Quem utiliza a internet é impactado por anúncios em praticamente toda página, rede social ou conteúdo que acessa. Mas para que o anúncio certo possa ser exibido para a pessoa certa, existe um gerenciador de anúncios por trás que realiza os cálculos do valor de cada inserção e quais usuários esse anúncio deve impactar.
Neste conteúdo, vamos falar sobre o gerenciador de anúncios, o que ele é, quais as vantagens de utilizá-lo, como acessá-lo e de que maneiras você pode criar uma boa campanha de anúncios para o seu negócio. Acompanhe com a gente!
Sumário
1- O que é o gerenciador de anúncios?
2- Vantagens de usar o gerenciador de anúncios
3- Diferença entre gerenciador de anúncios e estúdio de criação
4- Onde fica o gerenciador de anúncios do facebook?
5- Como criar uma conta no gerenciador de anúncios?
6- Como criar uma campanha no gerenciador de anúncios?
7- Métricas do gerenciador de anúncios
8- Como fazer anúncios de forma estratégica?
9- Importância dos anúncios para e-commerce e marketplace
10- Conclusão
O que é o gerenciador de anúncios?
Gerenciador de anúncios é a ferramenta utilizada para criar, configurar, comprar e gerenciar as inserções publicitárias que você realiza nas diferentes plataformas digitais e sociais.
Essas ferramentas permitem a configuração de anúncios no Facebook, no Instagram, em outras redes sociais e também em Ads na internet. As redes da Meta (Facebook e Instagram) possuem o seu próprio gerenciador, assim como o Google, o Twitter, o Linkedin, entre outros. Neste conteúdo, vamos focar no gerenciador da Meta, mas a maioria das estratégias também se aplica a outras redes.
Confira neste vídeo como criar campanhas de anúncios no digital!
Vantagens de usar o gerenciador de anúncios
O gerenciador de anúncios possui algumas vantagens bem interessantes para quem deseja realizar publicidade com qualidade e aumentar o alcance de sua marca:
- Segmentação de público: um dos trunfos de um anúncio eficiente é ser exibido ao público certo. O gerenciador de anúncios possui os dados dos usuários das redes, permitindo ao anunciante segmentar com alta precisão quais públicos devem ou não ser impactados pelo conteúdo.
- Métricas e indicadores: o gerenciador de anúncios mostra com precisão os resultados das campanhas com métricas estratégicas e indicadores exibidos na forma de gráficos e números consolidados, facilitando a tomada de decisão.
- Centralização de informações: duas das redes sociais mais relevantes (Facebook e Instagram) para quase qualquer empresa têm seus anúncios centralizados em uma única plataforma. Isso facilita o dia a dia do profissional que gerencia os anúncios.
- Detalhamento de insights: além dos indicadores feitos de forma estatística, o gerenciador de anúncios permite análises profundas em cada inserção, exibindo as interações do público e insights oriundos desse contato.
Diferença entre gerenciador de anúncios e estúdio de criação
Essas duas ferramentas possuem funções e aplicações diferentes, apesar de operarem de maneira “aliada”.
O gerenciador de anúncios é voltado para fins comerciais e gerenciais. Ou seja, ele vai tratar dos valores investidos, resultados de cada campanha, insights de impacto e cliques, entre outros fatores que se relacionam diretamente com a performance dos anúncios. Ao entrar nele, você consegue criar suas campanhas de texto e foto ou texto e vídeo, definir uma segmentação de público, para alcançar as pessoas certas.
Já o estúdio de criação é a ferramenta voltada efetivamente para a programação dos conteúdos da sua empresa, no Facebook e no Instagram, que podem ser no formato de texto e imagem única, texto e foto em carrossel, texto e vídeo (reels). Essa ferramenta é totalmente ligada às estratégias de tráfego orgânico.
Onde fica o gerenciador de anúncios do Facebook?
Para acessar o gerenciador de anúncios, é preciso entrar no Facebook. Depois, é preciso criar uma conta no Meta Business Suite, que é a plataforma de negócios do grupo proprietário de Facebook, Instagram, WhatsApp e outras empresas, o gerenciador de anúncios será atrelado a essa conta.
Depois de criada a conta no Meta Business Suite, acessar o gerenciador de anúncios é muito fácil. Ele está na aba lateral, logo na página inicial do Facebook, como se vê na imagem abaixo:
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Como criar uma conta no gerenciador de anúncios?
Para criar uma conta no gerenciador de anúncios, primeiro, é necessário criar uma conta no Meta Business Suite, como explicamos no passo anterior.
Depois de logar em sua conta do Facebook e acessar a plataforma, você insere os dados de sua empresa e os dados de pagamento. A Meta fará uma avaliação dessas informações para entender se tudo está de acordo. Uma vez que a inscrição for aceita, você já pode acessar e utilizar o gerenciador de anúncios da sua fanpage.
Como criar uma campanha no gerenciador de anúncios?
Quando se vai criar uma campanha usando o gerenciador de anúncios do Facebook, a solução te dá três níveis de planejamento e execução:
- Nível da campanha;
- Nível do conjunto de anúncios;
- Nível do anúncio.
A nível da campanha, você define os objetivos dos anúncios ou os objetivos gerais da campanha. Isso auxilia as plataformas a indexarem melhor os anúncios que você realiza. Depois, a nível do conjunto de anúncios, são determinados os públicos a serem alcançados, quais serão os posicionamentos dos anúncios e o orçamento disponível para o investimento em publicidade.
A nível de anúncio, tratamos da criação do anúncio em si. Ou seja, seus conteúdos e formatos.
O gerenciador de anúncios é um software bastante acessível e intuitivo. Abra-o e clique em “+Criar” para começar uma nova campanha!
Métricas do gerenciador de anúncios
O gerenciador de anúncios proporciona diversas métricas importantes e interessantes para a tomada de decisões e a análise de desempenho. Veja cinco dessas principais métricas:
- Quantidade de impressões: essa métrica expressa quantas vezes o seu anúncio foi exibido para os usuários, independentemente, se eles tenham interagido com ele ou não. É um indicador que ajuda a medir tanto o alcance da publicação, quanto sua eficiência, ao ser comparado com o número de interações.
- Frequência: a frequência que os anúncios são exibidos para um mesmo usuário também é um indicador importante. Está diretamente conectada com o remarketing. Poucos clientes vão tomar uma ação já na primeira vez que acessam um determinado anúncio. Por conta disso, é preciso exibi-lo várias vezes para o usuário até que se consiga convertê-lo de vez.
- CPC (Custo por Clique): como o nome sugere, o CPC calcula quanto do orçamento foi investido para cada clique dado no anúncio. É o tipo de indicador que as empresas lutam para que seja sempre o menor possível.
- CPA (Custo por Ação): muito similar ao CPC, mas aqui ele considera qualquer ação feita sobre o anúncio, como cliques, compartilhamentos, comentários, entre outras.
- CTR (Click-through-rate, ou taxa de cliques): um indicador que mede a eficiência dos anúncios, comparando a % entre a quantidade de cliques e o total de impressões em cada post.
Como fazer anúncios de forma estratégica?
Para fazer anúncios de forma estratégica, é preciso pensar também nos três níveis que o gerenciador proporciona: campanha, conjunto de anúncios e anúncio.
A estratégia está principalmente na campanha: quais são os objetivos dos seus anúncios? Anúncios podem ter a intenção de trazer novos consumidores, aumentar o ticket dos clientes já ativos, fidelizar consumidores, reativar clientes que pararam de comprar, reduzir taxas de abandono, entre outras. Isso interfere diretamente na camada inferior, o conjunto de anúncios.
Definido o objetivo, o grupo de anúncios possui duas principais decisões a se tomar: para quem serão exibidos os anúncios e quanto será gasto na campanha.
Definir o público correto é crucial para obter bons resultados e atingir os objetivos da empresa. Escolha o público-alvo que se conecta com a ou as suas personas. No caso de um marketplace, anúncios podem até ser feitos tendo como alvo vendedores e não compradores. Tudo depende da finalidade! Já o orçamento deve ser delimitado de forma a não prejudicar as operações da empresa, mas proporcionar investimento suficiente para impactar o público.
Com isso, chegamos ao nível mais básico, mas igualmente fundamental, da estratégia: criar os anúncios. Gere conteúdo que impacte, seja interessante e que agregue valor ao seu público-alvo. Utilize a linguagem mais compreensível para o seu segmento de mercado, acompanhe os indicadores para compreender os acertos e os erros da campanha.
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Importância dos anúncios para e-commerce e marketplace
Os anúncios de redes sociais e da internet têm se mostrado cruciais para e-commerces e marketplaces. Dado que são negócios digitais, os anúncios são a principal forma pela qual essas marcas impactam e alcançam seus potenciais clientes. Analisando o mercado, podemos ver posicionamentos diferentes de marcas distintas. Veja só:
A Shopee, por exemplo, marketplace relativamente novo no mercado brasileiro, investe pesado em anúncios nos quais se exibe com grande visibilidade o baixo valor dos produtos, além dos frequentes cupons de frete grátis. Já a Amazon, mais consolidada, faz anúncios de produtos muitas vezes sem valor explícito, tentando vender o programa “Prime” de fidelidade e suas vantagens.
A Magalu, com operação digital e física, muitas vezes investe justamente nisso: a possibilidade de comprar pela internet e retirar o produto em uma loja presencialmente. Cada uma à sua maneira, as empresas investem pesado em anúncios não só para conquistar novos clientes, mas para manter os compradores já fidelizados.
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Conclusão
Os anúncios são uma das principais portas de novos clientes para as empresas, servindo também a diversas outras finalidades estratégicas. Gerenciá-los com excelência nas redes sociais e outras plataformas é algo indispensável para empresas que desejam obter resultados acima do esperado. Recomendamos que você acesse o gerenciador de anúncios, explore-o com atenção e compreenda todas as suas funcionalidades. Aplique suas estratégias e bons negócios!
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