Introdução
Quem nunca pegou um Uber, não é mesmo? Você sabia que esta empresa, na verdade, é um marketplace? Neste texto, iremos contar mais detalhes sobre a história Uber e como este empreendimento com uma ideia bastante simples acabou se tornando um dos principais marketplaces do mundo.
Sabe o que é o melhor de tudo? Você pode abrir uma empresa com um modelo semelhante ao Uber e ter muito sucesso. Quer entender melhor como isso é possível? Então, acompanhe conosco!
O que é o Uber?
Uber marketplace é um aplicativo de transportes individuais. O Uber é considerado um marketplace porque a empresa, em si, media a relação entre motoristas e passageiros. Mas, nestes casos, o motorista não é um funcionário da Uber. Aqui, ele atua como um prestador de serviços autônomo, dono inclusive de seu próprio carro.
A Uber chegou com grandes impactos no transporte individual das médias e grandes cidades no Brasil e no mundo. Assim, ela colocou em xeque o modelo de negócio dos taxistas e ao mesmo tempo deu a oportunidade para muito mais gente contratar este tipo de serviço. Tudo isso usando uma plataforma simples e acessível.
Por isso, dentro do universo dos marketplaces, o case Uber é um dos mais bem sucedidos. Esta empresa é considerada um marketplace de serviço, uma vez que o que se negocia pelo app são viagens de carro para diferentes localidades.
Como funciona o Uber?
O funcionamento do Uber, na verdade, é bastante simples. Existem 3 agentes envolvidos nessa negociação:
- A Empresa Uber, que administra a prestação dos serviços e a mediação dos pagamentos;
- Os motoristas, que contam com veículos próprios e trabalham na hora que quiserem;
- Os passageiros, que contratam corridas de qualquer lugar em que estiverem a partir do aplicativo, podendo pagar no dinheiro ou no cartão.
Quando um passageira solicita uma viagem, o aplicativo calcula a distância da viagem e faz uma equação também levando em conta a quantidade de motoristas disponíveis. Quanto menos motoristas disponíveis, mais caro sairá a viagem, uma vez que a demanda está muito alta. É por isso que viagens feitas na madrugada de um fim de semana costumam custar mais caro do que em uma terça fora do horário de pico.
Feitas as contas, o aplicativo irá encontrar o motorista mais próximo disponível. Assim que algum deles aceitar realizar esta corrida, o carro busca o passageiro e o leva até seu destino. Antes da pandemia, um mesmo Uber podia carregar até 4 passageiros pelo preço de uma única viagem.
Mesmo praticando uma tarifa dinâmica de acordo com a oferta de veículos no momento, os serviços da Uber conseguem ser mais baratos do que os táxis tradicionais. Isso acontece porque os taxistas pagam algumas taxas municipais e impostos extras. Além disso, taxistas costumam pertencer a cooperativas que cobram valores altos dos motoristas.
Todo este custo, no fim, é transferido para o passageiro. A tarifa do Uber, por sua vez, costuma ser composta pelos seguintes valores:
- Valor pago ao motorista;
- Taxa da uber;
- Taxa fixa estabelecida pela prefeitura;
- Impostos e encargos.
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História Uber e evolução
A Uber Marketplace é uma empresa bastante jovem, tendo sido fundada em 2009 nos Estados Unidos. Diferentemente do que pensa muita gente, a Uber não é uma empresa de transporte. Formalmente, ela é uma empresa de tecnologia. Uma mediadora de relações.
Apesar de realizar milhões de viagens todos os dias em todo o mundo, a Uber não tem nenhum veículo próprio circulando com finalidades operacionais. Isto é, toda a frota pertence aos motoristas autônomos que se cadastram na plataforma.
Anualmente, a Uber tem cerca de 18 bilhões de dólares em faturamento por ano. Ainda, é uma empresa em negociação na bolsa de valores de Nova Iorque e está presente em mais de 60 países, incluindo o Brasil.
A proposta inicial da Uber, na verdade, era um pouco diferente da de hoje. O serviço de táxi nos Estados Unidos não é caro como no Brasil. Por isso, a empresa buscava oferecer um marketplace de transporte onde os passageiros pudessem pagar pouco para andar em carros luxuosos.
Com o tempo, a empresa percebeu que ela poderia ser muito mais abrangente. Assim, ela teria um mercado muito mais relevante de clientes e motoristas. Além de, é claro, poder cobrar menos por viagem.
Desde que abriu suas portas em 2009, a Uber recebeu sucessivas rodadas de investimento. A empresa também abriu subsidiárias, como a Uber Eats, que é um serviço de entrega de alimentos. Hoje, a companhia vale mais de 80 bilhões de dólares.
Diferenciais: por que o Uber Marketplace é inovador?
A principal vantagem do Uber para o passageiro é o preço e a praticidade. São corridas mais baratas que o táxi e, em muitos casos, vale mais a pena pegar um Uber do que utilizar o transporte público da cidade. Além disso, o aplicativo da Uber é totalmente fácil de usar em qualquer lugar.
Para os motoristas, o Uber também tem o diferencial de permitir grande liberdade de trabalho. Ou seja, o motorista dirige na hora e nos locais em que quiser, bastando ligar ou desligar o app. Como dirige com o próprio veículo, ele também tem maior controle sobre o carro que utiliza.
A Uber marketplace é inovadora porque seu modelo de negócio permite um custo baixo de operação. O formato marketplace associado à precificação dinâmica promove o maior faturamento possível em cada corrida.
Uber e a estratégia escalável de marketplace
Mas como pode a Uber estar presente em 65 países sem utilizar um veículo próprio sequer?
Pois esta é a principal característica de um marketplace: são negócios escaláveis. A Uber consegue ampliar as suas operações apenas com tecnologia, sem precisar aumentar consideravelmente os custos operacionais do negócio.
O processo de credenciamento dos veículos sequer precisa que exista um escritório próprio da Uber. O motorista usa os serviços de vistoriadores terceirizados que atestam a qualidade do veículo.
Independentemente do modelo do marketplace, de produtos ou de serviços, esta escalabilidade também se aplica.
Vantagens de um marketplace: por que você deve abrir o seu
O Marketplace é um dos modelos de negócio digital que hoje pode trazer mais retornos. Portanto, se você está pensando em investir em um empreendimento na internet, considere as seguintes vantagens:
- Modelo já assimilado pelo mercado: 5 anos atrás poucas pessoas entendiam o que era marketplace. Hoje, este modelo está bem mais consolidado.
- Confiança do público e menores preços: com a confiança do público, aumenta a demanda pelas compras. Como o modelo de marketplace tem custos operacionais mais baixos, o preço final para o consumidor também é bem melhor. Uber, Mercado Livre, AliExpress e outras empresas são exemplos disso.
- Você no controle de tudo: defina identidade, nichos de mercado, valores, comissões e todos os detalhes do seu empreendimento. Em resumo, quem opera no marketplace conta com total autonomia.
- Facilidades tecnológicas: investir hoje em um marketplace é muito fácil. Existem plataformas prontas que podem ser muito úteis e rentáveis para o seu negócio, tal como a plataforma Ideia no Ar.
- Opere sozinho: um marketplace em estágio inicial pode ser operado por uma equipe bastante enxuta. Boa parte da operação pode ser administrada por você mesmo.
- Escalabilidade: esta é uma palavra que você vai ouvir muito se criar o seu marketplace. Ela, infelizmente, não se aplica da mesma maneira a quem apenas vende em um site deste tipo.
- Não precisa de estoque: a sua empresa, por intermediar a relação entre compradores e vendedores, não precisa de estoque próprio. Logo, o seu capital de giro também é bem menos exigente.
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Como criar um marketplace de sucesso
Qual é o passo a passo para você criar o seu próprio marketplace de sucesso? Veja algumas dicas que podem ser bastante úteis.
- Entenda o seu nicho de mercado: os nichos são muitos e eles estão aí. Aposte principalmente em nichos em crescimento. Mas fique de olho também em nichos que já são grandes, mas não estão totalmente satisfeitos com os serviços que possuem (como os passageiros de táxi, por exemplo).
- Planejamento estratégico: um espaço para definir os passos estratégicos, administrativos e financeiros do seu negócio. Faça o planejamento estratégico pelo menos uma vez ao ano.
- Definições de marketing e divulgação: negócios digitais costumam depender muito do marketing para prospectar novos clientes. Por isso, entenda os hábitos de consumo de mídia de seus consumidores para vender mais.
- Defina seu modelo de faturamento: existem diferentes modelos de receita: comissão por venda; taxa fixa; mensalidade; modelos híbridos. Que tipo de receita pode gerar mais lucro para seu negócio?
- Contrate uma plataforma: o seu marketplace precisa de tecnologia para rodar. Para isso, existem plataformas prontas de marketplace como o Ideia no Ar.
- Indicadores e avaliação periódica: utilize métricas estratégicas para aferir a eficiência e o sucesso do seu negócio. Assim, você replica acertos, evita erros e modifica sua operação para melhor.
Conclusão
Em suma, marketplaces fazem parte das vidas das pessoas, ainda que elas não se deem conta disso. A Uber é uma empresa que hoje faz parte da economia compartilhada e democratiza o acesso à cidade para as pessoas.
Quer lançar o seu marketplace? O Ideia no Ar é uma plataforma de marketplace pronta, que permite lançar o seu negócio de forma simples, rápida e sem depender de programadores. Além da tecnologia, oferecemos consultoria estratégica para a sua plataforma alcançar os melhores resultados. Agende já uma reunião gratuita com a nossa equipe.