Uma franquia digital pode ser uma ótima opção para quem deseja empreender e ter bons resultados trabalhando pela internet. Você provavelmente já está habituado com o modelo de franquia física, mas o e-franchising também cresceu muito no Brasil e hoje se apresenta como uma opção bastante atrativa.
Neste texto você irá conhecer o que é franquia digital, entender como este tipo de negócio funciona, compreender prós e contras deste modelo e saber se este tipo de negócio digital é para você. Está interessado no assunto? Então acompanhe nosso conteúdo até o fim!
O que é franquia digital?
A franquia digital também pode ser chamada de virtual, online ou e-franchising. Ela funciona de forma parecida com uma franquia convencional ou física. Trata-se da expansão de um negócio em rede. Por isso, dizemos que tal formato comercializa o uso da marca, infraestrutura, processos e conhecimento necessário para empreender.
Ou seja, a rede franqueadora vende o seu modelo de negócios aos franqueados. Então, é como se fosse uma cópia da empresa original. Porém, quem compra a franquia tem autonomia administrativa e financeira.
Normalmente, a rede franqueadora cobra uma taxa inicial, além de comissão ou participação nos lucros. Os valores variam muito, mas existem opções de microfranquias digitais cujo valor varia de R$5 mil até R $90 mil. Em contrapartida, as franquias tradicionais ou físicas exigem uma faixa de investimento a partir de R$100 mil.
Diferença entre franqueado e franqueador
Você já sabe como funciona uma franquia. Mas, qual é a melhor opção: ser um franqueador(a), ou seja, dono da marca? Ou, então, ser um franqueado(a), isto é, comprar o direito de utilizar aquela marca? Isso depende muito do seu perfil empreendedor.
Se você tem um orçamento baixo e pouco conhecimento e experiência no mundo do empreendedorismo, comprar uma franquia pode ser a melhor opção. Afinal, dessa forma você terá o suporte e o treinamento da rede franqueadora. Além disso, o investimento é mais acessível.
Mas, se você já empreende e quer criar um negócio com alto potencial de faturamento, o melhor é criar uma franquia. Isso porque ao ser proprietário da rede, você tem uma empresa escalável, com uma área de atuação muito maior e uma ótima rentabilidade.
Como funciona uma franquia digital?
Vamos entender agora como funciona, na prática, o modelo de negócio da franquia digital. Os principais aspectos são os seguintes:
Uso de marca
Ao contratar uma franquia, você passa a utilizar a marca de um terceiro para fazer os seus negócios. Por isso é comum que a cobrança pelo uso de marca seja feita no momento inicial do contrato ou vá sendo cobrada durante o período de vigência dos negócios. É como se você pagasse para poder se aproveitar do prestígio e da popularidade de uma marca já consolidada no mercado.
Transferência de conhecimento
Mas não é apenas a marca que o franqueado digital utiliza quando fecha um contrato de franchising. Ele também está utilizando o know-how, a estrutura de informação e outros ativos imateriais que pertencem à franquia e permitem ao franqueado fazer bons negócios.
O valor desta transferência de conhecimento também é compreendido pelas cobranças que as marcas fazem em relação aos seus franqueados.
Royalties e taxa de franquia
Os royalties são a taxa que muitas franquias cobram de seus franqueados de acordo com o resultado financeiro de cada período. Normalmente, representam uma porcentagem que varia de 5% a 15% de todo o faturamento da franquia – o que inclui valores relativos ao uso de marca e de conhecimento.
Em alguns casos, além dos royalties, pode ser cobrada uma taxa fixa mensal – ou inicial. Muitas franquias realizam promoções reduzindo taxas para atrair mais franqueados. Por isso, convém pesquisar bastante antes de fechar negócio.
Circular de Oferta de Franquia (COF)
Este é um documento de extrema importância que deve ser disponibilizado pelo franqueador – seja de uma franquia física, seja de uma franquia digital. É o documento que estabelece com clareza e de maneira detalhada sobre tudo o que diz respeito à relação entre franqueado e franqueador: as obrigações e deveres de cada um, valores, porcentagens, prazos, sanções, etc.
Franquia digital e marketplace
Quando falamos em franquia digital, um modelo muito assertivo é o marketplace. Os marketplaces ou shoppings virtuais são plataformas que conectam oferta e demanda de produtos ou serviços. Muitos empreendedores não sabem, mas é possível criar um marketplace de forma simples, utilizando plataformas prontas, especializadas e customizáveis.
Dessa forma, você pode criar um marketplace para atender um nicho de mercado em uma região específica. Por exemplo, uma plataforma que reúna os empreendedores da área de moda da sua região. Ou, um marketplace focado em saúde e bem-estar, reunindo os personal trainers e profissionais do setor, entre outras possibilidades.
Após o seu negócio ganhar força e se consolidar no mercado, uma solução é expandi-lo usando os princípios da franquia digital. Isto é, você pode vender a metodologia e os aprendizados que adquiriu para franqueados, e ampliar a sua atuação para diversas regiões do Brasil.
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O que é melhor: franquia digital ou franquia física?
Depende das suas intenções enquanto empreendedor. No geral, é mais fácil gerir uma franquia digital, haja vista que o empreendedor franqueado não terá que se preocupar com instalações físicas e todos os desafios que elas impõem – até mesmo se tratando de um pequeno quiosque.
Do ponto de vista gerencial, franquias digitais são mais fáceis de administrar e também costumam ter custos reduzidos de taxas e royalties em relação às franquias físicas. Por isso, em geral, as digitais apresentam mais vantagens – exceto se em sua região houver algum modelo de negócio em específico que seja fixo e esteja extremamente aquecido.
Vantagens de uma franquia digital
Uma franquia digital oferece inúmeras vantagens. Isso vale tanto para quem é proprietário(a) da franquia, quanto para os(as) franqueados(as). Veja abaixo quais são os maiores benefícios:
Trabalho remoto
A principal vantagem que vem à cabeça quando falamos de negócios online, é a possibilidade de trabalhar remotamente. Você pode empreender sem sair de casa, ou durante uma viagem, e até mesmo em um coworking. Tudo depende da sua preferência.
Custos acessíveis
Uma das maiores vantagens de uma franquia digital é a redução de custos. Para os franqueados, é muito mais barato comprar uma franquia do que iniciar um negócio do zero. Principalmente para empreendedores iniciantes e com baixo orçamento.
Já para o proprietário(a) da franquia, esse modelo possibilita uma expansão grande de forma bem mais barata do que o formato físico. Pense só, em no franchising tradicional, você precisa de funcionários, estrutura, aluguel, energia elétrica, etc. Mas, no ambiente digital, basicamente é preciso um computador, internet, a plataforma e investimento em marketing.
Escalabilidade
Além disso, uma franquia digital do tipo marketplace apresenta um alto potencial de escalabilidade. Isso significa que o negócio pode aumentar o número de clientes e o faturamento sem aumentar os custos.
Afinal, em um marketplace você não precisa ter um estoque de produtos. A função de quem administra a plataforma é atrair vendedores que possuam seu próprio estoque, além de atrair clientes interessados nesses itens.
Dessa forma, você não se limita à sua própria capacidade produtiva, pois pode cadastrar um número ilimitado de vendedores.
Quanto custa uma franquia digital?
O custo da franquia digital irá variar de acordo com o modelo de negócio proposto pela franqueadora – bem como o formato de cobranças aplicadas sobre o franqueado.
No atual mercado brasileiro, o empreendedor poderá encontrar franquias que têm custos iniciais em torno de R$ 5 mil – com valores de manutenção a partir de R$ 150. As franquias que prometem maior faturamento e exigem maior estruturação por parte do franqueado tem custas iniciais girando em torno de R$ 90 mil a R$ 100 mil.
Quando comparamos com franquias físicas, percebemos que é muito improvável que um empreendedor consiga se tornar franqueado de alguma rede sem desembolsar, no mínimo, R$ 100 mil enquanto investimento inicial.
Como criar uma franquia digital?
Agora que você já sabe todas as vantagens deste modelo, vamos te explicar como criar uma franquia digital do tipo marketplace.
1. Escolha um nicho
Muitos empreendedores pensam que o melhor caminho ao abrir um negócio é oferecer todo tipo de produto. Porém, definir um nicho de mercado é muito mais eficiente, pois permite que você utilize estratégias de marketing assertivas e direcionadas. Por isso, é importante buscar um nicho no qual você tenha alguma experiência ou networking.
2. Pesquise o mercado
Para escolher um nicho, também é necessário pesquisá-lo. Procure dados do mercado, expectativa de crescimento nos próximos anos e tamanho do público. Por exemplo, você pode encontrar essas informações em sites de notícias, institutos de pesquisa ou até por meio do Google Trends.
3. Defina o modelo de negócios
Em seguida, você deve definir o seu modelo de negócios. No caso de um marketplace, há modelos focados em serviços, produtos, orçamento, agendamento ou aluguel. É preciso analisar qual deles se adequa melhor à sua ideia de negócio.
4. Elabore a estratégia de marketing
Também é fundamental delinear uma estratégia de marketing assertiva. Afinal, você, enquanto administrador do marketplace, precisa atrair clientes para os vendedores que estão na plataforma. Portanto, defina a sua persona, avalie quais serão os canais de aquisição de clientes e sempre analise os resultados, buscando uma melhoria contínua.
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5. Lance um MVP
Então, chegou a hora de colocar o seu marketplace para rodar! Crie um MVP – mínimo produto viável. Ou seja, lance um protótipo do seu marketplace, de forma acessível e inicial. Ao colocar a sua plataforma no ar, mesmo que ela ainda não seja a versão perfeita, vai te ajudar a perceber quais são os pontos de melhoria e se há chances de sucesso.
6. Escolha uma plataforma de marketplace
Na sequência, é necessário escolher qual plataforma você irá usar para de fato criar o seu marketplace. Há basicamente duas opções: contratar um programador para desenvolver do zero ou contratar uma plataforma pronta e customizável.
A segunda solução permite que você lance de forma simples, rápida e acessível. Já desenvolver do zero pode ser bastante custoso e demorado.
Ainda, utilizando uma tecnologia pronta, você que é empreendedor pode focar no que realmente importa. Ou seja, em consolidar a sua metodologia e treinar seus franqueados.
7. Sistematize os processos para os franqueados
Caso o seu marketplace tenha funcionado bem, conquistado clientes e atingido um ponto de equilíbrio, você pode começar a pensar em uma expansão. Ou seja, transformá-lo em uma franquia digital.
Para isso, é essencial sistematizar seus processos e a sua forma de trabalhar. Por exemplo, as estratégias de marketing, a forma de lançamento, a plataforma, os fluxos da equipe e a prospecção de vendedores.
8. Prospecte e selecione franqueados
Com os processos definidos, você precisa atrair empreendedores interessados em serem seus franqueados. Então, faça campanhas de marketing ou prospecte ativamente esse público. Para isso, é possível participar de eventos focados em franquias ou participar de grupos relacionados nas redes sociais.
Além disso, você também pode realizar seus próprios eventos, até mesmo de forma online, com webinars, por exemplo. Isso ajuda a atrair o público de franqueados, mostrar a eles os benefícios da sua franquia e transformá-los em clientes.
9. Expanda o negócio
Enfim, chega o momento de criar a sua franquia digital! Após conquistar e selecionar um certo número de possíveis franqueados, é hora de fazer as propostas e começar a vender no modelo de franquia.
Lembre-se de sempre prestar o apoio que os empreendedores precisam, contando com a sua experiência prévia. Também é necessário acompanhar os resultados dos franqueados. Inclusive, no modelo de plataforma marketplace, fica fácil você extrair relatórios de resultado por franqueado. Isso porque há uma única plataforma para todos os franqueados, que são apenas divididos por região ou cidade.
Exemplos de franquias digitais
Existem diversas franquias digitais de sucesso no mercado. Separamos algumas delas para você se inspirar:
Delivery Much
O Delivery Much é uma das mais populares franquias digitais do Brasil. Utilizando o modelo de marketplace, a plataforma é um delivery de comida. O investimento médio gira em torno de R$ 20 mil e o faturamento médio mensal é de cerca de R$10 mil.
RHF Talentos
O RHF Talentos é uma franquia digital focada em recursos humanos, oferecendo também consultoria. Ela foi criada em 2007 e possibilita que o franqueado lance de forma simples, pois necessita somente de um computador, internet, telefone e impressora.
Clube Turismo
Outro exemplo de franquia digital é o Clube Turismo. Ela foi criada em 2003 e já possui mais de 450 franqueados. A marca funciona como uma rede de agências de viagem no Brasil.
Dr. Fiscal
A Dr. Fiscal é uma franquia digital que atende a pequenas empresas matriculadas no regime tributário Simples Nacional ou Lucro Presumido. Os clientes são micro e pequenas empresas que têm o seu comportamento fiscal avaliado e revisado por escritórios franqueados Dr. Fiscal, a fim de evitar erros e otimizar declarações e coletas de impostos – o que pode proporcionar economias de milhares de reais.
Loft
A Loft é um marketplace que também atua em formato de franquia na negociação de imóveis. Para quem quer comprar um apartamento, a Loft oferece preços e condições especiais. Já para quem vende apartamentos, é possível negociar o imóvel diretamente com a empresa ou mediar a negociação com outro cliente por meio da Loft, mediante pagamento de royalties.
TecEduc
O formato da TecEduc é bastante interessante. Aos franqueados (representantes independentes), a empresa afirma oferecer a oportunidade de faturamentos acima de R$ 20 mil sem a necessidade de investimento inicial. O representante pode trabalhar de maneira remota e recebe comissão a partir dos serviços TecEduc que consegue comercializar.
Conclusão
Como você viu neste conteúdo, franquias digitais podem ser um formato muito interessante para se investir a baixos custos e grande potencial de retorno. Estude cada passo e faça um planejamento comparativo entre os diferentes modelos de negócio disponíveis para consolidar o melhor negócio para você.
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