
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Defina o modelo de negócios
A partir de qual formato a sua empresa irá operar e promover o desenvolvimento social? Há diversos formatos que podem ser utilizados. Selecione o que melhor atende às necessidades do seu público-alvo e que podem servir à sua causa de maneira mais eficiente.
Você pode, por exemplo, criar um marketplace que atenda à causa escolhida para o seu empreendimento, conectando pessoas e facilitando o acesso a serviços sociais. Você pode ainda criar um SaaS para que pessoas e empresas administrem seus pequenos negócios. Seja criativo, seja inovador!
Crie um MVP
O MVP (Minimum Viable Product ou Projeto Mínimo Viável) é como o protótipo do seu negócio. Lance uma versão simplificada do seu empreendimento social e teste as suas funcionalidades sendo operadas na prática. A partir disso, anote e sistematize os feedbacks recebidos.
Avance ou adapte o negócio
A depender da performance do seu MVP, pode ser necessário realizar adaptações para que ele sirva melhor ao propósito do empreendimento. Ou ainda, se tudo der certo, avançar com breves aprimoramentos para que a versão final possa finalmente ser disponibilizada ao público. Feito isso, é mão na massa e bom trabalho!
Conclusão
Empreendimentos sociais representam um esforço de empreendedores em melhorar a vida das pessoas e tornar o mercado um lugar mais humano e menos hostil. Com tantos problemas sociais para se resolver, o empreendedorismo como uma forma de amenizar mazelas da sociedade tem apresentado resultados bastante animadores.
Você pode ser um(a) empreendedor(a) social. Lembre-se, entretanto, que assim como qualquer outro negócio, um empreendimento social precisa de planejamento estratégico e das ferramentas certas para crescer de maneira saudável.
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