O marketing digital é um grande aliado dos marketplaces para se obter melhores resultados, ampliar a base de clientes, fidelizar compradores e vendedores e reduzir custos por vendas. Dito isso, existem diversas ferramentas de marketing digital que são muito úteis para tornar as estratégias mais assertivas.
Neste conteúdo iremos tratar de algumas das principais ferramentas de marketing digital que você pode utilizar em seu marketplace. Acompanhe conosco!
O que são ferramentas de Marketing Digital?
O Marketing sempre foi essencial para atrair clientes. Mas, com o uso da internet, surgiu algo ainda mais importante para atrair novos consumidores: as ferramentas de Marketing Digital.
Segundo Philip Kotler, o “pai do Marketing”, o conceito de significa criar valor para um público e, com isso, gerar lucro. Assim, podemos dizer que o Marketing Digital é uma extensão do próprio Marketing, já que com ele os canais online são usados para se comunicar com o público e promover sua marca de forma estratégica. Blogs, motores de busca, campanhas nas mídias sociais, e-mails marketing são exemplos de canais que podem ser usados com esse objetivo.
Ou seja, para conseguir consumidores é preciso oferecer soluções que atendam às suas necessidades e aos seus desejos. Ainda, é necessário comunicar de forma eficaz para que esse público seja atraído. Uma das melhores formas de conquistar esses clientes é por meio das ferramentas de Marketing Digital, que são metodologias e tecnologias que facilitam a conquista dos objetivos de marketing de uma empresa.
Por que usar ferramentas de marketing digital no seu marketplace?
Já sabemos que o marketing é uma área fundamental para qualquer negócio. As grandes empresas possuem um setor todo voltado para isso e os pequenos empreendimentos também devem investir no ramo. Além disso, para um Marketplace, conhecer e aplicar estratégias de marketing efetivas é ainda mais importante.
No mundo online, qualquer negócio enfrenta grande concorrência. Afinal, a internet já é comum em quase todo o mundo. Por isso, não adianta simplesmente criar um Marketplace e não investir em Marketing. É claro que alguns clientes podem aparecer espontaneamente, mas, ainda assim, é necessário investir em ferramentas de Marketing Digital para atrair cada vez mais consumidores online.
Em um negócio digital, um dos pontos chave é ter um nicho de mercado específico e focar nele. Você pode começar com técnicas simples, como oferecer cupons de desconto ou melhorar o networking em eventos.
Porém, mais do que isso, você precisa conhecer bem as ferramentas de Marketing Digital. Isso é essencial para melhorar as vendas do seu Marketplace. Algumas estratégias você pode até aplicar sozinho(a). Outras, podem exigir um profissional especializado ou uma agência de marketing digital.
Exemplos de ferramentas de Marketing Digital
Agora que você entende a importância de usar ferramentas de Marketing Digital no seu Marketplace, vamos te apresentar algumas estratégias para colocar isso em prática.
Ferramentas de marketing estratégico
Algumas ferramentas e técnicas são utilizadas para definir estratégias de marketing e até mesmo auxiliar na tomada de decisão sobre diversos aspectos do negócio. Veja:
1. Plano de marketing
Fazer um plano de marketing é mais que uma ferramenta. Podemos dizer que é praticamente uma exigência para estratégias de marketing bem sucedidas. É no plano de marketing que a empresa irá definir os tipos de campanhas a serem realizadas, sua duração, metas e objetivos, resultados esperados, custos, detalhes técnicos e outros aspectos inerentes ao marketing digital.
2. Benchmarking
O benchmarking também é uma ferramenta muito útil para que estratégias de marketing digital tenham êxito. Basicamente, trata-se de olhar para o que está sendo feito na concorrência a nível de marketing e comunicação de vendas. E nem sempre precisa ser a concorrência direta: você também pode observar estratégias de empresas de outros segmentos correlatos.
A ideia aqui é tirar algumas inspirações, ter ideia do que se faz no mercado e evitar erros cometidos por outros players.
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3. Servqual
A escala Servqual (contração de Service Quality) tem a utilidade de mensurar o contraponto entre as expectativas do cliente e a percepção da qualidade dos produtos e serviços que ele adquiriu. Isso gera uma tabela com pontuações médias para alimentar insights e tomadas de decisão.
São feitas duas entrevistas com clientes: Uma na qual ele atribui notas a diferentes aspectos de um serviço de acordo com as suas expectativas do que seria o ideal. A segunda entrevista realiza as mesmas perguntas, mas voltadas à empresa que se deseja pesquisar. A partir da escala Servqual, a empresa pode entender quais de seus pontos estão além, aquém ou iguais às expectativas do cliente.
4. CRM (Customer Relationship Management)
O CRM é uma ferramenta utilizada para gerenciar a relação do seu marketplace com os clientes. É um sistema que reúne informações sobre os clientes da empresa e suas características de compra para upsell e/ou cross sell.
Além disso, ele também reúne dados de compradores em potencial, assim, a empresa pode ter uma prospecção muito mais assertiva, além de gerenciar com mais facilidade o funil de vendas.
5. SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças)
A análise SWOT ou FOFA, em português, é uma ferramenta de marketing cujo uso pode ser bastante estratégico. Esta análise tem a finalidade de entender aspectos positivos e negativos internos e externos à empresa que podem ter algum tipo de interferência no sucesso do negócio. Veja:
Forças: qualidades internas que sua empresa tem capacidade para melhorar resultados.
Oportunidades: cenários externos à empresa ou circunstâncias que podem beneficiar a operação.
Fraquezas: defeitos, fraquezas e insuficiências da própria empresa que podem atrapalhar o crescimento.
Ameaças: circunstâncias externas que comprometem o potencial de sucesso do negócio.
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6. Segmentação de mercado
Uma estratégia muito interessante para o marketing digital – e para a operação do negócio como um todo – é fazer uma boa segmentação de mercado. Veja: não faz sentido tentar alcançar e/ou oferecer produtos e serviços para um público que não tem interesse algum em fechar negócio. Gasta-se o dinheiro do marketing à toa.
Além disso, segmentar o mercado fará com que o seu marketplace tenha menos concorrentes diretos e consiga melhores resultados diante de nichos de mercado específicos.
7. Sistema de informações de marketing (S.I.M.)
O SIM é um sistema de informações bastante completo e profundo que reúne dados internos e externos da corporação para gerar insights e acompanhar o planejamento, a execução e a checagem de resultados das campanhas de marketing.
São sistemas que utilizam big data (enormes volumes de dados), dados de clientes, dados da empresa e algoritmos não só para resolver problemas, mas também para detectar tendências de crescimento de demanda do público para antecipar campanhas de marketing.
8. Pesquisas de marketing
As pesquisas de marketing estão inclusas dentro do universo dos Sistemas de Informação de Marketing. Mas enquanto o SIM tem um caráter permanente e de contínuo acompanhamento, pesquisas de marketing são mais pontuais. Elas têm objetivo, escopo, duração delimitada e técnicas bem definidas.
9. CRO
CRO é a sigla em inglês para Otimização de Taxa de Conversão. São técnicas utilizadas para melhorar os indicadores da sua empresa no que diz respeito à taxa de conversão ou à realização de uma ação dentro da sua plataforma. A otimização é baseada em diferentes aspectos, como:
- Motivação;
- Proposição de valor;
- Incentivo adicional para tomada de ação;
- Fricção;
- Ansiedade.
Ferramentas para vendas
Além das ferramentas de gerenciamento estratégico, existem também as soluções usadas para, efetivamente, vender. Vamos conhecer algumas delas:
1. Pipedrive
O Pipedrive é um CRM. É uma das ferramentas mais conhecidas deste segmento, sendo bastante versátil para quase todo modelo de negócios. Possui um nível elevado de automação para vendas e gestão de funil de vendas.
2. Agendor
O Agendor também é um CRM bastante utilizado no mercado do marketing digital. No entanto, ele é especializado em vendas para B2B e vendas complexas, que exigem negociações de maior duração.
3. Help Scout
A Help Scout oferece alguns produtos digitais, sendo o principal deles um helpdesk. Ou seja, uma plataforma de suporte ao cliente onde ele pode solucionar dúvidas e ter assistência automatizada, com tickets e chatbots. Também pode ser grande aliada dos esforços de marketing.
4. Salesforce
A Salesforce é a principal player do mercado de CRMs, com uma das ferramentas mais completas do segmento. Ela também pode integrar informações de outros setores da empresa, tornando a exibição dos dados muito mais completa e simplificada por meio de dashboards customizáveis.
Ferramentas de marketing digital
Depois que falamos de CRMs e similares, agora vamos apresentar algumas soluções digitais que ajudam no dia a dia do marketing digital e também na tomada de decisões para a elaboração de novas campanhas.
1. Google Analytics
O Analytics é a plataforma do Google utilizada para que as empresas possam acessar os resultados de suas campanhas de marketing digital com mais assertividade, de maneira visual com gráficos, tabelas e dashboards. Veja os dados de acesso dos seus sites, blogs e muito mais.
2. Ubersuggest
A Ubersuggest é uma ferramenta que sugere palavras-chave para montar estratégias de SEO (otimização para motores de pesquisa). Basta colocar uma palavra-chave inicial na ferramenta e inserir o domínio onde se pretende publicar o conteúdo. A ferramenta sugere as principais palavras-chave mais buscadas para aquela situação.
3. Hootsuite
O Hootsuite é uma ferramenta bastante prática utilizada para fazer a gestão unificada das redes sociais da sua empresa. Com ela é possível gerir, em um só lugar, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e outras. Além disso, ter de maneira simplificada o acesso aos resultados.
4. Canva
O Canva é uma ferramenta muito bacana para o seu marketplace e ele permitirá realizar a criação de conteúdo gráfico de boa qualidade, ainda que a sua equipe seja leiga em design, é uma boa estratégia para criação de conteúdo para site e redes sociais utilizando poucos recursos. Se a equipe for capacitada, então pode-se fazer “milagres” com o Canva!
5. RD Station
O RD Station é uma das principais ferramentas CRM utilizadas para se comunicar com clientes e gerenciar oportunidades de venda. O software facilita bastante o trabalho da equipe e evita erros. Tem o diferencial de ser produzido por uma empresa brasileira, o que proporciona know-how para entender peculiaridades do nosso mercado.
6. SurveyMonkey
O SurveyMonkey é uma plataforma utilizada para a criação de formulários e pesquisas de preenchimento com questões de múltipla escolha. Ela proporciona uma experiência bastante intuitiva aos usuários e pode ser muito útil em diversos contextos: desde a captação de contatos para leads até mesmo pesquisas de mercado.
7. Trello
O Trello não é utilizado diretamente com o cliente, mas pode ser uma ferramenta muito útil para o trabalho do time de marketing e do comercial. Aqui as tarefas são dispostas como stickers, ao estilo Kanban.
Os trellos são acessíveis a todos os membros da equipe, que podem auxiliar nas tarefas dos colegas e acompanhar o andamento de cada demanda.
8. MailChimp
O MailChimp é uma ferramenta utilizada para operar o disparo de e-mail marketing. Apesar de ser uma das técnicas mais antigas de marketing digital, o e-mail marketing ainda tem resultados bastante positivos quando realizado de maneira assertiva e estratégica. Com o MailChimp fica bem mais fácil realizar disparos em massa evitando spams e bounces.
Conclusão
As ferramentas de Marketing Digital deixaram de ser um diferencial e passaram a ser uma exigência para qualquer empreendedor(a). Já que com o uso da internet em várias partes do globo, tornou-se essencial mostrar para os seus clientes que sua empresa marca presença online.
Além disso, se você possui um Marketplace, investir em uma boa estratégia de Marketing Digital é fundamental para prospectar novos clientes, E, ainda, engajar aqueles que já são fiéis à sua marca.
E você, já tem um Marketplace? Se você ainda não lançou a sua plataforma, agende já uma consultoria gratuita com a nossa equipe.