A escalabilidade é um aspecto muito presente nas startups de maior sucesso da atualidade.
Afinal, negócios escaláveis são aqueles que crescem sem precisar aumentar os custos na mesma proporção.
Neste texto iremos explicar do que se trata este conceito e de que maneiras o seu negócio também pode adotar um formato escalável, aportar investimentos e crescer a passos largos rapidamente. Se você está interessado neste tema, sugiro que acompanhe nosso conteúdo até o fim!
O que é ser escalável?
A escalabilidade consiste na melhoria da lucratividade da empresa, mas sem aumentar os custos do negócio na mesma proporção. Ou seja, empresas escaláveis podem aumentar o seu número de clientes, sem precisar gastar a mais por isso. Assim, a estratégia permite um alto potencial de expansão e crescimento.
Mas, como isso é possível? Porque uma empresa escalável consegue oferecer produtos ou serviços que não exigem uma grande equipe ou estrutura. Muitas vezes, elas são startups, com times enxutos e soluções inovadoras. Inclusive, a escalabilidade é um indicador bastante usado por investidores anjo para avaliar se o negócio é promissor.
Além disso, os empreendimentos que escalam geralmente têm três características:
- Ensinável
O processo produtivo precisa ser simples e claro, de forma que os colaboradores possam aplicá-lo. Ou seja, os processos devem ser bem definidos e repassados para a equipe.
- Valioso
A sua empresa escalável deve focar em atender da melhor forma um nicho de mercado. Para isso, é preciso agregar mais valor que os seus concorrentes.
- Replicável
O seu modelo de negócios também precisa ser replicável ou repetível. Isto é, ele deve permitir a automatização de processos para gerar escala. Também é necessário ter um bom mercado a ser atendido. Isso é essencial para que um negócio melhore sua rentabilidade sem precisar aumentar os custos.
Um adendo: também existe o conceito de escalabilidade aplicado ao desenvolvimento de software. Entretanto, neste caso, para simplificar a compreensão, vamos nos restringir à escalabilidade sob a perspectiva empresarial.
Escalabilidade vertical
Escalabilidade vertical e horizontal são dois conceitos aplicados originalmente a estruturas de software e hardware, mas que também podem ser totalmente adaptados para o universo empresarial.
Neste caso, escalabilidade vertical significa fazer com que a empresa cresça em estrutura corporativa. Ou seja, que invista em mais lideranças, faça fusões e aquisições, receba aportes de investimentos e multiplique o tamanho de sua receita a partir disso. Ou seja, é o crescimento para áreas da empresa que ainda não existem e que deverão ser criadas.
Escalabilidade horizontal
A escalabilidade horizontal, por sua vez, representa o crescimento interno da empresa para áreas que ela já possui. Pensemos, por exemplo, em um marketplace que tenha 10 profissionais na área de desenvolvimento. Ao crescer em faturamento, a empresa poderia contratar mais 30 desenvolvedores e triplicar este setor. Este seria um exemplo evidente de escalabilidade horizontal.
Vantagens da escalabilidade para a empresa
A escalabilidade permite criar negócios extremamente rentáveis. Para você entender tudo sobre essa forma de empreender, vamos te mostrar as maiores vantagens dos negócios escaláveis:
Redução de custos
A vantagem mais evidente da escalabilidade é a redução de custos. Para isso, são usadas ferramentas de automação, terceirização de serviços e contratação de freelancers, por exemplo. Tudo isso contribui para otimizar a empresa e ter menos gastos.
Aumento de produtividade
O ganho de produtividade é outro benefício da escalabilidade. Isso porque os negócios escaláveis são ágeis e eficientes. Assim, a replicação de processos e a manutenção de uma equipe enxuta com alto desempenho são grandes aliadas.
Inovação constante
Além disso, os negócios escaláveis se adaptam rapidamente às mudanças no mercado, dessa forma, eles conseguem sobreviver a crises e ter uma rentabilidade muito maior do que as empresas tradicionais.
A escalabilidade, principalmente com o uso da tecnologia, possibilita uma melhoria constante na empresa. Inclusive, isso está relacionado à ideia da economia compartilhada e ao mindset de startup. Ou seja, é preciso testar rápido e aprender rápido para manter a competitividade.
Expansão do negócio
O grande diferencial das empresas escaláveis é a sua possibilidade de expansão acelerada. Com a tecnologia e um modelo repetível, o negócio consegue atender um número enorme de clientes, sem uma grande estrutura.
Desse modo, é possível expandir a empresa a nível nacional e até mesmo global. Afinal, ao oferecer uma solução ágil e de qualidade, os empreendimentos escaláveis conquistam a confiança e a fidelidade dos clientes.
Flexibilidade de processos
A escalabilidade também pressupõe a flexibilidade de processos. Isto é, para construir um negócio escalável, é preciso moldar toda a sua operação aos procedimentos que geram o crescimento e reduzem os gastos e despesas do negócio. Em negócios tradicionais e não escaláveis, há maior resistência a flexibilizar as ações do negócio.
Vantagens da escalabilidade para os consumidores
Não são apenas os investimentos que levam vantagens quando falamos de escalabilidade. Os clientes das empresas também são privilegiados por esses modelos de negócio. Veja:
Concorrência
Hoje o ambiente do nosso mercado para negócios escaláveis está mais favorável, dado o desenvolvimento da tecnologia e o estabelecimento de ecossistemas de inovação que ajudam na incubação de negócios escaláveis. Quanto mais empresas, maior a concorrência e maior a incidência de novas ideias úteis ao consumidor.
Menores preços
Logicamente, com o incentivo à concorrência, outra consequência muito interessante do desenvolvimento de um ecossistema de empreendimentos escaláveis é a queda nos preços dos produtos e serviços ofertados por estes empreendimentos. Com o ganho de automação e o crescimento do negócio, os custos operacionais tendem a diminuir e, com eles, também cai o preço final.
Produtos melhores
Concorrência e menores preços estão totalmente relacionadas à oferta de melhores produtos e serviços ao mercado. Nenhuma empresa conseguirá escalar se a mercadoria que ela oferece não contar com a boa aceitação do público – ainda que seja um público B2B. Por isso, investir em negócios escaláveis é aplicar recursos na melhoria constante da qualidade do mercado.
Tipos de negócios escaláveis
A escalabilidade é uma característica presente em diferentes tipos de negócio. Confira abaixo os principais exemplos:
Marketplace
O marketplace é o modelo de negócios das empresas de maior sucesso do mundo, como Uber, Facebook, Amazon e Airbnb. Em 2020, as vendas desse tipo de plataforma representaram mais de 70% de todo o faturamento online.
Então, afinal, o que é um marketplace? Basicamente, é como um shopping virtual, que conecta oferta e demanda de produtos ou serviços. Por isso, a plataforma é vantajosa para empreendedores, lojistas e clientes.
Isso porque por meio dela os consumidores podem comparar diferentes itens e lojas. Já os empreendedores podem oferecer seus serviços e produtos em uma vitrine online de grande alcance.
Mas, o maior benefício é para o/a dono/a do marketplace. Isso porque tal modelo de negócio é um dos mais escaláveis. Em um shopping virtual, você pode ter um número ilimitado de lojistas e clientes na mesma plataforma. Assim, a rentabilidade aumenta sem os custos aumentarem na mesma proporção.
O melhor é que hoje existem plataformas de marketplace prontas, como o Ideia no Ar, que permitem um lançamento rápido, simples e acessível, sem depender de programadores.
Dica: acesse já o checklist gratuito sobre como criar um marketplace de sucesso.
SaaS
O SaaS – Software as a Service significa software como serviço. Esse modelo funciona na nuvem como um software autônomo, para acelerar processos que antes seriam manuais.
A escalabilidade do modelo se dá pois um mesmo software pode atender diversos clientes. Além disso, geralmente a monetização de um negócio do tipo SaaS acontece por meio de uma assinatura paga pelos consumidores.
Mas, o desenvolvimento de um SaaS pode ser caro e demorado, apesar de poder gerar retorno no longo prazo.
Infoproduto
O infoproduto é a venda de produtos que agreguem informação ou conhecimento ao cliente. Normalmente, são utilizados ebooks ou cursos online, disponibilizados em plataformas de Ensino à Distância.
A escalabilidade desse tipo de negócio acontece quando você pode atingir diversas pessoas com um mesmo curso. Diferentemente de um curso presencial, o infoproduto pode ser replicado e vendido várias vezes no ambiente digital.
Porém, para isso é essencial que o material seja de qualidade e você conheça as melhores estratégias de marketing digital.
Exemplos de negócios escaláveis
Agora que você já conhece cada tipo de negócio escalável, vamos te mostrar alguns exemplos de sucesso:
Amazon
A Amazon é uma das maiores empresas de sucesso do mundo. O negócio é um marketplace de produtos que atua em diversos países. No início, a empresa vendia seus próprios livros, CDs e DVDs online. Porém, com o tempo a Amazon decidiu escalar, utilizando a estratégia de marketplace.
Netflix
A Netflix é uma empresa escalável que usa o modelo de SaaS ou Software como Serviço. O negócio faz a monetização por meio de assinaturas dos clientes, que recebem um acesso seguro para usar a plataforma de streaming.
Meu Sucesso
O Meu Sucesso é um infoproduto, que se transformou em uma escola de empreendedorismo online. Além de aulas, a plataforma oferece conteúdos em formato de documentário e talk show, por exemplo.
Como criar um negócio escalável?
1. Escolha um nicho de mercado
O primeiro passo é definir um um nicho de mercado. Pense em áreas que você já tem algum conhecimento, afinidade ou networking.
Lembre-se que focar em um público específico facilita a conquista de clientes, pois permite a criação de campanhas de marketing mais assertivas.
2. Pesquise o seu mercado
Também é muito importante pesquisar sobre o nicho de mercado escolhido. Analise qual é o tamanho do público e descubra se há expectativa de crescimento para o ramo desejado.
Para isso, você pode pesquisar tendências em ferramentas como Google Trends, SEMRush e Google Keyword Planner. Ainda, é possível acompanhar os dados de institutos de pesquisa, universidades e imprensa.
3. Defina o modelo de negócios
Outra etapa muito importante é definir o seu modelo de negócios, que pode ser um marketplace, por exemplo.
Em vez de desenvolver um plano de negócios extenso, recomendamos que você organize sua ideia em um canvas. Dessa forma, fica mais fácil visualizar o seu modelo de forma simples e prática.
Dica: se você quer abrir um marketplace, utilize este canvas específico para marketplace, desenvolvido pelo Ideia no Ar.
4. Elabore uma estratégia de marketing digital
Em seguida, é necessário definir qual será a sua estratégia de marketing, e quais serão os principais canais de aquisição de clientes. Por exemplo, você pode começar usando seu próprio networking, e depois investir em campanhas de mídia paga.
5. Lance um MVP
Em seguida, é fundamental lançar um Mínimo Produto Viável. Com um MVP, você pode testar o desempenho do seu produto ou serviço.
O MVP é um protótipo da sua solução. Então, ele pode ser feito com ferramentas mais básicas, como o Wix ou WordPress. Para o produto final, é recomendado investir em plataformas mais completas, como o Ideia no Ar.
6. Analise e ajuste
Depois de lançar o MVP, você deve avaliar seus resultados. Afinal, assim você consegue ajustar a sua solução e ter uma melhoria contínua. E, se os resultados forem muito negativos, pode ser necessário mudar o modelo de negócios.
Conclusão
A escalabilidade é a característica que pode transformar o seu novo negócio em um unicórnio, ou seja, uma empresa com valor de negócio superior a R$ 1 bilhão. Contudo, criar um negócio escalável tem os seus desafios e também os seus riscos. Por isso, temos certeza que nossas dicas podem agregar muito valor à sua operação e desejamos sucesso.
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