Introdução
O Facebook Marketplace é mais um dos esforços da grande rede social para manter sua relevância. Esta ferramenta permite uma rápida e simplificada negociação entre os usuários da rede. Então, ela pode ser bem interessante tanto para quem quer vender, como para quem busca produtos e serviços a baixos preços.
Por isso, neste conteúdo, nós vamos falar sobre o Facebook Marketplace. O que é, como ele funciona e como você pode vender. Quer saber mais? Acompanhe conosco!
O que é o Facebook Marketplace?
O Facebook Marketplace é mais uma prova de como este modelo de negócio é atrativo. Mesmo sem lucrar diretamente com esta ferramenta, o Facebook disponibiliza um marketplace próprio. É um ambiente de negócios totalmente aberto. Ou seja, basta ter uma conta na rede social para poder utilizá-la.
Na prática, é um Marketplace que pode ser tanto B2C como C2C. Isto é, nele empresas oferecem produtos e serviços aos consumidores. Contudo, os próprios usuários da rede também podem vender suas mercadorias. É um ambiente realmente acessível.
Em primeiro lugar, mesmo antes de ser lançado este recurso, milhares de usuários já usavam o Facebook para vender seus produtos e serviços. Por isso, em 2018, o Facebook decidiu lançar o seu marketplace oficialmente no Brasil. Desde então, a ferramenta tem sido responsável por milhões de vendas.
Como funciona o Facebook Marketplace?
Na verdade, o funcionamento desta ferramenta é muito simples. Afinal, qualquer usuário da rede pode publicar um anúncio vendendo quase todo produto ou serviço (mas, existem algumas restrições de acordo com os termos de uso da rede social). Outros usuários que se interessem por aquilo entram em contato com o vendedor e eles podem ou não fechar negócio.
Contudo, o Facebook não é responsável pelas negociações. Por isso, os usuários precisam realizar todas as etapas do negócio. O Facebook Marketplace é apenas o local onde estes produtos e serviços são anunciados.
Assim, o Facebook utiliza seus algoritmos para exibir aos usuários uma seleção de ofertas que podem ser interessantes. Ou ainda diversos filtros nos quais compradores afinam suas buscas.
Como acessar o Facebook Marketplace?
Acessar o Facebook Marketplace é muito fácil! Se você está no PC, basta clicar no ícone centralizado na parte superior da tela, que representa uma lojinha. Dessa forma, você terá acesso a uma seleção de produtos/serviços, um mecanismo de busca e filtros. Na parte superior esquerda, você também pode clicar em “vender algo” e começar a negociar.
Além disso, nos dispositivos móveis não é tão diferente acessar esta ferramenta. Na parte superior do APP você encontra alguns ícones destacados. O ícone do marketplace também está lá. Ao acessá-lo, você pode começar a vender clicando no botão que aparece na parte superior esquerda da tela.
Por fim, está pronto! Você já tem acesso a vender em um marketplace em menos de 1 minuto. Mas, vender nesse tipo de ferramenta não é tão simples quanto parece. Falaremos disso a seguir.
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Vantagens do Facebook Marketplace
O Facebook Marketplace pode ser um bom ambiente para fazer os seus negócios! Então, veja só algumas vantagens que esta ferramenta oferece:
- Grande base de clientes: quase todo mundo possui um perfil de Facebook. Logo, a quantidade de possíveis compradores é bastante grande;
- Facilidade de uso: bastam 5 cliques para anunciar um produto. Outros 3 cliques para obter o contato de um vendedor.
- Gratuidade: anunciar no Facebook Marketplace não custa nada.
- Abrangência: todo tipo de produto ou serviço pode ser anunciado aqui.
Desvantagens do Facebook Marketplace
Por outro lado, o Facebook Marketplace também apresenta algumas deficiências. Estas desvantagens podem comprometer consideravelmente as suas vendas. Olha só:
- Falta de segurança: em primeiro lugar, o Facebook apenas faz o contato entre vendedores e compradores, mas não intermedia pagamentos. Ou seja: ninguém garante o pagamento e nem a entrega.
- Falta de padronização: as pessoas anunciam no Facebook do jeito que querem. Isso gera alguns problemas, como erros de digitação, descrições malfeitas e produtos sem valor.
- Algoritmos: o Facebook tem bilhões de usuários. Portanto, fica difícil, de fato, qualificar seus leads e definir quem vai acessar os seus anúncios.
- Abrangência: a abrangência também pode ser uma desvantagem. Em um marketplace genérico, clientes podem ter mais dificuldade em achar o produto que desejam.
- Mais voltado a vendas amadoras: é um marketplace majoritariamente C2C onde as pessoas vendem bens de segunda mão. Se você quer fazer disso um negócio, pode ter dificuldade.
Dicas para vender no Facebook Marketplace
Se você vai vender pelo Facebook Marketplace, convém seguir algumas dicas para obter boa performance. Acompanhe com a gente:
- Coloque valor nos seus anúncios: hoje em dia, isso é até mesmo motivo de meme – “valor inbox”. Evite. Coloque o valor do seu produto no anúncio e, se preferir, diga que este preço é negociável.
- Descrição completa e caprichada: descreva o que você está vendendo de maneira integral. Tenha bastante atenção ao português e fale com clareza sobre as características do seu produto. Se o que você vende tem especificidades técnicas, é importante também mencioná-las.
- Fotos de qualidade: em seguida, é importante lembrar que as pessoas estão vendo o seu anúncio pelo Facebook. A primeira informação que irá chamar a atenção é a imagem. Por isso, tente ter as melhores fotos possíveis no anúncio.
- Palavra-chave: o SEO não se aplica diretamente ao Facebook Marketplace. Mas os compradores ainda usam palavras-chave para chegar aos produtos que desejam. Lembre-se de deixar o título do seu anúncio simples e claro.
- Clareza sobre o pagamento e a entrega: já que o Facebook não intermedia seu pagamento, lembre-se de ser muito claro com o cliente em relação ao pagamento e a entrega do produto ou serviço.
Por que criar o seu próprio marketplace?
Como você pode perceber neste conteúdo, o Facebook Marketplace é um espaço bem bacana. Porém, ele possui algumas limitações para quem quer operar de maneira mais profissional.
Por isso, uma outra oportunidade é criar o seu próprio marketplace. Veja alguns bons motivos para você ingressar neste mercado:
Os marketplaces estão crescendo Em 2020, eles bateram recorde de faturamento e foram responsáveis por quase 80% de toda a receita do e-commerce.
Além disso, são negócios escaláveis. Você pode começar seu marketplace usando apenas um computador. Entretanto, enquanto suas vendas crescem em 500%, seus custos são ampliados em apenas 30%.
Pouca necessidade de pessoal e baixa demanda logística fazem do marketplace um modelo simples de operar (no estágio inicial). Em outras palavras, você não precisa de grandes investimentos para colocar a sua ideia no ar.
Por fim, facilidades em tecnologia permitem resultados ainda melhores. Você não precisa se preocupar com programação. Seu marketplace pode usar uma ferramenta pronta, desenvolvida especialmente para este modelo de negócio, com o menor investimento possível.
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Conclusão
Em conclusão, o Facebook Marketplace é um bom recurso para vendas casuais. Afinal, é nele que você vai vender a sua bicicleta usada ou comprar um videogame de segunda mão. Porém, se você quer escalar seu negócio e viver de marketplace ele não é a ferramenta mais indicada. Nestes casos, a melhor opção é criar o seu próprio negócio digital.
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