O universo do e-commerce e dos marketplaces continua evoluindo dia após dia. Isso se dá tanto na ponta da cadeia (o contato com o cliente), mas também ocorre nos bastidores, o que envolve diretamente quem empreende no setor. Uma das tendências mais recentes são as plataformas de headless commerce, um conceito que ainda está em implementação, mas que promete ótimos resultados.
Neste texto, vamos falar o que é headless commerce, explicar suas vantagens e contar como esta tecnologia pode tornar a experiência de clientes, vendedores e donos(as) de marketplaces ainda mais completa. Convidamos você a nos acompanhar!
O que é headless commerce
Antes de entendermos o que é headless commerce, precisamos entender alguns conceitos básicos de tecnologia da informação:
- Front-end: a aparência de um sistema que os usuários vêem e interagem diretamente.
- Back-end: a estrutura de dados, códigos e programações que sustenta toda a plataforma e comanda o funcionamento do front-end.
- API: estrutura de dados que permite a integração entre dois ou mais sistemas mediante o compartilhamento de códigos escritos em linguagem comum.
Dessa forma, um sistema de e-commerce comum é formado por um back-end (corpo) e um front-end (cabeça) que são totalmente conectados e dependentes um do outro. Qualquer alteração realizada em um destes terá interferência sobre a outra parte do sistema.
O headless commerce (comércio sem cabeça), no inglês, é uma plataforma sem front-end nativo, mas cujo back-end é extremamente adaptável a qualquer front-end desenvolvido para ele e a integração entre os ambientes é feita via API.
Confira neste vídeo a explicação do nosso CEO, Luis Ribeiro, sobre o que é e as principais vantagens de ter um sistema headless commerce!
Diferença entre headless commerce e e-commerce tradicional
A principal diferença entre o e-commerce tradicional e o headless commerce está justamente nesta ausência de front-end obrigatoriamente associada ao back-end. Vai ficar mais clara a diferença quando pensarmos nos impactos que elas implicam, como explicaremos a seguir.
Supondo que seja necessário realizar alguma alteração no funcionamento da aparência e do fluxo de pagamentos da plataforma. Em um e-commerce tradicional seria um processo bastante trabalhoso, que demandaria alterações profundas de código no back-end do sistema. Nada impossível, mas que custa tempo, expertise e com bastantes restrições dadas as características nativas da programação utilizada.
Em um headless commerce, essas alterações seriam facilmente realizadas diretamente no front-end do sistema, que comunicaria as alterações de forma e de comportamento do sistema ao back-end headless via API. Como a plataforma headless é altamente customizável e adaptativa, ela atenderia ao novo funcionamento automaticamente.
Como funciona o headless commerce?
Muito se diz no mercado que o headless commerce é a tecnologia do futuro dos e-commerces e marketplaces. Especialmente, porque ela apresenta relativa facilidade ao ser aplicada em novos conceitos de tecnologia como a internet das coisas (IoT), a Inteligência Artificial e a realidade aumentada. Mas por que, exatamente, isso faz sentido?
O e-commerce está em cada vez mais dispositivos diferentes. Além de computadores, smartphones e tablets, ele também chegou aos alto-falantes inteligentes, smartwatches, totens automáticos, pontos de venda presenciais, dispositivos com Alexa e muitos outros. Imagine o desafio de desenvolver um front e um back-end para cada dispositivo?
O headless commerce proporciona apenas um back-end unificado para toda interação de dados que o e-commerce possa ter, bastando que os diferentes front-ends desenvolvidos para cada dispositivo interajam via API com a base de dados do sistema, reduzindo custos e proporcionando uma integração muito mais completa.
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Por que usar o headless commerce no seu negócio?
Veja alguns bons motivos pelos quais você já deve começar a implementar o headless commerce no seu negócio desde já!
Flexibilidade
Uma das grandes vantagens do headless commerce é a flexibilidade e a versatilidade da plataforma, que pode ser usada de diferentes formas sem a necessidade de grandes alterações estruturais e isso para qualquer suporte de venda de maneira integrada.
Customização
Em uma plataforma headless, o processo de customização oferece muito mais possibilidades e é realizado de forma mais ágil e completa. O e-commerce tradicional tem limitações de customização (a não ser que se altere toda a plataforma, até mesmo em seu código fonte). A possibilidade de customizar sem programar o back-end é um benefício enorme para a operação do seu negócio.
Integrações facilitadas via API
Como mencionamos, o headless commerce permite fácil integração com diversos front-ends via API. Mas isso não se restringe às tecnologias e plataformas utilizadas apenas por sua empresa: você terá processos de integração muito mais práticos também com empreendimentos parceiros. Por exemplo: gateways de pagamento, operadores de conteúdo, plataformas de analytics e outras.
Agilidade para fazer mudanças
Dada a facilidade de customização que não exige alterações complexas no back-end do código fonte de sua plataforma, fazer mudanças na operação do negócio como um todo se torna mais fácil e mais rápido.
Sabemos que no mundo dos negócios virtuais, as demandas do público podem mudar rapidamente. Por isso, a habilidade de fazer mudanças rápidas em seu empreendimento é sem dúvida um grande trunfo.
Base de dados única
Outro desafio, para quem tenta operar um comércio com diferentes modais de venda, é a descentralização de dados. Se você tiver um e-commerce, mas também vender produtos em um marketplace, já terá de utilizar uma solução a mais para unificar os dados destas duas plataformas.
Não é o caso do headless commerce. Não importa em quantas plataformas ou dispositivos diferentes esteja operando o marketplace. As bases de dados serão unificadas em um só local. Muito mais facilidade para a gestão e eventuais manutenções.
Evolução constante
O headless commerce é uma tecnologia relativamente recente, cujos usos estão sendo profundamente desenvolvidos e evoluídos constantemente. A Amazon mesmo é uma das corporações que utiliza esta tecnologia e atua para desenvolvê-la internamente a fim de torná-la cada vez mais completa e eficiente para o e-commerce do futuro.
O e-commerce tradicional, por sua vez, provavelmente está próximo de atingir o seu limite estrutural, passando apenas por inovações incrementais. Por isso, faz sentido pensar que o headless commerce é o futuro do setor.
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Omnichannel
O headless commerce tem sido visto como uma tecnologia fundamental para a implementação de uma verdadeira experiência omnichannel. Ou seja, o formato em que o cliente terá infinitas possibilidades e uma experiência de imersão em diversas formas de compra integradas pela mesma marca.
O omnichannel já tem sido experimentado por empresas com operação física, e-commerce, marketplace, vendas por redes sociais e outros modais, mas essa experiência ainda não é considerada totalmente omnichannel visto que ela não integrou muitos dispositivos como wearables e experiências de maior imersão no metaverso, além do uso intensivo de tecnologia nos pontos de venda físicos.
O headless commerce vai permitir uma integração muito mais completa e simplificada entre estes diferentes pontos de venda. Mais informação, imersão e relacionamento com clientes cada vez mais exigentes.
Economia de tempo em TI
Com todas essas características que mencionamos até aqui, fica evidente que o headless commerce age “nos bastidores” para facilitar a programação e a gestão do TI do seu negócio, sempre com a finalidade de melhorar a experiência dos seus clientes e, é claro, otimizar os resultados do negócio: redução de custos, mais agilidade, menos falhas e bugs, menor demanda de trabalho para o suporte, entre outras qualidades.
Como ter um headless commerce?
Para ter um headless commerce, você pode contratar soluções já desenvolvidas pelo mercado, oferecidas por empresas de tecnologia. Há diversas opções, a maioria produzidas fora do Brasil, mas que podem ser também aplicadas a soluções e plataformas utilizadas em nosso país. Conheça as opções e entenda qual faz mais sentido para o seu negócio.
Um efeito colateral da contratação de um headless commerce é que a empresa irá te proporcionar apenas o back-end customizável. O front-end ficará a cargo de desenvolvimento próprio por parte de sua empresa. Você também tem opções mais tradicionais onde se pode encontrar a plataforma já pronta para operar.
Conclusão
O headless commerce é uma das tendências para se acompanhar no mercado da tecnologia e das vendas. Se você tem ou pretende abrir um novo negócio digital, como um marketplace, convém entender se utilizar este modelo faz sentido para o seu negócio. Por isso, coloque na ponta do lápis e tome as melhores decisões com planejamento.
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