O estoque é um dos principais fatores com os quais empresas de comércio precisam se preocupar. No e-commerce isso não é diferente. Por diversos motivos, empreendimentos podem ter estoques parados em seus depósitos e isso não é nada bom. Entretanto, esse problema pode ser combatido com algumas boas práticas de gestão.
Neste texto, vamos falar sobre o estoque parado, suas causas e consequências. Também iremos falar sobre formas de evitar esse problema e dar dicas de como realizar uma gestão mais estratégica do seu estoque! Acompanhe com a gente!
O que é estoque parado?
Estoque parado são todos os produtos do estoque que ficam travados nos espaços de armazenamento do negócio e não são vendidos por falta de demanda de clientes. Na maioria das vezes, empresas sofrem com estoque parado por terem se excedido na compra de mercadorias para revenda ou por antecipar um consumo maior do que o verificado nos negócios.
Confira no vídeo abaixo dicas para fazer o estoque do seu marketplace girar!
Por que é ruim ter estoque parado?
Estoque ruim é um mal sinal por diversos motivos.
O primeiro e mais óbvio: ele representa um problema comercial. Se uma empresa está tendo dificuldades para circular seu estoque, ela não está faturando o quanto esperava com suas vendas.
Em segundo lugar, o estoque parado representa despesas. Mercadorias ocupam espaço, área que poderia estar sendo utilizada por outras mercadorias com maior circulação. Além disso, a gestão do estoque também demanda custos operacionais de manuseio e mão de obra. Isso desconsiderando certas mercadorias que precisam de armazenamento especializado, o que aumenta ainda mais o custo.
Em casos de mercadorias perecíveis ou com data de validade, o estoque parado pode expirar, representando prejuízo total, uma vez que os produtos terão de ser descartados sem gerar receita.
Como evitar o estoque parado?
Diversas medidas podem ser tomadas para evitar que o estoque fique parado no seu armazenamento ou no estoque de seus vendedores. Veja algumas delas:
Entenda sua persona
Entenda a sua persona. Além de proporcionar melhores direcionamentos para as estratégias de marketing e vendas, ela também é útil para evitar que o seu estoque fique parado.
Afinal, a persona ajuda a empresa a entender hábitos de compra dos clientes. Com esse conhecimento em mente, torna-se mais simples fazer boas compras de estoque no tempo e na quantidade correta.
Dica: conheça muito bem o seu cliente ideal com essa ferramenta de construção de persona.
Pesquise o mercado
Além dos hábitos dos clientes, os movimentos do mercado também interferem diretamente na saída de produtos e na demanda dos clientes. Os mercados têm características constantes, movimentações sazonais e movimentações doras de padrão. Esteja atento às características do mercado onde sua empresa está inserida para prever picos de demanda ou momentos em que as vendas irão cair.
Cuide da gestão
A gestão do estoque envolve uma série de saberes e conhecimentos específicos no manuseio, na circulação, na compra e na movimentação de mercadorias estocadas. Ela se relaciona diretamente com outros setores gerenciais do seu negócio. Estude a gestão de estoque e outros tipos de administração para manter as “engrenagens” do seu negócio sempre bem sintonizadas.
Use ferramentas estratégicas
Apenas de forma manual ou com papel fica muito difícil fazer uma boa gestão de estoque. Mesmo as planilhas podem não ser eficazes o suficiente para fazer um bom gerenciamento das suas mercadorias. Por isso, utilize ferramentas estratégicas. O mercado conta com diversas dessas soluções, que podem se integrar facilmente a softwares de gestão, ERPs e CRMs.
Faça um bom marketing
O bom marketing, além de atrair mais oportunidades de negócio, também proporciona previsibilidade para as vendas. Como ele gera um grande volume de dados e informações sobre os seus negócios, ele também gera insights para que a sua empresa compre e armazene estoques pelo tempo correto em um volume mais estratégico.
Dica: quer saber como criar estratégias de marketing para atrair as pessoas certas? Temos este kit exclusivo para te ajudar!
O que fazer com o estoque parado?
Demos algumas dicas de como evitar o estoque parado, mas ainda assim, ele ainda pode acontecer. Veja ações que você pode tomar para fazer este estoque parado voltar a circular:
Conheça seu estoque
O primeiro passo é conhecer, efetivamente, que produtos estão parados no estoque e que quantidade. Muitas empresas não fazem a triagem do estoque parado. Como resultado, acaba não vendendo produtos que poderiam gerar receita para a empresa simplesmente por não saber que ele ainda está lá.
Faça promoções
As promoções são uma das formas mais comuns pelas quais empresas conseguem girar um estoque parado. Promoções podem ser feitas de diversas formas, dependendo do tipo de estoque que você precisa se livrar.
Cross sell e Upsell
Essas são duas estratégias bastante úteis para quem quer lidar com o estoque parado. E elas são particularmente úteis porque se aproveitam da base de clientes já ativos da sua carteira.
No upsell, o seu marketplace tentará fazer uma venda de maior valor para o cliente que já está comprando. Pode-se, por exemplo, oferecer a terceira unidade por um preço especial quando o cliente compra duas unidades do mesmo produto.
Já o cross sell é uma estratégia parecida, mas ao invés de vender mais unidades do mesmo produto, a sua empresa irá oferecer um produto diferente na venda casada. Isso aumenta a sua receita e ajuda a movimentar o estoque.
Outlet
Outlet é também uma boa forma de lidar com o estoque parado. Você irá oferecer estoque velho a um preço especial, ou produtos que por algum motivo tenham perdido parte de seu valor (avarias, produtos de mostruário, produtos sem embalagem, etc).
Montagem de kits
Montar kits também é uma boa forma de se livrar de produtos que estão ocupando estoque na sua empresa. Faz-se uma venda casada, na qual o cliente, provavelmente, não está interessado em todos os produtos do kit, mas acaba comprando por causa de uma das mercadorias, levando a outra no processo. Ainda que o preço de parte das mercadorias do kit seja reduzida, é melhor do que ter ela travada no estoque.
Descontos
O clássico desconto. Cobrar mais barato pelo estoque parado, a fim de fazê-lo circular. Com isso, o cliente tem uma percepção de ganho de valor pelo desconto fornecido, ao passo que ajuda a sua empresa a se livrar do estoque que está se acumulando nas prateleiras.
Negocie com os fornecedores
Nem sempre a venda é a solução para o estoque parado. Em alguns casos, é possível negociar a devolução do estoque para o fornecedor, que pode estar interessado em vender aquela mercadoria para outras lojas. Em outras, é possível negociar diretamente a troca com outras empresas que tenham interesse nos seus produtos parados.
Tipos de estoque para seu negócio
Veja alguns tipos de gestão de estoque que podem ser operacionalizadas por seu negócio com bons resultados:
Estoque compartilhado
No estoque compartilhado uma empresa compartilha nas mesmas instalações o estoque vendido em mais de um modal. Por exemplo: o mesmo estoque para vendas feitas presencialmente e pela internet. Exige atenção nas baixas do estoque para assegurar que não sejam feitas vendas sem que o produto esteja disponível.
Estoque descentralizado
Nessa modalidade, o estoque da empresa estará disposto em diversas instalações de armazenamento. É o que fazem grandes marketplaces, por exemplo, como a Amazon e o Mercado Livre. Para agilizar suas entregas, elas possuem estoque armazenado em diferentes depósitos espalhados pelo país.
Estoque consignado
O estoque consignado também é uma boa forma de fazer negócios e evitar o estoque parado. Nessa modalidade, a sua empresa terá um estoque à disposição em suas instalações, mas a propriedade do estoque ainda é do fornecedor. Ou seja, a sua empresa ainda não pagou por ele. Ela só irá comprar o estoque, efetivamente, quando o cliente final adquirir mercadorias.
Estoque terceirizado
Essas são algumas modalidades nas quais a empresa vendedora não é responsável diretamente pela estocagem dos produtos. Existem alguns modelos possíveis:
Cross docking
O cross docking é um modelo de distribuição voltado à agilidade e à eficiência da entrega para o cliente. Quando o cliente faz uma compra, o produto entra em uma rede otimizada de distribuição entre diversos parceiros logísticos para que sejam entregues ao cliente rapidamente.
Dropshipping
No dropshipping, a sua empresa não conta com o estoque em suas instalações, mas apenas anuncia os produtos. No momento da venda, ela gera uma ordem de compra para o fornecedor, mediante esse processo de distribuição e entrega. Assim, a sua empresa não precisa correr o risco de ficar com o estoque parado.
Criar um marketplace
Essa é uma das melhores formas de evitar problemas com estoque. Criando um marketplace, você terá uma plataforma onde vendedores poderão anunciar e vender seus produtos. A cada compra, o seu marketplace lucra por meio de comissões ou outros modelos de receita. Essa é uma forma estratégica, em um mercado que está crescendo muito no Brasil e no mundo.
Aqui, você se preocupa apenas com a experiência dos clientes e dos vendedores, assegurando um ambiente online seguro e eficiente para que eles possam fazer negócios. Preocupações com estoque não existem e você pode operar com pessoal reduzido.
Como fazer uma boa gestão do estoque?
Siga os passos a seguir para fazer uma boa gestão de estoque dentro do seu negócio digital.
Registre tudo
O primeiro passo para ter uma boa gestão de estoque é registrar absolutamente todas as movimentações que ocorrem com as suas mercadorias: entradas, saídas, descartes, mudanças de local, outros detalhes técnicos. Sem o devido registro, fica difícil fazer a gestão e a auditoria dos dados posteriormente, nos momentos mais críticos. Utilize ferramentas de gestão para realizar esse passo.
Acompanhe o giro de estoque
Acompanhe diariamente o seu giro de estoque. A partir desse acompanhamento, você começará a entender os padrões de vendas, e também poderá perceber mais rapidamente quando houver movimentos atípicos (tanto para cima, como para baixo). Isso também otimiza a sua tomada de decisões, caso seja necessário intervir no estoque de maneira inesperada.
Analise o histórico
O histórico é bacana para entender sazonalidades de produtos e compreender quais os melhores momentos para se comprar mais ou menos mercadorias de determinada categoria. Para alguns produtos, a sazonalidade é óbvia (ovos de páscoa e panetone, por exemplo), mas muitos produtos possuem sazonalidade sem que fique tão evidente. Por isso, é importante analisar e acompanhar.
Faça inventários
É sempre bom ter o inventário atualizado dos produtos que estão no seu estoque. Entender quais estão tendo mais ou menos giro, entender quais mercadorias estão paradas no estoque e demandam uma ação para fazer as vendas crescerem ou se livrar de produtos que estão próximos à data de vencimento. Quanto mais dados sobre o produto, melhor.
Monitore ou automatize o estoque
Outra possibilidade interessante, mas que custará caro, é automatizar o seu estoque. Grandes empresas fazem isso utilizando máquinas que automatizam processos em cada momento da gestão do estoque, da entrada ao despacho para entrega. O investimento pode ter grandes retornos, mas só vale a pena para operações de maior volume.
Conclusão
A boa gestão do estoque é fundamental para o sucesso de qualquer negócio que trabalhe com vendas. Contudo, você pode reduzir as dores de cabeça com estoque parado migrando para o modelo de marketplace, terceirizando o seu estoque para os seus vendedores.
Os seus parceiros vendedores ganham ao poder contar com um parceiro especializado em anunciar e vender, enquanto você ganha ao gerar receita sem ter que se preocupar em girar estoques parados.
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