A inovação é a chave do sucesso e do crescimento de muitas das maiores e melhores empresas que atuam no mercado hoje, especialmente em marketplaces digitais. A gestão da inovação faz com que a missão de crescimento e desenvolvimento de novas ideias seja aplicada de maneira eficaz, correta, rentável e crescente.
Neste texto, falaremos sobre gestão da inovação. O que é isso, qual é a importância desse conceito dentro das corporações, seus pilares e de que maneira ela pode ser aplicada. Acompanhe conosco!
Sumário
1- O que é gestão da inovação?
2- Importância da gestão da inovação
3- Pilares da gestão da inovação
4- Tipos de inovação
5- Como aplicar a gestão da inovação?
6- Exemplos de gestão da inovação
7- Ferramentas para gestão da inovação
8- Marketplace In como estratégia de inovação
9- Conclusão
O que é gestão da inovação?
É uma ação dentro de organizações que visa conduzir processos ou cultura de inovação sustentável dentro de uma organização. Ela envolve o gerenciamento do processo de inovação de uma organização, desde o estágio inicial de ideação até o estágio final de implementação bem-sucedida de ações, produtos, serviços, práticas e culturas.
Em outras palavras, a gestão da inovação é o processo de gestão de novas ideias, desde sua concepção até sua concretização, com o objetivo de desenvolver o negócio e obter sucesso no mercado. É um aspecto crucial dos negócios modernos, pois permite que as organizações se mantenham competitivas e relevantes em um ambiente em constante mudança, cada vez mais acirrado, desenvolvendo continuamente novos produtos e serviços, além da melhoria dos existentes.
O gerenciamento eficaz da inovação requer uma combinação de criatividade, planejamento estratégico e fortes lideranças para impulsionar o processo e garantir o sucesso.
Importância da gestão da inovação
A gestão da inovação é importante para as empresas, porque permite desenvolver novas ideias e procedimentos de forma mais rápida e eficaz. Isso pode ajudar as empresas a permanecerem sustentáveis e competitivas, aumentando sua produtividade, lucratividade e flexibilidade.
A gestão da inovação também pode ajudar as empresas a alcançar crescimento organizacional e pessoal, promovendo uma cultura de criatividade e experimentação que resulta em ganhos para o negócio e seus colaboradores.
A gestão da inovação pode separar as empresas da concorrência, permitindo oferecer produtos ou serviços exclusivos. Na verdade, quando pensamos no ramo dos marketplaces, é exatamente a gestão da inovação que está destacando os maiores players do mercado de outras empresas que são grandes, mas ainda possuem práticas muito convencionais ou conservadoras.
Pilares da gestão da inovação
A gestão da inovação envolve vários pilares que formam a base para uma estratégia de inovação eficaz. Esses pilares podem ser observados sob diferentes perspectivas. Os quatro grandes pilares da inovação são os seguintes:
- Competência: todo o conhecimento e know-how humano, além de todos os insights coletados da empresa e seus negócios são utilizados para desenvolver e fomentar a inovação da corporação;
- Estrutura: ativos móveis e imóveis, materiais ou não, os quais a empresa conta para utilizar na gestão e na promoção da inovação, de patentes a bens móveis e imóveis;
- Cultura: o desenvolvimento orgânico entre toda a equipe de uma orientação em comum para a inovação, sem que seja necessária uma cobrança específica para isso, ou seja, a equipe deve viver e promover a inovação em seu cotidiano de trabalho;
- Estratégia: inovação sem estratégia é uma fonte potencial de desperdício de recursos. A inovação dentro de uma corporação precisa de estratégia e essa é uma das principais atribuições da gestão da inovação.
Desses quatro grandes pilares surgem alguns pilares relacionados, tais como:
- Alinhamento da liderança, que precisa ter uma compreensão clara da importância da inovação, além de alinhar suas ações e decisões de acordo com os objetivos da empresa.
- Políticas favoráveis à inovação que apoiam e incentivam a inovação dentro da organização. Ou seja, precisa haver apoio à inovação desde o alto escalão da companhia.
- Linguagem, processos e recursos compartilhados é outro pilar essencial que ajuda as organizações a promover a inovação. A criação de uma linguagem e estrutura comuns para a gestão da inovação permite que as equipes trabalhem juntas de forma eficaz e compartilhem conhecimentos.
- Benchmarks podem ajudar as organizações a medir e acompanhar seu progresso em direção às metas de inovação. Pode ser interessante captar benchmarks também de outras organizações.
- A infraestrutura de inovação também é um pilar importante e diz respeito aos recursos, ferramentas e tecnologias que sustentam a inovação dentro de uma organização.
- Empresas também podem ter um grupo ou comunidade de inovação fechada ou interna, que se concentra em promover a colaboração e a inovação dentro da organização, enquanto uma comunidade de inovação aberta (open innovation) permite a colaboração externa e o compartilhamento de ideias.
- Inovação na experiência do cliente envolve trabalhar com os clientes para identificar suas necessidades e desenvolver soluções inovadoras que atendam a essas necessidades.
Tipos de inovação
No item anterior, falamos sobre os dois principais tipos de inovação brevemente: aberta e fechada. Veja uma explicação um pouco mais detalhada sobre o que são esses dois processos:
Inovação Aberta – Open Innovation
Ela utiliza recursos não apenas da empresa, mas também de terceiros para promover uma inovação conjunta. É comum, por exemplo, que grandes corporações utilizem a expertise e novos produtos ou serviços desenvolvidos por startups, desenvolvendo essas soluções mediante investimentos ou parcerias.
Neste exemplo, enquanto a grande empresa tem acesso a uma nova tecnologia, profissionais inovadores e novos negócios que podem ser uma grande oportunidade, a startup por sua vez recebe investimentos financeiros, pode ter acesso aos conhecimentos e profissionais da corporação parceira, bem como usar seus recursos, como laboratórios e maquinários.
Outro tipo muito comum de inovação aberta acontece quando duas corporações de porte similar se juntam em uma joint-venture para desenvolver ou operar um novo produto ou serviço. As empresas, a princípio, não tem intenção de se fundir, ambas permanecem independentes, mas realizam um esforço em conjunto para o benefício das duas.
Inovação Fechada – Closed Innovation
Já a inovação fechada ou interna acontece utilizando apenas os recursos da própria corporação. Isso acontece, por exemplo, quando uma empresa desenvolve um novo produto ou serviço e mantém sua documentação técnica totalmente confidencial. Esse sigilo de negócios é, na verdade, totalmente estratégico para que sua nova ideia não seja utilizada por outros e prejudiquem seus resultados.
As corporações podem ter áreas inteiras dedicadas à inovação, cujo trabalho não apenas consiste em desenvolver novos produtos ou serviços, mas também orientar a empresa a uma cultura de inovação, bem como prospectar novas possibilidades inovadoras junto ao time.
Como aplicar a gestão da inovação?
Para aplicar a gestão da inovação de forma eficaz, é essencial focar nos quatro pilares principais da gestão da inovação: Competência, Estrutura, Cultura e Estratégia, conforme mencionado anteriormente. Veja alguns passos importantes para implementar e aplicar a gestão da inovação em seu negócio:
- Estabeleça uma estratégia de inovação: defina a visão e as metas de sua empresa, identifique as áreas em que a inovação é necessária e desenvolva um plano para atingir essas metas. A estratégia deve estar alinhada com a estratégia geral de negócios da empresa.
- Fomente a cultura de inovação: promova um ambiente onde os funcionários se sintam encorajados a compartilhar suas ideias e colaborar uns com os outros. Forneça treinamento e recursos para apoiar a inovação. Além disso, reconheça e recompense os funcionários que contribuem para o processo.
- Desenvolva os procedimentos da inovação: estabeleça um processo para gerar e avaliar novas ideias, priorizá-las e implementá-las. Esse processo deve ser flexível e adaptável às mudanças nas condições do mercado e nas necessidades dos clientes. Ele também precisa ser padronizado e bem documentado para que possa ser utilizado por toda a empresa.
- Destinar recursos: alocar os recursos necessários, incluindo orçamento, tempo e pessoal, para apoiar o processo de inovação.
- Aprimoramento constante: para se manter competitivo, é essencial melhorar continuamente o processo de inovação. Monitore o progresso do processo de inovação regularmente, colete feedback de clientes, funcionários e identifique áreas de melhoria a partir dos dados coletados.
- Implemente o Lean: o modelo Lean Startup é útil para testar novos produtos ou serviços de forma rápida e eficaz. Essa abordagem enfatiza a criação de um produto viável mínimo (MVP) e o teste com um pequeno grupo de clientes antes de investir recursos significativos no desenvolvimento.
- Espaço Seguro para Inovação: crie um ambiente onde os funcionários se sintam seguros para experimentar e assumir riscos. Isso pode ser feito oferecendo apoio, permitindo um limite de falhas e promovendo uma cultura de aprendizado.
- Recompensar a colaboração: promover e recompensar a colaboração entre os funcionários é essencial para a gestão da inovação. Incentive o trabalho em equipe e a colaboração multifuncional para gerar novas ideias e resolver problemas complexos.
Exemplos de gestão da inovação
Grandes marketplaces são cases de sucesso no que diz respeito à gestão da inovação. Veja alguns exemplos:
- Amazon: o maior marketplace do mundo inovou de diversas formas desde a sua fundação, ainda nos anos 90. A loja online de livros se tornou um marketplace, depois inovou ao desenvolver sua própria linha de produtos e um serviço de fidelidade inédito no mercado (Prime).
Mas a inovação na empresa não está apenas em produtos e serviços: o uso intensivo de tecnologia e automação na logística da empresa, bem como o desenvolvimento de serviços exclusivos de transporte mostra que a empresa também inova em processos administrativos.
Ambev: a maior produtora de bebidas da América Latina também não fica atrás. Além da constante inovação em sua linha de produtos, a Ambev também inova em técnicas de produção, investindo pesado em programas de inovação aberta junto a startups.
Outro exemplo forte da inovação na empresa está na forma de vender: a empresa adotou um marketplace próprio para aproximar seus produtos aos consumidores finais, a plataforma Zé Delivery, que, por si só, também dá aulas de inovação e adaptação da marca ao público-alvo.
- Mercado Livre: o maior marketplace do Brasil também é referência no que diz respeito à inovação. Além de inovar constantemente processos internos que otimizam a administração da empresa e a rotina dos vendedores, o grupo Mercado Livre criou sub-marcas que hoje são aliados indispensáveis ao negócio e praticamente possuem vida própria.
Os dois principais exemplos são o Mercado Pago, que começou como um gateway de pagamento próprio do grupo e hoje é um banco digital. E o Mercado Envios, que se tornou um dos principais operadores logísticos de e-commerce e marketplace do país. Ambas as iniciativas são fruto de intenso processo de inovação interna.
Ferramentas para gestão da inovação
Diversas ferramentas digitais podem ser muito úteis para otimizar a sua gestão da inovação. Aqui estão algumas ferramentas:
- Software de gerenciamento de ideias e brainstorming: esse software ajuda as empresas a coletar e gerenciar ideias de funcionários e clientes. Os exemplos incluem IdeaScale, Brightidea e Spigit.
- Plataformas de gestão da inovação: essas plataformas ajudam as empresas a gerenciar todo o processo de inovação, desde a geração da ideia até a implementação. Exemplos incluem HYPE Innovation, Planbox Innovate e Qmarkets.
- Ferramentas de design thinking: essas ferramentas ajudam as empresas a aplicar os princípios do design thinking ao seu processo de inovação.
- Software de gerenciamento de projetos: ajuda as empresas a gerenciar a implementação de seus projetos de inovação. Exemplos incluem Asana, Trello, Jira e ClickUp.
Marketplace In como estratégia de inovação
O Marketplace In é uma estratégia que pode ser utilizada pelas empresas para inovar, criando um marketplace que conecta compradores e vendedores ou ainda desenvolvendo uma plataforma para ligar a sua fábrica diretamente a clientes finais ou otimizar a relação com distribuidores.
Essa estratégia pode ser usada para criar novos tipos de transações que atraiam compradores ou vendedores que não participavam anteriormente do mercado. Além disso, o marketplace é um modelo de negócio o qual, como mostra a história dos principais players, está sempre em processo de renovação e reconstrução, privilegiando a experiência de clientes e vendedores, gerando fidelização e receita.
O Marketplace In ajuda a sua empresa a inovar proporcionando a ela atingir novos mercados ou impactar o qual atua a sua organização de uma forma diferente e mais eficaz.
Dica: Quer saber como criar um marketplace para qualquer modelo de negócio? Temos um e-book que vai te ajudar!
Conclusão
A gestão da inovação é indispensável para todo empreendimento que deseja vencer a estagnação e manter a sua relevância dentro de um mercado que se reinventa todos os dias. Especialmente com a chegada de novas tecnologias, principalmente, no universo das aplicações da Inteligência Artificial, inovar não é uma opção, mas uma obrigação.
Hoje, a inovação é uma questão de sobrevivência do negócio. Por isso, para inovar de maneira assertiva, é fundamental realizar um bom gerenciamento desse processo. Converse com os especialistas do Ideia no Ar e continue acompanhando nossos materiais para mais informações sobre negócios digitais.
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