O empreendedorismo é um caminho para que diversas pessoas atinjam independência financeira e sucesso pessoal. Mas o que define e o que leva um profissional a se tornar um empreendedor de sucesso? Quais as inspirações, riscos e potenciais mais aplicados quando se vai empreender?
Neste conteúdo, vamos falar sobre diversos aspectos que circundam e dizem respeito aos hábitos, saberes, características e comportamentos dos empreendedores de sucesso. Se você quer entender melhor sobre os acertos destas pessoas extraordinárias, recomendamos a leitura de nosso material até o fim. Vem com a gente!
O que é ser um(a) empreendedor(a) de sucesso?
Antes de mais nada, precisamos falar sobre o que é ser um(a) empreendedor de sucesso. Para começar, empreender não é um dom. Ninguém nasce sabendo criar um negócio. Todas as pessoas têm capacidade e potencial de se tornarem empreendedoras, por meio do desenvolvimento das suas habilidades.
Nesse sentido, é fundamental ter um mindset de crescimento. Além disso, mesmo que você não abra uma empresa, ter um pensamento empreendedor é muito relevante no mercado de trabalho, por exemplo.
Afinal, o que é ter sucesso no empreendedorismo? Isso depende da sua visão sobre sucesso, pois esse conceito pode ser bastante relativo. Para alguns, ele é mensurado a partir do faturamento da empresa. Para outros, ele se refere ao impacto que o negócio gera no mundo. Independente disso, o empreendimento deve ser viável, para permitir o alcance de quaisquer que sejam os objetivos.
Ainda, vale destacar que empreendedores de sucesso não se baseiam nas chamadas “métricas de vaidade”. Isto é, não adianta focar em dados vagos, como o número de curtidas nas redes sociais. É preciso saber se, de fato, esses números trazem resultados para a sua empresa.
Portanto, utilize métricas confiáveis, realize testes e tenha objetivos e estratégias previamente estabelecidos. Até porque, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, não é mesmo?
Empreender é questão de talento?
Muitas pessoas reproduzem o senso comum ao dizer que “empreender é dom, é talento” – como se fosse algo totalmente dado no nascimento. Porém, estudos com milhares de empreendedores de sucesso mostram que a história não é bem por aí.
Teoria das necessidades adquiridas
A Teoria das Necessidades Adquiridas afirma que todos os seres humanos desenvolvem socialmente, ao longo do tempo, três principais necessidades: a de realização, a de afiliação e a de poder.
- Realização: é a crescente necessidade de obter sucesso, êxito e prazer no que faz. Sentir-se realizado pessoal e profissionalmente;
- Afiliação: a necessidade de se unir a pessoas com causas comuns e/ou com grupos por meio de afeição ou sintonia de interesses;
- Poder: a necessidade de deter a capacidade de influenciar ou até mesmo controlar as decisões de grupos de pessoas afins.
Todas as pessoas de uma sociedade possuem essas necessidades, porém, em diferentes níveis. É na balança dessas necessidades que vem a predileção de uma pessoa em empreender, se tornar líder ou apenas manter um caminho de subordinação – dentre infinitas possibilidades.
Quem empreende tende a ter doses maiores das necessidades de realização e poder, mas com doses generosas de afiliação para um empreendedorismo responsável.
Teoria das Características Comportamentais Empreendedoras (CCEs)
Esta teoria foi desenvolvida pelo psicólogo David McClelland. Segundo ele, existem 30 características comportamentais empreendedoras (CCEs) que são empregadas na fundação, gestão e operação de empreendimentos e/ou grandes projetos. Os empreendedores de sucesso, para ele, utilizam com frequência e com intensidade várias destas CCEs.
As CCEs são divididas em dez grupos, sendo eles:
- Busca de oportunidade e iniciativa;
- Persistência;
- Correr riscos calculados;
- Exigência de qualidade e eficiência;
- Comprometimento;
- Independência e autoconfiança;
- Persuasão e networking;
- Busca de informações;
- Estabelecimento de metas;
- Planejamento e monitoramento sistemáticos.
Como você verá a seguir, algumas pessoas possuem predisposição a ter algumas destas características de forma inata. Mesmo assim, é possível desenvolvê-las também com treino, estudo e preparação.
Dica: veja nosso webinar e descubra como desenvolver as habilidades necessárias para ser um empreendedor de sucesso.
Por que empreender?
Mas o que motiva uma pessoa a empreender? Será que realmente vale a pena? Veja alguns bons motivos para que você também se torne um empreendedor de sucesso.
Independência profissional
Trabalhar para si mesmo – ser o(a) próprio(a) chefe. Essa é uma das principais motivações que levam milhares de pessoas a empreender. Diversas pessoas enxergam em si grande potencial de crescimento, têm boas ideias e veem um gap de negócio, mas às vezes estão engessadas e limitadas pela estrutura corporativa de empresas onde trabalham.
Ou, ainda, as pessoas podem estar insatisfeitas com a chefia, com o salário ou com as condições de trabalho como empregado. Logo, veem a oportunidade de tomar as rédeas da própria carreira e do próprio trabalho.
Flexibilidade
A independência profissional também possui outra consequência direta: a flexibilidade. O empreendedor pode trabalhar nas horas e dias que julgar mais conveniente, tirar férias quando quiser, delegar funções a outros profissionais e distribuir suas rotinas de forma a não sobrecarregar sua rotina.
Contudo, já advertimos: há momentos em que empreendedores precisam trabalhar mais do que um funcionário colaborador. Afinal, ele é dono do próprio negócio. Em momentos de crise, mudanças e expansões, a carga de atividades pode aumentar muito.
Propósito e satisfação
Mas não é só pela independência e flexibilidade que algumas pessoas empreendem. Muitos empresários se lançam nas aventuras do empreendedorismo porque tem sonhos e realmente acreditam no propósito o qual estão investindo. Empreender com propósito, inclusive, pode ser o combustível extra para que um empreendedor de tudo de si e tenha ainda mais sucesso.
Retorno financeiro
Naturalmente, todo mundo que empreende está visando o lucro – ainda que empreenda com propósitos extremamente nobres. E, de fato: empreender pode dar muito mais dinheiro do que trabalhar como um funcionário de alguém. Como funcionário, o seu limite é o teto salarial da empresa. Como empreendedor, não há limites. O lucro é livre.
Contudo, é sempre importante lembrar que os riscos são proporcionais às chances de lucro. Por isso, o empreendedor precisa sempre se preparar e tomar passos com riscos calculados.
Aprendizado constante
Empreender não é uma atividade inerte. Enquanto muitos colaboradores possuem uma carreira estável realizando mais ou menos as mesmas atividades todos os dias, o empreendedorismo impõe uma série de desafios diferentes ao longo do tempo a quem se compromete com esta atividade.
E isso tem um efeito extremamente positivo nos empreendedores: são pessoas que adquirem a capacidade de aprendizado constante, grande resiliência, abertura a novos saberes e disposição para absorver experiências das mais diversas fontes. Empreender também é um exercício intelectual.
Habilidades de empreendedores de sucesso
Agora que você já sabe que sucesso é um conceito que pode variar, vamos às habilidades empreendedoras:
Propósito
Em um primeiro momento, o seu objetivo com o negócio pode até ser somente ganhar dinheiro. Porém, se não há um propósito maior por trás disso, é provável que a empresa não dê certo. Inclusive, as chamadas organizações exponenciais têm sempre um propósito transformador massivo. Ou seja, em vez de simplesmente vender, você precisa pensar em resolver um problema ou desejo do seu cliente, além de ter valores estabelecidos para o empreendimento.
Criatividade
Quem tem sucesso no empreendedorismo, com certeza tem uma boa capacidade criativa. Isso porque, no dia a dia de uma empresa, é necessário inovar, experimentar e propor soluções diferentes para os problemas que surgem. Se você é uma pessoa que gosta de fazer as coisas sempre do mesmo jeito, talvez deva tentar ser mais criativo(a) no cotidiano.
Também quero te lembrar que a criatividade também não é um dom. Tal habilidade envolve estudo e repertório. Relacionar-se com diferentes pessoas e não ter medo de errar também são atitudes que podem te ajudar a criar coisas novas.
Atitude
De nada adianta ter boas ideias se você não colocá-las em prática. Por isso, ter atitude é fundamental para quem empreende. Essa habilidade também está relacionada a ter uma postura realista. Ou seja, é preciso avaliar quais meios e recursos você possui à disposição para agir.
Então, mais do que meros sonhadores, os empreendedores são executores. Eles colocam a mão na massa, testam suas ideias e validam hipóteses. Resumindo, é a boa e velha ideia do “vai lá e faz”!
Mentalidade enxuta
É essencial ser enxuto para economizar os seus recursos ao máximo, mas mesmo assim, entregar um resultado acima da média. Você já deve ter escutado coisas como “melhor feito do que perfeito” ou “erre rápido e corrija rápido”.
Todas essas frases deixam claro o mindset de startup, de quem faz com pouco, e não tem medo de errar. Lembre-se que se você nunca vai se sentir totalmente pronto para lançar o seu produto, então, por que não lançar hoje? Assim, você identifica logo o que está errado e precisa ser desenvolvido.
Dica: descubra o passo a passo para criar a sua startup neste guia completo!
Persistência
Ter coragem para começar e tirar o projeto do papel é uma parte muito importante da trajetória de empreendedores de sucesso. Porém, também é indispensável ser persistente para continuar e encarar os desafios.
Como já falamos, criar um negócio envolve diversos processos de tentativa e erro. Dessa forma, você precisa ser resiliente, estando disposto a rever o modelo de negócios, experimentar outras soluções, ou até mesmo recomeçar tudo.
Aprendizado constante
Em qualquer profissão, é importante estar atualizado(a) e aprender novas técnicas e competências. Para empreendedores de sucesso isso é ainda mais relevante. Afinal, muitas vezes você cria uma empresa completamente sozinho, e precisa ter conhecimentos diversos. Principalmente no começo do projeto, se você não sabe algo, precisa ser autodidata para aprender.
Além disso, o mercado se transforma rapidamente e exige novos saberes de modo constante. Por isso, busque mentores, cursos, livros e outros conteúdos para se aprimorar.
Inquietação
Empreendedores de sucesso são pessoas inquietas e ambiciosas. Elas têm vontade de crescer e criar grandes negócios. Ou seja, no empreendedorismo, você deve ter um posicionamento proativo e estar sempre em busca de evolução. Esta habilidade está associada a não se contentar com a situação atual, buscar aprender mais e fazer acontecer.
Comunicação
A comunicação é outra habilidade crucial para quem empreende. Muitas vezes, é preciso trabalhar em equipe, fazer parcerias e networking. Além disso, é importante ser um bom vendedor, no sentido de saber se expressar bem e “vender” a sua ideia para possíveis parceiros ou investidores.
Flexibilidade
A flexibilidade é uma das habilidades mais úteis no empreendedorismo. Com ela, é possível se adaptar a cenários distintos e acompanhar o ritmo do mercado. Ainda, ela envolve estar aberta a mudanças, bem como desenvolver uma autocrítica e humildade para reconhecer os próprios erros e corrigi-los.
Inteligência Emocional
Outra competência para empreendedores de sucesso é a inteligência emocional. Aliás, esse é um assunto que está em pauta nos últimos tempos. Muitas vezes, a jornada de quem empreende pode ser desgastante e repleta de stress. Por isso, é fundamental ter controle emocional e cuidar da saúde mental. Assim, é possível lidar melhor com crises e outras situações de dificuldade no negócio.
Coragem
Finalmente, há a habilidade de ser corajoso(a). Mesmo com toda a qualificação e conhecimentos necessários, no final das contas, empreender é sempre um exercício de coragem. Criar qualquer negócio envolve alguns riscos, pois nunca é uma certeza que a sua ideia dará certo. Mas, empreendedores de sucesso tiveram coragem para se arriscar e dar o primeiro passo.
Como aprimorar habilidades e competências empreendedoras?
Você já conhece as principais habilidades e competências de empreendedores de sucesso. Mas, o que fazer para aprimorá-las? Confira 5 dicas a seguir:
1 Estude e se mantenha atualizado
Todo(a) empreendedor(a) deve estudar constantemente. Isso é essencial para adquirir novas habilidades e competências. Não tenha medo de novos cenários, aposte em cursos de especialização, técnicos, etc. Além disso, há muitos cursos que podem ser úteis para você e que fogem do usual.
Por exemplo, há cursos para aprimorar a criatividade na empresa. Ou até cursos de oratória, para empreendedores que precisam captar novos clientes com um bom pitch. Por isso, procure cursos, mentorias, livros e outros conteúdos para se aprimorar.
2 Invista em networking
Manter uma boa rede de relacionamentos também é importante. Empreendedores que cultivam o networking têm mais chances de fechar parcerias, adquirir novas experiências, aprender habilidades e competências diversas, entre outros benefícios.
Para isso, participe de seminários, feiras e eventos. Seja comunicativo e tenha sempre um cartão profissional para entregar para outras pessoas. Após isso, lembre-se de enviar mensagens e continuar cultivando bons relacionamentos.
3 Não tenha medo dos desafios
As situações desafiadoras fazem parte do cotidiano empreendedor. Por mais assustador que isso pareça, encarar desafios é uma ótima forma de adquirir novos aprendizados e aprimorar habilidades e competências.
Então, encare as situações adversas como oportunidades de aprendizado, seja profissional ou pessoal. E, procure sempre extrair o máximo de aprendizado e crescimento dessas experiências.
4 Pratique a autocrítica
Empreendedores de sucesso devem ser críticos consigo mesmos. Tente sempre reconhecer seus erros e dificuldades, pois só assim você percebe no que deve melhorar. Mas, lembre-se que também é importante celebrar seus pontos fortes.
5 Estude o seu nicho de mercado
É essencial que você, empreendedor(a), conheça muito bem o nicho de mercado em que está inserido. Dessa forma, você pode ficar de olho nas tendências e continuar se atualizando sempre. Com o tempo, você e sua marca ganharão autoridade, o que é essencial para o sucesso de um negócio.
Exemplos de empreendedores de sucesso
Separamos alguns casos de empreendedores de sucesso e como eles usaram suas habilidades para fazer a empresa dar certo:
Jeff Bezos: Amazon
A Amazon é simplesmente o maior marketplace do mundo. A empresa também oferece servidores, por meio da Amazon Web Services e streaming de filmes, com a Amazon Prime Video. O criador do negócio, Jeff Bezos, teve atitude para lançar a sua solução com os recursos que tinha à disposição.
Assim, a primeira versão da plataforma tinha uma interface extremamente simples e pouco amigável. Mas, sendo persistente para evoluir de forma constante, o empreendedor obteve sucesso.
Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia: Airbnb
Hoje, o Airbnb é um dos maiores Marketplaces de Serviço. Nathan, Brian e Joe eram estudantes de design e começaram o aplicativo a fim de conseguir dinheiro para pagar seu próprio aluguel. Eles tinham poucos recursos para empreender, mas foram inovadores ao conectar viajantes com anfitriões de forma online.
Os empreendedores também fizeram diversas ações criativas para conseguir dinheiro para investir no negócio. Por exemplo, decidiram vender caixas de uma edição especial de cereais. A ideia gerou U$30.000 de faturamento.
Marcos Galperin e Hernán Kazah: Mercado Livre
Hernán e Marcos tinham uma ideia bastante ambiciosa: fundar o “eBay da América Latina”. No início, os dois se reuniam em um escritório improvisado em uma garagem para desenvolver o marketplace. Os empreendedores também contam que são muito focados em seus objetivos, valorizam a execução e buscam a qualidade máxima do seu produto.
Magazine Luiza: Luiza Trajano
Luiza Trajano lidera o marketplace Magalu. Desde jovem, a empreendedora atuou como balconista na pequena loja de presentes da família. Já em 1992, ela teve coragem para inovar e dar início à transformação digital do negócio. Hoje, Luiza é considerada uma das três mulheres mais poderosas do Brasil, segundo a revista Forbes.
Reed Hastings e Marc Randolph: Netflix
A Netflix começou como uma espécie de delivery de DVDs. O usuário entrava no site, escolhia um filme e recebia o DVD pelos correios. Foi só em 2007, que a Netflix adotou o modelo de streaming. Os empreendedores foram flexíveis para realizar a mudança e hoje a Netflix tem um posicionamento de marca forte, criativo e uma linguagem bem alinhada ao seu público.
Conclusão
Todo empreendedor de sucesso tem o seu próprio caminho. Contudo, como você viu, eles costumam compartilhar algumas características e causas em comum. Por isso, é bacana se inspirar com os melhores e compreender o que os levou a chegar tão longe – em muitos casos, até mesmo mudando o mundo! Acredite no seu propósito, se prepare bem e bom trabalho!
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