Ter parcerias estratégicas é um dos pilares de qualquer negócio online. No caso dos marketplaces, há uma plataforma que desempenha um papel importante na operação de vendas: o hub de integração.
A solução tecnológica conecta vendedores, com seus e-commerces, ERPs e outras plataformas, aos principais canais de venda do mercado e automatiza a operação com funcionalidades exclusivas.
Além disso, a ferramenta pode ser uma ponte entre novos marketplaces e sellers que querem ampliar os resultados e crescer no comércio eletrônico.
Você planeja montar o seu próprio marketplace ou já possui um canal de vendas e está buscando formas de alavancar o negócio?
Neste conteúdo explicamos o que é um hub de integração e como a plataforma pode ser um importante parceiro no seu desenvolvimento online.
Também te ajudamos a entender o melhor momento para conectar-se a um hub e listamos alguns critérios para escolher a melhor tecnologia. Confira!
O que é um hub de integração com marketplaces
O hub de integração centraliza a operação de vendas em marketplaces em um único painel simples e intuitivo.
A tecnologia está desenvolvida especificamente para agilizar e facilitar todo o processo operacional do seller.
Para oferecer a melhor experiência de otimização, o hub pode ser integrado a plataformas de e-commerce e ERPs. Assim, é possível centralizar e automatizar toda a gestão do negócio.
Com um hub de integração, o seller administra as vendas de diferentes canais através de um único painel. Nesta interface é possível configurar os anúncios, preços, regras logísticas, entre outros.
Hubs mais robustos também oferecem ferramentas avançadas que ajudam a reduzir erros na operação e obter insights estratégicos para melhorar as vendas.
Como a parceria estratégica simplifica a jornada de um marketplace
Como mencionamos, o hub de integração melhora o dia a dia operacional do seller e apoia o crescimento das vendas. E para os marketplaces, qual será a vantagem de integrar com esse tipo de plataforma?
Montar, implementar e administrar um canal de vendas não é simples. O mercado de e-commerce está cheio de oportunidades para quem deseja empreender, mas exige muito planejamento e esforço competitivo.
Neste cenário, o hub pode ser um parceiro estratégico que ajuda a simplificar a jornada. Construir parcerias relevantes é uma das ações que devem fazer parte do planejamento de um marketplace.
O relacionamento com o hub integrador pode gerar agilidade ao desenvolvimento do negócio, aumentar o potencial de vendas e ajudar a garantir a escalabilidade do canal.
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Vale a pena estar conectado a um hub de integração?
Até aqui, falamos sobre como funciona o hub integrador para o seller e seu papel estratégico no desenvolvimento de um canal de vendas. Mas será que vale a pena fazer a integração como um marketplace?
O ecossistema do e-commerce possui diversas tecnologias que se complementam e, juntas, podem impulsionar os resultados dessas empresas. Os parceiros, tanto técnicos como operacionais, são imprescindíveis para qualquer negócio.
Quando você escolhe integrar o seu marketplace a um hub, tem acesso, principalmente, a novas oportunidades de mercado. Ao mesmo tempo, oferece aos seus vendedores a possibilidade de centralizar a automatizar as vendas feitas através do canal.
A decisão de integrar com plataformas deve passar pela análise do seu contexto. Porém, é interessante avaliar tendências e olhar para os movimentos do mercado.
Imagine um seller que já vende de forma centralizada em grandes marketplaces e deseja expandir a operação. Você acha que ele escolherá novos canais de venda que não estejam integrados ao hub em que opera?
Mesmo em casos específicos em que este não seja o fator definitivo, como o de um vendedor que busca um markeplace de nicho, por exemplo, este pode ser um critério de decisão importante.
Qual é o melhor momento para conectar-se a um integrador de marketplaces?
Assim como a escolha de integrar com o hub deve ser feita com análise, tanto do negócio como de mercado, o momento ideal para fechar a parceria depende de diversos fatores.
Aqui, vale lembrar quais são as vantagens estratégicas de estar integrado a uma dessas plataformas. Avalie se esses benefícios estão alinhados com o momento do seu marketplace.
Normalmente, a integração com um hub costuma gerar oportunidades e ajuda a potencializar as vendas de qualquer canal. Sendo assim, a parceria pode ser estratégica tanto para novos marketplaces como também para grandes marcas do segmento.
Ou seja, independentemente do tamanho das suas metas, a parceria com um hub de integração pode ser uma boa solução para simplificar a jornada e alavancar o negócio.
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Como escolher entre as plataformas disponíveis no mercado
Para escolher uma plataforma que tenha as melhores vantagens para o seu marketplace, o ideal é apostar na pesquisa de mercado.
Essa pesquisa pode ser feita de diversas maneiras e deve levar em consideração informações sobre alguns critérios essenciais.
Considerando que você está buscando uma parceria estratégica, que gere oportunidades ao seu canal de vendas, observe o tamanho do hub. É importante que a carteira de clientes do parceiro esteja alinhada às suas expectativas.
Outro ponto que merece atenção é a eficiência do hub integrador quanto à tecnologia e atendimento. Afinal, você precisa vincular a sua marca a empresas confiáveis, que possam oferecer um serviço realmente satisfatório aos vendedores que anunciam no seu marketplace.
Procure respostas para perguntas como: os vendedores que utilizam o hub estão satisfeitos com a integração oferecida? O hub consegue acompanhar o crescimento desse seller?
Conclusão
A jornada do empreendedor online não é fácil. Todos os dias aparecem desafios. É preciso estar constantemente adaptando-se às tendências do universo digital para manter a competitividade.
Construir parcerias estratégicas com plataformas como o hub de integração, ERPs e outras, é uma forma de agilizar muitos processos e escalar o negócio com maior viabilidade e segurança.
Você já tinha pensado nisso? Avalie como estão as parcerias do seu negócio e busque alternativas de parceiros que possuem uma boa reputação de mercado para que a troca seja valiosa e realmente ajude a decolar o seu marketplace.