O Gross Merchandise Volume (GMV ou Volume Bruto de Mercadorias) é uma métrica importante usada por diversas empresas que possuem marketplaces. O GMV é um indicador importante da demanda do cliente e pode ajudar as empresas a tomar decisões mais informadas sobre estratégias promocionais e de marketing.
Por isso, neste artigo vamos explicar o que é GMV, qual é a sua importância e veremos algumas dicas para aumentá-lo no seu negócio. Por isso, acompanhe conosco!
Sumário
O que é GMV?
Qual a importância do GMV para uma empresa?
Como calcular o GMV?
Exemplo de GMV
Diferenças entre GMV no B2C e no B2B
Limitações do Gross Merchandise Volume
Indicadores complementares ao GMV
Como escalar o GMV com um Marketplace próprio?
Conclusão
O que é GMV?
Como dissemos na introdução, GMV significa Volume Bruto de Mercadorias, que é o valor total das mercadorias vendidas por meio de uma plataforma de marketplace ou e-commerce em um dado período de tempo. Ele é calculado multiplicando o número de itens vendidos pelo preço de cada item, basicamente.
Qual a importância do GMV para uma empresa?
O GMV é importante para as empresas porque serve como um indicador da demanda de seus clientes por seus produtos e serviços, o que pode ajudá-las a entender o desempenho de seus negócios e a tomar melhores decisões sobre suas estratégias futuras, movimentações do mercado, tendências de consumo, produtos que dão prejuízo, entre outros.
Além disso, pode ser usado para rastrear o sucesso de campanhas promocionais e de marketing, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias de acordo. Por fim, como você verá em tópicos seguintes, o GMV pode ser associado a outros indicadores para dar uma perspectiva mais precisa sobre o desempenho do negócio.
Como calcular o GMV?
Para calcular o GMV, na verdade, é um processo bem simples. Você precisa multiplicar o número de itens vendidos pelo preço de cada item. Por exemplo, se sua plataforma de marketplace vendesse 10 itens por R$ 100 cada, o GMV seria de R$ 1.000 (10 x R$ 100).
Para obter o GMV total, basta considerar o mesmo cálculo para todos os produtos que o seu marketplace vende. Isso pode ser um processo bastante complexo de se fazer manualmente, caso o seu marketplace seja mais generalista. Por isso, este indicador normalmente é gerado de maneira automática por softwares de gestão.
Exemplo de GMV
Veja a seguir três exemplos reais de GMV, de acordo com divulgações oficiais das corporações. Empresas de capital aberto normalmente divulgam GMV e dados similares em relatório trimestrais:
1. Ebay: o marketplace americano reportou um GMV de US$ 17.72 bilhões no terceiro trimestre de 2022, o último dado disponível. Na comparação com os 12 meses anteriores, o GMV da empresa caiu aproximadamente 11%.
2. Mercado Livre: o Mercado Livre registrou um GMV de US$ 2,7 bilhões no terceiro trimestre de 2022. Foi o recorde de faturamento da companhia em toda a sua história.
3. Shopee: não foi possível rastrear o GMV do terceiro trimestre da Shopee. Mas a última informação divulgada, o acumulado entre o primeiro e segundo trimestre de 2022, apontava GMV total de cerca de US$ 19,5 bilhões.
Diferenças entre GMV no B2C e no B2B
A principal diferença entre os GMVs B2B e B2C é que os GMVs dos marketplaces B2B geralmente envolvem tamanhos de pedidos maiores e prazos de pagamento mais longos, enquanto os GMVs dos marketplaces B2C geralmente são menores e envolvem prazos de pagamento mais curtos.
Além disso, os GMVs B2B geralmente são mais complexos e exigem mais análise de dados para entender seu desempenho, também por envolver vendas recorrentes que podem “maquiar” resultados.
Isso não quer dizer que não possam haver complexidades no setor B2C, especialmente em tempos de crise. A recente crise causada pelo calote e “sumiços” tributários das Lojas Americanas (um marketplace B2C) ainda promete mexer com o mercado. Acostumada a pagar encomendas de ovos de páscoa a fornecedores com 30 a 45 dias de prazo, a loja teve que pagar pedidos à vista ou antecipadamente para garantir o estoque.
Dica: acesse nosso E-book sobre Marketplace B2B e saiba tudo sobre esse modelo de negócio!
Limitações do Gross Merchandise Volume
GMV é uma métrica útil, mas tem algumas limitações. Por exemplo, não leva em consideração os custos associados à execução de uma plataforma de marketplace, como taxas de processamento de pagamentos e custo dos produtos vendidos. Além disso, não fornece nenhum insight sobre a satisfação do cliente ou a qualidade dos produtos vendidos.
Em resumo, ela funciona bem como um indicador comercial e até mesmo financeiro. Mas não vai muito além disso sem ser associada a outras métricas. Por isso, os indicadores complementares mencionados a seguir são de grande ajuda.
Indicadores complementares ao GMV
Veja só algumas métricas que comumente são associadas ao GMV para dar um retrato mais fiel sobre os resultados da empresa para além da entrada de receitas:
Taxa de conversão
A taxa de conversão é uma métrica que mede a porcentagem de visitantes que fazem uma compra em na sua plataforma de marketplace. Ela é calculada dividindo o número de pedidos pelo número total de visitantes. Um índice de conversão mais alto indica que uma porcentagem maior de visitantes está fazendo compras na plataforma dentre os usuários totais.
Ticket médio
O ticket médio das vendas do marketplace é o valor médio gasto por pedido. É calculado dividindo o GMV total pelo número de pedidos. Essa métrica é útil para entender o tamanho médio da compra em uma plataforma e pode ajudar a identificar tendências nos gastos do cliente.
Obviamente, se o ticket do cliente for maior, também é melhor para o negócio, embora algumas empresas tenham suas vendas centradas em produtos de menor custo agregado.
CAC
Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é o custo total de aquisição de novos clientes, ou seja, quanto a empresa gasta para conquistar um cliente novo. Isso inclui todas as despesas de marketing e publicidade, bem como o custo de vendas e pessoal de atendimento ao cliente.
O CAC é uma métrica importante para determinar a lucratividade de um negócio e pode ajudar a informar as decisões sobre a estratégia de marketing. Se a sua receita está alta, mas o CAC está fora de controle, é um péssimo sinal.
NPS
O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica usada para medir a fidelidade e a satisfação do cliente. É calculado pedindo aos clientes que avaliem sua experiência em uma escala de 0 a 10, com pontuações mais altas indicando níveis mais altos de lealdade.
Em muitos casos, o NPS é calculado pedindo ao cliente qual a probabilidade de ele indicar a empresa para outra pessoa, entendendo assim, quando um cliente pode ser um promotor da marca. O NPS é uma métrica importante para entender o sucesso de um negócio e pode ajudar a informar futuras estratégias de marketing e atendimento ao cliente.
LTV
Lifetime Value (LTV) é uma métrica que mede a receita total que um cliente gerará ao longo de seu relacionamento com uma empresa. É calculado multiplicando a receita média por cliente pela duração média do relacionamento com o cliente. Exemplo: um cliente que gasta R$ 100 por ano ao longo de dez anos tem um LTV de R$ 1.000.
O LTV é uma métrica importante para entender o valor de longo prazo dos clientes e pode ajudar a informar decisões sobre estratégias de marketing e retenção de clientes. Afinal, um cliente fiel custa muito menos para a empresa do que a aquisição de um novo comprador, quase sempre.
Churn
Churn, também chamado de taxa de abandono, é uma métrica que mede a taxa na qual os clientes param de usar um produto ou serviço. É calculado dividindo o número de clientes que deixaram de usar o produto ou serviço pelo número total de clientes.
Para quase qualquer modelo de negócio, em especial para marketplaces, que são empresas com grandes e diversos grupos de clientes, uma certa porcentagem de churn é normal. No entanto, se ele ultrapassa o padrão esperado, é necessário ligar o sinal de alerta.
Como escalar o GMV com um Marketplace próprio?
Existem várias maneiras de aumentar o GMV do seu negócio ao criar o seu próprio marketplace. Dá uma olhada em algumas opções possíveis:
- Otimizar seu site para conversões: a sua plataforma precisa ser orientada para a conversão do cliente. Oferecer uma experiência simples, atraente e que conquiste o consumidor. Que faça ele querer clicar em comprar.
- Oferecer descontos e promoções: também é importante fazer o cliente “sentir no bolso”. Descontos e promoções sempre atraem mais vendas.
- Melhorar o atendimento ao cliente: atendimento ao cliente é fundamental não só para conquistar compradores, mas manter a base já fidelizada.
- Investir em marketing e publicidade: se o bom atendimento fideliza e mantém próximo, o marketing e a publicidade ajudam mais pessoas a saber que a sua empresa existe.
- Melhorar a qualidade dos produtos e serviços que oferece: um marketplace depende diretamente dos vendedores para oferecer produtos e serviços de qualidade. Por isso, filtros e escolhas estratégicas de sellers podem fazer a diferença.
- Fornecer uma experiência de pagamento simples e amigável: mesmo depois de optar por uma venda, um cliente pode acabar mudando de ideia se a estrutura de pagamento for complexa e obsoleta. Facilite a vida do seu cliente – e a sua também!
Se você possui ou já atua em uma empresa consolidada – seja de um formato analógico ou digital – criar o seu próprio marketplace pode ser a melhor decisão a se tornar para os seus resultados. Haja vista que os marketplaces tiveram o dobro do GMV dos e-commerces em 2020, em plena pandemia – e a tendência é de crescimento.
Dica: saiba como criar um marketplace próprio para sua empresa neste checklist completo!
Conclusão
O GMV é um indicador levado em conta pela maioria dos marketplaces e e-commerces de sucesso. Além de fornecer um retrato fiel das vendas, ele pode ser associado a outros indicadores para basear tomadas de decisões estratégicas. Use uma plataforma que ajuda a sua empresa a escalar o GMV independentemente do que o seu negócio venda.
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