A gestão financeira é simplesmente essencial para o êxito de qualquer negócio. Com os marketplaces não é diferente. Contudo, a gestão financeira exige estratégia, conhecimento, preparação e boas práticas. Por isso, é importante estudar os principais conceitos e entender como aplicá-los no cotidiano do negócio.
Neste conteúdo vamos falar sobre diversos conceitos importantes do universo da gestão financeira e dar algumas dicas de como você pode fazer o dinheiro do seu marketplace render mais. Além disso, boas práticas para sair bem de crises e evitar riscos. Acompanhe conosco!
O que é gestão financeira
A gestão nada mais é do que monitorar e administrar a movimentação dos recursos. Neste caso, estamos falando de recursos financeiros. A questão é que quase tudo, dentro de um negócio, pode ser monetizado. Todos os bens, móveis e imóveis, possuem valor financeiro. Os colaboradores também representam dinheiro. Ou seja: a gestão financeira, no fim do dia, é a gestão do negócio.
Mas lidar com a movimentação de dinheiro, especificamente, possui algumas especificidades. Conceitos e nomes próprios para determinadas ações e momentos. Por isso, entender os jargões e as principais atividades realizadas no gerenciamento de valores pode ser um diferencial.
Confira neste vídeo o passo a passo de como fazer o planejamento financeiro do seu marketplace!
Vantagens da gestão financeira em um marketplace
Todo empreendedor, sem exceção, realiza gestão financeira. Entretanto, você pode realizar uma boa ou uma má gestão. Adotar boas práticas na gestão financeira do marketplace tem diversos resultados perceptíveis a curto, médio e longo prazo. Entenda alguns deles:
Curto prazo:
- Mais dinheiro em caixa;
- Capital de giro que permite operações complexas;
- Ganho de crédito com o mercado e com instituições financeiras.
Médio prazo:
- Controle e extinção de dívidas;
- Redução de custos e despesas;
- Mais recursos para a realização de investimentos importantes;
Longo prazo:
- Mais rentabilidade;
- Mais agilidade para atingir o ponto de equilíbrio;
- Facilidade para atrair investimentos.
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Tipos de gestão financeira
A postura da gestão financeira pode mudar de acordo com a finalidade ou o momento pelo qual a empresa passa. Vamos entender alguns dos tipos mais recorrentes de gestão financeira realizada pelos empreendedores.
Gestão de caixa
A gestão do caixa é a gestão do dia a dia: entrada e saída de recursos. É preciso ter dinheiro em caixa para comprar estoque, pagar despesas e dívidas que vencem agora, remunerar funcionários e todos os outros passivos da empresa. É também a gestão do dinheiro que entra na conta e a devida destinação de cada centavo para seus destinos estratégicos.
Gestão de investimentos
Se a gestão do caixa é a gestão do presente, a gestão de investimentos é a gestão do futuro. Parte dos recursos de uma empresa de sucesso precisam ser destinados a investir em seu crescimento e na otimização de suas operações. Isso inclui o planejamento da compra de novos ativos, a gestão dos investimentos já realizados (e seus resultados) e a tomada de decisões sobre o uso dos recursos no médio prazo.
Isso também inclui a gestão dos investimentos vindos de fora. Antes mesmo de fechar um investimento de terceiros, o seu marketplace precisa ter clareza de como será aplicado cada centavo recebido do investimento e qual deve ser o retorno deste aporte.
Gestão de crise
Ninguém quer passar por uma crise. Mas se ela vier, é preciso saber o que fazer. A gestão de crise é um gerenciamento de emergência que, por vezes, as empresas precisam fazer. Crises quase sempre vem sem aviso. Por isso, a tomada de decisões aqui se torna ainda mais importante.
Pense na pandemia, por exemplo. A pandemia obrigou milhões de empresas a fazer uma gestão de crise. Quem não conseguiu gerenciar seus recursos durante este período com estratégica, infelizmente acabou fechando as portas ou perdendo muito dinheiro.
Conceitos principais
Vamos falar agora de alguns dos conceitos mais usados no universo da gestão financeira:
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa representa todo o dinheiro que passa por sua empresa. Ou seja, todo o dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai em determinado período. Ele pode ser observado de maneira ampla para todo o negócio ou a partir de projetos específicos.
O fluxo é muito utilizado como um termômetro de saúde financeira do marketplace, mas também pode ser utilizado para aferir o valor de uma empresa. Há diversas metodologias de cálculo do fluxo de caixa, por isso, é preciso entender qual a intenção do fluxo a fim de determinar uma forma de estipulá-lo.
Capital de giro
O capital de giro é o dinheiro utilizado no cotidiano da operação do negócio. Ele serve para pagar estoque e por serviços realizados de maneira não recorrente ou planejada. Também é usado para pagamento de salários e despesas.
Muitas empresas acabam reduzindo seus lucros e dividendos para manter mais recursos no capital de giro. Ainda que o dinheiro esteja na conta da empresa, ele pode ser usado a qualquer momento. É uma ação que ajuda na saúde financeira do marketplace para manter uma operação de qualidade.
Ativos e passivos
Ativos e passivos, na verdade, são dois conceitos contábeis. Mas, na verdade, eles são bastante simples:
Ativo é tudo o que pode ser trocado por dinheiro e gerar entrada de recursos: imóveis, maquinários, automóveis, capital humano, títulos de dívida, ações, debêntures e outros papéis, etc.
Passivo é tudo o que pode gerar saída de dinheiro do caixa: dívidas, despesas, depreciação, amortização, bens em penhora, valores contingenciados para processos judiciais, impostos e outros.
Metas de Marketing
Marketing e finanças andam sempre de mãos dadas. Primeiro porque o marketing representa um custo (na verdade, um investimento) para o marketplace. E segundo porque todas as ações de marketing possuem reflexo financeiro. Basta observar alguns indicadores:
- CAC – Custo de aquisição por cliente
- LTV – Valor de tempo de vida do cliente
- CPC/CPL – Custo por clique/lead
- Entre outros.
Metas de faturamento/vendas
Assim como o marketing, as vendas possuem metas. Bons resultados em vendas vão resultar em mais faturamento para a empresa. O faturamento representa toda a entrada de receitas da empresa proveniente de vendas. Metas determinam o quanto se deseja vender em determinado tempo.
Como fazer a gestão financeira de um marketplace?
Para você, que tem um marketplace, veja algumas dicas de como realizar uma gestão financeira eficiente do seu negócio.
Separe as finanças do negócio
Um aspecto muito importante para uma boa gestão financeira é separar as finanças da empresa das suas finanças pessoais. Além de simplificar e tornar a gestão mais lógica, essa ação também protege os seus bens familiares em caso de problemas financeiros com o CNPJ.
Defina um pró-labore
O pró-labore é a remuneração que o empreendedor recebe a partir de sua atuação como proprietário/sócio e gestor da empresa. Diferentemente do lucro, que só é distribuído quando obtido, o pró-labore é como um salário, pago mensalmente. Por isso, diferentemente dos lucros e dividendos, sobre o pró-labore incide imposto de renda. Portanto, fique ligado. Defina um valor suficiente para suas contas, mas que não prejudique os resultados do negócio.
Crie um planejamento estratégico
Gestão não é nada sem planejamento. Por isso, monte um planejamento estratégico assertivo para o seu marketplace. Leve em conta o futuro, suas metas e objetivos, a influência da concorrência e as características conjunturais do mercado e aspectos similares. Nós temos um artigo sobre planejamento estratégico que detalha profundamente como você pode criar um documento como este para seu negócio!
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O planejamento, naturalmente, envolve a definição de metas:
Metas de Faturamento
Quanto sua empresa espera vender por mês? Definir metas não se faz do nada ou a partir da intuição. Metas são definidas de maneira estratégica. Note que neste caso, a responsabilidade por bater a meta não é apenas do comercial, mas também da gestão central da empresa, responsável por gerenciar todos os recursos e proporcionar condições favoráveis ao ganho de faturamento.
Metas de Vendas
Metas costumam orientar o trabalho da equipe de vendas. Como vendas são fáceis de se mensurar, tanto a atuação como os resultados podem ser observados de maneira mais sistemática, de forma a entender se os investimentos em vendas têm dado o resultado esperado pela gestão do negócio.
Metas de Marketing
As metas de marketing conversam diretamente com as de vendas. Se o marketing não faz um bom trabalho, é bem possível que as vendas sejam severamente prejudicadas. Por isso, a gestão financeira destes dois setores precisam ser totalmente alinhadas e definidas em conjunto.
Metas de um Marketplace
Estas metas dizem respeito ao marketplace como um todo. Ou seja: como a empresa se vê em determinado tempo? Algumas metas podem ser estabelecidas para um marketplace, tais quais:
- Crescer o marketshare em 5% em um ano;
- Aumentar o número de sellers em 10% ao mês;
- Reduzir o prazo médio de despacho das encomendas em pelo menos 1 dia;
- Entre outros.
Registre todas as movimentações
As melhores decisões tomadas na gestão financeira são aquelas baseadas em planejamento, estratégia e, principalmente, dados precisos. Tenha a certeza que todas as movimentações financeiras realizadas em sua empresa sejam devidamente registradas. A origem e o destino do dinheiro, bem como a descrição da transação em si.
Pode parecer bobagem, mas milhares de empresas fecham as portas porque parte do dinheiro “some” sem saber como ele foi desaparecer. Isso é falta de registro, o que dificulta a investigação em casos de desvios e outros problemas.
Utilize uma ferramenta de gestão financeira
Não convém realizar a gestão financeira utilizando papel e operações manuais. Por isso, é recomendável contratar uma ferramenta de gestão financeira que apoie a sua tomada de decisões e dê uma visão ampla sobre todo o dinheiro que circula pelo marketplace. Empresas deste tipo podem realizar milhares de transações de compra e rateio por dia. Por isso, escolher os parceiros corretos pode fazer a diferença para a sua gestão.
Acompanhe os resultados
Não basta gerar dados e métricas. A gestão financeira exige o constante monitoramento e acompanhamento dos resultados. É preciso entender quais têm sido os acertos e os erros do marketplace sob o ponto de vista financeiro. Assim, a empresa pode prever falhas, corrigir erros, modificar estratégias e perseguir melhores resultados até mesmo nas ações positivas. Veja alguns resultados estratégicos para manter um acompanhamento sistemático:
Planejado X Realizado
Você certamente já viu algum meme do estilo “expectativa x realidade”. Aqui se faz algo parecido. Montam-se gráficos e relatórios que comparam os resultados planejados para determinados períodos com os valores que realmente foram atingidos na operação do marketplace.
Costuma-se montar um gráfico de duas linhas em que uma representa o planejado e a outra o realizado. Assim, pode-se ter uma comparação mais visual dos resultados e da sua rentabilidade.
Faturamento
Monitorar o faturamento é fundamental sempre. Mas vale lembrar que faturamento e receita não são a mesma coisa. Faturamento é tudo aquilo que a sua empresa fatura a partir de suas atividades-fim. Ou seja, a venda de produtos ou serviços.
Se a sua empresa ganhar uma ação na Justiça e receber uma indenização por isso, o valor recebido será receita, mas não será faturamento.
Lucro líquido
Lucro líquido é o dinheiro resultante da operação do seu negócio, já deduzidos todos os descontos possíveis: custos, despesas, impostos e outros. É o dinheiro que você e seus sócios irão embolsar. Embora a empresa pague imposto sobre o lucro, você, pessoa física, não paga imposto de renda sobre os lucros recebidos. Monitore os valores e entenda se a sua empresa não pode dar mais lucro mesmo com o mesmo volume de vendas.
Margem de lucro
A margem de lucro é a porcentagem que a empresa lucra em comparação à receita. Se sua receita é de R$ 1 milhão, mas o lucro é de R$ 100 mil, sua margem de lucro está em 10%. Este é outro indicador chave de sucesso (KPI) para a maioria dos empreendimentos.
Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio – ou break even – é o momento no qual a empresa deixa de dar prejuízo para se tornar lucrativa. A maioria das empresas nasce “no vermelho”, uma vez que são resultado de empréstimos ou investimentos. Leva tempo até que a empresa consiga, de fato, se pagar. Este indicador monitora quanto falta para atingir o break even.
Tempo de ROI
O ROI (retorno sobre investimentos) é outro indicador essencial para a gestão empresarial. Ele estima quanto o empreendedor está tendo de lucro com base no dinheiro investido previamente. Mas, além disso, também é possível estipular quanto tempo levará até que o gestor receba este retorno. Às vezes pode demorar bastante. Vale sempre acompanhar.
Conclusão
Gestão financeira é sempre um desafio. Mas com conhecimento, planejamento e estratégica ela se torna um desafio muito mais fácil de se superar. Por isso, recomendamos que você se aprofunde nos aspectos relativos à gestão financeira para tomar decisões mais assertivas. Isso trará longevidade e bons resultados ao seu marketplace.
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